Autor Tópico: É possível ganhar uns trocados vendendo quadros de fotografias?  (Lida 5061 vezes)

MoisesFontana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Sexo: Masculino
Olá pessoal!

Tenho a fotografia como hobby e ultimamente tenho pensado muito em usar esse hobby pra ganhar uns trocados para pelo menos cobrir os custos com equipamentos, sem grandes pretensões.

Gostaria de saber se alguém do fórum já trilhou esse caminho. A ideia seria fazer alguns quadros para vender em feirinhas de bairro aos finais de semana e também oferecer as imagens em lojas que vendem quadros e escritórios de arquiteturas e design de interiores para que estes vendam aos seus clientes.
Poderiam ser imagens de paisagens, arquitetura diversa, flores, enfim, qualquer coisa que ficaria bonito em uma moldura pendurada numa parede.

Coloco abaixo uma imagem que criei aqui rapidamente, apenas como exemplo, sem nada de profissionalismo.
Alguém aqui acredita que seria possível vender uma imagem assim em um pequeno quadro?

obs.: Usei um contorno preto por fora da imagem pq as borda brancas dela são da mesma cor da página do fórum. E sim, o contorno não ficou homogêneo, estou engatinhando no Affinity Photo.

Flor by Moisés Fontana, no Flickr
Nikon D7200 / Sigma 17-70mm / Nikkor 50mm / Nikkor Micro 40mm


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2016, 08:57:16
acompanhando...

mas darei meus dois centavos: qual seria o custo de impressão + o custo de moldura de uma fotografia dessas?


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2016, 09:04:09
Sim é possivel, acho q o primeiro passo é faz um estudo de custo e depois fazer uma pesquisa de mercado nessas feirinhas de bairro para saber se tem gente vendendo e quanto cobra e como faz para voce expor tambem.
Da uma olhada no custo para montar essa barraquinha e pensa tb no custo de voce ficar o sabado dia todo para ver.

Eu particularmente não acho que valha muito a pena vender fotos avulsas em feira, mas depende da margem que voce terá em cada foto e a sua disposição.


MoisesFontana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2016, 09:11:43
acompanhando...

mas darei meus dois centavos: qual seria o custo de impressão + o custo de moldura de uma fotografia dessas?

Então cfcsosa, essa tbm é uma questão muito importante. Seria necessário arrumar fornecedores com preços competitivos.

Aqui onde moro, Lajeado/RS, é uma cidade pequena, 78 mill habitantes aproximadamente, tem um laboratório onde sempre faço impressões e compro molduras para pedidos da família, e os custos não são baratos.

Um impressão 40x30 fica em média R$ 27,00 e uma moldura descente nesse mesmo tamanho eles vendem por aproximadamente R$ 60,00 - ou seja, o custo final fica na casa de R$ 90,00 de um quadro de 40x30.

Eu considero um valor alto para depois poder revender e ter um lucro viável.

Por ser cidade pequena não existe concorrência, logo, imagino eu que os valores são altos se comparado com grandes centros.

Vamos ver se alguém do fórum pode nos passar os custos em outros locais.

Nikon D7200 / Sigma 17-70mm / Nikkor 50mm / Nikkor Micro 40mm


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2016, 09:12:55
Então cfcsosa, essa tbm é uma questão muito importante. Seria necessário arrumar fornecedores com preços competitivos.

Aqui onde moro, Lajeado/RS, é uma cidade pequena, 78 mill habitantes aproximadamente, tem um laboratório onde sempre faço impressões e compro molduras para pedidos da família, e os custos não são baratos.

Um impressão 40x30 fica em média R$ 27,00 e uma moldura descente nesse mesmo tamanho eles vendem por aproximadamente R$ 60,00 - ou seja, o custo final fica na casa de R$ 90,00 de um quadro de 40x30.

Eu considero um valor alto para depois poder revender e ter um lucro viável.

Por ser cidade pequena não existe concorrência, logo, imagino eu que os valores são altos se comparado com grandes centros.

Vamos ver se alguém do fórum pode nos passar os custos em outros locais.

aqui no Rio é tão ou mais caro que isso e se falarmos de Fine Art o custo dispara!


MoisesFontana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Novembro de 2016, 09:13:24
Sim é possivel, acho q o primeiro passo é faz um estudo de custo e depois fazer uma pesquisa de mercado nessas feirinhas de bairro para saber se tem gente vendendo e quanto cobra e como faz para voce expor tambem.
Da uma olhada no custo para montar essa barraquinha e pensa tb no custo de voce ficar o sabado dia todo para ver.

Eu particularmente não acho que valha muito a pena vender fotos avulsas em feira, mas depende da margem que voce terá em cada foto e a sua disposição.

Concordo plenamente mbruzzi.

Os custos precisam ser estudados.

Obrigado pela contribuição!
Nikon D7200 / Sigma 17-70mm / Nikkor 50mm / Nikkor Micro 40mm


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #6 Online: 22 de Novembro de 2016, 09:29:28
Com certeza é uma ótima ideia.
Não só quadros, mas muitos outros objetos de decoração e até mesmo acessórios.

Boa sorte!


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #7 Online: 22 de Novembro de 2016, 10:15:17
Olha, eu sei que tem algumas lojas em Shoppings aqui de SP que vendem a arte pra vc, não sei exatamente como funciona se vc vende a foto pros caras, ou recebe uma % da venda deles, talvez seja uma alternativa interessante pq vc não terá custos, mas terá uma margem bem pequena também...

Exemplo de uma que tem no Shopping Villa Lobos: https://www.peachphotos.com.br/
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


MoisesFontana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2016, 11:55:28
Olha, eu sei que tem algumas lojas em Shoppings aqui de SP que vendem a arte pra vc, não sei exatamente como funciona se vc vende a foto pros caras, ou recebe uma % da venda deles, talvez seja uma alternativa interessante pq vc não terá custos, mas terá uma margem bem pequena também...

Exemplo de uma que tem no Shopping Villa Lobos: https://www.peachphotos.com.br/

Bem interessante esse site pra se ter uma ideia dos valores praticados.

Obrigado pela dica!
Nikon D7200 / Sigma 17-70mm / Nikkor 50mm / Nikkor Micro 40mm


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2016, 12:21:27
Eu tentei atacar a venda online, mas ainda não emplaquei nenhum quadro sequer...

estou no:

Mixartsy
https://www.mixartsy.com/loja/mc7

UrbanArts
http://www.urbanarts.com.br/adalberto-miagi-2665/f


A única divulgação que faço é via Facebook e confesso que não investi nenhum centavo ainda em propaganda impulsionada...
https://www.facebook.com/FotoParede/
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Fernandojps

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 765
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo fazendo arte!
Resposta #10 Online: 22 de Novembro de 2016, 12:50:36
A impressão Fine Art o resultado é maravilhoso, fiz para consumo próprio uma fotografia 40x60 e uma moldura legal não se gasta menos de R$300 reais ! É outro o padrão estilo galeria mas nesse esquema para venda se viabilizar tem o lucro; que a grosso modo se multiplica por 3 para cobrir despesas de deslocamento,desgaste equipamento e o lucro propriamente dito. Se tem público e a viabilidade !


MoisesFontana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Novembro de 2016, 16:36:20
Eu tentei atacar a venda online, mas ainda não emplaquei nenhum quadro sequer...

Bem interessante teu trabalho althoffj!
Como você já tem um portfólio, poderia expandir as possibilidades de venda e colocar as imagens em serviços de venda online como shutterstock.

Nikon D7200 / Sigma 17-70mm / Nikkor 50mm / Nikkor Micro 40mm


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #12 Online: 22 de Novembro de 2016, 18:01:18
Procure por lojas de decoração / moveis e faca parcerias. O valor nesse local pode ser maior.
Mas observe que nesse caso já existem exploradores desse mercado, pelo menos aqui em SP, vide lojas com Tok& Stok, Etna e ate lojas de construção, todas tem uns quadros la com flores, paisagens e cenas urbanas.

Abs
M Rezende
« Última modificação: 22 de Novembro de 2016, 18:04:12 por Rezende_SP »


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #13 Online: 22 de Novembro de 2016, 21:59:51
Moises, tudo depende

Existe emolduramento fine art, padrão museu, com matéria prima certificada, reserva alcalina e vidro conforme ISO 18902 e ISO 18916, que nem perco tempo em orçar

Por outro lado tem uma grande empresa, que todo mundo compra e acha legal que é proveniente de comunicação visual, um material razoável e até outro dia dava pra usar as impressões de tapete

Tenho um cliente fotógrafo que tinha um contato muito estreito com arquitetos, fotos dele e um bom conceito estético no emolduramento

Também tem uns que  gostam de quadro falso do Romero Brito que uma obra exclusiva... vai entender

Por "tiques" do oficio, observo muito a decoração de outrem. Independente de coxinha, mortadela, etc o novo prefeito de SP tem uma parede de quadros, todos em P&B com passe-partout. Quase certeza este cara não comprou obra falsa

Estou vendendo um lote de 15 quadros para impressão no tamanho A3 com PP para um fotógrafo e outros gostam de impressão com laminação, sem vidro numa moldurinha bem fininha, pra ser barato


Vc precisa definir o seu mercado e trabalhar nele