Autor Tópico: Armazenamento em NAS  (Lida 13273 vezes)

cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 09 de Dezembro de 2016, 06:56:23
eu acho uma grande bobeira, o tempo que se perde em horas de trabalho pra economizar 300 reais...
<...>


Sem querer entrar no mérito de qual é melhor ou pior solução, tem um outro fator esquecido ai no caso de 'fazer-você-mesmo': em muitos casos não é só o dinheiro que importa ou o tempo.

Pata mim funciona desta forma, como também para o cara que passa 4 horas pescando e sai com meia dúzia de peixes; também para nós fotógrafos que quando viajamos preferimos tirar nossas próprias fotos, às vezes ruins, ao invés de compramos lindos cartões postais; também quando revelávamos/revelamos nosso próprio filme em casa, etc.


Abraço

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 09 de Dezembro de 2016, 09:32:33

Sem querer entrar no mérito de qual é melhor ou pior solução, tem um outro fator esquecido ai no caso de 'fazer-você-mesmo': em muitos casos não é só o dinheiro que importa ou o tempo.

Pata mim funciona desta forma, como também para o cara que passa 4 horas pescando e sai com meia dúzia de peixes; também para nós fotógrafos que quando viajamos preferimos tirar nossas próprias fotos, às vezes ruins, ao invés de compramos lindos cartões postais; também quando revelávamos/revelamos nosso próprio filme em casa, etc.


Abraço




Então, mas é disso mesmo que eu falo, meu hobbie é outro, eu trabalho com Tecnologia, não quero nem olhar pra CentOS ou Linux quando chego em casa (embora use um OSX).  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:




Mas sem stress, cada um faz do jeito que achar melhor mesmo, foi um comentário inútil esse meu, confesso.  :ok:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 09 de Dezembro de 2016, 09:35:15
Cada um pensa de um jeito... E não é para economizar 300 reais, é para ser melhor.
Não troco meu NAS com o CENTOS por nenhuma solução pronta.
Tenho literalmente horror de tudo que a d-link produz. É o material mais ordinário que existe !

Mas como disse, cada um faz do jeito que achar melhor.




Tudo igual no fim das contas meu amigo, infelizmente. Falo com conhecimento de causa, o grande lance é colocar um bom filtro de tensão na energização de nossos produtos eletrônicos e ficar de olho no MKBF dos equipamentos, todos falharão um dia.


Mas é claro que tem gente que curte construir as coisas, meu comentário foi ontem com sono e cansado, me desculpem pelo FLAME.


Abraços !  :ok:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #33 Online: 09 de Dezembro de 2016, 11:52:07


... e ficar de olho no MKBF dos equipamentos, todos falharão um dia....



MKBF não ! A não ser que você trabalhe com trens e caminhões (MKBF = Mean Kilometer Between Failure)  :D

MTBF sim !


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 09 de Dezembro de 2016, 11:54:17

MKBF não ! A não ser que você trabalhe com trens e caminhões (MKBF = Mean Kilometer Between Failure)  :D

MTBF sim !

Sim, viajei aqui nos indicadores. Foi a hora! Trabalho com eles e troquei as bolas!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #35 Online: 09 de Dezembro de 2016, 11:56:28
Sim, viajei aqui nos indicadores. Foi a hora! Trabalho com eles e troquei as bolas!

Hehe.. Pelo menos não falou em IPCA  :D


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 09 de Dezembro de 2016, 13:53:13
<...>
Mas sem stress
<...>

 :ok: Nehum problema. Mesmo.

abraço,
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.041
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 09 de Dezembro de 2016, 15:08:36
Não sei se ajuda vcs, mas eu gosto da Synology e das soluções deles, eu acho muito prático e confiável. O único problema é achar no Brasil (a WAZ vende, mas meio caro).


samueldc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é preciso
    • 500px
Resposta #38 Online: 09 de Dezembro de 2016, 18:24:48
Pessoal,

Há mais ou menos 3 meses comprei o NAS TS-451 da QNAP na Amazon (melhor preço disparado, mesmo pagando o imposto, do que qualquer revendedor no Brasil).

Este é um NAS com 4 baias. Comprei os HDs na Kabum (4 x WD Red de 3TB).

No meu escritório tenho uma pequena rede com um switch gigabit. Uso o NAS como HD, e o backup faço na nuvem usando o Google Cloud Storage (backup na nuvem mais barato que encontrei; antes usava o Crashplan, mas ele não funciona direito no NAS). Detalhe, esse NAS já tem suporte nativo ao Google Cloud Storage, facilitando muito a configuração.

Bom, estou super satisfeito e recomendo muito esse NAS da QNAP. Ele é rápido, silencioso e não esquenta.

Abraços!
SDC
Olympus OM-10 MA | Zenit 12XP
Canon 6D | Olympus OM-D E-M5


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 09 de Dezembro de 2016, 19:35:12
Pessoal,

Há mais ou menos 3 meses comprei o NAS TS-451 da QNAP na Amazon (melhor preço disparado, mesmo pagando o imposto, do que qualquer revendedor no Brasil).

Este é um NAS com 4 baias. Comprei os HDs na Kabum (4 x WD Red de 3TB).

No meu escritório tenho uma pequena rede com um switch gigabit. Uso o NAS como HD, e o backup faço na nuvem usando o Google Cloud Storage (backup na nuvem mais barato que encontrei; antes usava o Crashplan, mas ele não funciona direito no NAS). Detalhe, esse NAS já tem suporte nativo ao Google Cloud Storage, facilitando muito a configuração.

Bom, estou super satisfeito e recomendo muito esse NAS da QNAP. Ele é rápido, silencioso e não esquenta.

Abraços!

conheço! muito bom!


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 10 de Dezembro de 2016, 08:00:47
Falando em Cloud, a alternativa incontestavelmente mais barata que existe hoje para backup é o Amazon Glacier.

O custo dele é US$0.004 por GB/mês. Ou seja, você vai pagar somente 4 dólares por mês para armazenar 1 Tera de informação.
A Google tem um serviço semelhante que se chama Google Storage Coldline mas custa US$ 0.007 /giga /mês.

São serviços apenas para backup, não é algo que você vá usar para recuperar informações no dia a dia. No caso do Glacier, para recuperar as informações existe um delay de até 5 horas.

Para o Amazon Glacier pode-se usar esse software https://fastglacier.com/


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 10 de Dezembro de 2016, 09:58:37
eu acho uma grande bobeira, o tempo que se perde em horas de trabalho pra economizar 300 reais... E você ainda fica com algo que só pode usar com o computador ligado e não tem software de backup incremental além de ser lento. Ainda prefiro as soluções construídas.

Para quem.precisa de backup incremental no Windows, o AllWaySync faz um trabalho excepcional. No trabalho uso dois servidores NAS de 10TB da LaCie (não recomendo a marca). Um fica no laboratório e é usado no dia a dia, o outro fica na minha sala (outro bloco, a uns 150m do lab) e toda noite o AllWaySync cópia para o NAS de backup o que mudou naquele dia.

Não recomendo a LaCie porque tive problema com a fonte de alimentação da unidade principal é demoraram meses (literalmente) para me enviar outra. No meio tempo o NAS de backup ficou parado (a fonte usa um conector exótico). Depois de chegar a fonte do servidor principal o NAS de backup deu erro em um disco (normal) mas em seguida durante a recuperação dos dados (troca do HD) deu problema em outro e travou na inicialização. Os dados de backup se perderam. Fiquei pensando se aquele fosse o servidor único.

Coisas a se considerar em um NAS é a redunda cima dos componentes, incluída aí a fonte de alimentação.

A 4serv.com.br vende NAS de vários fabricantes, inclusive Synology. O que eu usava antes era realmente muito.bom, da Buffalo Technology. Estou aguardando a entrada de.rexurso de.um.prpjeto para trocar todo o sistema, o que me levará a analisar as opções novamente. A LaCie foi comprada pela Seagate, de.modo que pode ser que os produtos melhorem...

O AllWaySync (AllWaySync.com) funciona muito bem e é barato, sendo possível agendar quando é com que frequência ele faz a cópia incremental. Em casa uso um sistema híbrido, dois NAS menores (drink no momento) com o AllWaySync sincronizando-os e um par de HDs externos que eventualmente me faz levar os dados para o servidor no laboratório. Desde 1990, quando comecei a trabalhar.com.computcao, que nunca perdi nenhum arquivo (a não ser um zip com senha que não consigo descomprimir porque não lembro a senha )
JVc.


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #42 Online: 12 de Dezembro de 2016, 11:51:31
A 4serv.com.br vende NAS de vários fabricantes, inclusive Synology. O que eu usava antes era realmente muito.bom, da Buffalo Technology. Estou aguardando a entrada de.rexurso de.um.prpjeto para trocar todo o sistema, o que me levará a analisar as opções novamente. A LaCie foi comprada pela Seagate, de.modo que pode ser que os produtos melhorem...

Muito bom esse site, gostei dos preços e das opções. Estou olhando as opções mais baratas e o D-link e o Buffalo me pareceram os com o preço mais acessível e que parece que consegue entregar muito bem.

Alguém consegue me falar qual seria a principal diferença desses dois?
http://www.fourserv.com.br/armazenamento/nas-rede/nas-buffalo-linkstation-ls220-4tb-inclui-02-hds-de-2tb-7200-rpm

http://www.fourserv.com.br/armazenamento/nas-rede/storage-nas-d-link-sharecenter-4tb-02-baias-inclui-02-hds-de-2tb-gigabit-ethernet-mpn-dns-320l

Eu como leigo no assunto para mim parece que fazem a mesma coisa.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 12 de Dezembro de 2016, 12:11:20
Muito bom esse site, gostei dos preços e das opções. Estou olhando as opções mais baratas e o D-link e o Buffalo me pareceram os com o preço mais acessível e que parece que consegue entregar muito bem.

Alguém consegue me falar qual seria a principal diferença desses dois?
http://www.fourserv.com.br/armazenamento/nas-rede/nas-buffalo-linkstation-ls220-4tb-inclui-02-hds-de-2tb-7200-rpm

http://www.fourserv.com.br/armazenamento/nas-rede/storage-nas-d-link-sharecenter-4tb-02-baias-inclui-02-hds-de-2tb-gigabit-ethernet-mpn-dns-320l

Eu como leigo no assunto para mim parece que fazem a mesma coisa.




Não conheço o Bufalo, o D-Link é tranquilo, porém esteja ciente que ele não é o melhor do mundo não... Infelizmente os bons mesmo custam muito caro, eu optei por ficar com um meia-boca e ter um de reserva caso ele dê problema.


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #44 Online: 27 de Dezembro de 2016, 18:45:10
Peguei aqui o D-link DNS-320L e coloquei 2HDs de 2TB e ainda estou configurando ela para acertar o Google Drive e Dropbox, mas já percebi que é bem simples me usar e é bem compacto.