Autor Tópico: Review Pessoal e Impressões Sistema Fuji (X-T1, 23 1.4 e 56 1.2)  (Lida 20304 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Começando pelo começo...... hehehehe
Desde quando tive uma X100S em 2014 eu gostei do sistema X. Já havia comentado em vários posts e no meu canal no YouTube de que era o sistema/sensor que mais chegava próximo do FF em termos de ruído e resolução. Pois bem, naquela época surgiu a oportunidade de trocar a X100S por uma X-T1 mas não acabou rolando. Desde então fiquei com a vontade de ter uma.

Eis que surge uma oportunidade de fazer umas trocas e pegar uma. Fiquei com uma dúvida lascada pois desde que entrei nesse mundo da fotografia nunca havia me encontrado tanto como estava agora com o sistema FX da Nikon. Mas decidi arriscar por ser um negócio de oportunidade (iria ser mais fácil fazer essa troca com valores justos do que tentar vender meu equipamento e comprar o Fuji do zero).

Dessa vez meu review será um pouco diferente pois ainda acho cedo para escrever tudo mas nesses 20 dias com o equipamento e umas 300 a 500 fotos já tenho condições de opinar um pouco. O que irei fazer dessa vez é ir complementando o review como se fosse um blog.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 10 de Novembro de 2016, 23:18:44
Iniciando sobre Ergonomia e Construção.

Aqui há um paradoxo! A construção do corpo é muito bem feito. Não há folgas ou jogos nos encaixes e peças. Dá sensação de robustez e durabilidade. Quando se olha para as lentes (23 1.4 e 56 1.2) o nível de construção é dos mais elevados que já vi. Sabe aquela sensação de sobriedade e design elegante das lentes Sigma Art e Zeiss!? Sabe aquela construção impecável e os anéis de foco extremamente calibrados e agradáveis que tem as lentes L? Então.... é tudo isso. O prazer de segurar essas lentes e ficar admirando a engenharia da Fuji é bem alto. As lentes não tem qualquer tipo de barulhinho. São lentes bem pesadas, inclusive, acho que a 56 1.2 é mais pesada que a minha ex 85 1.8 G.
Continuando nas coisas que surpreenderam ainda não posso deixar de destacar o quão prazeroso é mudar a abertura usando os anéis da lente. É intuitivo, rápido e fácil (tanto quanto uma DSLR profissional com dois dials). O botão do obturador quando se usa um botão "soft release" fica muito bem localizado. Os seus dois estágios (focagem e acionamento do obturador) são muito bem definidos.

Agora vou entrar nos fatores que nem surpreendem e nem decepcionam.... A tela de LCD é bacana mas tem uma resolução normal (poderia ter touch screen como são nas Canons t4i pra frente ou na família OMD) e poderia rotacionar a tela como na D5100, G7, T3i, etc.... A ausência de grip saliente não compromete a pegada mas também não é nenhuma ergonomia de outro mundo. A portinha para o cartão USB é super macia e bem localizada mas nada que já não tenha em vários outros modelos. As customizações nos botões é bacana mas não deixei no bloco de cima porque tem pontos negativos que irei falar mais abaixo. Alguns botões são muito localizados. O EVF é legal, mostra exposição em tempo real e quando você virá a câmera para retrato ele vira junto. Poder dar o zoom manual após ter feito o AF para confirmar aonde está o foco é legal. Mas o EVF tem suas limitações para baixa luminosidade.

Indo para os pontos negativos de construção e ergonomia: Por que colocaram esse maldito botão de travar o ISO? Não gostei, não é prático. É um convite a usar o ISO automático para não ter a encheção de saco. Claro que o estilo da Fuji requer que o fotógrafo pense e age diferente pois não é uma DSLR que você tem agilidade para tirar muitas fotos. A proposta da Fuji é outra. O tamanho dos botões no geral são pequenos mas até aí é de se entender mas para o meu gosto eles poderiam ser mais altos com um curso de acionamento maior. Como não tem o joystick (coisa que a X-T2 e X-Pro2 já tem), ficar escolhendo os pontos de foco com os direcionais não são tão rápidos como na D700, D800, D600, 6D.. além de estar posicionado bem abaixo da linha ergonômica do dedão que força-o a se deslocar mais. O que acaba compensando um pouco esse ponto negativo é o fato de poder customizar os 4 direcionais. Eu deixei DIREITA para habilitar ou desabilitar a detecção de face, CIMA para modo de foco (pontual, zona e wide), ESQUERDA para modo de simulação de filme, BAIXO para habilitar a escolha dos pontos de foco. O botão na frente do corpo próximo ao botão de liberação da lente eu deixei para selecionar Obturador Manual, Eletrônico ou os dois. Agora a Fuji pisou demais na bola (PISOU MUITO) foi na posição dos botões de gravação de vídeo e Fn (wi-fi). É simplesmente ridículo terem colocados encostados no dial de compensação de exposição pois meus dedos grandes tem dificuldade de apertá-los.

Mesmo assim, os pontos positivos se sobressaem aos negativos e dou nota 9.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 10 de Novembro de 2016, 23:53:41
Qualidade de Imagem

Aqui é um assunto polêmico. Eu consegui fotos tão boas quanto conseguiria no FF mas em outras situações você percebe diferenças nítidas na QI quando se compara com FF. Aí você deve estar se perguntando: deveria eu comparar com FF? Para mim sim, pois sou fã desse sistema, já sai algumas vezes e me arrependi. Talvez para você que tenha FF ou APS-C mas com níveis de exigência diferentes a diferença seja imperceptível perante o ganho de tamanho/peso/portabilidade.

Falando dos arquivos:
O RAW realmente é muito grande. São por volta de 35 MB por arquivo. No meu fluxo de trabalho importo no LR e já converto em DNG. O arquivo cai para a faixa de uns 15 a 18 MB. Vi fotógrafos que usam o sistema X dizerem que quando se converte para DNG perde-se parte da qualidade dos arquivos (detalhes e manobra dos arquivos). Eu, sinceramente não senti diferença.
Sempre fui fã de RAW mas a Fuji permite trabalhar com jpeg tranquilamente. São simplesmente maravilhosos os jpeg da Fuji saem prontos. O mesmo eu posso falar em partes dos RAWs. Tive muito pouco problema com WB e exposição. Eu não sei se é o fato de já fotografar olhando pelo EVF, ou o sistema de fotometria deles (sempre usei o que considera todo o quadro) ou o processador de DR da Fuji mas os arquivos saem bem prontos.
A recuperação de highlights/realces no X-Trans não me empolgou mas está nos mesmos níveis do sensor da Canon. Já a recuperação de sombras é muito boa, imagina usando o arquivo em um software que tira o máximo do sensor como Iridient, Raw Therapee, Capture One, etc...
O ruído em ISO é limpo até 800. Em 1.600 é totalmente usável. Em 3.200 na maioria das aplicações também se salva. Em 6.400 vai depender muito mais se o ambiente está claro ou escuro, se vai recuperar sombras, etc... Uma coisa é fato, bem diferente dos sensores da Canon (mesmo o da 6D), quando se fotografa em ISOs elevados na Fuji a preservação de cores e contraste é muito boa. Não faz aquele tal de "banding" que o pessoal fala.

Algumas fotos com ISO maior ou igual a 1.600
ƒ/1.4  23.0 mm 1/30  1600
08112016-DSCF0210 by Thales Souto, no Flickr

ƒ/2.0  56.0 mm 1/80  1600 (Abram essa foto no Flickr e reparem como as texturas da pele continuam bem preservadas)
04112016-DSCF0104 by Thales Souto, no Flickr

ƒ/2.0  23.0 mm 1/125  6400 (aqui já não ficaria muito legal para uma impressão grande mas totalmente usável para mídia digital)
28102016-DSCF9578 by Thales Souto, no Flickr

ƒ/1.4  23.0 mm 1/125  2000
28102016-DSCF9555 by Thales Souto, no Flickr

ƒ/1.4  23.0 mm 1/60  6400
28102016-DSCF9484 by Thales Souto, no Flickr

ƒ/1.4  23.0 mm 1/60  1600
24102016-DSCF9415 by Thales Souto, no Flickr

ƒ/2.8  23.0 mm 1/60  4000
27102016-DSCF9438 by Thales Souto, no Flickr

Sobre nitidez, a análise está muito além da capacidade do sensor. O sensor tem total competência e capacidade de ter fotos muito nítidas, se não olhar no 1:1, dá para achar até que se tem nitidez de sensor FF. Contudo o resultado final vai depender da lente, da velocidade do obturador, se a mão está firme e se o foco ficou cravado.
As lentes eu estou bem servido. A 23 1.4 consegue um bom resultado toda aberta mas fica bem top em 2.0. Já a 56 1.2 é simplesmente espetacular. Parece que os fabricantes tem uma mágica que sempre que fazem uma 85 mm (equiv.) eles acertam a mão. Nessa máquina eu consegui bons resultados em 1/30 para a 23 mm e 1/125 para a 56 1.2 em 1.2. O ponto principal realmente está no foco que vou falar mais tarde.
Hoje eu já tive um aproveitamento melhor do que na semana passada. Com toda certeza requer uma rampa de aprendizado.

ƒ/1.4  23.0 mm 1/180  800
01112016-DSCF9718 by Thales Souto, no Flickr

ƒ/1.4  23.0 mm 1/180  800
01112016-DSCF9717 by Thales Souto, no Flickr

ƒ/1.4  23.0 mm 1/180  1250
01112016-DSCF9719 by Thales Souto, no Flickr

ƒ/1.2  56.0 mm 1/1250  200 (essa 56 é linda, não!?)
06112016-DSCF0116 by Thales Souto, no Flickr

ƒ/2.8  56.0 mm 1/105  200
06112016-DSCF0120 by Thales Souto, no Flickr

ƒ/1.2  56.0 mm 1/125  800 (aqui apliquei o filtro Velvia no LR)
10112016-DSCF0226 by Thales Souto, no Flickr

ƒ/1.2  56.0 mm 1/125  800 (muitos iriam achar que é foto em FF, correto!?)
10112016-DSCF0233 by Thales Souto, no Flickr

ƒ/1.2  56.0 mm 1/180  800 (essa lente um bokeh muito agradável)
10112016-DSCF0235 by Thales Souto, no Flickr

ƒ/1.2  56.0 mm 1/180  1000 (percebam que o fato de usar 1.2 deu para abaixar bem o uso do ISO)
10112016-DSCF0237 by Thales Souto, no Flickr)

Por hoje é só... Ainda tenho que falar do AF que é o que mais me irrita na câmera mas quero usar mais um pouco e voltar e escrever aqui em breve.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.218
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #3 Online: 11 de Novembro de 2016, 06:36:14
Agora fica a dúvida, quero uma 56mm ou uma 90mm? :ponder: :hysterical:

Bom review!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.490
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 11 de Novembro de 2016, 19:38:52
"A recuperação de highlights/realces no X-Trans não me empolgou mas está nos mesmos níveis do sensor da Canon. Já a recuperação de sombras é muito boa, imagina usando o arquivo em um software que tira o máximo do sensor como Iridient, Raw Therapee, Capture One, etc..."

Esse é que é o ponto. Não empolgou porque a recuperação pelo conversor da Adobe é ruim. Só extrai todo o suco com Iridient ou RT.

Quanto ao problema dos botões para vídeo, aí tem que ter em mente que a Fuji nunca focou no segmento de vídeo. Para isso, as Panasonic ainda são imbatíveis.



Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #5 Online: 11 de Novembro de 2016, 22:40:03
Belo review Thales! Parabéns pelo trabalho!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #6 Online: 13 de Novembro de 2016, 15:01:54
Bacana ler mais um relato sobre uso de Fuji. Eu sou fascinado com o ecossistema deles, mas francamente simpatizo mais com a X-Pro2, pois a X-T1 e a X-T2 possuem uma proposta mais parecida com as DSLR tradicionais (me fazendo preferir uma DSLR tradicional no lugar delas). Já a X-Pro2 oferece uma proposta completamente diferente, que muda um pouco a conexão entre fotógrafo e fotografado. Uma pena custar tão caro, pois a minha vontade seria de complementar o kit com um brinquedo desses, não necessariamente fazer uma migração.
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 13 de Novembro de 2016, 22:29:44
400 fotos tiradas entre ontem e hoje. Em breve fotos e uma atualização sobre a câmera. Tenho constatações muito bacanas para compartilhar....
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


lauralopes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Feminino
    • Laura Lopes Fotografia
Resposta #8 Online: 13 de Novembro de 2016, 23:01:58
400 fotos tiradas entre ontem e hoje. Em breve fotos e uma atualização sobre a câmera. Tenho constatações muito bacanas para compartilhar....

Suspense!!!


Sent from my iPhone using Tapatalk


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.490
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 14 de Novembro de 2016, 00:03:28
Também estou curioso.


victorreis777

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
    • Instagram
Resposta #10 Online: 14 de Novembro de 2016, 16:21:24
Belo review Thales! Parabéns pelo trabalho!

Por favor, tendo experiência com vários sistemas e formatos, poderia me dizer sua opinião em relação ao IQ das fuji do sensor de segunda geração 16MP? Comparado principalmente a fullframe, estou em duvida entre a xt1 e a Sony A7. Se pegasse a Sony usaria lentes manuais que ja utilizo em minha nex. Muito obrigado!

Sobre nitidez, a análise está muito além da capacidade do sensor. O sensor tem total competência e capacidade de ter fotos muito nítidas, se não olhar no 1:1, dá para achar até que se tem nitidez de sensor FF. Contudo o resultado final vai depender da lente, da velocidade do obturador, se a mão está firme e se o foco ficou cravado.

Gostando muito das pontuações do review e curioso pra saber mais impressões!. O que achou da nitidez da xt1 em relação as Fullframe que teve anteriormente em texturas mais complexas como cabelos e roupas? Muito obrigado!
« Última modificação: 14 de Novembro de 2016, 16:23:31 por victorreis777 »
"O que é a verdade, portanto? Um batalhão móvel de metáforas, metonímias, antropomorfismos, enfim, uma soma de relações humanas, que foram enfatizadas poética e retoricamente, transpostas, enfeitadas, e que, após longo uso parecem a um povo sólidas, canônicas e obrigatórias."  Friedrich Nietzsche


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 14 de Novembro de 2016, 17:10:38
Por favor, tendo experiência com vários sistemas e formatos, poderia me dizer sua opinião em relação ao IQ das fuji do sensor de segunda geração 16MP? Comparado principalmente a fullframe, estou em duvida entre a xt1 e a Sony A7. Se pegasse a Sony usaria lentes manuais que ja utilizo em minha nex. Muito obrigado!

Gostando muito das pontuações do review e curioso pra saber mais impressões!. O que achou da nitidez da xt1 em relação as Fullframe que teve anteriormente em texturas mais complexas como cabelos e roupas? Muito obrigado!
A resposta é muito simples: FF é FF e ponto. O tamanho do sensor ainda faz diferença para performance em ISO, retenção de detalhes, etc... mas posso dizer que o resultado é muito bom. Nenhuma cropada que já tive (D3100, D90, T2i) chega na mesma performance que a X-Trans tem em cores e nitidez. A A7 tende a ter imagens "melhores" mas a ergonomia é pior e não sei o AF está em um nível acima. Pra mim eu iria na A7 só se fosse da MKII pra cima por conta do estabilizador e sistema de foco melhorado.

Estou upando mais fotos no meu flickr em 3 MP de resolução. Abre lá e conseguirá ver as fotos e tirar suas próprias conclusões. Vale lembrar que estou usando o LR que não consegue extrair o melhor desse sensor.

Uma coisa que meu cérebro está começando a se condicionar é com o nível de resolução menor que estava acostumado com a D700/D800. Parece que as imagens não parecem tão ruins quanto antes.

Agora uma coisa é fato: como as lentes da Fuji são boas na construção, operação e QI.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 14 de Novembro de 2016, 17:30:02
Aqui o ábum que estou alimentando todas as fotos que faço up pro Flickr. Sábado agora foi o aniversário do meu filho e, sem flash, precisei me virar na fotometria, iluminação do local e pós. Pra quem tem dúvida sobre o sistema em baixa luz, sugiro ver todas as fotos.

https://flic.kr/s/aHskGf1nEg
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.005
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 14 de Novembro de 2016, 17:50:48
Uma observação que não posso deixar de fazer Thales:

Você não conseguiu medir a QI antes de adquirir o equipamento ou já sabia que haveria perda?


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #14 Online: 14 de Novembro de 2016, 17:52:13
Uma observação que não posso deixar de fazer Thales:

Você não conseguiu medir a QI antes de adquirir o equipamento ou já sabia que haveria perda?
Perda? Onde?


Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure