Autor Tópico: Canon 24mm 2.8 stm ou 40mm 2.8 stm  (Lida 9163 vezes)

jaspereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
Online: 14 de Novembro de 2016, 19:05:25
Caras, boa tarde.

Sou um amador entusiasmado e gostaria de uma dica, entre essas duas lentes, dentre as mais baratas (R$ 700,00 a 24mm, R$ 800,00 a 40mm).

Tenho uma Canon T5i, com a lente do kit (18-55mm), uma com zoom (55-250mm) e uma fixa (50mm II).

Mais pra frente, pretendo investir em uma grande-angular, talvez a 10-18mm.

Mas, para a próxima, qual seria melhor: a 24mm ou a 40mm?

As fotos são variadas (paisagens, viagens, crianças, festas infantis).

Minha impressão é que a 24mm seria mais "distante" da 50mm, do que a 40mm.

Tem muita diferença de qualidade (nitidez, precisão do foco), entre elas?

Obrigado!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2016, 20:43:24
São lentes irmãs, pode ir na 24mm. Ou na 40mm se quiser substituir a 50mm.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #2 Online: 15 de Novembro de 2016, 08:46:56
24
D600 - E-M10


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Novembro de 2016, 09:03:34
Ambas as lentes possuem a mesma abertura f/2.8 e o novo sistema de auto-foco (STM) da Canon e, portanto, o custo x benefício dessas duas lentes fixas da Canon é muito bom.

Na equivalência ao filme (35mm), as distâncias focais são as seguintes:

24mm em 35mm -> 38,4 mm (um ângulo de visão mais aberto, bom para paisagem, viagens, festas também)
40mm em 35mm -> 64 mm (bom para retratos, close-up)

Uma última observação:

A 24mm STM é EF-S (só serve em câmeras cropadas, como a T5i).
A 40mm é EF (serve tanto em câmeras cropadas como em Full Frame)

Meu voto também vai para a 24mm, por ser mais versátil, dá para fotografar quase tudo o que você falou acima, só não sendo indicada para retratos. Para fotografar retratos de forma amadora, você pode usar a 50mm que já possui.

Eu só recomendaria a 40mm se você fosse profissional iniciante e depois pretendesse migar para FULL Frame.
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #4 Online: 15 de Novembro de 2016, 09:37:19
Opa, tudo bem?

Então, eu já tive o prazer de possuir uma 40mm.
Sempre achei uma DF muito interessante pra Crop, já na FF acabei não gostando. É uma lente muito boa, velocidade e precisão do foco muito bons, nitidez excelente desde a abertura máxima.

Caso tenha interesse, dá uma olhada nesse ensaio que fiz inteiro com a 40mm e uma T2i: http://saycheese.fot.br/blog/pos-wedding-luana-e-andre
Já faz um tempo que acabei me separando dela pra pegar a 50mm STM, mas é uma lente que recomendo de olhos fechados.

MASSSS, eu acho que votaria pela 24mm também =)
Não tive a oportunidade de usar, mas basicamente a unica diferença dela pra 40mm é a distância focal, pq todas as outras qualidades ambas compartilham.

24mm é mais versátil, se vc não tem intenção de migrar tão cedo pra FullFrame, acredito que ela pode ser a sua lente principal por um looooongo tempo  :ok:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


jaspereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
Resposta #5 Online: 15 de Novembro de 2016, 23:27:46
Galera, muito obrigado pelas dicas.

Acho que a opinião valiosa de vocês vai bem ao encontro do que eu imagino o mais adequado: como não pretendo ser profissional, nem migrar pra Full Frame, nem abandonar a 50mm, talvez acrescentar a 40mm fique meio redundante e a 24mm ofereça mais versatilidade.

Mas tem um porém: a maioria das fotos que eu prefiro, dentre as que eu faço (com a lente humilde do kit, 18-55mm), têm distância focal mais próxima de 40mm do que de 24mm...

Assim, mais uma dúvida: tem muita diferença de qualidade (focagem, nitidez etc.) entre a 40mm (2.8 stm) e a 50mm II (1.8)???

Obrigado novamente!


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Novembro de 2016, 08:27:00
Caro colega, vão aqui algumas sugestões:

1- Inicialmente, defina se manterá seu set de Zoom ou se irá montar um set de fixas.

2- Caso defina manter sua zoom, eu no seu lugar não compraria mais lentes... apenas acrescentaria um flash no seu kit.

3- Caso defina construir um set de primes, acho a versatilidade da 24mm em um corpo crop - incrível, será a sua principal lente.

Os comentários acima são baseados na minha experiência em sobrepor distâncias focais, sem antes definir bem o que desejava... resultado - várias lentes, dinheiro parado...

Abraços e boas fotos.
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


jaspereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
Resposta #7 Online: 16 de Novembro de 2016, 11:09:24
Caro colega, vão aqui algumas sugestões:

1- Inicialmente, defina se manterá seu set de Zoom ou se irá montar um set de fixas.

2- Caso defina manter sua zoom, eu no seu lugar não compraria mais lentes... apenas acrescentaria um flash no seu kit.

3- Caso defina construir um set de primes, acho a versatilidade da 24mm em um corpo crop - incrível, será a sua principal lente.

Os comentários acima são baseados na minha experiência em sobrepor distâncias focais, sem antes definir bem o que desejava... resultado - várias lentes, dinheiro parado...

Abraços e boas fotos.

Obrigado, pela sugestão.

Na verdade, eu não eliminaria as demais lentes, as com zoom, no caso. E isso me leva àquela dúvida que externei acima: tem muita diferença de qualidade, nitidez e outros aspectos, entre a 50mm II 1.8 e as 24mm / 40mm stm?

Agradeço novamente.


Nataniel

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 565
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 25 de Novembro de 2016, 22:33:01
Obrigado, pela sugestão.
Na verdade, eu não eliminaria as demais lentes, as com zoom, no caso. E isso me leva àquela dúvida que externei acima: tem muita diferença de qualidade, nitidez e outros aspectos, entre a 50mm II 1.8 e as 24mm / 40mm stm?
Agradeço novamente.

Também gostaria de saber, pois hoje comprei a EF 50 mm F1.8 STM na loja Canon,
Meu set atual: 18 - 55mm e 50mm (a caminho)
Pensava na sequência, adquirir a 55 - 200, sou amador, quero lentes para fotografar de tudo um pouco,
Tentando entender a relação fixas x zoom (vantagens e desvantagens)
Saudades eternas de nosso Snow. Felicidades diárias com nossa Alanis


Luiz Franco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 26 de Novembro de 2016, 00:33:31
...Tentando entender a relação fixas x zoom (vantagens e desvantagens)

Vou tentar ajudar: Uma lente zoom, por possuir uma estrutura mais complexa, com mais elementos óticos e que se movimentam tende a oferecer nitidez menor do que uma fixa.  Sua maior vantagem seria a flexibilidade e praticidade (às vezes com uma zoom você deixa de carregar duas ou três fixas)

« Última modificação: 26 de Novembro de 2016, 00:37:37 por Luiztw »
Luiz Franco

Canon 5D - Canon 80D - Canon T2i - Canon G16 - Canon EOS 3 - Canon Elan 7n


Nataniel

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 565
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 26 de Novembro de 2016, 08:54:22
Vou tentar ajudar: Uma lente zoom, por possuir uma estrutura mais complexa, com mais elementos óticos e que se movimentam tende a oferecer nitidez menor do que uma fixa.  Sua maior vantagem seria a flexibilidade e praticidade (às vezes com uma zoom você deixa de carregar duas ou três fixas)

Valeu Luiztw!
Então, em qualidade, as fixas são melhores, sendo assim, tendo uma 55 - 200 mm já bastaria né? (quebraria um galho)
Seria mais interessante então, investir em fixas do que nas zoom, pelo que entendi e aprender onde cada uma se adapta
Saudades eternas de nosso Snow. Felicidades diárias com nossa Alanis


Luiz Franco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 26 de Novembro de 2016, 10:10:08
Exato. Via de regra, sim. Mas isso não quer dizer que uma zoom não entrega qualidade suficiente, entende? A própria 55-250 que você pensa em comprar é uma lente bastante "honesta", assim como a Tamron 17-50 2.8 (a queridinha das APS-C), a 10-18 (outra lente excepcional pelo preço) e, futuramente se a brincadeira ficar séria, uma 70-200 f4L.

Boas opções existem muitas. Tudo vai depender do quão importante pra você é a questão da praticidade, sem dúvida a maior vantagem das zoom.
Luiz Franco

Canon 5D - Canon 80D - Canon T2i - Canon G16 - Canon EOS 3 - Canon Elan 7n


Nataniel

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 565
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 26 de Novembro de 2016, 10:30:55
Só posso agradecer Luiztw  :ok:
Valeu mesmo pela atenção
Saudades eternas de nosso Snow. Felicidades diárias com nossa Alanis


gusss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 227
    • flickr
Resposta #13 Online: 26 de Novembro de 2016, 17:30:07
Obrigado, pela sugestão.

Na verdade, eu não eliminaria as demais lentes, as com zoom, no caso. E isso me leva àquela dúvida que externei acima: tem muita diferença de qualidade, nitidez e outros aspectos, entre a 50mm II 1.8 e as 24mm / 40mm stm?

Agradeço novamente.
A 24 é uma "normal". A 40 não foi projetada p APS-C. Esqueça essa última.
Eu só compraria a 24 se eu fotografasse muito na rua.
Fujifilm X-E + 18-55, 10-24
Takumar 50mm 1:1.4, Macro 50mm 1:4 "Tessar", 85mm 1:1.9 "Sonnar", 135mm 1:2.5, 200mm 1:4; Zuiko 50mm 1:1.4 "1.1 Million", 50mm 1:1.8 "miJ", 200mm 1:4; Canon FD 50mm 1:1.2 L, 55mm 1:1.2, 50mm 1:1.4; Yashinon Tomioka Macro 60mm 1:2.8; Hexanon 50mm 1:1.7; Nikkor 28mm 1:2, 85mm 1:1.8 D, *ED 180mm 1:2.8, *ED 300mm 1:4.5; XR Rikenon 50mm 1:1.4


beto818

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #14 Online: 29 de Novembro de 2016, 13:35:14
boa tarde recentemente comprei a 24mm posso dizer que ela é muito mais nítida em qualquer abertura que a lente do kit até f 9, o foco achei mais preciso também, a 40mm mexi bem pouco mas gostei dela por nao ser tao fechada igual a 50mm e por ter menos vinheta que a 24, mas tudo depende da sua real necessidade, acho que no seu caso a do kit pra lugares apertados e a 24 pro uso normal tá tudo certo, eu por exemplo uso a 24 pra fazer fotos das pessoas em festas e a 50 pra detalhes de mesa bolo etc, mas pretendo ter a 40 mais pelo fato de querer um ângulo um pouco mais aberto. :ok: