Autor Tópico: Nikon D610 ou Canon 6D???  (Lida 7377 vezes)

Ine

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Feminino
Online: 15 de Novembro de 2016, 19:51:50
Olá gente, sou novata aqui, aliás no mundo fotográfico!
 Vou começar um curso de fotografia e quero investir numa FF.
Pesquisei muito, li muitos tópicos de vocês, ví vários reviews , filmagens, fotografias, mas estou cada vez mais com dúvida entre a d610 e a 6d.  :aua:
Sei que vcs podem pensar "ah pega uma mais em conta e investe em lentes boas, vc só esta começando" mas eu realmente quero começar com uma FF, e daí investir em lentes!
Minha dúvida sobre essas câmeras, é que percebo que ambas tem suas qualidades, a D610 ganha da 6D em determinados pontos, mas queria saber na praticidade de assistência tecnica  no Brasil, (pq me falaram que a Nikon é complicada e cara, é verdade?) nos valores de lentes, na qualidade das fotografias noturnas (céu) e de ação...enfim td que puderem me falar de vantagem de cada uma, e o que cada uma em particular fez com que optassem por uma ou outra.
Vocês acham que investindo em lentes uma se iguala a outra e daí vai de mim testar ela na mão pra ver qual me dou bem???

Desculpem se falei demais, perguntei demais kkkk  :hysterical:


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 16 de Novembro de 2016, 08:08:26
Comecei pelas cropadas. Na época, preferi Canon por causa do preço das lentes e acessórios em geral.


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #2 Online: 16 de Novembro de 2016, 08:25:23
Vou te falar da minha experiência. Eu tive a D610 e foi uma câmera que mudou completamente minha fotografia. Ela tem recursos ótimos, qualidade de imagem excelente e também filma.

Minha dica é: Vá a uma loja ou peça um amigo que tenha as duas câmeras e veja com qual delas você se dará melhor. São câmeras do mesmo segmento porém de fabricantes diferentes. Você precisa ver com qual delas você se dará melhor com os botões, atalhos e sistema.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #3 Online: 16 de Novembro de 2016, 08:34:43
Ine, não está fazendo errado não, começando por uma FF vais demorar um bom tempo para trocar de câmera! E esse é um ponto que muita gente erra... começa por uma crop mais simples e logo querem uma FF e gastam duas vezes.
Das duas em questão, como vc mesma falou, cada uma tem suas vantagens! Eu pessoalmente iria na 6D por alguns motivos:
Preços das lentes, são mais em conta.
Material usado, vc não precisa comprar tudo novo... quase todas as lentes que tenho, peguei usadas aqui no fórum. E Canon tem mais rotatividade.
E Nikon do Brasil fechou, faliu, não sei... só sei que não existe mais!

Quando saí das crops, fiquei na mesma dúvida que vc, ainda tinha uma Sony na história para complicar um pouco mais, fiquei na Canon pq já usava Canon, e não me arrependo.
Hoje quem sabe iria para o sistema mirrorless da Sony, que é top. mas bem mais caro tbm! uma A7r II dá para pegar uma 5Dmk4 e ainda sobra grana, além das lentes, flash serem mais caros tbm.
Outro "conselho", antes de investir em lentes... veja o que vais usar, para não comprar algo desnecessário. No começo e principalmente quando temos grana, investimos um monte e depois acaba ficando parado ou sendo pouco aproveitado. Independente de qual pegar, pegue junto a lente do kit e depois invista aos poucos, vendo sua necessidade.

Boa sorte na sua decisão e na fotografia.
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Recfilho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Novembro de 2016, 11:03:32
Isso é algo totalmente relativo e vai muito de gosto pra gosto. Eu prefiro a Nikon por causa do dynamic range dos arquivos RAW, que, no geral, é bem superior ao da Canon (apesar de uma melhora nos últimos modelos da Canon) e isso ajuda muito na edição do tipo de fotografia que pratico, mas no geral vai de gosto pra gosto.

Com relação à Nikon do Brasil ter fechado, não é verdade, ela continua funcionando normalmente. O que fechou foi a NPS (Nikon Profesional Services), uma espécie serviço da Nikon de aluguel e manutenção básica de equipamentos voltada principalmente pra fotojornalistas, fotógrafos de esportes etc... Que precisavam se associar a ela.

Sobre as lentes que todos dizem que na Nikon são mais caras, a diferença maior está na 50mm 1.8, cujo modelo G na Nikon é mais caro que o da Canon, mas também é melhor. Como essa é a primeira lente que quase todo mundo compra depois da lente do kit, as pessoas se assustam com a diferença e sem nem olhar os preços das demais já convencionam que tudo na Nikon é mais caro. Nas lentes top de linha, os preços são bem parecidos. Lembrando que, independente da marca, lentes pra full frame costumam ser mais caras.

Eu recomendaria você testar os dois modelos e ver qual se adapta mais ao seu uso, principalmente na ergonomia.

« Última modificação: 16 de Novembro de 2016, 11:07:44 por Recfilho »


jpdias

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #5 Online: 19 de Novembro de 2016, 00:58:35
rsss... se me der uma Pentax 67II eu nunca mais volto aqui... :assobi:


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #6 Online: 19 de Novembro de 2016, 16:24:03
Se vc só fez essa pergunta e nunca mais vai voltar ao forum, vc merece uma Pentax  :D

Esperando a volta !!!! :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 19 de Novembro de 2016, 16:24:28 por mbruzzi »


Ine

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 22 de Novembro de 2016, 15:19:04
Oi Genteee! só sumi por uns dias, cá estou novamente! então não ganharei uma pentax kkkkkk :hysterical:

Então, pesquisei mto e conversei com uns fotógrafos que usam Nikon, o estranho foi escutá-los falando pra eu comprar Canon pq as lentes eram ótimas e preço mais baixo.Vi que falaram aqui que isso é relativo, e eu acredito nisso! mas é algo a ser pensado!
De qq forma, o que mais me deixava na dúvida entre as duas eram o número de pontos de focos, 11 x 39 (canon x nikon), mas por eu ter uma simplória canon G12, e amo as cores dela, e sou viciada em tratamento de imagem,  pensei em optar pela Canon, acredito pelo que leio aqui no forum que investindo em lentes uma se equipara a outra em qualidade, não? 
Vocês acham que os pontos de focagem por ser tão pouco, a torna inferior?

O que falta realmente seria fazer o que falaram,  pegar nas duas cameras pra decidir, mas eu acredito que como a Canon tem menos botôes kkkk acho que iria me dar bem a respeito disso.


Ine

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2016, 15:21:20
Ine, não está fazendo errado não, começando por uma FF vais demorar um bom tempo para trocar de câmera! E esse é um ponto que muita gente erra... começa por uma crop mais simples e logo querem uma FF e gastam duas vezes.
Das duas em questão, como vc mesma falou, cada uma tem suas vantagens! Eu pessoalmente iria na 6D por alguns motivos:
Preços das lentes, são mais em conta.
Material usado, vc não precisa comprar tudo novo... quase todas as lentes que tenho, peguei usadas aqui no fórum. E Canon tem mais rotatividade.
E Nikon do Brasil fechou, faliu, não sei... só sei que não existe mais!

Quando saí das crops, fiquei na mesma dúvida que vc, ainda tinha uma Sony na história para complicar um pouco mais, fiquei na Canon pq já usava Canon, e não me arrependo.
Hoje quem sabe iria para o sistema mirrorless da Sony, que é top. mas bem mais caro tbm! uma A7r II dá para pegar uma 5Dmk4 e ainda sobra grana, além das lentes, flash serem mais caros tbm.
Outro "conselho", antes de investir em lentes... veja o que vais usar, para não comprar algo desnecessário. No começo e principalmente quando temos grana, investimos um monte e depois acaba ficando parado ou sendo pouco aproveitado. Independente de qual pegar, pegue junto a lente do kit e depois invista aos poucos, vendo sua necessidade.

Boa sorte na sua decisão e na fotografia.

Estava olhando a lente do Kit, é uma 24-105 mm, como eu ainda não entendo nada de lentes, ela é boa para começar????


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2016, 19:45:54
Perdao por falta de acentos, cedilhas e erros de portugues…

Respondendo, e uma otima lente e provavelmente o que vai ficar na camera, pois vai te atender em 90% ou mais das fotos de passeios, use bastante e se tiver que comprar mais lentes, ja vai sabendo o que quer


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Novembro de 2016, 20:29:57
Leio essa conversa de lentes mais caras da Nikon há tempos...  :doh:
Parece que as pessoas não pesquisam preços de muitas lentes. Só algumas.

Já fiz esse comparativo pelo menos 3 vezes e o resultado é: Igualdade.
Algumas lentes Nikon são mais caras, algumas lentes Canon são mais caras.
Depende de qual DF você escolhe.
Claro que tem gente que quer comprar um paiol de lentes ( e muitas nem usa...), tendo todo o direito de fazer isso, mas em condições normais umas 4 lentes bem escolhidas dá para fazer tudo. E nesse caso a diferença de custo entre usar uma Nikon ou uma Canon vai ser bem pequena.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #11 Online: 23 de Novembro de 2016, 09:03:04
Leio essa conversa de lentes mais caras da Nikon há tempos...  :doh:
Parece que as pessoas não pesquisam preços de muitas lentes. Só algumas.

Já fiz esse comparativo pelo menos 3 vezes e o resultado é: Igualdade.
Algumas lentes Nikon são mais caras, algumas lentes Canon são mais caras.
Depende de qual DF você escolhe.
Claro que tem gente que quer comprar um paiol de lentes ( e muitas nem usa...), tendo todo o direito de fazer isso, mas em condições normais umas 4 lentes bem escolhidas dá para fazer tudo. E nesse caso a diferença de custo entre usar uma Nikon ou uma Canon vai ser bem pequena.

Isso se não comprar lentes da Tamron e Sigma que ai é praticamente o mesmo valor para Nikon e Canon.


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #12 Online: 23 de Novembro de 2016, 14:39:35
Estava olhando a lente do Kit, é uma 24-105 mm, como eu ainda não entendo nada de lentes, ela é boa para começar????

É ótima... uma das melhores lentes zoom da Canon em relação a custo X benefício!
Ela e uma 50mm, mesmo que 1.8, está show... vc tem uma lente "faz tudo" e outra com uma abertura bem boa já...

E referente aos pontos de foco... é bacana ter mais principalmente quando vc usa aberturas maiores, de f2.0 para mais... nisso, vc não precisa reenquadrar para fazer a foto. peguei uma 5D por causa disso, já que uso bastante f1.2 e f1.4. Fora isso não tem taaanta vantagem... digamos que é como vidro elétrico no carro, vc só sente falta quando já usou um carro com... senão a manivela vai te atender super bem!  :hysterical: :hysterical:
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Ine

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 24 de Novembro de 2016, 11:04:03
Perdao por falta de acentos, cedilhas e erros de portugues…

Respondendo, e uma otima lente e provavelmente o que vai ficar na camera, pois vai te atender em 90% ou mais das fotos de passeios, use bastante e se tiver que comprar mais lentes, ja vai sabendo o que quer

Me animei bastante agora, estava procurando exatamente isso, que me atendesse bem, e se chega aos 90% já é um belo de um investimento com retorno.   :D


Ine

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 24 de Novembro de 2016, 11:07:35
Leio essa conversa de lentes mais caras da Nikon há tempos...  :doh:
Parece que as pessoas não pesquisam preços de muitas lentes. Só algumas.

Já fiz esse comparativo pelo menos 3 vezes e o resultado é: Igualdade.
Algumas lentes Nikon são mais caras, algumas lentes Canon são mais caras.
Depende de qual DF você escolhe.
Claro que tem gente que quer comprar um paiol de lentes ( e muitas nem usa...), tendo todo o direito de fazer isso, mas em condições normais umas 4 lentes bem escolhidas dá para fazer tudo. E nesse caso a diferença de custo entre usar uma Nikon ou uma Canon vai ser bem pequena.


Essas questões me fazem pensar se pego uma Nikon em vez de Canon, pq inicialmente uma das minhas dúvidas eram valores entre as duas, agora o peso para a Canon está sendo nas imagens feitas  de Milky Way, estou apaixonada, comparei MUITO fotografias de ambas as câmeras, e a 6D me conquistou nesse quesito!  :wub: