Falar que a China de hoje é o Japão do pós-guerra não é exatamente correto. Sim, a indústria japonesa trabalhou bastante com engenharia reversa para oferecer produtos( principalmente carros, motos e outros bens que impulsionariam a economia para se tornar uma potência mundial ) a um custo mais baixo do que os concorrentes. Foi o modo que encontraram para se estruturarem rápido, mas é bom lembrar que marcas como Honda, Toyota e outras já existiam antes da guerra.
É facil ver isso nos EUA, onde as principais marcas automotivas tem um segmento de luxo( Nissan/Infiniti, Toyota/Lexus, etc. ), pois lá as marcas originais ainda tem a fama de carros sem luxo e com nível de acabamento inferior, que foi a forma que encontraram de entrar no mercado americano.
Mas, a grande diferença é que no pós-guerra a indústria japonesa fabricava as próprias ferramentas para manufaturar seus produtos, com pouco ou nenhum investimento de empresas estrangeiras( época pre-globalização ). Ou seja, o investimento foi feito para reduzir custos de produção através de melhorias nas linhas de produção e oferecer produtos com alto nível de tolerância( poucos defeitos quando comparado ao número de unidades produzidas ). Quem quiser saber mais sobre isso, é só ler sobre o Toyotismo, que basicamente é uma maneira de gerir uma fábrica e suas linhas de produção que substituiu o Fordismo e que se mantém como padrão até hoje na indústria automobilística mundial.
O que ocorre na China hoje é que as principais marcas fabricantes de produtos estão instalando fábricas lá há algum tempo, devido ao baixo custo de mão-de-obra. Com a substituição dos ferramentais dessas empresas, a indústria de lá se apropria delas para fabricar produtos idênticos aos fabricados pelas grandes marcas mas com matéria-prima de baixa qualidade e que não está de acordo com o especificado e com baixo nível de tolerância, justamente para que o produto seja vendido como "original" mas com um preço muito inferior ao cobrado normalmente. Por isso mesmo que produtos de lá adquiriram a fama que tem hoje.
Não estou falando que a Yongnuo faz isso, mesmo porque não sou conhecedor da forma de trabalho da empresa, mas só queria explicar melhor a situação pois elas podem parecer parecidas, mas tem fundamentos totalmente diferentes.