Autor Tópico: Cliente fazendo barraco, como agir?  (Lida 6457 vezes)

Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 16 de Novembro de 2016, 23:41:57
Tenta recuperar os arquivos de qualquer jeito. Tem varios programas de recuperação de arquivos apagados. Mas eu não entregaria as fotos. Apenas com ordem judicial.

Enviado de meu SM-G925I usando Tapatalk

Apenas com ordem judicial, e ainda cobraria pelo serviço completo: "Então, sr Juiz... Ela disse que ficou um lixo e que não ia querer. Se ela quiser é tanto (R$xxx,xx)"


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #31 Online: 17 de Novembro de 2016, 09:38:24
Ué, se a mulher deixou claro que não queria as fotos que obrigação você teria de mantê-las? Acho que nem convém esquentar cabeça para recuperar esses arquivos e alongar toda essa discussão. Se ela quiser ir pra justiça que o faça, só comprove a clara manifestação dela em não querer as fotos e justifique que o espaço do seu hd tem um custo que não pode ser desperdiçado a espera de flutuações de humor de qualquer "cliente".

Quanto ao advogado, a menos que você queira processá-la antes, aguarde a iniciativa dela para então contratar um. Mas se tiver algum próximo de confiança explique a situação para esclarecimentos mais precisos.

E se ela voltar a te "ameaçar" com a justiça só diga que isso não a intimida, que justiça não é ameaça e que num eventual processo terá a oportunidade deprovar que a certa da história é você e fazê-la pagar as custas do processo e seu advogado. haha
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #32 Online: 17 de Novembro de 2016, 09:45:31
Ué, se a mulher deixou claro que não queria as fotos que obrigação você teria de mantê-las? Acho que nem convém esquentar cabeça para recuperar esses arquivos e alongar toda essa discussão. Se ela quiser ir pra justiça que o faça, só comprove a clara manifestação dela em não querer as fotos e justifique que o espaço do seu hd tem um custo que não pode ser desperdiçado a espera de flutuações de humor de qualquer "cliente".

Quanto ao advogado, a menos que você queira processá-la antes, aguarde a iniciativa dela para então contratar um. Mas se tiver algum próximo de confiança explique a situação para esclarecimentos mais precisos.

E se ela voltar a te "ameaçar" com a justiça só diga que isso não a intimida, que justiça não é ameaça e que num eventual processo terá a oportunidade deprovar que a certa da história é você e fazê-la pagar as custas do processo e seu advogado. haha

Caso não tenha um advogado, ja faça um texto agora com todos os detalhes pois voce ainda está com a memória bem fresca e consegue lembrar de tudo depois de um bom tempo fica mais dificil de lembrar certos detalhes, guarde todas as conversas por Whatsapp e Facebook e espera ela ir na justiça.
« Última modificação: 17 de Novembro de 2016, 09:46:11 por mbruzzi »


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #33 Online: 17 de Novembro de 2016, 10:15:08
Fiquei curioso ao ler todo o tópico... queria ver umas fotos pra ver a tal cliente! :D
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #34 Online: 17 de Novembro de 2016, 10:18:17
Fiquei curioso ao ler todo o tópico... queria ver umas fotos pra ver a tal cliente! :D

Acho arriscado. Seria uma exposição muito negativa da tal e se ela por ventura achar esse tópico aí vai ter motivos de sobra pra processar a colega.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #35 Online: 17 de Novembro de 2016, 10:37:01
Sim, por isso que disse ter ficado curioso e coloquei o :D no final... gostaria de ver, mas não só a colega não tem mais os arquivos como realmente não seria prudente compartilhar conosco. :)
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 17 de Novembro de 2016, 11:44:25
No ano passado eu tive um problema similar..eu até postei aqui no fórum....

A minha cliente reclamou um monte das fotos. Ao escolher elas, as fotos ficou ruim por isso, por aquilo e sei lá mais o que.

Depois de 1 mes e pouco de tensão, fizemos um novo ensaio. Num é que durante o novo ensaio, ela citou as fotos anteriores, que antes, segundo ela tinha ficado horríveis, tinham ficado "lindas"? Eu pensei: "Ahhh é né?"

De qualquer forma eu num fiz caso... ela gostou do segundo ensaio, o pessoal aqui gostou do segundo ensaio...eu entreguei...eles pegaram até as com marca d´agua que deixei na minha pasta do one drive e eu acho que acabou tudo bem.



cybercoy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #37 Online: 17 de Novembro de 2016, 18:55:32
Cliente muda a opinião de acordo com os amigos.. se tiver algum entendido no meio, vai tentar sempre denegrir o trabalho do profissional.

Enviado de meu SM-G925I usando Tapatalk



jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 18 de Novembro de 2016, 11:11:07
Cliente muda a opinião de acordo com os amigos.. se tiver algum entendido no meio, vai tentar sempre denegrir o trabalho do profissional.

Enviado de meu SM-G925I usando Tapatalk

São coisas muito subjetivas... fotografia, gosto pessoal, capacidade e composição. Eu particularmente, acho muito complicada a relação com os entendidos e até mesmo outros fotógrafos. A gente vê isso aqui no forum.
Por exemplo, não gosto quando algum parente vem me dizer asssim: Fotografa por favor o aniversário do meu marido? (traduzindo.... faz de graça pra gente)
Nesses eventos tem um amigo da família que é fotógrafo profissional e acho eu que ele não curte ver outra pessoa fazendo um trabalho que na cabeça dele, deveria ser dele... O maluco faz de tudo pra "complicar". Uma dessas vezes inventei uma desculpa e dei minha câmera na mão dele.... tive que retornar ela pro padrão de fábrica no fim da noite pq não parecia mais minha câmera.

Narcisismo é muito comum nessa área. Competição onde não existe... minha opinião é a que vale e a tua serve pra nada, afinal tu não é fotografo, tu não entende da tua camera, tu não faz direito pq não tem talento..... E é de baixo pra cima e de cima pra baixo... o entendido dizendo q ta ruim e que qualquer mané faz isso, e o profissional dizendo que não aceita pq é só um "fuçador" e não sabe do que está falando.
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


cybercoy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #39 Online: 18 de Novembro de 2016, 12:46:07
São coisas muito subjetivas... fotografia, gosto pessoal, capacidade e composição. Eu particularmente, acho muito complicada a relação com os entendidos e até mesmo outros fotógrafos. A gente vê isso aqui no forum.
Por exemplo, não gosto quando algum parente vem me dizer asssim: Fotografa por favor o aniversário do meu marido? (traduzindo.... faz de graça pra gente)
Nesses eventos tem um amigo da família que é fotógrafo profissional e acho eu que ele não curte ver outra pessoa fazendo um trabalho que na cabeça dele, deveria ser dele... O maluco faz de tudo pra "complicar". Uma dessas vezes inventei uma desculpa e dei minha câmera na mão dele.... tive que retornar ela pro padrão de fábrica no fim da noite pq não parecia mais minha câmera.

Narcisismo é muito comum nessa área. Competição onde não existe... minha opinião é a que vale e a tua serve pra nada, afinal tu não é fotografo, tu não entende da tua camera, tu não faz direito pq não tem talento..... E é de baixo pra cima e de cima pra baixo... o entendido dizendo q ta ruim e que qualquer mané faz isso, e o profissional dizendo que não aceita pq é só um "fuçador" e não sabe do que está falando.
Concordo totalmente. Infelizmente é uma área onde o amador acha que é profissional e o profissional acha que todos são amadores.

Os fotógrafos com a mente aberta são raros. Aki no fórum temos alguns bem bacanas que querem melhorar e ajudar de verdade. Entretanto muitos postam fotos na galeria recebem críticas e não voltam mais.

Enviado de meu SM-G925I usando Tapatalk



fcbogo

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 19 de Novembro de 2016, 13:01:35
Nao sei se li tudo com atencao, mas fica de olho, pode ser que ela guardou uma copia das fotos e venha a postar, se isso acontecer, vai ser lindo pra vc....tenta recuperar as fotos que vc deletou, se amanhã ela postar, vc entra com um advogado e pode pedir o ressarcimento do teu trabalho.
Cliente com má fé sempre vai ter, aprendi a ignorar alguns, e em alguns casos brigar, mas o que vc tem que ter em mente é o seguinte, a tua cidade é pequena, vc faz um bom trabalho, inclusive com clientes que vieram pra vc por causa das fotos dela , o tempo vai dizer a verdade, e com certeza na sua cidade deve haver pessoas que ja a conhacem e que tiveram situacoes similares, a ma fama dela tbm pode correr, geralmente quem é pilantra apronta com varias pessoas,e numa cidade pequena é facil saber.
boa sorte e se previna com um contrato bem abrangente
abcs