Autor Tópico: Faculdade de Fotografia  (Lida 95270 vezes)

Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #30 Online: 19 de Maio de 2010, 21:20:30
Continuo com a opinião de que faculdade de fotografia é para quem quer dar aula ..... para quem quer fotografar ser assistente de fotógrafo é muito mais valioso do que cursar a faculdade de fotografia. Aliás, todos os excelentes fotógrafos atualmente no Brasil, nenhum é formado em fotografia.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #31 Online: 20 de Maio de 2010, 09:49:33
Discordo em absoluto, Guto.

Obviamente que os grandes fotógrafos atuais não são formados em fotografia, afinal na época em que entraram na profissão (10, 20, 30 anos atrás) não existia nem "cheiro" de curso universitário de fotografia, só os cursos de artes, arquitetura e jornalismo davam uma "pincelada" no tema, não é à toa que temos grandes fotógrafos arquitetos, artistas e jornalistas...

Um curso universitário se propõe a te "especializar" no tema, e vai além, entender a história da arte, a história da comunicação, a linguagem, a semiótica, questões da ética e da legislação, entre muitas outras coisas, são aprendizados que ao "ralar como assistente" nunca se terá.

Ao jovem que está pensando em fazer faculdade eu aconselho fortemente o curso de graduação em fotografia, seja onde for.

Aline, muito triste ler seu depoimento, que chato isso, achei que o SENAC estive mantendo o curso de foto "em dia"...

Abraço.
« Última modificação: 20 de Maio de 2010, 09:50:17 por dondon »


andre3s

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 20 de Maio de 2010, 10:29:24
Por um acaso alguém conhece um curso de graduação em fotografia no RJ?
Vi que fizeram perguntas sobre curso a distância. Também fiquei interessado...

Bem, vou pesquisando! Se eu descobrir eu conto para vocês!

Abraços!
andre3s


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #33 Online: 20 de Maio de 2010, 10:59:38
dondon, mas se ele aprender tudo isso será um excelente conhecedor mas não um realizador. Se a pessoa quer fotografar o primeiro passo é realmente fotografar. O conhecimento você pode adquirir voltado a especialização e área que atua. Outra coisa: vejo excelentes fotógrafos quebrando porque não sabem administrar. Saber na teoria é muito diferente do que saber na prática. Um fotógrafo excelente pode não saber detalhes sobre a história da  fotografia mas mesmo assim continua conseguindo fotos excelentes. Mas não adianta nada saber tudo sobre a história da fotografia e não conseguir "fazer o click". Não acho que o estudo é dispensável. Só ach oque a prática, no caso da fotografia, é muito mais valiosa do que sentar em uma cadeira e ler livros. Até porque muita coisa que rola durante eventos, festas, estúdios e backstages não está nos livros..... e aí que mora o perigo. Tenho visto muitos jovens iludidos achando que ao sair da faculdade estão "prontos para o mercado" e acabam se decepcionando pelo que encontram. Vamos a um exemplo simples... No Senac você gasta em média uns R$800 por mês. Vezes 12 dá R$9.600. Em quatro anos são R$38.400. Com esse valor você consegue em apenas um ano fazer cursos e workshops com os mais feras do Brasil ( Danilo Russo, Leandro Nunes, Vinicius Matos, etc ). E ainda sobra grana para passar dois meses em NY fazendo outros cursos no ICP. Em um quarto do tempo você vai ter um conhecimento. Tá bom que não terá nível superior, mas perante o mercado isso realmente não faz falta.... Eu sei porque trabalho com foto e nunca ninguém pergunta se você tem faculdade. A única coisa que querem é ver portifólio e experiência. Faculdade de fotografia é exigida apenas para concursos públicos ( e mesmo assim só alguns.... ) e para quem quer dar aula ( mas tbm pode ser formado em outra coisa e ter especialização/pós ).
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #34 Online: 20 de Maio de 2010, 11:14:37
Sem dúvida, Guto. O cotidiano da profissão, os macetes, as manhas, relacionamento com clientes e administração do negócio você não aprenderá na universidade. Isso é bastante claro, você aprenderá no mercado, estagiando, sendo assistente, etc...

Mas não vejo incoerência alguma em fundir todo esse conhecimento técnico dos workshops com o conhecimento teórico, o que só a universidade vai te dar. Para os "novos fotógrafos" um caminho talvez seja: universidade e estágios/assistência e depois a especialização na área que fez o coração do cara bater mais forte...

Abraço.


Aline Ni

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #35 Online: 20 de Maio de 2010, 17:21:35
Obrigada Dondon por ser solidário com a minha revolta. Já fiz até uma denuncia ao mec pois é muito importante que um fotografo saiba tudo desde o inicio da fotografia.
Guto sei que não saimos da faculdade achando que sabemos muitas coisas, mas temos muito que aprender, porem ao fazer um curso mais aprofundado o fotografo tem sim um outro ponto de vista, aprendemos tambem calculos de como cobrar um trabalho.
Quanto á estágios é ai que a coisa pega e um dos motivos de eu estar querendo fazer a Ceunsp, pois gosto de fotografia forense, e consegui um estágio no instituto de criminalista, porem como o estágio NÃO É OBRIGATÓRIO no Senac, não pude realizar o mesmo, devido a nova lei do nosso querido presidente, onde estágios NÃO OBRIGATORIOS, devem ser obrigatóriamente remunerado e estágio OBRIGATÓRIO não precisa ser remunerado, eu pelo menos não achei coerencia nisso, talvez isso torne as coisas mais dificeis para alguns ao procurar um estágio, como no meu caso que é uma área específica e com órgão público.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #36 Online: 20 de Maio de 2010, 23:13:38
Aline, não entendo esse lance do estágio mesmo, já que para minha área o estágio é "na rua clicando" ( rs ). Agora existem cursos muito bons de marketing para fotógrafos e outras coisas que são importantes além da técnica fotográfica. Inclusive o Sebrae fornece bastante assistência e de forma gratuita a quem quer começar qualquer empresa. Eu acho bem legal fazer faculdade... acho extremamente válido. Só não defendo a faculdade de fotografia como forma de alguém ser fotógrafo, porque acho que existem meios mais eficientes, eficazes e baratos ( e que permitem que em bem menos tempo a pessoa esteja fotografando satisfatoriamente. 
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Raszejas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #37 Online: 07 de Junho de 2010, 18:10:44
Boa tarde gente !
Estou querendo fazer uma faculdade de fotografia em São Paulo, mas não sei qual seria a melhor.
Me indicara a Panorâmica da Artes, vocês saberiam dizer se ela é boa ? Bom, dizem que é a melhor, agora não sei.
Me ajudem por favor !
Obrigada, beijos . :)


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #38 Online: 08 de Junho de 2010, 09:26:28
não seria a PANAMERICANA de Artes ? Pelo que sei lá não é faculdade de fotografia.... precisava confirmar. Sei que o do Senac era bom. Tem também na Belas Artes, que é legal
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #39 Online: 08 de Junho de 2010, 21:52:27
O Curso da Panamericana não é graduação, é um curso profissionalizante sem reconhecimento do MEC, mas é ótimo!

Na Belas Artes só tem pós-graduação em fotografia, não graduação ou cursos profissionalizantes.

Graduação (faculdade) tem no SENAC (bacharelado), na UNIP, na Anhembi Morumbi e na Universidade Ibirapuera (esses três são tecnólogos).


Grazivieira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Feminino
Resposta #40 Online: 13 de Julho de 2010, 01:17:29
OLa... estou com muitas duvidas em relaçao que faculdade fazer, fotografia ou Publicidade... amo fotografia, ganhei ate uma camera semi-profissional, nao sei nada de fotografia, mais preteno, ir pra sampa fazer facul e cursos no museu de arte... queria dicas, o que devo fazer, e tbm, qual faculdade melhor, o valor!! se pudeer manda o site da facul!!!etc ... brigago desde ja!!!!

 :D
beijos
« Última modificação: 13 de Julho de 2010, 01:20:41 por Grazivieira »


Jamil nicolau de Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #41 Online: 08 de Setembro de 2010, 13:33:41
oi, Pessoal meu nome é jamil , fotógrafo a 26 anos, moro em Paraguaçu Paulista s.p aqui em Marilia e presidente prudente têm senac, eu gostaria de saber se o senac têm o curso superior de fotografia,se o diploma é reconhecido como grau superior pelo MEC e se com esse diploma posso ministrar aulas em faculdades ,tipo para jornalismo, propaganda etc..um abraço


Jamil nicolau de Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #42 Online: 08 de Setembro de 2010, 13:35:12
a minha duvida do senac se é só curso tecnico ai não serve.


thiagosilva010

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 728
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 08 de Setembro de 2010, 13:36:35
Minha dúvida é se o curso é técnico ou tecnologo???????


Fernando Valle

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 161
  • Sexo: Masculino
  • O olhar é o diferencial...
Resposta #44 Online: 09 de Setembro de 2010, 12:11:04
Como a galera já respondeu acima, o curso do senac é só técnico,para quem fez o segundo grau.
abraços