Autor Tópico: De volta com o ND1000  (Lida 1022 vezes)

Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Online: 10 de Novembro de 2016, 11:39:16
Semana passada voltei a usar o ND1000 para algumas fotos que eu já tinha planejado na minha cabeça há algum tempo. Não estava usando ele tanto quanto gostaria por estar esperando um disparador para a Fuji (que chegou esses dias) e ter que carregar o tripé nessas caminhadas é muito cansativo, essa ultima foi de 10km entre uma foto e outra (com algumas em outros estilos pelo caminho). Outra dificuldade é conseguir um dia bom, com nuvens bonitas para esse tipo de foto, já sai pela rua e não consegui nada pelo céu ter limpado ou fechado de vez.

A vantagem é que toda vez que eu uso ele fico feliz por obter exatamente o que eu tinha em mente, caso das fotos a seguir.

Costumo fazer essas longas em PB, geralmente combina mais com o que busco em arquitetura, mas na primeira eu já tinha imaginado colorida por causa do reflexo nos prédios e na segunda as cores do prédio são muito bonitas, não tive coragem de usar  :hysterical:

Já tenho planos para as próximas fotos que farei e devo começar a tentar pela manhã, percebi que no verão aqui em SP quase sempre amanhece com o dia ensolarado e belas nuvens e vento.

Chega de contar historia, as fotos:

DSCF7850-Editar by Lucas Dias, no Flickr

DSCF7857 by Lucas Dias, no Flickr


PS: Sei que posso obter algo parecido no PS (que já fiz bastante), mas a satisfação de fazer a foto no momento do clique é MUITO maior! :ok:


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Novembro de 2016, 16:11:45
Muito bonitas, as duas. Na primeira, os edifícios do centro quase se confundem com o céu. Acho que a segunda dá um P&B legal!

Abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2016, 08:53:39
Oi! Que show... essa segunda daria um P&B incrível...  8-)  :D


eprimos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/eprimos
Resposta #3 Online: 11 de Novembro de 2016, 21:39:01
Parabéns! Ficaram excelentes, prédios bonitos pacas! Não havia pensado sobre a necessidade de nuvens ideais. Você sabe tipificar se as nuvens ideais são estrato cumulus,  alto cumulos ou alto estratos? Pergunto porque pelo tipo, acho que vai conseguir uma maior assertividade para encontrar a nuvem certa dentro das condições climáticas.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Canon 6D + Helios 50 f2.0, Canon 50 f1.4, Tokina 11-16 f2.8 (VENDENDO), Canon 24-70 f2.8 L, Canon 70-200 f2.8 IS L, Canon 24-105 f4 IS L
http://www.flickr.com/eprimos


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #4 Online: 11 de Novembro de 2016, 22:24:46
a #01 ficou ótima, mas a #02 ..  :worship:


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #5 Online: 12 de Novembro de 2016, 16:57:01
Show! Cores e nitidez irretocáveis!  :clap: :clap: :clap: No caso de converter para P&B, concordo com fazer isso com a segunda foto.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #6 Online: 15 de Novembro de 2016, 14:51:05
Obrigado galera! :ok:

Para conseguir o efeito que eu gosto em longas diurnas as nuvens devem ser cumulus. O vento também é essencial, pois só possuo 12 stops, se tivesse algum ND a mais não seria tanto.

Outras nuvens podem funcionar de maneira diferente, mas tudo depende do objetivo final.

Vou bater o pé e continuar com ela colorida, não quero perder essas cores, e como tenho tendência a gostar mais de PB pra esse tipo de foto não quero nem tentar :hysterical:


eprimos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/eprimos
Resposta #7 Online: 15 de Novembro de 2016, 18:22:30
Obrigado por compartilhar! já dá um ponto de partida para quem (eu mesmo) quer testar esse tipo de fotografia ao pegar a nuvem correta!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Canon 6D + Helios 50 f2.0, Canon 50 f1.4, Tokina 11-16 f2.8 (VENDENDO), Canon 24-70 f2.8 L, Canon 70-200 f2.8 IS L, Canon 24-105 f4 IS L
http://www.flickr.com/eprimos


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #8 Online: 16 de Novembro de 2016, 10:20:29
Obrigado por compartilhar! já dá um ponto de partida para quem (eu mesmo) quer testar esse tipo de fotografia ao pegar a nuvem correta!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Nuvem é só um dos fatores, depende muito de sorte tb!

Eu nunca penso "vou sair pra fazer longa tal dia". Acordo de manhã olho pro céu e vejo se é viável e saio hahaha
No máximo dá pra se planejar olhando a previsão do tempo e pensando "acho que daqui dois dias vai dar"

A melhor época pra se fotografar aqui em SP é agora no verão, o céu muda rápido o que significa bastante vento, mas tb significa que o melhor horário é de manhã (não só por causa do céu, mas da posição mais lateral do sol), às vezes no começo da tarde tb dependendo do tipo de foto que vc quiser, no final da tarde geralmente chove. No caso da primeira foi começo de tarde, na segunda o Sol estaria bem em cima do prédio e ficaria ruim.