Autor Tópico: Fotometria  (Lida 1653 vezes)

Natto

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 14 de Dezembro de 2006, 10:55:23
Pessoal... dexa eu ver se entendi bem..

Tempo atras li num tópico, que dizia que: para fotometrar eu precisaria medir as luzes na parte mais escura e as luzes na parte mais clara, certo?

Mas o seguinte, a S5100 não tem fotometro "separado", no caso eu coloco ela em modo Automatico, faço a fotometria em ambas as partes e aí passo pro modo Manual e escolho como vou fazer a foto!!

Por acaso alguem tem uma ideia de se fazer diferente, ou mesmo, se tem como fazer diferente na S5100??

Abraços a todos!!


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2006, 11:05:36
Deixa a câmera no modo manual direto, faz a leitura da luz no ponto mais claro, memoriza os valores, depois faz o mesmo no ponto mais escuro e, já conhecendo a leitura dos dois casos, escolha como vai fazer a exposição.


Natto

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 14 de Dezembro de 2006, 11:24:28
Certo... mas aí que entra o problema que eu cito, a S5100 não tem o modo "leitura"

Por exemplo a minha EOS 500n mesmo em modo Manual, tem o botao separado da fotometria, mas a S5100 não tem!!

ou tem e eu não conheço??

ABss


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #3 Online: 14 de Dezembro de 2006, 11:27:29
Citar
Certo... mas aí que entra o problema que eu cito, a S5100 não tem o modo "leitura"

Por exemplo a minha EOS 500n mesmo em modo Manual, tem o botao separado da fotometria, mas a S5100 não tem!!

ou tem e eu não conheço??

ABss
"Modo leitura"? Não entendi... não existe a medição da luz no visor?


Natto

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 14 de Dezembro de 2006, 11:33:10
Desculpe, mas como sou leigo..

Depende do que voce diz que aparece no visor... no meu caso aparece a Velocidade, Abertura e a Barra de Pontos..


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2006, 11:36:57
Citar
Desculpe, mas como sou leigo..

Depende do que voce diz que aparece no visor... no meu caso aparece a Velocidade, Abertura e a Barra de Pontos..
Então, é na barra de pontos que está a medição.  


Natto

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2006, 11:38:19
POderias me explicar um pouco sobre como bem usar a barra de medição???


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Dezembro de 2006, 12:15:34
Coloque em spot e aperte o AE lock no tom da foto que voce considera médio, ou seja, aquele em que voce vai basear a sua exposição, pode ser folhagem, grama, semelhante ao cartão cinza.

Depois "passeie" com o spot da câmera pelo enquadramento e veja se a exposição se afasta mais do que 2 pontos, nas luzes ou nas sombras.
Se tiver luzes com mais de 2 pontos de diferença do seu ponto médio voce vai perder detalhes e a foto vai estourar.
Com as sombras deve dar para segurar uns 3 pontos.

Lembre-se, não existe exposição correta, existe a que voce quer fazer.
Pense em qual parte da foto voce quer preservar ao máximo os detalhes e baseia a sua exposição por aí.

Se quer que o céu fique bem exposto coloque em spot, dê uma AE lock e imagine quanto mais claro, ou escuro, do que o cinza médio voce quer que o céu fique.
Se voce aceitar a exposição da câmera com o spot no céu o azul vai ficar com um tom médio, correspondente ao cartão cinza. Imagine um cartão e pense se o tom é o que voce quer. Se voce quiser que fique um pouco mais claro faça uma compensação de exposição em 1 ou 1,5 pontos, o que corresponderia a um cinza claro. 2 pontos deve ser o limite em uma compacta. Aí já chega no branco total.
Deu para entender?
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Natto

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 14 de Dezembro de 2006, 12:33:31
Entendi parcialmente... rss

No caso da barra de pontos na minha EOS 500 ele tem de -2__ -1 _ 0 _ 1 __ +2

mas na minha S5100 é diferente, não tem a marcação de numeros pra se basear... sem contar que ela some depois que solta o AE Lock e só aparece quando ja está perto de +2

 


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #9 Online: 14 de Dezembro de 2006, 12:43:48
Nato:

Em modo manual a barrinha é muito fácil de encontrar.

Pense um pouco nas questões. Não queira tudo mastigado.