Autor Tópico: Sigma 30mm 1.4 Art for Canon  (Lida 3055 vezes)

Fotógrafo Silva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Online: 29 de Novembro de 2016, 22:06:00
Encontrei essa lente por R$1.400,00. Gostaria de saber se ela é usável totalmente aberta em casamentos a noite.

Atualmente possuo uma 24mm 2.8 STM, 40mm 2.8 STM e 50mm 1.8 STM e apareceu essa por um preço bacana.

Minha ideia é usa-la em uma câmera, sem flash em f/1.4 e outra câmera com uma 85mm 1.8 USM.


Pretendo trocar meu set inteiro pra fotografar a cerimônia sem flash. A FF vai rolar também, mas não agora :)


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1 Online: 29 de Novembro de 2016, 22:39:21
Tenho, uso e recomendo! E uso em FF e tem + gente no fórum q tbm usa.

O preço está bom mesmo. Vou te dizer, é uma lente assustadoramente nítida, mesmo em abertura máxima.
O problema dela é vc conseguir focar em 1.4, pra mim é um baita desafio.

Tipo, o AF dela vai acabar sendo até um pouquinho mais rápido que o dessas STM, mas ainda não vai ser tão power como o USM das lentes L, tipo a 35mm 1.4L da Canon, mas nada com o que se preocupar.

Ah, ela é totalmente usável em FF, mas vai dar uma leve vinheta  :ok:

Edit: só não entendi essa parte "Minha ideia é usa-la em uma câmera, sem flash em f/1.4"
Pq não usar em conjunto com o flash? Aí vc n vai precisar usar necessariamente aberturas tão grandes e tão fáceis de errar o foco
O flash é um ótimo aliado, hj não saio mais de casa sem ele
« Última modificação: 29 de Novembro de 2016, 22:40:59 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Fotógrafo Silva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2016, 22:50:34
Tenho, uso e recomendo! E uso em FF e tem + gente no fórum q tbm usa.

O preço está bom mesmo. Vou te dizer, é uma lente assustadoramente nítida, mesmo em abertura máxima.
O problema dela é vc conseguir focar em 1.4, pra mim é um baita desafio.

Tipo, o AF dela vai acabar sendo até um pouquinho mais rápido que o dessas STM, mas ainda não vai ser tão power como o USM das lentes L, tipo a 35mm 1.4L da Canon, mas nada com o que se preocupar.

Ah, ela é totalmente usável em FF, mas vai dar uma leve vinheta  :ok:

Edit: só não entendi essa parte "Minha ideia é usa-la em uma câmera, sem flash em f/1.4"
Pq não usar em conjunto com o flash? Aí vc n vai precisar usar necessariamente aberturas tão grandes e tão fáceis de errar o foco
O flash é um ótimo aliado, hj não saio mais de casa sem ele


Obrigado pela contribuição amigo.

Atualmente uso o flash, mas minha estou amadurecendo na fotografia e criando uma linguagem própria.
Sei que perco qualidade sem usar flash, mas a liberdade e a possibilidade de conseguir várias fotos espontâneas, fotografar os convidados, tudo que acontece no ambiente sem precisar de um flash dedicado, acredito que compensa, ao menos no meu "novo modo de fotografar".

Então quero muito poder fotografar em 1.4 ou 1.8 pra poder captar os momentos especiais do evento.

Uma pessoa que tem um trabalho parecido é o Renato de Paula.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2016, 01:02:43
Uso e recomendo também, acho que depois da Tamron 17-50 2.8 é uma das melhores lentes projetada para APS-C (uso no FF), claro sem falar na ótima (pra não dizer cara) 18-35 1.8 Art.
Apesar de uma lente com foco preciso focar abaixo de f/2 nela é um desafio como o colega falou, eu geralmente uso a minha em f/4 descendo até uns 2.5, isso numa 5D I que só tem ISO até 1600, 3200 se expandir (e ainda assim é usável).
Qualquer lente 1.4 vai ser dificil aperfeiçoar a técnica pro foco, não é culpa da lente se o objeto se mexe né!

Mas recomendo e ta barata essa ai...a minha eu paguei 1800 há um ano, onde a média de valores girava em 2 mil usada...ao meu ver subistitui a 24 e a 40...meio termo.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2016, 06:11:36
Pq as pessoas têm mania de não querer usar flash?  :no:

Se é alguma dificuldade ou desgosto, faça um workshop e aprenda a usar o flash corretamente!
Sem ele você só terá uma iluminação feia com sombras indesejadas na maioria das vezes!

Quanto à lente, é muito boa, tem seus defeitos, mas é usável toda aberta


Fotógrafo Silva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2016, 07:59:20
Pq as pessoas têm mania de não querer usar flash?  :no:

Se é alguma dificuldade ou desgosto, faça um workshop e aprenda a usar o flash corretamente!
Sem ele você só terá uma iluminação feia com sombras indesejadas na maioria das vezes!

Quanto à lente, é muito boa, tem seus defeitos, mas é usável toda aberta

Bom dia, obrigado pela contribuição.

Eu uso flash dedicado, mas a possibilidade de não usar o flash te abre horizontes...
Não é questão de qualidade de imagem, pois com o flash teremos mais qualidade, mas a possibilidade de fotografar tudo e todos em um casamento, por exemplo, sem a obrigação de ter uma luz iluminando o assunto.

Uma das coisas que mais me revolta é ver acontecimentos lindos e marcantes a minha volta e não poder fazer o registro, pois preciso por a luz corretamente no novo assunto.

Resumindo: Qualidade de imagem leds e flashs e criação e momento sem flash com direito.


Fotógrafo Silva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2016, 08:02:33
Uso e recomendo também, acho que depois da Tamron 17-50 2.8 é uma das melhores lentes projetada para APS-C (uso no FF), claro sem falar na ótima (pra não dizer cara) 18-35 1.8 Art.
Apesar de uma lente com foco preciso focar abaixo de f/2 nela é um desafio como o colega falou, eu geralmente uso a minha em f/4 descendo até uns 2.5, isso numa 5D I que só tem ISO até 1600, 3200 se expandir (e ainda assim é usável).
Qualquer lente 1.4 vai ser dificil aperfeiçoar a técnica pro foco, não é culpa da lente se o objeto se mexe né!

Mas recomendo e ta barata essa ai...a minha eu paguei 1800 há um ano, onde a média de valores girava em 2 mil usada...ao meu ver subistitui a 24 e a 40...meio termo.

Muito obrigado amigo.

Vou ver se pego ela pra fazer uns testes e se Deus quiser ela será minha em um período de transição até poder possuir a minha 24mm 1.4 USM L :)


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 30 de Novembro de 2016, 08:35:55
Vc vai ganhar o que? 02 stops em relação a uma lente 2.8.
Investir num copo com isso alto melhor deve ser mais útil.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #8 Online: 30 de Novembro de 2016, 09:07:01
Tenho uma Tbm e uso em FF... praticamente só até f2.0! E sem flash... acho chato o flash disparando o tempo todo.
Não vejo tanta dificuldade de focar com ela... mais no contraluz mas é normal em muitas lentes isso. por trabalhar muito com a grande abertura, geralmente faço 2, 3 e até 4 fotos bem parecidas para ter certeza que pelo menos uma vai sair cravada. Casamentos, costumo tirar entre 2500 a 3000 fotos e entrego de 600 a 800, e ainda acho muita coisa... apesar de quando os noivos vão tirar fotos com os convidados, faço sempre corpo inteiro, meio corpo e perfil, aí aumenta muito a quantidade de fotos.
Voltando pra lente, compre ela na mesma semana de uma 50 STM, resumindo, a 50tinha duas semanas depois estava indo pra banha... huihauiahi... a lente é top demais e por esse preço (tbm paguei 1400) não vais encontrar outra f.14 nessa DF, nem próximo disso!
Apesar da pequena vinheta, não pretendo trocá-la tão cedo.
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Fotógrafo Silva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #9 Online: 30 de Novembro de 2016, 09:45:37
Vc vai ganhar o que? 02 stops em relação a uma lente 2.8.
Investir num copo com isso alto melhor deve ser mais útil.

Se tivesse dinheiro.... já tinha pego a ff, mas o começo das aulas, vem matrícula, material, farda, calçado, mochila.. muita coisa :/


Fotógrafo Silva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #10 Online: 30 de Novembro de 2016, 09:48:02
Tenho uma Tbm e uso em FF... praticamente só até f2.0! E sem flash... acho chato o flash disparando o tempo todo.
Não vejo tanta dificuldade de focar com ela... mais no contraluz mas é normal em muitas lentes isso. por trabalhar muito com a grande abertura, geralmente faço 2, 3 e até 4 fotos bem parecidas para ter certeza que pelo menos uma vai sair cravada. Casamentos, costumo tirar entre 2500 a 3000 fotos e entrego de 600 a 800, e ainda acho muita coisa... apesar de quando os noivos vão tirar fotos com os convidados, faço sempre corpo inteiro, meio corpo e perfil, aí aumenta muito a quantidade de fotos.
Voltando pra lente, compre ela na mesma semana de uma 50 STM, resumindo, a 50tinha duas semanas depois estava indo pra banha... huihauiahi... a lente é top demais e por esse preço (tbm paguei 1400) não vais encontrar outra f.14 nessa DF, nem próximo disso!
Apesar da pequena vinheta, não pretendo trocá-la tão cedo.

A ideia é usar ela em 1.4 a 1.8. De todo modo, devido aos comentários, acho interessante eu alugar ela antes pra ver se gosto....

Me diz uma coisa.. com rádio flash o problema de focar em 1.4 é reduzido ou continua muito ruim?



Fotógrafo Silva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #11 Online: 30 de Novembro de 2016, 09:48:45
Tenho uma Tbm e uso em FF... praticamente só até f2.0! E sem flash... acho chato o flash disparando o tempo todo.
Não vejo tanta dificuldade de focar com ela... mais no contraluz mas é normal em muitas lentes isso. por trabalhar muito com a grande abertura, geralmente faço 2, 3 e até 4 fotos bem parecidas para ter certeza que pelo menos uma vai sair cravada. Casamentos, costumo tirar entre 2500 a 3000 fotos e entrego de 600 a 800, e ainda acho muita coisa... apesar de quando os noivos vão tirar fotos com os convidados, faço sempre corpo inteiro, meio corpo e perfil, aí aumenta muito a quantidade de fotos.
Voltando pra lente, compre ela na mesma semana de uma 50 STM, resumindo, a 50tinha duas semanas depois estava indo pra banha... huihauiahi... a lente é top demais e por esse preço (tbm paguei 1400) não vais encontrar outra f.14 nessa DF, nem próximo disso!
Apesar da pequena vinheta, não pretendo trocá-la tão cedo.



A ideia é usar ela em 1.4 a 1.8. De todo modo, devido aos comentários, acho interessante eu alugar ela antes pra ver se gosto....

Me diz uma coisa.. com rádio flash o problema de focar em 1.4 é reduzido ou continua muito ruim?


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 30 de Novembro de 2016, 10:07:09
A questão não é alente achar o foco, ela acha, mesmo sem o infravermelho, a questão é que qualquer movimento por menor que seja do modelo pra frente ou pra trás já está fora de foco novamente.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Fotógrafo Silva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #13 Online: 30 de Novembro de 2016, 10:15:45
A questão não é alente achar o foco, ela acha, mesmo sem o infravermelho, a questão é que qualquer movimento por menor que seja do modelo pra frente ou pra trás já está fora de foco novamente.

Se for só isso está tranquilo :)

Não vou usar em 1.4 sempre, mas me dará uma ótima margem de trabalho.


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #14 Online: 30 de Novembro de 2016, 10:22:31
A questão não é alente achar o foco, ela acha, mesmo sem o infravermelho, a questão é que qualquer movimento por menor que seja do modelo pra frente ou pra trás já está fora de foco novamente.

Isso não é um problema da lente em específico e sim da profundidade de campo curta! qualquer lente em f1.4 aconteceria isso... principalmente em DF maiores.
O problema de foco que tenho com ela são os mesmos que tenho com todas as outras lentes que uso.

A ideia é usar ela em 1.4 a 1.8. De todo modo, devido aos comentários, acho interessante eu alugar ela antes pra ver se gosto....
Me diz uma coisa.. com rádio flash o problema de focar em 1.4 é reduzido ou continua muito ruim?

O infra ajuda sim... o problema é acertar o ponto de foco com o infra, as vezes vc usa um que não tem, aí não pode ficar confiante nele... ou só usar o ponto central mesmo.
O problema de um radio com infra é que se vc está fazendo um evento, um casamento por exemplo, vai ficar "iluminando" a noiva o tempo todo com ele... isso aparece na filmagem e nas fotos do segundo fotógrafo, se tiver.
Eu, no seu caso, nem alugaria uma... vai que o cara vende pra outra e vc perde ela... se depois vc não gostar, que acho difícil, vende ela de novo... até pelo mesmo preço. OPINIÃO MINHA!
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1