Autor Tópico: Armazenamento em NAS  (Lida 13205 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #15 Online: 11 de Novembro de 2016, 16:41:50

Não, não AFShalders, trabalho com EMC, Oracle (Sun), HP... Estou falando em arrays bastante grandes... rsrsrs...


Bem, se não é esse que você tem em casa e não está falando de NAS "de uso normal" acho que a resposta nem cabe né...

Pessoalmente eu nem cogitaria em nada da D-Link. A marca é simplesmente ruim demais.

E falando em LaCie, tive 3 HDs externos deles que deram pau. Um de 4T firewire/usb3 e um Rugged 1T Thunderbolt vieram com defeito, lacrados. O outro foi um externo de 2T, tambem firewire/USB2 que pifou em um mes.

Se for comprar NAS pronto, vá de DELL, pelo menos tem assistencia no Brasil. LaCie voce esta ferrado se der algo errado, tem que fazer RMA, enviar para fora, etc.

Por essas e por outras que eu monto os meus. Pifou alguma coisa, em menos de 2h eu consigo comprar qualquer coisa que tenha pifado e não fico na mão.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 11 de Novembro de 2016, 17:13:26

Bem, se não é esse que você tem em casa e não está falando de NAS "de uso normal" acho que a resposta nem cabe né...

Pessoalmente eu nem cogitaria em nada da D-Link. A marca é simplesmente ruim demais.

E falando em LaCie, tive 3 HDs externos deles que deram pau. Um de 4T firewire/usb3 e um Rugged 1T Thunderbolt vieram com defeito, lacrados. O outro foi um externo de 2T, tambem firewire/USB2 que pifou em um mes.

Se for comprar NAS pronto, vá de DELL, pelo menos tem assistencia no Brasil. LaCie voce esta ferrado se der algo errado, tem que fazer RMA, enviar para fora, etc.

Por essas e por outras que eu monto os meus. Pifou alguma coisa, em menos de 2h eu consigo comprar qualquer coisa que tenha pifado e não fico na mão.

Eu respondi apenas pra esclarecer pra você e mostrar que acontece até com os beeeem mais caros que os montados em casa.

O que você fez eu sei e já fiz muito, a base é similar de media center, mas eu hoje acho mais barato gastar 300 num dlink que se pifar eu compro outro entende? apenas uma forma diferente de operar da sua, não quer dizer que você esteja errado já que sua fórmula funciona pra você.


afdavid

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 11 de Novembro de 2016, 17:50:20
Poxa, postei mais cedo e só consegui voltar agora!

Acredita que em NENHUM momento eu tinha pensado em montar um nas com uma itx?

Gosto bastante dessa ideia!

O SO que você usa tem configurações de acesso por usuário?

Uso um NAS que eu montei como armazenamento, mas não backup. Meus backups são em HDs externos e estes são mantidos em outro local.

Meu NAS é composto por uma placa mãe simples, tipo ITX com processador Celeron de 1.1 Ghz e 4 Gigas de memória. Gigabit ethernet e 4 HDs configurados em dois grupos RAID 1 de 2 TB cada. O sistema operacional é Linux CENTOS, e pode ser acessado por Windows, Linux e Mac pelos protocolos nativos. A taxa de transferencia para arquivos grandes é maior que 95 MB/S.

Outros sistemas bons para isso são o FREENAS e o NAS4FREE.

Não uso sistemas NAS comerciais pelo simples motivo de que se der um problema de hardware você está ferrado, além de serem muito mais caros.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 11 de Novembro de 2016, 17:55:36
Poxa, postei mais cedo e só consegui voltar agora!

Acredita que em NENHUM momento eu tinha pensado em montar um nas com uma itx?

Gosto bastante dessa ideia!

O SO que você usa tem configurações de acesso por usuário?

Qualquer Unix tem, seja Linux, BSD ou qual outro for.

Tanto o FreeNas quanto o Nas4Free são excelentes e relativamente fáceis de instalar e configurar.



afdavid

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 11 de Novembro de 2016, 17:57:57
Qualquer Unix tem, seja Linux, BSD ou qual outro for.

Tanto o FreeNas quanto o Nas4Free são excelentes e relativamente fáceis de instalar e configurar.

Valeu, AFShalders!

Seria muito incômodo passar exatamente o modelo da MB que você utilizou?

Obrigado!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 11 de Novembro de 2016, 19:30:45
Valeu, AFShalders!

Seria muito incômodo passar exatamente o modelo da MB que você utilizou?

Obrigado!

A minha é muito antiga, não é mais fabricada.
Recomendo esta:

http://www.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=5631#ov

Procure no site deles por uma com processador on board e pelo menos 4 satas. Tem um monte delas


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.708
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 11 de Novembro de 2016, 20:34:54
AFShalders, usas teu NAS para armazenar arquivos de tamanhos maiores também?. Vídeo por exemplo?

Montei um, linux, acho que freeNas,  há algum (muito) tempo atrás e existia uma limitação neste sentido. Se lembro bem, nomes de arquivos (acentuação) e ordenação (maiúsculas) também não rolava direito.

Muita água já rolou sob esta ponte e imagino que isto são águas passadas.

Seu post despertou em mim um desejo antigo de usar linux e formatar um 'servidorzinho' win7 dedicado para armazenamento que vem dando trabalho por aqui.

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 11 de Novembro de 2016, 21:18:08
Carlos,

Os maiores aquivos que tenho armazenados tem em torno de 80 gigas, e funciona sem problema.
Como solução mais simples, prefiro o Nas4free usando sistema de arquifos ZFS.
Se quiser algo mais flexivel, pode usar um Linux. Nesse caso, prefiro o CENTOS ou o Slackware preparados especificamente para serem usados como servidores, nada de coisas tipo office e similares instalados.

Nao tenho problemas com nomes de arquivo. Pelo menos nunca notei.

Se precisar de ajuda é só falar.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.708
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 11 de Novembro de 2016, 23:54:54
Carlos,

Os maiores aquivos que tenho armazenados tem em torno de 80 gigas, e funciona sem problema.
Como solução mais simples, prefiro o Nas4free usando sistema de arquifos ZFS.
Se quiser algo mais flexivel, pode usar um Linux. Nesse caso, prefiro o CENTOS ou o Slackware preparados especificamente para serem usados como servidores, nada de coisas tipo office e similares instalados.

Nao tenho problemas com nomes de arquivo. Pelo menos nunca notei.

Se precisar de ajuda é só falar.

Pesquisei sobre o que falou e acho que vou fazer um pacto com o *diabinho vermelho* mesmo: nas4free sobre o freeBsd.

Não conhecia o sistema de arquivos zfs nem como os recursos de rede do NAS são hoje  servidos para o ambiente Windows. Na época usei ext2(acho) e um cliente nfs não nativo no Windows, para acessar meus arquivos.  Dai, creio, os problemas com tamanho e nomes de arquivo.

Abriu algumas portas/opções. Estava com preguiça mas vou encarar


obrigado.



Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.708
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 08 de Dezembro de 2016, 23:18:11
Tinha esquecido de dar o retorno aqui de que testei o nas4free, versão embedded com boot por pendrive, e funcionou.

Achei que valia a pena mencionar os pontos abaixo, que foram para mim os mais complicados.

Quem for se aventurar adianto 2 minas no processo nas quais perdi a maior parte do tempo: 1)configuração dos dois volumes de disco, usei zfs (não fiz raid ainda), mas se seguir os tutorias se consegue desviar delas sem estresse e 2) habilitar o serviço CIFS/SMB, para acessar o NAS a partir de clientes Windows. Achei que estava tudo errado na instalação e quase desisti até que percebi que isto era necessário.

O resto é *quase* como configurar um roteador doméstico.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2016, 23:24:22 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #25 Online: 08 de Dezembro de 2016, 23:52:22
O problema maior com o Windows é que hoje, no 10, não há suporte para NFS, nem no Pro. Talvez na versão Enterprise e olhe lá.
Aí tem que usar o SMB mesmo. Mas funciona bem.
No Mac eu uso direto NFS e é absurdamente rápido.

Que eu lembre, no Windows 7 é só iniciar o serviço NFS. Fiz isso tanto tempo atrás que não lembro mais.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #26 Online: 09 de Dezembro de 2016, 00:03:13
Pessoalmente eu nem cogitaria em nada da D-Link. A marca é simplesmente ruim demais.

Rapaz, o meu é D-Link, tá lá a uns 3 anos, com 2 HDs Seagate de 1 TB. Sem problemas até agora (bate na madeira). Inclusive já cogito trocar o conjunto todo pra backup local, mas só por causa da idade. 


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 09 de Dezembro de 2016, 00:21:14
eu acho uma grande bobeira, o tempo que se perde em horas de trabalho pra economizar 300 reais... E você ainda fica com algo que só pode usar com o computador ligado e não tem software de backup incremental além de ser lento. Ainda prefiro as soluções construídas.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2016, 00:22:12 por cfcsosa »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 09 de Dezembro de 2016, 00:23:41
Rapaz, o meu é D-Link, tá lá a uns 3 anos, com 2 HDs Seagate de 1 TB. Sem problemas até agora (bate na madeira). Inclusive já cogito trocar o conjunto todo pra backup local, mas só por causa da idade.

Tudo tem idade, basta comprar outro conjunto e deixar esses discos para tarefas "menos nobres". O d-link pode ser configurado como servidor de arquivos na nuvem por exemplo.

Ou ainda como um servidor de arquivos para o PLEX.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2016, 00:24:28 por cfcsosa »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 09 de Dezembro de 2016, 00:32:24
eu acho uma grande bobeira, o tempo que se perde em horas de trabalho pra economizar 300 reais... E você ainda fica com algo que só pode usar com o computador ligado e não tem software de backup incremental além de ser lento. Ainda prefiro as soluções construídas.

Cada um pensa de um jeito... E não é para economizar 300 reais, é para ser melhor.
Não troco meu NAS com o CENTOS por nenhuma solução pronta.
Tenho literalmente horror de tudo que a d-link produz. É o material mais ordinário que existe !

Mas como disse, cada um faz do jeito que achar melhor.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2016, 00:34:43 por AFShalders »