Autor Tópico: Problemas com foco - Upgrade?  (Lida 5913 vezes)

Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Online: 28 de Novembro de 2016, 22:16:55
Fala pessoal! Vim aqui hoje pra pedir a opinião de vocês sobre um assunto que tem me deixado com muitas dúvidas. Possuo uma T5i há pouco mais de 1 ano, um Flash YN568-EXII, uma Tamron 17-50, uma 50mm 1.8 e uma 55-250.

Não tenho nada a reclamar em relação à qualidade de imagem, porém, tenho percebido que eu perco MUITAS fotos por erro de foco, mas somente em condições ruins de iluminação e sem flash. Quando uso flash, aparentemente o infravermelho de assistência ajuda a não errar o foco, mas sem flash e em um ambiente fechado de noite, por exemplo, eu perco uma quantidade absurda de fotos. Não sei até que ponto a perda é por conta da subida do ISO (A T5i começa a ficar ruim em 1600, 3200 é o limite máximo e já com grande perda, acima disso só dá pra utilizar pra não perder a foto), mas é bem nítido que o foco erra muito mais do que eu gostaria que errasse. Talvez também por erro meu. Recentemente fiz uma viagem pra Flórida e me incomodou o tanto de fotos que ficaram sem foco... Claro que na correria não dá tempo de querer tirar fotos muito boas, ainda mais pra quem é noob, mas poderiam ter ficado menos piores. Vou deixar alguns exemplos pra vocês:


f/3.2, ISO3200, 1/200
Esse é um exemplo de foto que ficou em foco, até pela profundidade de campo grande. Postei porque mesmo em ISO3200, eu achei a nitidez relativamente boa, portanto acredito que o grande problema de perda de nitidez seja de fato no foco.


f/2.8, ISO3200, 1/160
Essa saiu completamente fora de foco...


f/3.2, ISO3200, 1/200
Essa aqui então nem se fala, e eu cheguei a ensinar a técnica de focar e recompor, pra que eles focassem no meu rosto...
Em todas as fotos sou eu, e meus amigos (que não têm experiência nenhuma) tiraram pra mim. Mas não aconteceu só com eles, acontece comigo demais também.

Me veio à cabeça, então, que poderia ser o problema de compatibilidade entre a Tamron e a T5i, ou talvez a T5i realmente seja ruim pra focar sem luz auxiliar, não sei. Por isso criei o tópico. Pra pedir a opinião de vocês: O que eu faço?
Pensei em trocar a Tamron por uma Canon 17-55, ou trocar logo o corpo. Caso realmente eu vá fazer algum upgrade, terei que vender minha T5i (que me gera outra dúvida, afinal ela é refurbished e não faço ideia de quanto poderia cobrar por conta disso) e então pensar nas seguintes opções:

- Trocar a Tamron pela Canon 17-55 (nesse caso não seria necessário vender a T5i);
- Comprar uma 70D usada, que está na faixa de R$3200 (eu também uso para vídeos e sou louco pra ter uma DSLR com dual pixel);
- Comprar uma 7D usada, também na faixa de R$3200 pelo que vi (que sei que tem o sistema de foco muito melhor, mas não gosto muito dessa opção porque ela não tem o dual pixel);
- Comprar uma 5D MKII usada, que acho que está na faixa de R$3500, ou um pouco mais (e entrar no mundo das FFs);
- Comprar uma Canon T6i seminova, R$2600 (não me agrada muito por não ser um grande upgrade, mas quem sabe).
- Ficar como está e dar um jeito xD


Acredito que, por preço, a 5D vale mais à pena, mas seria um problema ter que me desfazer de praticamente todo o meu equipamento pra poder pegar ela com apenas uma 24-105 ainda. Até porque, eu pretendia ter uma APS de backup, então não queria me desfazer completamente dos equips.

Alguém tem alguma sugestão? Desculpem o tópico longo, mas precisava detalhar bem a situação. Aproveitando o tópico, se alguém tiver recomendações de leitura sobre foco, também agradeço.
Obrigado!
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


Zavan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2016, 23:29:03
Amigo, quanto ao Foco Não faço ideia do problema!
Só não entendi porquê usar velocidades tão altas.. se reduzisse a velocidade conseguiria bater fotos em até ISO 800 sem alterar a profundidade de Campo.



Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk



Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2016, 00:27:57
Amigo, quanto ao Foco Não faço ideia do problema!
Só não entendi porquê usar velocidades tão altas.. se reduzisse a velocidade conseguiria bater fotos em até ISO 800 sem alterar a profundidade de Campo.



Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
Então, eu até consigo me virar com 1/80 ou 1/60 (apesar de preferir velocidades mais altas), mas quando deixei nessas velocidades pros meus amigos... As fotos ficavam praticamente todas tremidas. Na hora só fixei em 1/160 ou 1/200 com leves alterações, não tinha tempo pra ficar mexendo muito, ainda mais eu que sou noob. As fotos tremidas eu joguei fora, mas salvei uma que achei engraçada, um deles não conseguia fazer nem uma composição básica, daí imagina, no meio da correria da viagem, tu tirar 10 fotos como essa até sair uma aproveitável e ela estar tremida. xD

Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2016, 03:08:13
Olha, me parece que a questão tem mais a ver com a profundidade de campo do que foco errado. O ISO alto prejudica a nitidez e pode dar a impressão de falta de foco, mas olha bem na foto 2. Parece que o rosto da manequim estava relativamente em foco e o seu que estava mais pra trás não. Na terceira seu cotovelo que está apoiado na cadeira me pareceu estar em foco também. Usando aberturas baixas, sua profundidade fica bem prejudicada.

Vc também comentou que eles estavam recompondo. Qual sistema de foco está usando, single ou continuos AF? Se for o segundo não dá certo mesmo. Nem Servo. Tem que ser single.

Faça umas fotos de experiência, nas mesmas condições de levantar luz. Coloque a câmera num tripé se possível, use iso baixo e a velocidade que der. Não recomponha e desligue o IS das lentes que tiverem.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Daniel

Instagram: @danacqua


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Novembro de 2016, 06:30:14
Tem o mesmo problema com a 55-250?
Eu tenho uma Tamron 17-50 2.8 com VC,  e o único problema é o foco lento em ambientes internos ou mal iluminados como fotografar a tarde ou dentro da mata, na luz do Sol  perco bem menos fotos, o que faz a foto sair fora de foco, pelo que li em sites em inglês
é a demora de mover os elementos internos da lente que causa esse problema e é particular dessa lente, o problema é que mesmo focando  3 vezes antes de tirar a foto, ainda perco muita foto, por falta de foco…
Agora se tiver o mesmo problema com a 55-250, ai o o problema vai estar no corpo, apesar do foco lento perto da usm, tanto no single shot ou al servo, ela crava o foco, estou usando uma 15-85 usm emprestado o foco é outra categoria, mas tem gente que não nota a diferença de velocidade, fora a precisão do foco.
O problema maior nas fotos mostrado pra mim sãos os ruídos,  agora acho valido fazer o upgrade do equipamento, mas já pensando nas FF, por  exemplo comprando lentes pra FF de preferência das série L.


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Novembro de 2016, 14:17:49
Então, eu até consigo me virar com 1/80 ou 1/60 (apesar de preferir velocidades mais altas), mas quando deixei nessas velocidades pros meus amigos... As fotos ficavam praticamente todas tremidas. Na hora só fixei em 1/160 ou 1/200 com leves alterações, não tinha tempo pra ficar mexendo muito, ainda mais eu que sou noob. As fotos tremidas eu joguei fora, mas salvei uma que achei engraçada, um deles não conseguia fazer nem uma composição básica, daí imagina, no meio da correria da viagem, tu tirar 10 fotos como essa até sair uma aproveitável e ela estar tremida. xD



Por algum motivo, hoje eu não consigo ver as fotos... vou te passar o problema que tive na T3i.
Eu tinha a sensação que sempre estava fora de foco, que nunca ficava nítido como queria. Pessoal aqui do forum tb achou que o problema estava em mim, que estava errando o foco.
Eu levei minha camera na assistência aqui em Brasilia e o técnico me mostrou que a câmera, de alguma forma, tinha descalibrado ou desconfigurado o foco. Ele disse que estava consertado e que não daria problemas. Realmente melhorou, mas não tenho como dizer se foi permanente o conserto, pois surgiu uma oportunidade e troquei a t3i uns 4 meses depois disso.
Mas não descarte algo que esteja fazendo. O foco no modo contínuo pode ser uma boa fonte de problemas, principalmente recompondo.
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #6 Online: 29 de Novembro de 2016, 16:34:37
Olha, me parece que a questão tem mais a ver com a profundidade de campo do que foco errado. O ISO alto prejudica a nitidez e pode dar a impressão de falta de foco, mas olha bem na foto 2. Parece que o rosto da manequim estava relativamente em foco e o seu que estava mais pra trás não. Na terceira seu cotovelo que está apoiado na cadeira me pareceu estar em foco também. Usando aberturas baixas, sua profundidade fica bem prejudicada.

Vc também comentou que eles estavam recompondo. Qual sistema de foco está usando, single ou continuos AF? Se for o segundo não dá certo mesmo. Nem Servo. Tem que ser single.

Faça umas fotos de experiência, nas mesmas condições de levantar luz. Coloque a câmera num tripé se possível, use iso baixo e a velocidade que der. Não recomponha e desligue o IS das lentes que tiverem.

Então, a profundidade de campo influencia, claro, mas não acho que seja o problema. Quando a iluminação é boa (ou estou usando o infravermelho auxiliar do flash), o foco sai cravado na grande maioria das vezes, mesmo recompondo e usando 2.8. Na última foto o que me pareceu em foco foi o microfone... Uso sempre single, o servo não dá pra recompor e raramente me é útil. Vou tentar fazer os testes que tu sugeriu. Valeu!

Tem o mesmo problema com a 55-250?
Eu tenho uma Tamron 17-50 2.8 com VC,  e o único problema é o foco lento em ambientes internos ou mal iluminados como fotografar a tarde ou dentro da mata, na luz do Sol  perco bem menos fotos, o que faz a foto sair fora de foco, pelo que li em sites em inglês
é a demora de mover os elementos internos da lente que causa esse problema e é particular dessa lente, o problema é que mesmo focando  3 vezes antes de tirar a foto, ainda perco muita foto, por falta de foco…
Agora se tiver o mesmo problema com a 55-250, ai o o problema vai estar no corpo, apesar do foco lento perto da usm, tanto no single shot ou al servo, ela crava o foco, estou usando uma 15-85 usm emprestado o foco é outra categoria, mas tem gente que não nota a diferença de velocidade, fora a precisão do foco.
O problema maior nas fotos mostrado pra mim sãos os ruídos,  agora acho valido fazer o upgrade do equipamento, mas já pensando nas FF, por  exemplo comprando lentes pra FF de preferência das série L.

A minha Tamron é com VC também, mas tive uma sem VC e tinha o mesmo problema. É exatamente isso que acontece, ambientes mal iluminados o foco erra demais, mas com boa iluminação ou com o infravermelho do flash, sai cravado quase sempre. A 55-250 eu não uso faz um bom tempo, não sei dizer se apresenta o mesmo problema, até porque todas as vezes que usei foi de dia na luz do sol.
As fotos estão sim com bastante ruído, mas eu sou noob pra tratar, ou eu tiro toda a nitidez (que nesses casos já é muito pouca) ou deixo com bastante ruído. xD

Deixa eu ver se entendi, tu sugeriu não trocar de corpo, mas já pegar uma L, pra quando migrar pra FF já ter uma? Eu já pensei em pegar uma 24-105L, mas por ser F4  preferi a Tamron. Valeu!

Por algum motivo, hoje eu não consigo ver as fotos... vou te passar o problema que tive na T3i.
Eu tinha a sensação que sempre estava fora de foco, que nunca ficava nítido como queria. Pessoal aqui do forum tb achou que o problema estava em mim, que estava errando o foco.
Eu levei minha camera na assistência aqui em Brasilia e o técnico me mostrou que a câmera, de alguma forma, tinha descalibrado ou desconfigurado o foco. Ele disse que estava consertado e que não daria problemas. Realmente melhorou, mas não tenho como dizer se foi permanente o conserto, pois surgiu uma oportunidade e troquei a t3i uns 4 meses depois disso.
Mas não descarte algo que esteja fazendo. O foco no modo contínuo pode ser uma boa fonte de problemas, principalmente recompondo.


Eu acho que lembro do teu tópico... Faz um tempo já, né?
Bom, não descarto ser algum problema no corpo, mas, não deveria apresentar também durante o dia, então? O seu problema com a T3i acontecia também com uma iluminação alta?
Sim, imagino que possa ser comigo mesmo, por isso até pedi algumas dicas de leituras sobre foco. Mas estava usando o single mesmo.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2016, 16:35:53 por Rafaeldsr »
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


jaspereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2016, 16:38:59
Bom, como amador e fotógrafo das minhas viagens em família, eu aprendi o seguinte: quando eu tiro a foto, dá pra inventar, regular abertura, velocidade, ISO, recompor e tudo mais.

Se eu peço pra alguém tirar uma foto minha, giro o disco pro automático, digo "aperta nesse botão de leve, depois segura até tirar a foto". E seja o que Deus quiser.

Nem sempre dá certo, mas dá pra salvar algumas fotos...


Luiz Franco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 29 de Novembro de 2016, 20:07:44
Olha, me parece que a questão tem mais a ver com a profundidade de campo do que foco errado...

Eu também ainda aposto na profundidade de campo. Perdi muita foto com o mesmo problema, xinguei o equipamento e por aí vai... rsrsrs  até aprender que não se deve focar e recompor utilizando grandes aberturas. 
Luiz Franco

Canon 5D - Canon 80D - Canon T2i - Canon G16 - Canon EOS 3 - Canon Elan 7n


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2016, 20:34:12
Eu também ainda aposto na profundidade de campo. Perdi muita foto com o mesmo problema, xinguei o equipamento e por aí vai... rsrsrs  até aprender que não se deve focar e recompor utilizando grandes aberturas.
Recompor com F alto até vai,  mas se for objetos estáticos, ex. Uma decoração de festa. Até para fotografia retratos, digo que no mínimo f4

Enviado de meu Moto X usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


Luiz Franco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 29 de Novembro de 2016, 23:05:12
Exatamente. F4 acabou sendo meu parâmetro pra todos os casos, por segurança.
Luiz Franco

Canon 5D - Canon 80D - Canon T2i - Canon G16 - Canon EOS 3 - Canon Elan 7n


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #11 Online: 30 de Novembro de 2016, 02:09:25
Bom, como amador e fotógrafo das minhas viagens em família, eu aprendi o seguinte: quando eu tiro a foto, dá pra inventar, regular abertura, velocidade, ISO, recompor e tudo mais.

Se eu peço pra alguém tirar uma foto minha, giro o disco pro automático, digo "aperta nesse botão de leve, depois segura até tirar a foto". E seja o que Deus quiser.

Nem sempre dá certo, mas dá pra salvar algumas fotos...

Então... Só que fazendo isso, em todas as fotos que não tivesse um objeto bem no meio do ponto central pra focar, o foco sairia errado. Mas é bem complicado mesmo dar pros amigos tirarem a foto.

Eu também ainda aposto na profundidade de campo. Perdi muita foto com o mesmo problema, xinguei o equipamento e por aí vai... rsrsrs  até aprender que não se deve focar e recompor utilizando grandes aberturas. 
Recompor com F alto até vai,  mas se for objetos estáticos, ex. Uma decoração de festa. Até para fotografia retratos, digo que no mínimo f4

Enviado de meu Moto X usando Tapatalk


Exatamente. F4 acabou sendo meu parâmetro pra todos os casos, por segurança.

Como disse, a profundidade de campo afeta, sim, mas não acho que seja o problema aqui. Recompor em 2.8 e 50mm, em sensor APS, não tira (ou não deve tirar) todo o foco. Se o foco saísse cravado, a baixa profundidade de campo não seria um problema tão grande. É o que acontece quando fotografo de dia, mesmo em f/2.8.
Outro exemplo de foto, que não foi recomposta, eu estou bem no meio do ponto central e mesmo assim saiu um pouco fora de foco:

Quer dizer, ela até parece estar relativamente em foco, mas sem nenhuma nitidez. Isso que é estranho... E nesse caso não dá pra culpar a profundidade de campo.

Eu tenho fotografado, sempre que possível, a no mínimo F4 pra evitar isso, porque aparentemente, mesmo ela errando o foco, com uma profundidade de campo maior o assunto acaba ficando em foco mesmo assim.
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 30 de Novembro de 2016, 07:28:44
Rafael, sugiro fazer o upgrade da câmera e lentes, mas pegando somente lentes L  daqui pra frente, não sei quanto a 5D Mk2, mas 6D e 5D MK3, aguenta bem em iso 3200 ou mais  o que não precisaria da abertura F 2.8 ou mais, exceto em casos específicos, com certeza uma pequena porcentagem que pode driblar usando um flash ou laterna…


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #13 Online: 01 de Dezembro de 2016, 00:57:59
Rafael, sugiro fazer o upgrade da câmera e lentes, mas pegando somente lentes L  daqui pra frente, não sei quanto a 5D Mk2, mas 6D e 5D MK3, aguenta bem em iso 3200 ou mais  o que não precisaria da abertura F 2.8 ou mais, exceto em casos específicos, com certeza uma pequena porcentagem que pode driblar usando um flash ou laterna…

Bom, daí eu entro em um dilema. Pegar uma 6D pra mim já seria complicado pelo preço, e a 5D3 então, impossível. Daí realmente poderia partir para as lentes L, começando talvez pela 24-105 (?), ou por qual? Mas a questão é: Isso resolveria meus problemas com o foco?
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 01 de Dezembro de 2016, 08:01:54
Amigo,

Minha camera dava problema o tempo todo. Mesmo com bastante luz e alta velocidade.
Agora tenho uma 6D e resolveu o problema.
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.