Autor Tópico: Faculdade de Fotografia  (Lida 95194 vezes)

wfernandophoto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Siqueira
    • Fernando Siqueira Fotografia
Online: 14 de Dezembro de 2006, 22:01:34
Fala galera do MF!!!



Acabei de prestar faculdade de fotografia e começarei a cursar. Será um curso de duração de dois anos (formação superior em tecnologia). Trabalho e vivo de fotografia, acabei tomando essa decisão pois acho que em um futuro não muito distante o mercado exigirá uma formação específica em FOTOGRAFIA. Fiz uns cursos em SP, dou aula em uma escola de fotografia em SP, acabo de me formar em um curso de fotografia no Museu de Arte Moderna de São Paulo.  
Sei que faculdade não faz com que obrigatóriamente o profissional saia excelente mas acho importante que o mercado exija um curso superior específico, quem sabe assim não acabaremos com os picaretas que atuam em nossa área?
Queria saber a opinião de vcs.


Um abraço,
 
Fernando Siqueira
www.fernandosiqueira.com
www.olhares.com/fernandosiqueira
http://www.flickr.com/photos/fernandosiqueiraep1/ (fotos com a Olympus E-P1)
http://www.flickr.com/photos/fernandosiqueira/
Canon 5D Mark II, minha principal lente Nikkor 50mm 1.4 (essa lente arrebenta),Canon 35 mm 2.0; Nikkor 105mm 2.5 - Canon 24-105 4.0 IS L; Canon 70-200 2.8 IS L; Canon 50mm 1.8,  TC 2x, Extensor 25mm e um 580 Ex pra ajudar.
OLYMPUS E-P1 (Uma paixão!) - lente Zuiko14-42


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2006, 22:18:04
Eu acho a idéia de um curso superior muito boa (aliás acho que o fotojornalismo n]ão deveria ser jornalista, mas fotógrafo...rs)

A questão é regularizar os cursos e definir padrões
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


bass

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Dezembro de 2006, 23:55:04
Já pensei em Fazer a faculdade do SENAC em São Paulo, mas pelo que andei vendo existe a obrigatoriedade de se ter um equipamento analógico para se cursar, eu acho que deveria ser opcional.


wfernandophoto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Siqueira
    • Fernando Siqueira Fotografia
Resposta #3 Online: 15 de Dezembro de 2006, 00:12:14
Estou fazendo na Universidade Ibirapuera, não existe essa exigência.

Abraço!
Fernando Siqueira
www.fernandosiqueira.com
www.olhares.com/fernandosiqueira
http://www.flickr.com/photos/fernandosiqueiraep1/ (fotos com a Olympus E-P1)
http://www.flickr.com/photos/fernandosiqueira/
Canon 5D Mark II, minha principal lente Nikkor 50mm 1.4 (essa lente arrebenta),Canon 35 mm 2.0; Nikkor 105mm 2.5 - Canon 24-105 4.0 IS L; Canon 70-200 2.8 IS L; Canon 50mm 1.8,  TC 2x, Extensor 25mm e um 580 Ex pra ajudar.
OLYMPUS E-P1 (Uma paixão!) - lente Zuiko14-42


Marcio Vasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 552
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Dezembro de 2006, 14:23:09
Fernando,
Entrei lá no site, mas não a informação do valor da mensalidade.
Vc sabe quanto é??
Marcio Vasconcellos - Santa Clara - California
-------------------------------------
Nikon <3


wfernandophoto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Siqueira
    • Fernando Siqueira Fotografia
Resposta #5 Online: 16 de Dezembro de 2006, 15:30:12
Marcio,


A mensalidade está R$270,00 pilas e se vc quiser, eles deixam um computador com vc enquanto vc cursar a faculdade. O vestibular foi bem fácil.. sei que tem um vestibular no dia 13 de janeiro.


Um abraço,
 
Fernando Siqueira
www.fernandosiqueira.com
www.olhares.com/fernandosiqueira
http://www.flickr.com/photos/fernandosiqueiraep1/ (fotos com a Olympus E-P1)
http://www.flickr.com/photos/fernandosiqueira/
Canon 5D Mark II, minha principal lente Nikkor 50mm 1.4 (essa lente arrebenta),Canon 35 mm 2.0; Nikkor 105mm 2.5 - Canon 24-105 4.0 IS L; Canon 70-200 2.8 IS L; Canon 50mm 1.8,  TC 2x, Extensor 25mm e um 580 Ex pra ajudar.
OLYMPUS E-P1 (Uma paixão!) - lente Zuiko14-42


Marcio Vasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 552
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Dezembro de 2006, 23:49:16
Citar
Marcio,


A mensalidade está R$270,00 pilas e se vc quiser, eles deixam um computador com vc enquanto vc cursar a faculdade. O vestibular foi bem fácil.. sei que tem um vestibular no dia 13 de janeiro.


Um abraço,
Puxa, bem acessível!!!
Bem mais em conta comparado ao Senac. Sei que o curso do Senac é bem conceituado e, sinceramente não sabia desse curso da Unib. Agora até dá até p/ pensar em fazer num futuro próximo, em vez de ficar fazendo cursos.
Mantenha-nos informado sobre o conteúdo, qualidade, instalações e professores!!!!
(Que abuso né?! hehehehe...)  :thmbup:  
Marcio Vasconcellos - Santa Clara - California
-------------------------------------
Nikon <3


Giiiélen

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Feminino
  • amo fotográfia *-*'
    • meu orkut
Resposta #7 Online: 08 de Outubro de 2009, 22:24:21
Poxa, eu tenho apenas 14 anos e me interesso muito por Fotográfia.    :D
Estou planejando pra mim futuramente uma faculdade de fotográfia.
mesmo que não me renda uma boa vida financeira.  Sou fascinada por fotográfia, e gostaria de saber onde seria o melhor lugar pra eu cursar uma faculdade do gênero futuramente.

         
muito obrigado.  :ok:
Be the man like him.
                Porque a vida é curta.
            Por isso, não se arrependa do que não fez.
                    Always in my hearth.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #8 Online: 08 de Outubro de 2009, 23:32:28
Estou terminando o curso de Graduação Tecnológica em Fotografia Digital na UNIP esse semestre.
Optei por fazer a graduação por imaginar um curso organizado e completo, melhor do que ficar fazendo vários cursos livres por aí. Tive minha vontade atendida, mas os conteúdos são muito superficiais, acabo me aprofundando sozinho, com a internet e alguns poucos cursos livres, palestras e workshops.

A graduação em fotografia é sim um grande avanço no reconhecimento da profissão, dá nome e cara aos bois na nova geração de fotógrafos, mas esses cursos não são suficientes para ser um fotógrafo de fato, mas nenhuma faculdade forma um profissional completo.

Enfim, para um fotógrafo "velho de profissão" creio que não vale a pena, para quem está começando ou vai começar creio que seja um ótimo ponta pé.

Entre todos os cursos em SP o do SENAC parece ser o mais completo (é a única graduação de 4 anos, as outras são de 2 anos), mas também é o mais caro e o mais difícil de acessar (nos confins da Marginal Pinheiros). As outras opções são a Ibirapuera (em Moema), a UNIP (Paulista, Santana e Anchieta) e o Anhembi Morumbi (no Morumbi), essas últimas com preços semelhantes.

Abraços.


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 10 de Outubro de 2009, 12:21:45
Eu sou do princípio do que abunda não prejudica e também prefiro cursos mais completos, com grade curricular estruturada, com carga horária abrangente, a freqüentar cursos de curta duração. Nunca ingressei num por falta de tempo e de paciência para cursar uma nova graduação, com compromisso diário e depois de tanta estrada percorrida. Já pensei em ingressar na pós-graduação (especialização), uma porque não fiz especialização em nada, fui direito pro mestrado e outra porque era mais curto e ainda podia desenvolver um trabalho de pesquisa (monografia). Mas antes de começar, mudei da cidade.

Gosto muito do Senac e manifestar essa preferência já incomodou duas pessoas, nenhum dos dois eu respeito, por isso não estou nem aí e continuo achando o Senac uma, senão a melhor escola técnica do país. Fiz curso de datilografia (digito rápido, com todos os dedos e sem olhar no teclado, todo mundo acha isso fabuloso kkkk), auxiliar de escritório, xerox, matemática aplicada, enfim, um monte de cursos lá. Arrumei meu primeiro emprego através da indicação de alunos do Senac. Eles costumam, ou pelo menos costumavam, manter uma lista de alunos e, conforme a solicitação das empresas, eles encaminhavam alunos para entrevista.

Mas o curso de fotografia em S. Paulo, além de muito extenso pra uma formação técnica, dois anos pra mim é ideal, é caro também. Uma alternativa é o curso técnico, mas é bem difícil de entrar pelo limite de vagas. Então, é preciso procurar outras alternativas e em S. Paulo, por ser uma cidade grande, com muitos profissionais, tem muita alternativa interessante.

Só o fato de estar em contato diário com fotografia, mas não só repetindo o que já sabe, mas agregando novas informações e práticas, já acho mais do que válido.

Sem contar que amplia o rol de contatos. Isso, como já foi falado dias atrás, não é preponderante, mas é importante.

Também penso que pode ser um diferencial no mercado de trabalho, embora não favoreça uma pessoa com portfólio mediano de outra com um portfólio de qualidade inegável.

Enfim.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2009, 12:22:21 por Kika Salem »


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #10 Online: 10 de Outubro de 2009, 17:28:09
Kika também concordo, o SENAC (assim como o SENAI) é ótimo. O curso de fotografia que fiz lá foi bem completo, o professor que tive é experiente e trabalha com fotografia mesmo, não apenas dá aula. O que pode acontecer para alguém achar ruim é pegar um professor ruim, isso pode acontecer, mas no geral acho ótimos tanto o SENAC como o SENAI.

[ ]s

Formel


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #11 Online: 11 de Outubro de 2009, 18:36:41
Tenho uma visão um pouco diferente do SENAC, tive uma experiência bem ruim lá, uma pós-graduação em Mídias Interativas, 2 anos em um campus péssimo, professores desmotivados e muita desorganização. Mas é inegável que no ensino da fotografia o SENAC é referência, e o Campus Santo Amaro onde o curso acontece atualmente é um show a parte, lindo, muito bem estruturado, muito bem feito, pena que é longe pacas. rs

Abraços


GabiHerzog

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #12 Online: 11 de Novembro de 2009, 22:41:53
Oi gente...

Que bom que achei esse tópico, espero que alguém ainda responda.. :ok:
Eu andei pesquisando e no SENAC tem o curso de Tecnologo e o de Graduação em fotografia...
Como também tenho essa tendência a achar o SENAC melhor, gostaria de saber de vocês se alguém já frequentou ou conhece alguma pessoa que fez esse curso e o que achou.
O de Tecnologo está por volta de 270 reais... e sao 2 anos - a Graduação é impossível pagar... mas... se valer mesmo a pena.. o duro sao os 4 anos.

Obrigada!


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #13 Online: 11 de Novembro de 2009, 23:10:37
O curso é técnico, não tecnólogo.

Técnico = nível medio, segundo grau

Tecnólogo = graduação de curta duração, terceiro grau - Esse não tem no SENAC em fotografia.

Em ambos (técnico ou graduação no SENAC) provavelmente você estará bem servida, basta saber se sua intenção é ter uma formação puramente técnica ou uma formação acadêmica. Claro, o curso de 4 anos é muito mais completo, vai te ensinar mais e te fazer pensar mais, além de dar muito mais repertório.

Abraços.


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #14 Online: 12 de Novembro de 2009, 17:22:03
Vou prestar agora dia 12 de Dezembro o vestibular pro Bacharelado em Fotografia, de 4 anos de duração. Estou com boas expectativas sobre ir pra faculdade estudar fotografia. Espero voltar nesse topico em alguns meses para falar bem do curso :ok:

Abraços!
"Film is not dead, it just smells funny."