Autor Tópico: Armazenamento em NAS  (Lida 13270 vezes)

afdavid

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Online: 11 de Novembro de 2016, 10:36:07
Galera, alguém aí armazena os arquivos em NAS?

Qual vocês utilizam?

Estava pensando que se trata de uma boa solução de backup, mas também de armazenamento mesmo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2016, 11:17:45
Uso um NAS que eu montei como armazenamento, mas não backup. Meus backups são em HDs externos e estes são mantidos em outro local.

Meu NAS é composto por uma placa mãe simples, tipo ITX com processador Celeron de 1.1 Ghz e 4 Gigas de memória. Gigabit ethernet e 4 HDs configurados em dois grupos RAID 1 de 2 TB cada. O sistema operacional é Linux CENTOS, e pode ser acessado por Windows, Linux e Mac pelos protocolos nativos. A taxa de transferencia para arquivos grandes é maior que 95 MB/S.

Outros sistemas bons para isso são o FREENAS e o NAS4FREE.

Não uso sistemas NAS comerciais pelo simples motivo de que se der um problema de hardware você está ferrado, além de serem muito mais caros.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2016, 12:13:14
Eu tenho um D-Link 320, gosto bastante, replica pra nuvem e faz backup do meu mac além de outras coisas. Funciona muito bem e tem hotswap, pode trocar o HD em pleno vôo se der algum problema.


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #3 Online: 11 de Novembro de 2016, 13:04:59
Eu tenho um D-Link 320, gosto bastante, replica pra nuvem e faz backup do meu mac além de outras coisas. Funciona muito bem e tem hotswap, pode trocar o HD em pleno vôo se der algum problema.

Estava olhando nesses dias para melhorar o meu sistema de backup, pq não estava gostando muito da ideia de ficar comprando HD externo.

Voce colocou qual HD?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 11 de Novembro de 2016, 13:07:54
Estava olhando nesses dias para melhorar o meu sistema de backup, pq não estava gostando muito da ideia de ficar comprando HD externo.

Voce colocou qual HD?

2 hd de 2tb 5400 rpm


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #5 Online: 11 de Novembro de 2016, 13:31:57
2 hd de 2tb 5400 rpm

Comecei a pensar em precisar de mais espaço, quando fui me tocar que o tamanho da foto em RAW da D7200 é o dobro do que a D3100. E eu estou usando 1TB do HD externo e mais o HD interno do notebook.

A melhoria de equipamento(uma camera a mais) requer preparo para aguentar o fluxo de trabalho: Espaço de armazenamento, espaço de backup, cartões SD mais rápidos, mais memoria ram, mais um flash, baterias externas, pilhas recarregaveis.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 11 de Novembro de 2016, 13:35:32
Comecei a pensar em precisar de mais espaço, quando fui me tocar que o tamanho da foto em RAW da D7200 é o dobro do que a D3100. E eu estou usando 1TB do HD externo e mais o HD interno do notebook.

A melhoria de equipamento(uma camera a mais) requer preparo para aguentar o fluxo de trabalho: Espaço de armazenamento, espaço de backup, cartões SD mais rápidos, mais memoria ram, mais um flash, baterias externas, pilhas recarregaveis.

Sim, por isso voltei pras 16mpx. Não foi o único motivo, mas foi um grande balizador.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2016, 13:36:15 por cfcsosa »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 11 de Novembro de 2016, 13:41:19
Eu tenho um D-Link 320, gosto bastante, replica pra nuvem e faz backup do meu mac além de outras coisas. Funciona muito bem e tem hotswap, pode trocar o HD em pleno vôo se der algum problema.

E se der um problema na placa ? Aí que está o perigo.

O meu NAS não pode parar nem por um dia.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 11 de Novembro de 2016, 13:44:28
E se der um problema na placa ? Aí que está o perigo.

O meu NAS não pode parar nem por um dia.


Se der problema na placa eu troco por um novo. O meu pode parar, não é pra usar todos os dias. Eu trabalho com isso e outras coisas e o que eu já vi de Storage dando problema com placa controladora... E não estou falando de storage caseiro...


Uma outra opção é ter um reserva em casa.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 11 de Novembro de 2016, 14:03:58
. Eu trabalho com isso e outras coisas e o que eu já vi de Storage dando problema com placa controladora... E não estou falando de storage caseiro...


So se for material de segunda. Nenhum dos 15 ou 20 que eu montei deram problema.
Agora, se usar fonte de 50 reais, cooler de 5 e placa mãe que não seja de 1a complica.

Na pior das hipoteses, se grana for problema, é so comprar uma MB de reserva e deixar guardada.

O meu NAS usa uma MB Gigabyte tamanho ITX com refrigeração passiva e uma fonte Corsair categoria gold que só liga o ventilador quando o consumo é alto. O consumo do meu NAS a pleno vapor é de 60 Watts, e de 2 Watts em standby. Não faz barulho algum e custou menos de 1800 reais na época.

O NAS comercial mais barato com caracteristicas similares custava quase 5 mil  :-/


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Novembro de 2016, 14:06:59

So se for material de segunda. Nenhum dos 15 ou 20 que eu montei deram problema.
Agora, se usar fonte de 50 reais, cooler de 5 e placa mãe que não seja de 1a complica.

Na pior das hipoteses, se grana for problema, é so comprar uma MB de reserva e deixar guardada.

O meu NAS usa uma MB Gigabyte tamanho ITX com refrigeração passiva e uma fonte Corsair categoria gold que só liga o ventilador quando o consumo é alto. O consumo do meu NAS a pleno vapor é de 60 Watts, e de 2 Watts em standby. Não faz barulho algum e custou menos de 1800 reais na época.

O NAS comercial mais barato com caracteristicas similares custava quase 5 mil  :-/


Não, não AFShalders, trabalho com EMC, Oracle (Sun), HP... Estou falando em arrays bastante grandes... rsrsrs...


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #11 Online: 11 de Novembro de 2016, 14:13:23
Não tenho $$ para montar um LaCie.
Não quero montar um caseiro por não ter a experiencia para montar, não saber fazer manutenção e não quero ficar na mão de assistência técnica para ficar arrumando.

Quero pegar um sistema NAS já pronto e com preço acessível.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 11 de Novembro de 2016, 14:16:01
Não tenho $$ para montar um LaCie.
Não quero montar um caseiro por não ter a experiencia para montar, não saber fazer manutenção e não quero ficar na mão de assistência técnica para ficar arrumando.

Quero pegar um sistema NAS já pronto e com preço acessível.


LaCie vai dar pau igual ao Dlink, a diferença básica é na amabilidade do sistema, mas acredite, todos são feitos com componentes baratos, o importante é que os dados sejam preservados e isso de modo geral todos cumprem o que prometem.


O que você tem que buscar é algo minimamente confiável (de fabricantes já estabelecidos) e o resto é deixar por conta, até hoje continuo com o meu operando 24x7 e nunca deu problema. Sorte? Talvez, mas é certo que um dia qualquer um terá problemas, são todos equipamentos que tem vida útil.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Novembro de 2016, 14:20:33
« Última modificação: 11 de Novembro de 2016, 14:23:50 por cfcsosa »


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #14 Online: 11 de Novembro de 2016, 14:29:20
Trabalho com esses...

https://www.flickr.com/photos/36194524@N03/shares/3K42s1
 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

preciso de uma solução mais pontual mesmo.. isso ai é fora das bases.

Alem do LaCie, D-link quais seriam sugestões para low cost storage?

Eu tentei achar algo da Dell e só achei um storages muito grandes e $$
« Última modificação: 11 de Novembro de 2016, 14:34:00 por mbruzzi »