Autor Tópico: Como fazer um vídeo de viagem?  (Lida 31352 vezes)

Pedro Tiago

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
  • Gosto de viagens. Amo fotografia.
Online: 30 de Novembro de 2016, 19:33:56
Galera eu viajo bastante e eu gostaria de começar a filmar toda a viagem e depois editar e tentar fazer um "resumão da viagem" (por exemplo eu faço uma viagem de 7 dias, gravo as partes mais importantes e depois tento deixar com uns 5 minutos). Queria saber como editar... Podem me ajudar? Dês de já agradeço :)
Se você tem hipermetropia não use óculos, apenas use uma lente macro.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2016, 21:06:23
Galera eu viajo bastante e eu gostaria de começar a filmar toda a viagem e depois editar e tentar fazer um "resumão da viagem" (por exemplo eu faço uma viagem de 7 dias, gravo as partes mais importantes e depois tento deixar com uns 5 minutos). Queria saber como editar... Podem me ajudar? Dês de já agradeço :)

Infelizmente é uma pergunta muito genérica. Tem muita coisa envolvida, story telling, color grading, ajustes de iluminação, transição entre os takes, ajustes de áudio e acréscimo de narração,etc. Sem contar a escolha do programa de edição em si que já é uma novela por si só.

O que exatamente você quer saber?


Pedro Tiago

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
  • Gosto de viagens. Amo fotografia.
Resposta #2 Online: 30 de Novembro de 2016, 21:19:41
Infelizmente é uma pergunta muito genérica. Tem muita coisa envolvida, story telling, color grading, ajustes de iluminação, transição entre os takes, ajustes de áudio e acréscimo de narração,etc. Sem contar a escolha do programa de edição em si que já é uma novela por si só.

O que exatamente você quer saber?

Eu uso o Premiere para editar, sobre color grading e ajustes de iluminação eu já sei! Queria saber mais sobre como escolher uma boa música, como sincronizar, sobre transições.... Entende?
Se você tem hipermetropia não use óculos, apenas use uma lente macro.


dablio_wildmann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Dezembro de 2016, 07:48:01
Pedro, confia em mim, e baixe o sony vegas, eu uso a versão 11.
antes dele eu usava movie maker, eu estou surpreso como evolui usando o sony vegas,
é uma ferramenta incrível.

Eu tinha a mesma dúvida que você.

Baixa ele e passa assistir  os canais Brainstorming e TecnoDia no youtube, tudo que aprendi foi graças a eles.

Você vai ter autonomia sobre as musicas de fundo, destacar um momento do video, dar zoom, efeito de voz, coloração, infinidade de possibilidades, não perde tempo e baixe ele.
"Só se vive uma vez."


Pedro Tiago

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
  • Gosto de viagens. Amo fotografia.
Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2016, 15:38:04
Pedro, confia em mim, e baixe o sony vegas, eu uso a versão 11.
antes dele eu usava movie maker, eu estou surpreso como evolui usando o sony vegas,
é uma ferramenta incrível.

Eu tinha a mesma dúvida que você.

Baixa ele e passa assistir  os canais Brainstorming e TecnoDia no youtube, tudo que aprendi foi graças a eles.

Você vai ter autonomia sobre as musicas de fundo, destacar um momento do video, dar zoom, efeito de voz, coloração, infinidade de possibilidades, não perde tempo e baixe ele.
,
Cara, os softwares de edição que uso são o Premiere Pro cc 2017 e o Magix Vegas Pro 14, gosto mais do Premiere, conheço os dois canais que falou eu gosto de assistir o Brainstorm. Já o tecnodia... Está caindo muito! Queria aprender mais sobre destacar um momento igual vc disse. Obrigado pelas dicas!
Se você tem hipermetropia não use óculos, apenas use uma lente macro.


khallilquaresma

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
  • Eterno aprendiz!
Resposta #5 Online: 25 de Junho de 2019, 16:55:23
Eu uso o Premiere para editar, sobre color grading e ajustes de iluminação eu já sei! Queria saber mais sobre como escolher uma boa música, como sincronizar, sobre transições.... Entende?

Transições - é uma coisa à parte, creio eu, como leigo, que não dá pra ''ensinar'', ela é uma ferramenta com uma vasta possibilidade de opções, sendo assim, você tem ir testando para ver qual se encaixa melhor entre os takes. Claro que tem tutoriais na internet para isso, porém, como havia dito, acho que é uma ferramenta para ir testando a ponto de "dominar" e saber qual exatamente você irá usar só de ver o material bruto.

Música (trilha sonora) - é um elemento que até os profissionais se "batem" para achar uma trilha adequada ou à seu gosto. Existem sites e APP's, para isso..(não me recordo, mas internet você achará). Ou seja, só depende de você achar aquela trilha tão desejada, basta pesquisa e pesquisa... Como é uma viagem, procura tracks/faixas do gênero folk, indie... normalmente se encaixam legal, claro, dependendo do estilo e do que quer passar para o público/espectador.

Tenho pouco tempo na área, já usei o wondershare e atualmente uso o sony vegas 11 (já tem o 15 ou 16 se não me engano), porém, para mim, serve e muito! Dizem que o premier para iniciantes é mais complexo, não tenho embasamento para falar..

e quanto a sincronia? seria o que? do áudio e a imagem? Se tiver dificuldade para isso, existem plugins para isso, basta selecionar o plugin que automaticamente ele sincroniza.


Dica: Não espere viajar pra tentar produzir! Produza um, dois takes a cada dia, do seu cotidiano, do trabalho.. enfim, tudo é prática. Praticando todo dia, ao chegar na viagem, vai estar seguro dos planos, qual câmera e angulo usar.. e definitivamente o produto final será melhor.
« Última modificação: 25 de Junho de 2019, 16:57:21 por khallilquaresma »


phmn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #6 Online: 25 de Junho de 2019, 19:34:35
Eu estou aprendendo usando o "filmora"

Para o que eu sei, não me limita em nada.

Claro que para um moviemaker deve ser ruim :ok:


renan070294@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Julho de 2019, 14:28:29
Primeira coisa que digo, é uma frase que ouvi uma vez "Não crie, documente".
Mas vamos la, primeiramente, em relação a captação do video, use o que você, uma vez fiz uma viagem e eu tinha somente duas cameras, as piores que alguem poderia ter, uma era um celular Lumia 532 (horrivel) e o outro era uma daquelas cameras que colocam em carro para filmar acedentes, resolução maxima devia ser uns 720p (O video da aqui se quiser ver: https://www.youtube.com/watch?v=jaH9X_N16gM)
Não é um vídeo sensacional, mas foi o meu primeiro vídeo de viagem e fiquei bem satisfeito, eu simplesmente fui gravando, captando cada momento, tendo a mente aberta para minha criatividade e aproveitando todas as oportunidades. PS: sei que o video ficou muito longo, eu acabei esticando a musica de fundo pra poder caber todos os takes que fiz kkkk.

Mas enfim, depois de captar, a edição foi até simples, como eu estava contando a historia ao gravar cada momento, eu tinha que basicamente colocar os takes na ordem que eu gravei, fazendo alguns cortes de acordo com as batidas da musica, isso deixa o vídeo mais interessante. Eu usei o Sony Vegas ou foi o Premiere, não me lembro bem. "Renan, mas qual é melhor?", Cara, qualquer um serve, se é pra fazer uma edição simples assim, tanto faz, eu adorava usar o Vegas, até pra editar gameplays e tals, é muito melhor que o movie maker. O premiere é algo mais profissional, se quiser algo mais avançado e com mais possibilidade, usa ele. Existem outras opções, por exemplo o Davince Resolve, é um editor muito bom e que tem versão gratuita, ja resolve o que você quiser. Se tiver um MAC, tem o Final cut que era gratuito. Não conheço outros editores que possam ser completos, ja ouvi falar no Filmora, mas acho que é muito simples, nunca usei, mas nem tenho interesse.

Escolha uma musica que combina com o clima do seu video, encontre um banco de musicas, o youtube mesmo tem um com musicas gratuitas, tem um canal chamado Bye Bye Copyright que disponibiliza musicas sem direitos autorais, também é uma boa.

Se você quiser que os sons do video apareçam, é bom usar um microfone externo no seu equipamento, tem uns microfones legais e baratos no Aliexpress.

Basicamente é isso, se quiser saber algo mais avançado, só falar


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 16 de Julho de 2019, 16:51:47
Eu gosto das coisas simples. Transições, quando dentro do mesmo assunto, faço um corte direto. Quando muda de assunto, eu uso fade in/fade out. Se for algo bastante específico, acho que vale até colocar apresentação ou texto explicando o que é.

Sobre a música, depende do clima que vc quer passar. Não dá pra explicar. Seria como querer dizer o que vc deve colocar no seu filme ou não.

Sobre software, acho que qualquer um vai prestar, dependendo do nível de exigência. Já fiz vídeos que me deixaram satisfeito com o Kdenlive (open source, gratuito) e já fiz que não achei tão bons com o Davinci Resolve (profissional).
« Última modificação: 16 de Julho de 2019, 16:54:10 por felipemendes »


renan070294@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 17 de Julho de 2019, 15:57:30
Eu curto muito fazer transições na própria captação, Quando você vai sair de uma ambiente para outro, uma boa referencia são youtubers como o Peter Mckinnon. Aqui é um exemplo do Lucas PKTA, muito massa: https://www.youtube.com/watch?v=yPNqbup2KS8


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Julho de 2019, 16:27:03
Eu uso o Premiere para editar, sobre color grading e ajustes de iluminação eu já sei! Queria saber mais sobre como escolher uma boa música, como sincronizar, sobre transições.... Entende?
Pedro, vc usa o Premiere e não sabe como fazer essas coisas??? Qual Premiere???
Conhecimento importa mais que equipamento.


baiermiller

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
    • Fotógrafo de casamento
Resposta #11 Online: 04 de Agosto de 2019, 20:20:29
Hoje em dia tem vários apps pelo celular, mas sem dúvidas o Premiere é de lonje uma excelente opção!