Autor Tópico: Armazenamento em NAS  (Lida 13272 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #45 Online: 28 de Dezembro de 2016, 13:34:07
Peguei aqui o D-link DNS-320L e coloquei 2HDs de 2TB e ainda estou configurando ela para acertar o Google Drive e Dropbox, mas já percebi que é bem simples me usar e é bem compacto.

Sim. Tenha certeza de ter uma fonte de energia o mais estável possível (evite estabilizador, e procure usar a fase menos ligada a eletrodomésticos na casa) e não deixá-lo comer muita poeira (o ventilador dele perde eficiência) e não deve ter problemas tão cedo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #46 Online: 07 de Junho de 2017, 16:21:53
Resolvi dar uma chance para o D-320L e achei MUITO ruim.

Configurei um Raid1 com dois HDs WD Black de 2 TB

1) É incrivelmente LENTO ! Na minha rede que é gigabit ethernet ele não dá mais do que 25-30 MB/s sustentados e as vezes, muito as vezes, 40 MB/s de pico. Para ter uma idéia de comparação, o NAS que montei a uns anos com um Celeron single core de 1.1 Ghz usando o CENTOS bate fácil 80-90 MB/s e as vezes mais de 100 MB/s de pico.

2) A implementação do NFS é tosca. Demora uma barbaridade até começar a transferir um arquivo. Dá timeout no NFS com facilidade.


Só recomendaria esse equipamento se a pessoa for usar somente windows e não tenha a menor pressa nas transferencias. Serve para coisas triviais apenas, para sincronizar Google Drive, Dropbox e eventualmente como máquina para torrent.

ELE NÃO SERVE como disco de rede para trabalho direto nele.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #47 Online: 07 de Junho de 2017, 19:03:49
Resolvi dar uma chance para o D-320L e achei MUITO ruim.

Configurei um Raid1 com dois HDs WD Black de 2 TB

1) É incrivelmente LENTO ! Na minha rede que é gigabit ethernet ele não dá mais do que 25-30 MB/s sustentados e as vezes, muito as vezes, 40 MB/s de pico. Para ter uma idéia de comparação, o NAS que montei a uns anos com um Celeron single core de 1.1 Ghz usando o CENTOS bate fácil 80-90 MB/s e as vezes mais de 100 MB/s de pico.

2) A implementação do NFS é tosca. Demora uma barbaridade até começar a transferir um arquivo. Dá timeout no NFS com facilidade.


Só recomendaria esse equipamento se a pessoa for usar somente windows e não tenha a menor pressa nas transferencias. Serve para coisas triviais apenas, para sincronizar Google Drive, Dropbox e eventualmente como máquina para torrent.

ELE NÃO SERVE como disco de rede para trabalho direto nele.

Concordo em partes com vc, embora eu o use somente pra backup de madrugada e pra ver vídeos na TV pelo Chromecast (não deveria, mas uso). Praticamente não uso acesso externo.

Mas aqui só demora pra montar o drive de rede. Depois disso, o acesso a arquivos funciona razoavelmente rápido. A transferência, novamente, é um tanto lenta, mas no meu caso é do notebook via wifi pro roteador, e finalmente até o NAS. Então não sei de quem é a culpa.

Acho que a proposta dele é mais pra baixo consumo de energia e pequeno volume, prezando menos a velocidade. No caso, seus WD Black poderiam ser trocados facilmente pelos Green. Não que eu recomende, porque todos meus últimos WDs falharam com menos de 2 anos de uso.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #48 Online: 07 de Junho de 2017, 19:55:36
Concordo em partes com vc, embora eu o use somente pra backup de madrugada e pra ver vídeos na TV pelo Chromecast (não deveria, mas uso). Praticamente não uso acesso externo.

Mas aqui só demora pra montar o drive de rede. Depois disso, o acesso a arquivos funciona razoavelmente rápido. A transferência, novamente, é um tanto lenta, mas no meu caso é do notebook via wifi pro roteador, e finalmente até o NAS. Então não sei de quem é a culpa.

Acho que a proposta dele é mais pra baixo consumo de energia e pequeno volume, prezando menos a velocidade. No caso, seus WD Black poderiam ser trocados facilmente pelos Green. Não que eu recomende, porque todos meus últimos WDs falharam com menos de 2 anos de uso.


Estou sabendo dobre os WD Black. É que eram os que eu tinha a mão, também não gosto muito dos green não, ontem mesmo joguei um fora.
Acho que com esse NAS, pode usar até fita cassette dentro que não faz diferença na velocidade, meu Deus que troço LERDO !

Ainda não consegui fazer funcionar por NFS que teoricamente seria bem mais rápido. Dá uns timeouts estranhissimos.

Pelo wifi eu consigo uns 15 MB/s, pela rede gigabit 25-30 como havia falado, e pela rede 10/100 hahahaha ... 9 MB/s, mais lento que USB2 kkkkk.
Resumindo, se um HD USB2 resolver o caso em termos de velocidade, esse NAS também resolve. E olhe lá.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 08 de Junho de 2017, 00:39:50

Estou sabendo dobre os WD Black. É que eram os que eu tinha a mão, também não gosto muito dos green não, ontem mesmo joguei um fora.
Acho que com esse NAS, pode usar até fita cassette dentro que não faz diferença na velocidade, meu Deus que troço LERDO !

Ainda não consegui fazer funcionar por NFS que teoricamente seria bem mais rápido. Dá uns timeouts estranhissimos.

Pelo wifi eu consigo uns 15 MB/s, pela rede gigabit 25-30 como havia falado, e pela rede 10/100 hahahaha ... 9 MB/s, mais lento que USB2 kkkkk.
Resumindo, se um HD USB2 resolver o caso em termos de velocidade, esse NAS também resolve. E olhe lá.

Dá uma olhada n HTFORUM, hj eu tava meio enrolado, mas depois te dou umas dicas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #50 Online: 08 de Junho de 2017, 10:17:46
Resolvi dar uma chance para o D-320L e achei MUITO ruim.

Configurei um Raid1 com dois HDs WD Black de 2 TB

1) É incrivelmente LENTO ! Na minha rede que é gigabit ethernet ele não dá mais do que 25-30 MB/s sustentados e as vezes, muito as vezes, 40 MB/s de pico. Para ter uma idéia de comparação, o NAS que montei a uns anos com um Celeron single core de 1.1 Ghz usando o CENTOS bate fácil 80-90 MB/s e as vezes mais de 100 MB/s de pico.

2) A implementação do NFS é tosca. Demora uma barbaridade até começar a transferir um arquivo. Dá timeout no NFS com facilidade.


Só recomendaria esse equipamento se a pessoa for usar somente windows e não tenha a menor pressa nas transferencias. Serve para coisas triviais apenas, para sincronizar Google Drive, Dropbox e eventualmente como máquina para torrent.

ELE NÃO SERVE como disco de rede para trabalho direto nele.

Eu tenho esse NAS tem 6 meses, é bem lento mesmo, da muito Timeout de conexão. Estou ja pensando em algo que seja melhor para controlar e mais rápido.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #51 Online: 08 de Junho de 2017, 11:37:17
Eu tenho esse NAS tem 6 meses, é bem lento mesmo, da muito Timeout de conexão. Estou ja pensando em algo que seja melhor para controlar e mais rápido.

O que vcs falam que é timeout de conexão? Usando na rede interna, como drive de rede?

Eu só tenho problemas (que realmente são irritantes) quando tento acessar o drive pela internet.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 08 de Junho de 2017, 12:00:26
No HTFORUM tem muitas dicas pra otimizar ele.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #53 Online: 08 de Junho de 2017, 13:21:25
Muitas vezes ele perde a conexão sozinho.

Por 400 reais a mais poderia ter montado um baita NAS com o FreeNas ou Nas4free. Qualquer Celeron ou Atom e a MB Asrock mais vagaba que existir dá melhor resultado. Milagres não existem, bom,barato e fácil de usar eu nunca vi.

O Equipamento deixa muito a desejar.


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #54 Online: 08 de Junho de 2017, 14:46:42
O que vcs falam que é timeout de conexão? Usando na rede interna, como drive de rede?

Eu só tenho problemas (que realmente são irritantes) quando tento acessar o drive pela internet.

Eu tento acessar pela rede e ai da umas panes as vezes.

Muitas vezes ele perde a conexão sozinho.

Por 400 reais a mais poderia ter montado um baita NAS com o FreeNas ou Nas4free. Qualquer Celeron ou Atom e a MB Asrock mais vagaba que existir dá melhor resultado. Milagres não existem, bom,barato e fácil de usar eu nunca vi.

O Equipamento deixa muito a desejar.

Eu não tenho a menor ideia de como montar nem fazer. por isso na época escolhi esse D-link ai. Mas to meio arrependido dele.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 08 de Junho de 2017, 15:27:19
Eu tento acessar pela rede e ai da umas panes as vezes.

Eu não tenho a menor ideia de como montar nem fazer. por isso na época escolhi esse D-link ai. Mas to meio arrependido dele.

Rede wifi? Ou cabo?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 08 de Junho de 2017, 15:28:11
Vou religar o meu só por causa de vcs...  O meu funciona razoavmente bem.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
« Última modificação: 08 de Junho de 2017, 18:04:06 por cfcsosa »


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #57 Online: 08 de Junho de 2017, 16:29:51
Rede wifi? Ou cabo?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Cabo


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #58 Online: 08 de Junho de 2017, 16:31:11
Muitas vezes ele perde a conexão sozinho.

Por 400 reais a mais poderia ter montado um baita NAS com o FreeNas ou Nas4free. Qualquer Celeron ou Atom e a MB Asrock mais vagaba que existir dá melhor resultado. Milagres não existem, bom,barato e fácil de usar eu nunca vi.

O Equipamento deixa muito a desejar.

No meu caso isso só acontece se faltar energia, mas aí é porque o NAS não liga mesmo (isso é configurável). Já experimentou atualizar o firmware dele?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #59 Online: 08 de Junho de 2017, 16:45:35
Eu não tenho a menor ideia de como montar nem fazer. por isso na época escolhi esse D-link ai. Mas to meio arrependido dele.

Fazer um é fácil. Vc monta um servidor configurado em RAID-1 (note que esta placa precisa de um processado à parte):
https://www.kabum.com.br/produto/59750/placa-mae-asus-p-amd-am1-matx-am1m-a-br-2xddr3-hdmi-dvi-vga-5x-protection-usb3-0-boost-sata-6gb-s-rede-gigabit-bios-uefi

em um gabinete pequenininho:
https://www.kabum.com.br/produto/68751/gabinete-sharkoon-mini-itx-c10-/

Instala o FreeNAS (é um sistema operacional baseado em FreeBSD, instala direto de um flash drive),

Configura e pronto.

Acho esta solução bastante rápida, flexível e modular, só que também é mais cara, volumosa, barulhenta e consome mais energia. No meu caso, o NAS fica logo embaixo da TV, ao lado do receiver. Fica bem discreto e, como é mais silencioso que um servidor, não atrapalha ver TV.
« Última modificação: 08 de Junho de 2017, 16:47:04 por felipemendes »