Autor Tópico: Problemas com foco - Upgrade?  (Lida 6019 vezes)

d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 01 de Dezembro de 2016, 09:17:47
Você já fez testes de foco? Com cada uma das lentes? Pode ser um problema de back/front focus ou alguma questão relacionada à cam mesmo.
Comprar uma 6D e lentes L deve realmente resolver o problema de foco e criar outro no seu bolso... rs. Se quiser fazer o upgrade vai fundo, eu fiz e não me arrependo. Mas acho que se não for uma prioridade da pra investigar um pouco mais.
Algumas sugestões: 1) procure na net esquemas de teste de foco. São folhas para imprimir e que depois vc fotografa para ver onde cai o foco; 2) nessa mesma linha, existem programas pagos, mas que não são caros que fazem esse serviço meio que de forma automática. Já teve um discutido aqui, vou ver se acho; 3) coloque a câmera no tripé, próximo a uma mesa, e coloque objetos pequenos enfileirados. Pode ser um monte de lápis por exemplo. Mira no do meio e faz a foto. Veja onde cai o foco.
É isso meu amigo. Se quiser arrumar o problema tem uma chance de conseguir. Se quiser aproveitar e já fazer o upgrade vai em frente! 6D com lentes L é legal pacas! Kkkk Já tive e me desfiz depois de alguns anos pq não aguentava mais carregar peso e pq sempre ficava com medo de ser roubado. Aí acabava me limitando e preferi voltar pra algo mais simples.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Daniel

Instagram: @danacqua


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 01 de Dezembro de 2016, 09:48:30
Esse misticismo com lente L  :doh:

Recomendo testar com a lente do kit que vc deve achar fácil com alguém.
Assim vc faz um upgrade sabendo exatamente qual o problema, lente ou corpo, ou até mesmo a combinação.
Ai seria melhor trocar de lente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Sample

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #17 Online: 01 de Dezembro de 2016, 13:48:20
Fala pessoal, bom dia!

Tenho uma Nikon D7100 e estou usando a lente Nikon Af Zoom-nikkor 24-85mm F/2.8-4d If toda vez que tiro uma foto com a abertura máxima do diafragma 2.8 a foto sai desfocada. Alguém poderia me dizer o que pode está acontecendo?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 01 de Dezembro de 2016, 13:55:37
Também acho que o problema é profundidade de campo, ou seja, abertura muito grande a uma distância relativamente curta. A câmera pode estar fazendo foco corretamente, mas em uma parte da imagem não exatamente onde você deseja. Acontece mais do que se imagina.

Concordo com o que já falaram. No mínimo F4 e ISO o mais alto que você achar que está bom.


Sample

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #19 Online: 01 de Dezembro de 2016, 14:11:03
Também acho que o problema é profundidade de campo, ou seja, abertura muito grande a uma distância relativamente curta. A câmera pode estar fazendo foco corretamente, mas em uma parte da imagem não exatamente onde você deseja. Acontece mais do que se imagina.

Concordo com o que já falaram. No mínimo F4 e ISO o mais alto que você achar que está bom.


Em qual situação eu usaria a abertura máxima então? Sem perder o foco e aproveitar o máximo da lente?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 01 de Dezembro de 2016, 14:18:59

Em qual situação eu usaria a abertura máxima então? Sem perder o foco e aproveitar o máximo da lente?


Quando você tiver certeza que tudo que te interessa estiver estritamente no mesmo plano focal ou quando a tolerância no foco não te incomodar.


Sample

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #21 Online: 01 de Dezembro de 2016, 15:12:17

Quando você tiver certeza que tudo que te interessa estiver estritamente no mesmo plano focal ou quando a tolerância no foco não te incomodar.


Obrigado por me ajudar até aqui, tenho algumas imagens se você puder dar uma olhada nas configurações que eu usei e me ajudar dizendo qual seria a configuração mais adequada.

Foto 01 e 02:
diafragma 2.8
velocidade 100
ISO 125






Foto 03 - Turma

velocidade 100
Diafragma 4
ISO 100




Foto 04 - Aluna

velocidade 100
Diafragma 5.6
ISO 125




A foto desta aluna ficou bem focada.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2016, 15:16:16 por Sample »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 01 de Dezembro de 2016, 15:41:24
No primeiro caso, F4 no mínimo. Com 2.8 ou menos corre o risco do rosto ficar em foco e o resto fora.
Tente um 5.6 com ISO 400

Veja se acha uma calculadora de profundidade de campo on line ou para smarphone.
Aí você entra com a abertura e o comprimento focal e ela te dá a faixa de distancia que teoricamente estará em foco.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 01 de Dezembro de 2016, 23:18:25
Bom, daí eu entro em um dilema. Pegar uma 6D pra mim já seria complicado pelo preço, e a 5D3 então, impossível. Daí realmente poderia partir para as lentes L, começando talvez pela 24-105 (?), ou por qual? Mas a questão é: Isso resolveria meus problemas com o foco?

Se não pegar uma cópia ruim, com certeza…
Mas antes de dar esse passo seria bom você testar a câmera, tem gente que não nota diferença de qualidade e velocidade de foco, prova disso são os muitos fotógrafos  migrando pras mirrorlless e muitos ainda reconhecendo que a DSLR, ainda é superior mas a qualidade das mirrorlles  lhes atende…
Se tiver um colega que tenha essa câmera ou a 70D, pede pra ele deixar você tirar algumas fotos em um parque e veja se nota a diferença na tela do seu pc, ae decide se vale o investimento…
Dia 17 pego minha 24-105 L, pra usar em uma cropada, se não  decidir nada até lá, dia 19, posto o que achei, mas só por ser L e com focus usm, dispensa comentário, a 70-200 2.8 L I é superior em qualidade de imagem em relação a Tamron 17-50 2.8 com VC com o foco certo.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2016, 23:19:21 por Marcio WH »


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 01 de Dezembro de 2016, 23:31:11

Em qual situação eu usaria a abertura máxima então? Sem perder o foco e aproveitar o máximo da lente?

Na verdade abertura máxima normalmente é usado pra destacar pequenos detalhes , como brincos, olhos, anel, insetos, flores, etc …


Sample

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #25 Online: 02 de Dezembro de 2016, 08:46:04
No primeiro caso, F4 no mínimo. Com 2.8 ou menos corre o risco do rosto ficar em foco e o resto fora.
Tente um 5.6 com ISO 400

Veja se acha uma calculadora de profundidade de campo on line ou para smarphone.
Aí você entra com a abertura e o comprimento focal e ela te dá a faixa de distancia que teoricamente estará em foco.


Valeu cara, muito obrigado!


Sample

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #26 Online: 02 de Dezembro de 2016, 08:46:49
Na verdade abertura máxima normalmente é usado pra destacar pequenos detalhes , como brincos, olhos, anel, insetos, flores, etc …

Obrigado Márcio pela explicação.


Sample

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #27 Online: 02 de Dezembro de 2016, 14:29:47
Pessoal, outra dúvida:

Estava tirando umas fotos de algumas crianças em sala de aula usando minha D7100 e esta com o ISO no máximo em 320 e as fotos estavam saindo com ruído, será que pode ser problema com a máquina ou alguma outra configuração? Porque até onde eu sei os ruídos aparecem geralmente quando o ISO está muito alto, e não foi o caso.


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #28 Online: 02 de Dezembro de 2016, 20:58:51
Você já fez testes de foco? Com cada uma das lentes? Pode ser um problema de back/front focus ou alguma questão relacionada à cam mesmo.
Comprar uma 6D e lentes L deve realmente resolver o problema de foco e criar outro no seu bolso... rs. Se quiser fazer o upgrade vai fundo, eu fiz e não me arrependo. Mas acho que se não for uma prioridade da pra investigar um pouco mais.
Algumas sugestões: 1) procure na net esquemas de teste de foco. São folhas para imprimir e que depois vc fotografa para ver onde cai o foco; 2) nessa mesma linha, existem programas pagos, mas que não são caros que fazem esse serviço meio que de forma automática. Já teve um discutido aqui, vou ver se acho; 3) coloque a câmera no tripé, próximo a uma mesa, e coloque objetos pequenos enfileirados. Pode ser um monte de lápis por exemplo. Mira no do meio e faz a foto. Veja onde cai o foco.
É isso meu amigo. Se quiser arrumar o problema tem uma chance de conseguir. Se quiser aproveitar e já fazer o upgrade vai em frente! 6D com lentes L é legal pacas! Kkkk Já tive e me desfiz depois de alguns anos pq não aguentava mais carregar peso e pq sempre ficava com medo de ser roubado. Aí acabava me limitando e preferi voltar pra algo mais simples.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

O pior é que eu já li sobre testes de foco e nem passou pela minha cabeça kkk
Vou fazer assim que possível, e retorno aqui com os resultados.
Comprar uma 6D com lentes L está fora de cogitação no momento, não tenho nenhuma condição. Talvez apenas conseguisse vender a T5i, a Tamron e a 55-250 e comprar uma 6D, mas daí só teria a 50mm mesmo. Acho meio inviável. Postei a opção da 5DII porque além de um pouco mais barata, ela me parece ter um sistema de foco superior, que é o assunto em questão, mas não tenho certeza também.

Também acho que o problema é profundidade de campo, ou seja, abertura muito grande a uma distância relativamente curta. A câmera pode estar fazendo foco corretamente, mas em uma parte da imagem não exatamente onde você deseja. Acontece mais do que se imagina.

Concordo com o que já falaram. No mínimo F4 e ISO o mais alto que você achar que está bom.

Então, eu fiz um cálculo básico e notei que nas fotos que eu postei, a profundidade de campo seria em torno de 20cm. Mesmo recompondo, não deveria sair de foco, e principalmente, na foto que eu postei com o rosto no centro, não houve recomposição, então 20cm seria muito mais do que suficiente se ela cravasse o foco. E como eu disse, durante o dia, mesmo em 2.8, o problema não acontece... Então eu acredito que não seja profundidade de campo. Claro, em F4 melhora bastante, porque mesmo errando o foco, caindo dentro da profundidade de campo não tem problema, mas acredito que o erro de foco exista.

Se não pegar uma cópia ruim, com certeza…
Mas antes de dar esse passo seria bom você testar a câmera, tem gente que não nota diferença de qualidade e velocidade de foco, prova disso são os muitos fotógrafos  migrando pras mirrorlless e muitos ainda reconhecendo que a DSLR, ainda é superior mas a qualidade das mirrorlles  lhes atende…
Se tiver um colega que tenha essa câmera ou a 70D, pede pra ele deixar você tirar algumas fotos em um parque e veja se nota a diferença na tela do seu pc, ae decide se vale o investimento…
Dia 17 pego minha 24-105 L, pra usar em uma cropada, se não  decidir nada até lá, dia 19, posto o que achei, mas só por ser L e com focus usm, dispensa comentário, a 70-200 2.8 L I é superior em qualidade de imagem em relação a Tamron 17-50 2.8 com VC com o foco certo.

Acho que eu me expressei mal. Sem condições de trocar de corpo para uma 6D ou 5D3, uma lente L resolveria meu problema de foco? Essa é a pergunta xD
Não tenho nenhum colega que possui equipamentos fotográficos, hehe. Mas se fosse pra fazer um teste, teria que ser em um ambiente fechado, em parques, de dia, eu não tenho o mesmo problema. Uma possibilidade seria vender a T5i e a Tamron e pegar uma 70D + 24-105 quem sabe, mas por ser F4 eu fico com um pé atrás...
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 03 de Dezembro de 2016, 00:43:54
O pior é que eu já li sobre testes de foco e nem passou pela minha cabeça kkk
Vou fazer assim que possível, e retorno aqui com os resultados.
Comprar uma 6D com lentes L está fora de cogitação no momento, não tenho nenhuma condição. Talvez apenas conseguisse vender a T5i, a Tamron e a 55-250 e comprar uma 6D, mas daí só teria a 50mm mesmo. Acho meio inviável. Postei a opção da 5DII porque além de um pouco mais barata, ela me parece ter um sistema de foco superior, que é o assunto em questão, mas não tenho certeza também.

Então, eu fiz um cálculo básico e notei que nas fotos que eu postei, a profundidade de campo seria em torno de 20cm. Mesmo recompondo, não deveria sair de foco, e principalmente, na foto que eu postei com o rosto no centro, não houve recomposição, então 20cm seria muito mais do que suficiente se ela cravasse o foco. E como eu disse, durante o dia, mesmo em 2.8, o problema não acontece... Então eu acredito que não seja profundidade de campo. Claro, em F4 melhora bastante, porque mesmo errando o foco, caindo dentro da profundidade de campo não tem problema, mas acredito que o erro de foco exista.

Acho que eu me expressei mal. Sem condições de trocar de corpo para uma 6D ou 5D3, uma lente L resolveria meu problema de foco? Essa é a pergunta xD
Não tenho nenhum colega que possui equipamentos fotográficos, hehe. Mas se fosse pra fazer um teste, teria que ser em um ambiente fechado, em parques, de dia, eu não tenho o mesmo problema. Uma possibilidade seria vender a T5i e a Tamron e pegar uma 70D + 24-105 quem sabe, mas por ser F4 eu fico com um pé atrás...

Resolveria sim, mas pra ambiente interno 24 mm é bem fechado, vai precisar dos 18 a 24 mm, então descarta a 24-105 L, quanto parque seria pra ver se você  nota na tela do seu pc alguma diferença entre as  câmeras, se notasse faria o upgrade, caso contrario não teria necessidade…
A 15-85, com iso 3200 em ambiente interno bem iluminado com luz florecente, a velocidade fica entre 1/40~1/50, em F5.6, então qualquer movimento um pouco rápido, borra a imagem,  o mais indicado seria a 17-55 2.8 da Canon, se ficar comprovado que o defeito não  está no corpo da câmera…