Autor Tópico: Máquina fotográfica pode estragar no litoral?  (Lida 4438 vezes)

hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 25 de Novembro de 2016, 13:26:25
A resposta do Croix responde sua comparação sem pé e sem cabeça.

Impressionante como certas pessoas (hoje após as redes sociais percebemos como são muitas) se irritam por nada e levam as coisas para o lado pessoal. Respondem de forma áspera qualquer coisa que não seja igual àquilo que pensam. Parece uma guerra.
Isso nos faz entender (sem concordar, claro) aos radicalismos que ocorrem nas redes sociais onde os xingamentos, declarações de ódio e coisas do tipo acontecem.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #31 Online: 25 de Novembro de 2016, 14:35:45
:D

Moro no litoral desde criança.
Não moro na praia agora, estou a uns 6km da beira mar, mas meu pai ainda mora lá, de frente para as ondas...
Todos os eletrodomésticos da casa dele e a linha branca se acabam com uma velocidade impressionante.
Fogão dura uns 3 anos, Televisão lcd 2 anos se muito, geladeira dura mais mas enferruja aos 2 anos.
A fiação de telefone fixo precisa ser mudada totalmente a cada 2 anos, os lustres se acabam em um ano.
A pintura, interruptores de luz, portas envernizadas, fechaduras... nem vou falar.

É um inferno. Eu JAMAIS teria uma casa à beira mar. Só dor de cabeça atrás de gente pra consertar isso e aquilo, pintar, trocar coisas. Um saco.

Portanto se você não dá bola pra proteger sua câmera... é uma opção legítima sua, mas provavelmente ela vai durar muito menos que o usual.

Pois é.
Como disse anteriormente, a água salgada e altas temperaturas criam um vapor carregado de íons, que corrói metais e equipamentos eletrônicos mais rapidamente.
Se a câmera/lente é selada, reduz as chances de isso ocorrer, mas não a evita totalmente.

Sobre corrosão, até pessoal do ensino fundamental sabe:

http://brasilescola.uol.com.br/quimica/maresia-corrosao-dos-metais.htm


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #32 Online: 25 de Novembro de 2016, 17:37:07
A maresia come tudo igual a Pac-man...


Equipamento eletrônico com sistema de refrigeração ativo(ventoinha) pode não durar nem 1 ano...
Quando eu estava em Ipanema tive uma motherboard que morreu salgada e estava no oitavo andar...
Da galera teve várias GPUs, motherboards e HDs detonados pelo sal, a única maneira de
preservar é abrir a janela o mínimo possível e somente ligar o PC quando o
ar-condicionado já secou o ar do ambiente...

Conheci uma fotógrafa que usa a muitos anos uma Nikon D300 + 24-70mm f/2.8G ED na praia e está
tudo ok, mas ela não fica trocando de lente...
« Última modificação: 25 de Novembro de 2016, 17:43:18 por Pictus »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #33 Online: 26 de Novembro de 2016, 09:43:14
Eu trocava de placa mãe todo ano por causa da maresia, até que um colega me deu a dica de não desligar o computador.
Agora troco apenas o gabinete.

Uma câmera usada todo dia na praia, que seja limpa e bem guardada, vai quebrar por qualquer outro motivo antes da maresia ter alguma contribuição.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #34 Online: 26 de Novembro de 2016, 13:14:29
Se o cara é spammer ou não.. Dane-se ele...
Seguimos a conversa, pois o papo interessa.
Achei ótima a ideia do "saco estanque" zip-lock.
Próxima vez que for pra praia, vou testar.
Mas eu já levei a câmera algumas vezes pra praia e nunca tive maiores problemas. Sempre limpei bem tudo ao voltar pro hotel/pousada. E fiz uma limpeza mais rigorosa quando cheguei em casa, depois. Sempre uso aqueles paninhos específicos pra lentes e álcool isopropílico (de kits de limpeza ou farmácia), tanto no corpo, quanto nas lentes.


felippe.rosa

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #35 Online: 26 de Novembro de 2016, 14:57:55
Estou acompanhando o tópico. Até porque vou pra praia no próximo Natal. O que eu vejo problema é usar uma lente com zoom, que não seja vedada. Pode entrar areia e dai já era (ou pelo menos vai ficar ruim de usar). De resto é só tomar os cuidados que todos já falaram.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #36 Online: 26 de Novembro de 2016, 18:55:27
Se um dia eu descobrir alguem que teve algum problema em sua maquina fotografica, por causa do uso dela na praia, eu desenterrarei o topico para dizer a vcs.

O pior que pode acontecer, eh sujar o sensor ou a lente internamente com algum cisco de areai, o que em muitos casos uma xaqualhada ja resolve. Fora isso, nao tenho registro de nenhum outro problema.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #37 Online: 26 de Novembro de 2016, 22:04:36
Hoje passei a tarde na praia, fotografando kitesurf com os pés na água, usando a 55-250mm que não é selada e o tubo estende bastante nos 250mm.

Não usei o saquinho ziplock. Apenas tive o cuidado de guardar na bolsa quando não fotografava por mais tempo (já que estava com a família) e sempre tampar a lente em intervalos mais curtos sem fotos.

Chegando em casa, pano no corpo e papel higiênico macio umedecido com água potável no elemento frontal da lente. Depois disso, vai pra caixa com sílica.

Espero muito que a turma não deixe de fotografar com medo do mar. Principalmente quem não vive no litoral. Têm mais é que aproveitar as oportunidades.

A propósito, uma das fotos abaixo. Sem dúvida vale a maresia. haha.
Cabedelo, Paraiba, Brazil - November 26, 2016 - Man practices kitesurf on tropical beach by Kleber Cordeiro, no Flickr
« Última modificação: 26 de Novembro de 2016, 22:40:19 por kleberpicui »
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #38 Online: 27 de Novembro de 2016, 01:00:20
Viajo amanhã, e, sinceramente?
Tô bastante receoso e com medo por tantos comentários divergentes (maioria negativa).
Como disse, minha 80D recém adquirida é selada, mas a lente Tamron (17-50) comprada há apenas 2 semanas não é...


Não sei se arrisco ficar com 50tinha STM e perco fotos abertas... se coloco a Tamron e tenho perda em qualidade nas imagens correndo o risco de entrar areia por causa do zoom... ou ainda se arrisco fazer trocas de lentes...


OBS: Litoral paulista!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


edstk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 27 de Novembro de 2016, 02:39:09
Eu não ficaria tão receoso. Se você for passar uma temporada na praia com a câmera ela não vai pifar logo em seguida. Creio que isso possa acontecer, porém a longo prazo (morar ou passar meses no litoral, depois de muito tempo de uso).

Não moro no litoral mas nem sei quantas vezes já fui pra praia com a minha câmera, que não é selada e já tem mais de 4 anos, só sei que foram muitas vezes. Ela, inclusive, já tomou um splash de agua do mar  :doh:  :aua: (que enxuguei imediatamente). Como gosto de fazer trilhas também já levei ela para outros ambientes com bastante úmidade, tipo mata atlântica e cavernas, e ela continua funcionando até hoje.

Eu sempre tomo alguns cuidados pra diminuir o efeito da umidade/maresia... Deixo saquinho de sílica-gel na bolsa da câmera/lentes e quando saio de algum ambiente com ar condicionado não saco a câmera/as lentes logo de cara, deixo elas ficarem a temperatura ambiente dentro da mochila por um tempo. Se não fizer isso a umidade vai condensar no equipamento. Aconteceu isso uma vez e voltei rápido pro quarto com ar condicionado pra umidade evaporar mais rápido. É isso... a minha velha guerreira tem vários arranhoes mas continua firme e forte. :D  :ok:
« Última modificação: 27 de Novembro de 2016, 02:46:11 por edstk »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #40 Online: 27 de Novembro de 2016, 08:08:29
Volto a repetir, se vcs acharem alguem que teve problema na maquina por fotografar na praia. Eu dou uma medalha pq eh algo tao raro que eu nunca vi.

Minha D70s e D90, alem das demais cameras de filme que sempre usei na praia, sempre funcionaram como novas. E eu nao tenho frescura de ficar com medo e ser super protetivo. Uso normalmente como qualquer outro local, tomando os cuidados obvios e basicos. Como nao deixar cair na areia.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #41 Online: 05 de Dezembro de 2016, 19:51:53
Eu já caguei uma olympus de filme (daquelas que tiram fotos em dobro, acho que era a trip) numa viagem pra Fortaleza. Uma. Pegou muita maresia, cabou-se...
Acho que tomar cuidado não custa nada. Mal, certamente não faz.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #42 Online: 09 de Dezembro de 2016, 01:06:32
Bem... Fui, voltei e correu tudo bem!
Pra falar a verdade nem tive vontade de ficar fotografando, apenas curti as férias. Com exceção do dia reservado a um ensaio já programado...
Se estiverem a fim de conferir, agradeço!

https://www.flickr.com/gp/andreluigo/yD612G


Enviado de meu SM-G935FD usando Tapatalk
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2016, 01:07:32 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm