Autor Tópico: Fotos desfocadas.  (Lida 2887 vezes)

Sample

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Online: 01 de Dezembro de 2016, 09:07:06
Fala pessoal, bom dia!

Tenho uma Nikon D7100 e estou usando a lente Nikon Af Zoom-nikkor 24-85mm F/2.8-4d If toda vez que tiro uma foto com a abertura máxima do diafragma 2.8 a foto sai desfocada. Alguém poderia me dizer o que pode está acontecendo?


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2016, 09:23:54
Veja esse outro tópico que está sendo discutido.

Não sei se o link vai funcionar, mas é só vc procurar pelo nome.

Problemas com foco - Upgrade?

https://r.tapatalk.com/shareLink?url=http%3A%2F%2Fforum%2Emundofotografico%2Ecom%2Ebr%2Findex%2Ephp%3Ftopic%3D124538&share_tid=124538&share_fid=66132&share_type=t


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Daniel

Instagram: @danacqua


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Janeiro de 2017, 00:07:28
Em 2.8 (abertura grande) a profundidade de campo (DOF - depth of field) fica menor e consequentemente o foco fica mais estreito, curto.
Se houver um pequeno erro no foco para trás ou para a frente alguma coisa vai ficar fora de foco.

Prováveis correções:
1- O foco da lente não está bem regulado. Pode estar mais para a frente ou mais para trás. Há condição de fazer regulagem fina de foco na sua D7100 para cada lente usada. Isso só ocorre com essa lente ou com outras?

2- Você pode estar focando e recompondo. Essa de focar e recompor causa uma diferença na precisão de foco que pode causar desfoque. Use os pontos de seu sistema de foco com foco de ponto único e veja se melhora.

Leia outros tópicos nesse mesmo tema. Estude sobre profundidade de campo.

Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #3 Online: 11 de Janeiro de 2017, 09:46:23
Poste exemplos por favor ( com o exif ).


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 11 de Janeiro de 2017, 12:35:33

2- Você pode estar focando e recompondo. Essa de focar e recompor causa uma diferença na precisão de foco que pode causar desfoque. Use os pontos de seu sistema de foco com foco de ponto único e veja se melhora.


Aproveitando o gancho...como assim "focando e recompondo"?


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2017, 12:48:23
Aproveitando o gancho...como assim "focando e recompondo"?

Qdo foca com o ponto central e depois faz a composição sendo que o lugar onde focou não necessariamente fica no meio
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Janeiro de 2017, 16:38:22
Isso!
Você foca em uma pessoa com um ponto único e depois, sem soltar o botão disparador,  muda a composição da fotografia.
Depois clica com essa nova visão do quadro.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Janeiro de 2017, 19:18:28
Agora eu entendi!!
É que eu nunca consegui umas laaaaa muito nitidas como eu vejo por ai e já apanhei muito com isso por isso eu achei interessante....


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 13 de Janeiro de 2017, 01:16:27
Não sei se ficou claro mas focar e recompor em grandes aberturas é ruim.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #9 Online: 13 de Janeiro de 2017, 07:34:06
Fala pessoal, bom dia!

Tenho uma Nikon D7100 e estou usando a lente Nikon Af Zoom-nikkor 24-85mm F/2.8-4d If toda vez que tiro uma foto com a abertura máxima do diafragma 2.8 a foto sai desfocada. Alguém poderia me dizer o que pode está acontecendo?

 O foco em grandes aberturas e muito critico, e muito facil errar o foco.
Estudar sobre profundidade de campo vai ajudar muito, alem de treinar o suficiente, :ok:


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 13 de Janeiro de 2017, 09:13:56
Fala pessoal, bom dia!

Tenho uma Nikon D7100 e estou usando a lente Nikon Af Zoom-nikkor 24-85mm F/2.8-4d If toda vez que tiro uma foto com a abertura máxima do diafragma 2.8 a foto sai desfocada. Alguém poderia me dizer o que pode está acontecendo?

nem sempre (até onde já li) a abertura máxima da lente é a melhor... a lente tem sempre uma abertura a qual consegue extrair o máximo em nitidez e fidelidade de cores... mas dificilmente uma lente zoom faz isso na abertura máxima da lente...

já li até que se deseja qualidade melhor em aberturas máximas as prime (fixas) são as melhores...

tenta fazer as fotos com aberturas menores e regulando o DOF com a distância do objeto... aqui comigo funcionou bem... consigo desfocar o fundo, tenho uma qualidade ótima de cor e nitidez em uma sigma 24-70... mas como uso f/4.0 a f/5.6 o flash bomba no máximo... nada que afete a foto. para o que uso aniversários funciona bem...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 14 de Janeiro de 2017, 06:58:48
nem sempre (até onde já li) a abertura máxima da lente é a melhor... a lente tem sempre uma abertura a qual consegue extrair o máximo em nitidez e fidelidade de cores... mas dificilmente uma lente zoom faz isso na abertura máxima da lente...

já li até que se deseja qualidade melhor em aberturas máximas as prime (fixas) são as melhores...

tenta fazer as fotos com aberturas menores e regulando o DOF com a distância do objeto... aqui comigo funcionou bem... consigo desfocar o fundo, tenho uma qualidade ótima de cor e nitidez em uma sigma 24-70... mas como uso f/4.0 a f/5.6 o flash bomba no máximo... nada que afete a foto. para o que uso aniversários funciona bem...

 De modo teorico, geral, o melhor da lente sao 2 pontos mas fechado,
isto seria numa 2.8 um f/5.6  ,  a pesar da divertida moda das lentes "claras e escuras",
5.6 e quase o inicio da escala,(ate 22/32, tem chao), mas cada caso e um caso,
sempre deve ser testado tudo, de acordo com o trabalho.abs. 


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 16 de Janeiro de 2017, 14:16:05
De modo teórico, geral, o melhor da lente são 2 pontos mas fechado,
isto seria numa 2.8 um f/5.6 ,  a pesar da divertida moda das lentes "claras e escuras",
5.6 e quase o inicio da escala,(ate 22/32, tem chão), mas cada caso e um caso,
sempre deve ser testado tudo, de acordo com o trabalho. abs.

muito bem complementado agalons... do jeito que expliquei pareceu que o 5.6 é escuro kkkkk.

vi um vídeo no youtube que falava muito disso... o cara do vídeo disse uso uma lente 1.4 mas você pode usar 1.8 que não vai mudar em nada para o seu cliente... realmente pra maioria (quase totalidade) dos clientes não conseguiriam perceber a diferença do 1.4... 1.8 ou 5.6... isso tb pq a foto ser boa ou não influenciaria muito mais que apenas a abertura da lente...

no caso de fotografia da maioria dos eventos acredito que influencia mais agradar o cliente, fazer o tratamento do jeito que ele gosta, ele se sentir bem vendo a foto.

valeu.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #13 Online: 16 de Janeiro de 2017, 16:44:09
muito bem complementado agalons... do jeito que expliquei pareceu que o 5.6 é escuro kkkkk.

vi um vídeo no youtube que falava muito disso... o cara do vídeo disse uso uma lente 1.4 mas você pode usar 1.8 que não vai mudar em nada para o seu cliente... realmente pra maioria (quase totalidade) dos clientes não conseguiriam perceber a diferença do 1.4... 1.8 ou 5.6... isso tb pq a foto ser boa ou não influenciaria muito mais que apenas a abertura da lente...

no caso de fotografia da maioria dos eventos acredito que influencia mais agradar o cliente, fazer o tratamento do jeito que ele gosta, ele se sentir bem vendo a foto.

valeu.

Claro que o cliente nao vai ver diferenças minimas, nem quer saber disso
so quer ter um trabalho bem feito, uma bela recordaçao.
Se a lente 1.4 so deve ser usada assim, teria diafragma fixo, nao iria ate 22/32, :hysterical: :hysterical:
A pesar de ter 20 anos de eventos, nao consigo ver o "escuro" das lentes, :hysterical: :hysterical:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 16 de Janeiro de 2017, 21:29:26
Claro que o cliente nao vai ver diferenças minimas, nem quer saber disso
so quer ter um trabalho bem feito, uma bela recordaçao.
Se a lente 1.4 so deve ser usada assim, teria diafragma fixo, nao iria ate 22/32, :hysterical: :hysterical:
A pesar de ter 20 anos de eventos, nao consigo ver o "escuro" das lentes, :hysterical: :hysterical:

Lente fica escura quando se alimenta exclusivamente de luz ambiente :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs