Autor Tópico: Sistema - Fotos de Formatura  (Lida 2898 vezes)

Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Dezembro de 2016, 17:55:11
Olá!
Eu fui convidado de ultima hora fotografar a formatura de uma escola. Eu tenho apenas 10 dias pra resolver tudo.
Eu nunca fiz isso, vai ser de primeira viagem. Eu não faço ideia como o pessoal faz referente a contrato, formas de pagamento, valores e tals.
A unica coisa que consegui ver é o valor das tal beka que seria R$ 28,00 reais por pessoa la em Maringá. Parece que são 30 alunos.
Quem faz o pagamento? A Escola? O aluno?
Eu não sei se o pessoal costuma fazer um album para cada um, ou é apenas uma foto por aluno...alguem pode me dar um "flash"? :)

Valeu


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2016, 18:04:01
Olha, me formei na facul faz uns 2 anos, não me lembro de ter pago nada referente ao fotógrafo ter ido lá, então imagino que a Escola é quem contrata o trabalho dos caras.
Depois o fotógrafo me ligou, foi até a minha casa e apresentou as fotos impressas e eu fiz a escolha, pagamos não lembro como e depois fui lá buscar o álbum pronto.

Entendo que o cara ganha nas duas frentes, com a escola e com o aluno, eu não vi mas imagino que rolou um outro contrato a respeito do álbum que a gente comprou  :ponder:
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2016, 18:05:21 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2016, 19:41:07
Danilo, procura o Branco Mello ele faz formatura

Normalmente álbum de saquinho, 20x30, mas pode ter o álbum que o  cliente pagar

Aqui em SP tem um colega que já separa as fotos por grupo de pessoas, ele tem um lab e preço camarada... bem precisa confirmar se ainda faz, mas certamente já fez



Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2016, 20:13:10
Eu vou ver com ele....
Será que ele responde MP?


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2016, 21:15:30
Me parece uma boa pessoa e prestativa, vai te ajudar sim

« Última modificação: 01 de Dezembro de 2016, 21:16:24 por spositom »


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Dezembro de 2016, 21:26:09
Blz...eu vou tentar aqui....
Valeuu


Nataniel

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 565
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Dezembro de 2016, 16:52:35
Danilo, procura o Branco Mello ele faz formatura

O do Titãs?   :hysterical:
Só para descontrair, mas foi quem eu lembrei de cara
Saudades eternas de nosso Snow. Felicidades diárias com nossa Alanis


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #7 Online: 11 de Dezembro de 2016, 00:55:25

Citar
O do Titãs?   :hysterical:
Só para descontrair, mas foi quem eu lembrei de cara

Pô, cara, lamento te decepcionar, mas não sou ele não.  :D :D :D :hysterical: :hysterical:



Respondendo a pergunta acima do Danilo via MP.
Citar
Olá Branco!
Obrigado por seu retorno.!!
E quantas fotos costuma se fazer para cada um?
No caso a formatura é reservada. Seria na escola mesmo....

Eu apresento 3 modelos de álbuns diferentes, junto com os álbuns incluo alguns itens que chamo de pacotes.
Faço a apresentação e os formandos escolhem o que melhor lhes convir.
Se voce apreciar o modelo de contrato que te enviei. vai perceber isso.
No Contrato eu coloco logo o local de formatura, data e horário.
É bom fechar com  a turma toda se possível. Tambem é bom pedir exclusividade, para evitar muitos fotógrafos transitando no ambiente e atrapalhando seu serviço. Porem uma turma de 30 alunos seria melhor que voce disponibilizasse o minimo de 3, assim ficam 10x1, ou seja, 10 formandos para um fotografo, ate 2 faz o trabalho, porem como voce não tem costume, não aconselho.
A escolha do local é por conta da comissão da turma ou da escola. Ornamentação tambem, a não ser que voce ofereça isso tambem oque não aconselho pra que esta começando. Pessoalmente nunca fiz questão, é uma dor de cabeça a menos pra voce. Como conheço muitas empresas de Bufet aqui e ja cobri formaturas com elas, eu acabo indicando uma ou mais. Ai eles fecham direto com a turma.
Mesmo sendo na escola, o pagamento e contrato serão feitos com os formandos ou responsável individualmente, a não ser que a própria escola assuma a responsabilidade pelo serviço, ai voce fecha com a escola mesmo.
Sobre valores:
Vou citar um pacote mais simples que ofereço.
EX:
Beca Completa com canudo.  ( Todos alugados. Aqui as casas de alugueis de roupas não oferecem o canudo). Ha duas opções: o canudo é devolvido junto com a beca. Se for personalizado, ele(formando) fica. Esta segunda o canudo custa mais caro em até 80%.
Placa de vidro resinada 15x21 com a foto do formando
10 Convite simples em papel fotográfico 15x21
Album com capa personalizado simples com capacidade para 40 fotos 15x21
20 fotos 15x21
Poster 30x40 da foto escolhida
Nos eventos que eu faço não ha quantidade de fotos a serem feitas, fazemos varias, tambem não é obrigado ao formando ficar com todas, somente as 20 a que tem direito, porem caso ele se interesse é cobrado o valor por unidade às excedentes.
Tambem do liberdade de escolher as fotos que comporão o seu album, assim retiro a responsabilidade de errar na escolha. Graças à internet, envio por e-mail para cada formando todas as suas fotos em baixa resolução. Ele as escolhe e me informa somente o codigo.
Simples assim!
O valor deste pacote aqui custa em media 600 reais por formando.
Voce pode ou não colocar os itens acima ha vantagens e desvantagem, é claro.
Eles te ajudarão nos gastos e ainda rendem um lucro, se souber onde fazer. Se não tiver onde compra-los, melhor esquecer i ficar somente com as fotos e beca. Hoje eu não alugo mais a becas ja tenho as minhas próprias. Mas como esta começando melhor alugar, grande quantidade para profissionais de fotografias as casas sempre dão descontos, aproveite esses descontos e reverta-o em lucros. Nunca, mas nunca repasse para o formando pelo mesmo valor, parece safadeza eu sei, mas acredite, se fizer isso, lhe fará falta no final e pode não cobrir os gastos que voce irá ter com transportes. 
Um conselho, deixe alguem responsável em receber as becas e demais itens que a acompanham, logo apos o termino da cerimonia de colação. Alguns tendem a desaparecer misteriosamente.
Espero ter ajudado. Se conseguir fechar o contrato volta aqui pra dizer como foi.

 
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 11 de Dezembro de 2016, 11:54:51
Com certeza me ajudou!!!
Só que eu vou tentar no ano que vem só. Esse ano não deu.

Então para cada formando você fornece um tempo especifico de fotos e ai ele escolhe 20 delas é isso?


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #9 Online: 11 de Dezembro de 2016, 14:02:40
Com certeza me ajudou!!!
Só que eu vou tentar no ano que vem só. Esse ano não deu.

Então para cada formando você fornece um tempo especifico de fotos e ai ele escolhe 20 delas é isso?
Deixa eu tentar me fazer entender. :D :D
No decorrer do evento, fazemos fotos de todos ao mesmo tempo, como a entrega de diploma geralmente é feita por ordem alfabética não a risco de perder algun lance, esses eventos seguem um protocolo. Voce so tem que ficar atento.
Nos contratos eu coloco a quantidade de fotos iguais pra todos, supomos que seja 20 fotos para cada formando. Em um evento de de 30 formandos, fazemos cerca de 1200 fotos aproveitáveis, ja excluindo as redundâncias as desfocadas e as que tem gente com olhos fechados e coisas desse tipo. Ficando 40 fotos pra cada formando escolher as suas 20, qie são de direito, sobram 20, que ficam a sua disposição caso se interesse, o que não é dificil acontecer. Envio essas 40 fotos em baixa resolução, (somente para visualização)por e-mail para o formando escolher. Ele escolhe as 20 e acaba ficando com mais algumas das outras 20, um acabam ficando com todas. Essas eu cobro por unidade. Aqui custa 15 reais cada no tamanho 15x21.O pagamento é feito na entrega do album no prazo marcado em contrato.
Um conselho, faça sempre mais de uma foto do mesmo momento, pra não correr o risco de perde-lo e deixar o formando sem foto. Por isso usamos tres fotografos. Os fotografos auxiliares são freela.
Mais alguma duvida?
Abraço.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Dezembro de 2016, 12:11:41
Ahh então sim... Eu imaginava que o pessoal fazia também tipo um ensaio, com o uniforme e tals.... Tipo uma sessãozinha de fotos


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #11 Online: 13 de Dezembro de 2016, 12:20:15
Ahh então sim... Eu imaginava que o pessoal fazia também tipo um ensaio, com o uniforme e tals.... Tipo uma sessãozinha de fotos
Tambem. Fazemos um ensaio sim, mas este é antes da formatura, as fotos vão para os convites e caso o formando se interesse ele pode ja incluir algumas no seu album.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/