Autor Tópico: Referências para ensaios infantis  (Lida 2196 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 10 de Novembro de 2016, 00:03:53
Poucos aqui do fórum sabem mas me lancei na carreira de fotógrafo. O que era uma brincadeira virou oficial há 15 dias quando criei coragem após ter fechado um infantil no final de setembro.

Já consegui dois ensaios infantis pra novembro. Uma menina que vai fazer 2 anos e um menino que vai fazer 4.

Queria pedir ajuda da galera pra postar umas referências ou dicas de composição. Poderiam me dar um help?

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Novembro de 2016, 05:45:50
Bacana Thales. Muito legal a notícia, sobretudo de alguém que passou muito tempo acumulando conhecimento.

Referências pra infantil que gosto sao:
http://www.danibonifacio.com/

E outra daqui se Salvador
http://www.alineralin.com.br/

Pode ver o André Silveira tb daqui de Salvador. Esse tem seu próprio trabalho em infantil, mas fotógrafa muito casamento tb com o Nelson Neto.
http://www.andresilveirafoto.com.br/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 10 de Novembro de 2016, 06:32:45
Obrigado Rafa, depois vou olhar com mais calma essas referências.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


sulleiman

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
  • Acredite!! NELE você pode!
Resposta #3 Online: 10 de Novembro de 2016, 09:37:19
Opa Thales joia! gosto muito do estilo da ANA, talvez seje interessante para voce http://anaaguiarretratos.com/afettofotografia/


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #4 Online: 10 de Novembro de 2016, 09:50:25
Bacana Thales, sorte na nova empreitada.

Tem um cara aqui da minha cidade que faz bastante ensaio infantil, apesar de ser uma small town acho o estilo dele bem legal. Talvez te sirva de inspiração.
 :ok:

https://www.facebook.com/eduardo.bandeira.756?ref=ts&fref=ts


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 10 de Novembro de 2016, 10:10:51
Opa Thales joia! gosto muito do estilo da ANA, talvez seje interessante para voce http://anaaguiarretratos.com/afettofotografia/
Tem um estilo bem bacana. Me parecem fotos com 28 a 50 mm, grandes aberturas (1.2, 1.4), cores mais quentes, ângulos fora da linha dos olhos, e mesmo com o foco ou a nitidez nem sempre corretos as fotos ficam legais. Isso mostra que a parte artística tem mais importância que a parte técnica.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #6 Online: 10 de Novembro de 2016, 10:14:37
Uma coisa boa é ver onde voce vai fazer o ensaio - por exemplos parques, e da uma olhada nas fotos de instagram para ver os lugares legais e poses q usam naquele lugar.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #7 Online: 10 de Novembro de 2016, 10:43:43
Thales, bate um papo com o Rodrigo Eduardo, ele pode te dar boas dicas! :ok:

Sugestão, olhe na busca do Instagram, por exemplo:
https://www.instagram.com/explore/tags/ensaioinfantil/

Você verá fotos boas e muita coisa ruim tb, assim já estuda como fazer e como não fazer! rsrs

Se quiser busque no flickr e no 500px tb, imagino que a qualidade geral seja melhor


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #8 Online: 10 de Novembro de 2016, 10:51:31
Tem um estilo bem bacana. Me parecem fotos com 28 a 50 mm, grandes aberturas (1.2, 1.4), cores mais quentes, ângulos fora da linha dos olhos, e mesmo com o foco ou a nitidez nem sempre corretos as fotos ficam legais. Isso mostra que a parte artística tem mais importância que a parte técnica.

Sucesso na nova empreitada, Thales! Fico na torcida.

Quanto às dicas, é bom sempre ter em mente tentar retratar a alegria em ensaios infantis, por isso o apelo as cores quentes e tons vibrantes. Tem que ter em mente que o ensaio só vai fluir, principalmente pra o menino de 4 anos, se a sessão for entendida como uma brincadeira pelos pequenos. Pra locação, como citaram, o ideal é um ambiente sem distrações pra o foco recair no retratado, cabendo até apelar para grandes aberturas. Ou ainda, optar por um ambiente com mais informações no quadro e em foco, mas que agreguem à história da foto. Esse desafio na composição é bem maior.

Outro ponto muitas vezes negligenciado pelos fotógrafos em ensaios é o guarda-roupas. O que o retratado veste, seja adulto ou criança, interfere sim no resultado da foto. Algumas estampas ou listras desviam a atenção para roupa e isso nem sempre é legal. Se a criança vai estar com algum brinquedo é interessante escolher alguma roupa de cor que harmonize com esse brinquedo. Também vale para o ambiente.

Outro ponto bem importante é explorar bastante os ângulos na composição. É meio que uma regra na fotografia infantil abaixar-se para fotografar na altura dos olhos deles, mas vale arriscar em todos os níveis.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #9 Online: 10 de Novembro de 2016, 12:38:02
Thales, não creio que te entupir de links e referências poderá ajudar em algo, na verdade vai atrapalhar.
Exemplo a Ana Aguiar, ela tem um estilo muito particular de fotografar, eu não usaria ela como referência apesar de gostar muito das fotos.

Minha dica pra vc é escolher um lugar bem bacana, esquecer fotos que viu do fotógrafo X ou Y  e fazer o que sentir ser melhor para o momento.
Uma outra dica é pesar menos na edição, tentar manter uma certa sobriedade, pode usar seus presets, mas com cautela rs.

Esse tipo de foto só aprende fazendo e fazendo muito, a parte teórica fica guardada em casa  :ok: 


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 10 de Novembro de 2016, 12:44:23
Thales, não creio que te entupir de links e referências poderá ajudar em algo, na verdade vai atrapalhar.
Exemplo a Ana Aguiar, ela tem um estilo muito particular de fotografar, eu não usaria ela como referência apesar de gostar muito das fotos.

Minha dica pra vc é escolher um lugar bem bacana, esquecer fotos que viu do fotógrafo X ou Y  e fazer o que sentir ser melhor para o momento.
Uma outra dica é pesar menos na edição, tentar manter uma certa sobriedade, pode usar seus presets, mas com cautela rs.

Esse tipo de foto só aprende fazendo e fazendo muito, a parte teórica fica guardada em casa  :ok:

Cara, eu acho que referências no primeiro ensaio é sempre bom. Eu mesmo já deixei no celular "Fotos Inspiração" pra consultar no meio do ensaio caso faltasse alguma coisa. Ai me inspirava com uma ideia nova, que ainda não tinha explorado, e montava uma cena baseada nela.

 :D


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #11 Online: 10 de Novembro de 2016, 13:17:26
Rafa, por experiência própria, já fiz muito isso também, levava um trilhão de fotos no celular e no final das contas acabou atrapalhando.
Hoje nos meus ensaios vou com uma ideia baseada no lugar escolhido e só !

Talvez num primeiro ensaio seja legal levar cola ?
Sim, talvez seja bom.

Ou pode ser péssimo também kkkk

O importante é saber o que quer, o Thales não é tão iniciante assim, com o conhecimento técnico que ele tem nem era pra ter criado esse tópico, sem contar inúmeros fotógrafos profissionais que ele conhece. "ah, mas o tópico vai ficar pra quem está passando pela mesma dificuldade..." Acredito que no fórum já tenha um trilhão de tópicos com dicas.  :ok:

Reforço minha dica, vá com uma ideia e faça o que der na telha  :ok:
Até encontrar um estilo e linha leva tempo, acertos  e muitos erros. 
« Última modificação: 10 de Novembro de 2016, 13:30:28 por Rodrigo Eduardo »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #12 Online: 10 de Novembro de 2016, 13:26:07
Eu também sempre ando com algumas fotos no celular :ponder:

Acho util, mas não para ficar consultando toda hora e sim para ter alguma ideia em algum momento de "branco criativo".
É bom ir com tudo preparado na cabeça. Sempre falo que é legal fazer a "lição de casa" antes e eu faço exatamente isso, estudo o local, previsão do tempo e ideias e formo o ensaio na minha mente alguns dias antes. Até o dia do ensaio está tudo consolidado e a "colinha" no celular é só para backup mesmo.


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #13 Online: 10 de Novembro de 2016, 13:37:18
Eu também sempre ando com algumas fotos no celular :ponder:

Acho util, mas não para ficar consultando toda hora e sim para ter alguma ideia em algum momento de "branco criativo".
É bom ir com tudo preparado na cabeça. Sempre falo que é legal fazer a "lição de casa" antes e eu faço exatamente isso, estudo o local, previsão do tempo e ideias e formo o ensaio na minha mente alguns dias antes. Até o dia do ensaio está tudo consolidado e a "colinha" no celular é só para backup mesmo.

Nossa !
Exagero, mano kkkk

Ensaio não é evento, se algo der muito errado (difícil acontecer, mas acontece) pode remarcar para outro dia.

Galera complica demais, só chegar no local, tirar fotos e só !
Bom, já falei de mais.
Que "seje !"


Não esqueça de se benzer, ir na missa, dormir pelo menos 12 horas e ir para o ensaio de jejum. (3 pulinhos também ajuda)
AHHHH !!! quase esqueço, PQP o mais importante !
PULAR 7 ONDAS.

Abraços e boa sorte.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 10 de Novembro de 2016, 13:40:15
Thales não é iniciante, muito pelo contrário, tem muito conhecimento. Não é o caso de 1 trilhão de fotos no cel, mas umas 10 fotos para aquela "colinha" quando bate o branco é bem-vinda. Depois de prática, nem precisa mais, que já flui mais naturalmente.

Mas quero ver muito esse trabalho, tenho certeza que vindo do Thales, vai ser coisa boa.
 :)