Autor Tópico: 80d - recursos q importam e ajustes essenciais - foco: retratos/modelos  (Lida 1533 vezes)

amigoriojaneiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
80d - possuía a 20d e mesmo com a 24-70L 2.8 não podia usar por um problema de error. Usava então a 28-135 que possuía prob no foco automático, não luminosa e híbrida. Já a 70-200 2.8 L não é muito útil e pesada para ambiente interno. Mesmo assim cheguei a produzir alguns resultados interessantes sem edição digital. Agora adquiri a 80d, depois de um erro fatal dessa vez com o cartão memória. Está na estante 😍. Enfim, pergunto e coloco em discussão: Quais os recursos que realmente importam e devam ser configurados, sendo que agora o conjunto e com a 24-70 2.8 L, para foto de modelos em ambiente interno e de forma geral REALMENTE importam.


Rafcps

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 188
  • Gear Acquisition Syndrome, assumido
Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2016, 09:58:19
 :shock:
5D Mark IV / 80D / 16-35 f4 / 85 1.8 / 24-105 II / 70-200 f4 IS / 50 ART / Sigma 150-600 Contemporary / Tamron SP AF 90mm f/2.8 Di Macro /


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 30 de Novembro de 2016, 13:38:37
Acho que o "emoji" do colega acima possivelmente se refere a não ter entendido sua pergunta. Particularmente, também não entendi.

"... Quais os recursos que realmente importam e devam ser configurados, sendo que agora o conjunto e com a 24-70 2.8 L, para foto de modelos em ambiente interno e de forma geral REALMENTE importam."

Os recursos/funções/configurações da câmera independem da lente usada. O máximo que pode acontecer é ter ou não ter auto-foco, ter ou não ter estabilização na lente, algo assim. De resto, defina as configurações que você precisa para a foto, independentemente da lente.

Se estiver falando de opções de medição (matricial, pontual, média, etc), ou de tipo de auto-foco (contínuo, simples, por zona, etc) ou qualquer coisa assim, posso adiantar que é algo totalmente particular. Várias configurações podem ser utilizadas para se chegar num mesmo resultado. O importante é saber como cada uma funciona e usar a que mais lhe agradar.

Não sei se consegui ajudar, mas talvez seja interessante deixar mais clara a sua dúvida.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2016, 16:07:04
Até o nick é confuso. O texto então nem se fala.

Reformula o texto ai amigo, acho que ninguém entendeu nada.


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2016, 16:40:18
Realmente " :shock:".

Me esforcei para entender e poder ajudar, mas não consegui.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2016, 17:45:45
Me arrisco a dizer que talvez possa ser que tenha uma possibilidade de eu ter entendido:

"Quais os recursos que realmente importam e devam ser configurados para foto de modelos em ambiente interno"

Não sei.... vai depender também do espaço que vc tem, do kit de iluminação de que vc dispõe ou da luz do ambiente. Basicamente terá que aprender (se já não souber) a usar ela no modo Manual, entender os pontos de medição e etc... Não tem receita de bolo, infelizmente.

De resto, o Elder Walker já deu uma resposta bem mais completa.
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


amigoriojaneiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #6 Online: 01 de Dezembro de 2016, 11:23:31
Me arrisco a dizer que talvez possa ser que tenha uma possibilidade de eu ter entendido:

"Quais os recursos que realmente importam e devam ser configurados para foto de modelos em ambiente interno"

Não sei.... vai depender também do espaço que vc tem, do kit de iluminação de que vc dispõe ou da luz do ambiente. Basicamente terá que aprender (se já não souber) a usar ela no modo Manual, entender os pontos de medição e etc... Não tem receita de bolo, infelizmente.

De resto, o Elder Walker já deu uma resposta bem mais completa.

  Se eu tive a 20d e agora comprei a 80, tendo fotografado com a anterior ate agora, imagino que tenha tido um tempinho pra aprender um pouquinho de fotografia, sem usar os modos automáticos certo? mesmo assim, observei que ate os modos automáticos, comparados c?om a 80d, ganharam recursos e aumentaram, etc.. O que antes era inviável fazer com a 20 com a 80 pelo que vi de review, tem obtido resultados bem favoráveis. A questão e que agora que estou imprimindo o manual e port, pra DETALHAR CADA item técnico e ver o que realmente importa ou e firula. ACHO QUE ATE AQUI ESTA BEM CLARO? TALVEZ O SIGNIFICADO DE "FIRULA" NAO SEJA MUITO CONHECIDO?   Quanto ao tipo de objetiva, ambiente e estilo de fotografia, citei, porque obviamente pra cada uma dessas questões existem requisitos da maquina que devam ser observados, ajustes e recursos úteis ou não, e ate dependendo da marca ou modelo, recursos que realmente funcionam, ou não.... Logo, como imaginei que o povo do fórum aqui ja tivesse trilhado esta analise e discussão profunda desde o lancamento da 80d e mercado brasileiro inicio do ano, imaginei que uma pergunta aqui facilitaria o caminho. Mais do que isso, desculpa, não tenho como postar um texto mais claro quanto ao ponto levantado. Dou-me por vencido nessa capacidade.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 01 de Dezembro de 2016, 11:57:07
Se deu-se por vencido, OK, provavelmente o tópico não terá mais comentários e cairá no esquecimento.

Entretanto, perceba que todos aqui tentaram, de alguma forma, entender qual era sua dúvida para então ajudar. Particularmente cheguei a supor um entendimento e devolver a pergunta se era isso que você queria discutir, mas pelo visto você não se interessou.

Ainda assim, vou tentar mais uma vez...

1) Acredito que NINGUÉM tenha pego cada função da câmera, escrito no papel (ou num tópico aqui do forum) e colocado para que serve. Isso já está escrito no manual. Cabe a você entender como funciona e como pode afetar a foto da forma que você planeja executá-la.

2) Não existem firulas. Todas as funções são reais e mudam algum parâmetro da câmera. O que é firula para um, pode ser importante para outro. Se não pareceu interessante pra você depois de ler e entender para que serve, basta deixá-lo no padrão de fábrica e mudar apenas os que te interessaram.

3) Se tiver algum parâmetro que você não tenha entendido para que serve, aí sim, existem dúvidas específicas postadas no forum e você pode postar também quais são. Eu mesmo demorei a entender alguns botões como aquele de bloqueio de exposição (símbolo * na Canon), e encontrei a resposta aqui no forum, com exemplos de uso prático que não me pareciam claros quando li a descrição da função.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


LFelipe

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 01 de Dezembro de 2016, 12:07:09
Aqui nessa "playlist" tem bastante informações sobre o uso da 80D (a maioria em inglês) que talvez possam ajudar a elucidar alguma dúvida sua que não conseguimos compreender:

https://www.youtube.com/playlist?list=PL6e4TrVOlWyN8OOfOi2ye5AHBzYLYZoOp



guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #9 Online: 01 de Dezembro de 2016, 13:02:42
  Se eu tive a 20d e agora comprei a 80, tendo fotografado com a anterior ate agora, imagino que tenha tido um tempinho pra aprender um pouquinho de fotografia, sem usar os modos automáticos certo?

Não sei, mas espero que sim. Tem muita gente que compra uma câmera antiga e não sai do botãozinho verde e anos depois quer comprar uma câmera mais nova achando q ela vai fazer milagre. Pelo visto não é o seu caso, e vc tem a impressão de que a 80D terá recursos que a 20D não tem e que irão melhorar a sua fotografia. Faz sentido, mas não acho que tenha nada revolucionário se é o que vc espera...

Citar
mesmo assim, observei que ate os modos automáticos, comparados c?om a 80d, ganharam recursos e aumentaram, etc.. O que antes era inviável fazer com a 20 com a 80 pelo que vi de review, tem obtido resultados bem favoráveis.

O que eu imagino que tenha mudado é questão dos sistemas de autofoco contínuo, um suporte melhor a ISOs altos, talvez uma velocidade de AF melhor. De resto, já tive a oportunidade de trabalhar com T2i, 60D, 5Dc e 6D e os modos automáticos pra mim não mudaram quase nada de uma pra outra, muito menos os Prioridades de Abertura/Velocidade =/
O que muda é posição de botões e outros recursos como tela móvel (esqueci o termo), WI-Fi no caso da 6D, etc...

Uma coisa que tem e que é muito interessante, é vc conseguir definir uma velocidade mínima ou máxima pro obturador quando está usando os modos automáticos, isso eu acho muito interessante e que provavelmente na 20D vc não tem

Citar
A questão e que agora que estou imprimindo o manual e port, pra DETALHAR CADA item técnico e ver o que realmente importa ou e firula. ACHO QUE ATE AQUI ESTA BEM CLARO? TALVEZ O SIGNIFICADO DE "FIRULA" NAO SEJA MUITO CONHECIDO?

Então, FIRULA depende do uso de cada pessoa, infelizmente o que pode ser firula pra mim pode ser um recurso importantíssimo pra vc... Eu até um tempo atrás achava que essa tela móvel era firula, hoje já acho super importante. Achava o WIFI da 6D uma firulassa. Hoje já acho essencial...

Citar
Quanto ao tipo de objetiva, ambiente e estilo de fotografia, citei, porque obviamente pra cada uma dessas questões existem requisitos da maquina que devam ser observados, ajustes e recursos úteis ou não, e ate dependendo da marca ou modelo, recursos que realmente funcionam, ou não....

Entendi... sim, pra cada tipo de fotografia existem recursos que são mais úteis que outros. Exemplo, em estúdio (de forma geral) vc não precisa de ISO alto nem lentes com aberturas grandes, e nem usar o disparo contínuo dependendo do tipo de fotografia que vc tá fazendo. Agora em casamentos, já é praticamente o contrário, vc PRECISA de ISO alto, lentes bem abertas e disparo contínuo. Dependendo do estilo do fotógrafo, uma câmera com um sistema bom de AF Contínuo...

Citar
Logo, como imaginei que o povo do fórum aqui ja tivesse trilhado esta analise e discussão profunda desde o lancamento da 80d e mercado brasileiro inicio do ano, imaginei que uma pergunta aqui facilitaria o caminho. Mais do que isso, desculpa, não tenho como postar um texto mais claro quanto ao ponto levantado. Dou-me por vencido nessa capacidade.

Acho que não, a 80D é meio recente, eu pelo menos consigo contar na mão quantas pessoas eu sei que tem ela. E pelo que li não teve lá um ganho tão significativo em comparação com a 70D, esta que teve um ganho legal em relação à 60D, e por aí vai...

 ;) :ok:
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2016, 13:05:59 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Luiz Franco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 01 de Dezembro de 2016, 13:15:55
Aqui nessa "playlist" tem bastante informações sobre o uso da 80D (a maioria em inglês) que talvez possam ajudar a elucidar alguma dúvida sua que não conseguimos compreender:

https://www.youtube.com/playlist?list=PL6e4TrVOlWyN8OOfOi2ye5AHBzYLYZoOp

Caramba, bem completa essa playlist!  :clap: :clap: :clap:
Luiz Franco

Canon 5D - Canon 80D - Canon T2i - Canon G16 - Canon EOS 3 - Canon Elan 7n


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 01 de Dezembro de 2016, 14:47:15
Nossasinhora!  :shock: