Autor Tópico: Westeros  (Lida 1888 vezes)

Luiz L.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 02 de Dezembro de 2016, 13:44:06

Westeros morning
by Luiz L Barbosa, no Flickr

Obrigado por ver e deixar um comentário.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2016, 13:51:12
Luiz,

A composição e iluminação está impecável. Só achei a profundidade de campo muito curta. Só as colheres com tempero estão bem focadas. Daí pra trás senti falta de nitidez.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2016, 13:53:57
Achei muito legal essa composição, cores e luzes, mas concordo com o amigo kleberpicui quanto a profundidade de campo. Acredito que tudo focado ficaria mais legal  ;)

Belo click
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Luiz L.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 02 de Dezembro de 2016, 14:05:51
Luiz,

A composição e iluminação está impecável. Só achei a profundidade de campo muito curta. Só as colheres com tempero estão bem focadas. Daí pra trás senti falta de nitidez.
Achei muito legal essa composição, cores e luzes, mas concordo com o amigo kleberpicui quanto a profundidade de campo. Acredito que tudo focado ficaria mais legal  ;)

Belo click

Olá amigos e obrigado por comentar!!  Sobre "tudo em foco" não dá pois há uma limitação física da lente usada, uma 50mm em f/10 de abertura!!!  Para colocar tudo em foco precisaria de mais f/16 e perderia muita luz. Afastar-me da cena também colocaria tudo em foco, mas o recorte seria grande... Usar uma lente 35mm também colocaria tudo em foco, mas a distorção da lente não me interessa. E finalmente, o mais importante, por que tudo tem que estar dentro do campo focal???


Fell Apart [explored - Thanks.!!! ]
by Luiz L Barbosa, no Flickr


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2016, 14:16:11
Como sempre, um show!!!  :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship:


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2016, 14:21:38
E finalmente, o mais importante, por que tudo tem que estar dentro do campo focal???

De fato, talvez não precise. Principalmente olhando a imagem em tamanho reduzido mal notamos a falta de nitidez.

Mas quando ampliei a imagem e fui fazer a leitura da foto que involuntariamente é de cima pra baixo, a primeira coisa que me deparo é com as garrafas e dá aquela vontade de coçar os olhos como se estivesse com problemas na vista, aí descemos a imagem e vemos os objetos em primeiro plano bem focadinhos. Talvez imagens com ângulo de mergulho, como a que postou depois, não causem esse efeito com o desfoque gradual, mas na imagem proposta eu senti, como descrevi.

Se usou luz contínua deve saber que diminuindo de f/10 pra f/16 dá pra compensar com a velocidade do obturador sem muita dificuldade, considerando o uso de tripé (se o reflexo da garrafa não me enganou).

Por fim, sem dúvida que isso não desmerece a qualidade da imagem. Está realmente muito boa, mas como eu sei que as pessoas normalmente postam as imagens aqui pedindo alguma crítica (eu particularmente faço nesse intuito), por menor que seja, senti que devia comentar essa minha sensação com com o plano focal.

Abraço!
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2016, 14:44:54
E finalmente, o mais importante, por que tudo tem que estar dentro do campo focal???


Não precisa! rsrsrsrr

Só faltou a torta de pombo na foto.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Luiz L.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 02 de Dezembro de 2016, 14:48:18
De fato, talvez não precise. Principalmente olhando a imagem em tamanho reduzido mal notamos a falta de nitidez.

Mas quando ampliei a imagem e fui fazer a leitura da foto que involuntariamente é de cima pra baixo, a primeira coisa que me deparo é com as garrafas e dá aquela vontade de coçar os olhos como se estivesse com problemas na vista, aí descemos a imagem e vemos os objetos em primeiro plano bem focadinhos. Talvez imagens com ângulo de mergulho, como a que postou depois, não causem esse efeito com o desfoque gradual, mas na imagem proposta eu senti, como descrevi.

Se usou luz contínua deve saber que diminuindo de f/10 pra f/16 dá pra compensar com a velocidade do obturador sem muita dificuldade, considerando o uso de tripé (se o reflexo da garrafa não me enganou).

Por fim, sem dúvida que isso não desmerece a qualidade da imagem. Está realmente muito boa, mas como eu sei que as pessoas normalmente postam as imagens aqui pedindo alguma crítica (eu particularmente faço nesse intuito), por menor que seja, senti que devia comentar essa minha sensação com com o plano focal.

Abraço!
Mais uma vez obrigado!!   :D      A foto foi feita às 22:00h na cozinha de casa com o uso de um flash 600EX e um difusor circular!!  kkkk   então não rola lente muito fechada....   
Quando olho uma imagem, procuro ver o todo e depois ir para o particular e procuro entender ou "adivinhar" as intenções do fotografo.  Ver no computador tem muito disso de rolar a imagem, então muitas das que eu faço eu penso se serão melhor vistas em uma plataforma tipo celular ou tablet ou em uma plataforma horizontal como a do desktop...

Valeu mais uma vez!


Luiz L.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 02 de Dezembro de 2016, 15:01:59
Como sempre, um show!!!  :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship:
:D  obrigado meu amigo!


Luiz L.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 02 de Dezembro de 2016, 15:02:42
Não precisa! rsrsrsrr

Só faltou a torta de pombo na foto.
:D :ok: :ok: :ok:   obrigado!!


Leorreia

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 243
  • Sexo: Masculino
    • Leo Froes
Resposta #10 Online: 02 de Dezembro de 2016, 15:21:51
Achei excelente a foto.
Quanto ao foco, por mim ficou bom assim..
Eu acho que eu só testaria cortar um pouco mais a parte de cima da foto, sobrou um espaço vazio que poderia ser menor, na minha opinião.
~ Know your limits, but never accept them ~


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #11 Online: 02 de Dezembro de 2016, 23:16:44
E finalmente, o mais importante, por que tudo tem que estar dentro do campo focal???

Por questão de gosto e pq pra mim TUDO na foto é importante e merece estar em foco. Na minha visão qdo vc "desfoca" algum elemento vc está tirando a importância dele na foto, tratando ele como algo estético talvez. Na foto do POST pra mim é desnecessário desfocar qualquer coisa uma vez que tudo combina pra essa composição muito boa por sinal.

Já nessa segunda foto q vc mandou aqui, pra mim está perfeita com esse DOF curto e a mim não incomoda nem um pouco.
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Nataniel

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 565
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 02 de Dezembro de 2016, 23:33:38
Achei bem legal! (as duas)  :clap:
Saudades eternas de nosso Snow. Felicidades diárias com nossa Alanis


GutoOliveira

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
Resposta #13 Online: 03 de Dezembro de 2016, 17:19:34
Muito boa, Eu gostei, ia gostar um tiquinho a mais se desse uma leve recuperada nas sombras, permitindo ver um pouco mais o lado esquerdo, mas só um pouquinho, mantendo a sensação de volume que a iluminação lateral  traz...

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk



angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #14 Online: 03 de Dezembro de 2016, 18:51:16
queria saber fazer uma iluminação dessas  :clap: