Autor Tópico: Fotometro e compensação de exposição  (Lida 4003 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #15 Online: 08 de Abril de 2017, 15:58:30
Sou tão iniciante que não sei se vou conseguir me fazer entender  :(

Seguinte, num caso em que já esteja com o mínimo de velocidade e abertura (1/60; 2.8, por ex.) para a cena, e precise de mais luz, dá no mesmo subir o ISO em dois pontos e compensar a exposição em +2?

Se o ISO estiver em por exemplo 200. Aumenta a sencibilidade dele para 400 (1 stop) ou 800 (2 stops).

A imagem estando 1 ou 2 stops mais claras (por causa do ISO mais sensivel), vc entao pode escurecer de volta 1 ou 2 stops:
- aumentando a velocidade do obturador para 1/125 (1 stop) ou 1/250 (2 stops).
ou
- fechando a iris da lente para f/4 (1 stop) ou f/5.6 (2 stops).


So um detalhe:
Se o numero f/2.8 for o menor na sua lente, essa nao eh a abertura minima mas sim a abertura maxima. A abertura minima sera provavelmente f/16 ou f/22. Se nao algo proximo disso.


cabelu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
    • Flickr
Resposta #16 Online: 08 de Abril de 2017, 16:39:37
CROIX.

Mas como previ não me expressei bem.

Queria saber se numa situação de pouca de luz, já estando com a sensibilidade de ISO que considero crítica, posso compensar a exposição na câmera em + 2 EV's. Acho que a pergunta é no que consiste essa "compensação de exposição" da câmera? É "artificial"? Se não quero comprometer o DOF nem o ruído faz mais sentido usá-la?

Obrigado pela atenção :)


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 08 de Abril de 2017, 16:54:33
Compensar 2 ev é aumentar qq umas das 3 variáveis da exposição.


Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.888
    • Dilone Fotografia
Resposta #18 Online: 08 de Abril de 2017, 17:57:13
Exato. Nâo é uma alteração artificial não (tipo aumentar 2 pontos no lightroom), é uma alteração real de uns dos 3: diafragma, velocidade ou ISO.


cabelu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
    • Flickr
Resposta #19 Online: 08 de Abril de 2017, 18:05:51
"Exato. Nâo é uma alteração artificial não (tipo aumentar 2 pontos no lightroom)."

Valeu, era justamente essa a dúvida. Mas não entendi bem ainda que parâmetro ela afeta fotografando em M por exemplo. A d3300 permite compensar em até 5 pontos.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 08 de Abril de 2017, 19:12:18
"Exato. Nâo é uma alteração artificial não (tipo aumentar 2 pontos no lightroom)."

Valeu, era justamente essa a dúvida. Mas não entendi bem ainda que parâmetro ela afeta fotografando em M por exemplo. A d3300 permite compensar em até 5 pontos.

Nenhum, não existe compensação no modo manual.

Você está confundindo com o fotometro dizendo que a foto está com +2EV em relação ao 0 (cinza médio), de acordo com as configurações que vc escolheu.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs