Autor Tópico: Sigma art 85/1.4 vs Canon 85/1.2 vs Zeiss Otus 85/1.4 com a 5DsR  (Lida 4233 vezes)

Fabiosantos25

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 04 de Dezembro de 2016, 10:51:33
Olá pessoal!

Desde que a Sigma anunciou a 85/1.4 ART tenho acompanhado as primeiras avaliações publicadas, mas somente ontem encontrei a primeira que comparava diretamente a Sigma, Canon e Zeiss Otus.

A avaliação é em japonês :eek: porém com tradução em inglês e uma discussão do dpreview sobre esse review (links abaixo)

http://lenswork.tistory.com/entry/Sigma-85mm-f14-ART-vs-Canon-EF-85mm-f12Resolution-and-Bokeh

https://www.dpreview.com/forums/thread/4085083

Chama a atenção como a sigma tem sido consistente em todos os lançamentos da linha art buscando e conseguindo sempre uma resolução impressionante de ponta a ponta do quadro à ponto de ter uma resolução maior que a Zeiss otus que custa quase 3 veze mais (US$ 4000) como mostrado no gráfico nesse link http://lenswork.tistory.com/entry/Sigma-85mm-f14-ART-Review%EC%8B%9C%EA%B7%B8%EB%A7%88-%EC%95%84%ED%8A%B8-85mm-f14-%EB%A6%AC%EB%B7%B0.

O review chama atenção que nem sempre de resolução extrema se faz um bom retrato, na verdade quase o oposto, mas de qualquer forma ele compara uma objetiva de design antigo que prioriza nitidez alta no centro do quadro com uma queda rápida de resolução na borda com outra de design moderno que prioriza nitidez antes de tudo.

Algo que não foi comparado e que todos a essa altura estão se perguntando é sobre a precisão e consistência do AF. Quando essa lente estiver nas mãos de mais pessoas teremos uma avaliação mais objetiva com relação à isso.

Se o AF for consistente e preciso teremos uma objetiva de resolução muito maior (que pode ser reduzida na pós se necessário), mais barata, mais pesada, maior, bem menos aberração cromática e com bokeh agradável, porém aparentemente não tanto quanto a Canon.

Inclusive começaram os rumores sobre uma atualização da 85mm L que teria abertura de 1.4 e não mais 1.2 e pelo que vimos com a 35/1.4ii deve vir com uma resolução ainda maior que a sigma, ainda mais pesada e substancialmente mais cara.

Mas pelo que já se sabe até o momento alguém estaria considerando substituir a Canon 85/1.2 ou mesmo a Nikon 85 ou Sigma 85/1.4 antiga pela sigma art?

« Última modificação: 04 de Dezembro de 2016, 11:20:51 por Fabiosantos25 »
5D IV e alguns vidros


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #1 Online: 05 de Dezembro de 2016, 03:54:39
tudo bem que o japones tem muitos pauzinhos,mas pauzinhos com bolinhas so vi em koreano kkkkk
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Fabiosantos25

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 05 de Dezembro de 2016, 07:26:17
tudo bem que o japones tem muitos pauzinhos,mas pauzinhos com bolinhas so vi em koreano kkkkk
Sabia que àquele japonês estava meio esquisito!

Sent from my SM-N910C using Tapatalk

5D IV e alguns vidros


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #3 Online: 05 de Dezembro de 2016, 09:04:31
Olá pessoal!

Desde que a Sigma anunciou a 85/1.4 ART tenho acompanhado as primeiras avaliações publicadas, mas somente ontem encontrei a primeira que comparava diretamente a Sigma, Canon e Zeiss Otus.

A avaliação é em japonês :eek: porém com tradução em inglês e uma discussão do dpreview sobre esse review (links abaixo)

http://lenswork.tistory.com/entry/Sigma-85mm-f14-ART-vs-Canon-EF-85mm-f12Resolution-and-Bokeh

https://www.dpreview.com/forums/thread/4085083

Chama a atenção como a sigma tem sido consistente em todos os lançamentos da linha art buscando e conseguindo sempre uma resolução impressionante de ponta a ponta do quadro à ponto de ter uma resolução maior que a Zeiss otus que custa quase 3 veze mais (US$ 4000) como mostrado no gráfico nesse link http://lenswork.tistory.com/entry/Sigma-85mm-f14-ART-Review%EC%8B%9C%EA%B7%B8%EB%A7%88-%EC%95%84%ED%8A%B8-85mm-f14-%EB%A6%AC%EB%B7%B0.

O review chama atenção que nem sempre de resolução extrema se faz um bom retrato, na verdade quase o oposto, mas de qualquer forma ele compara uma objetiva de design antigo que prioriza nitidez alta no centro do quadro com uma queda rápida de resolução na borda com outra de design moderno que prioriza nitidez antes de tudo.

Algo que não foi comparado e que todos a essa altura estão se perguntando é sobre a precisão e consistência do AF. Quando essa lente estiver nas mãos de mais pessoas teremos uma avaliação mais objetiva com relação à isso.

Se o AF for consistente e preciso teremos uma objetiva de resolução muito maior (que pode ser reduzida na pós se necessário), mais barata, mais pesada, maior, bem menos aberração cromática e com bokeh agradável, porém aparentemente não tanto quanto a Canon.

Inclusive começaram os rumores sobre uma atualização da 85mm L que teria abertura de 1.4 e não mais 1.2 e pelo que vimos com a 35/1.4ii deve vir com uma resolução ainda maior que a sigma, ainda mais pesada e substancialmente mais cara.

Mas pelo que já se sabe até o momento alguém estaria considerando substituir a Canon 85/1.2 ou mesmo a Nikon 85 ou Sigma 85/1.4 antiga pela sigma art?

Depois de vender a minha (tão aclamada por muitos) sigma 35mm 1.4 ART, sigma nunca mais, não tem jeito, pode ser mais barata e tudo o mais, mas vejo que essas sigmas Art apenas priorizam nitidez absurda, sendo esse apenas uma dos fatores de uma bela qualidade de uma lente. Achei o AF pouco consistente em baixa luminosidade e não curti suas cores, contraste etc (sigma). Mas, gosto é gosto.

E apenas trocaria a 85L II pela 85L III.  :ok:


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #4 Online: 05 de Dezembro de 2016, 09:14:55
"Mas pelo que já se sabe até o momento alguém estaria considerando substituir a Canon 85/1.2 ou mesmo a Nikon 85 ou Sigma 85/1.4 antiga pela sigma art?"

Tenho a EF-85mm f/1.2L II, e não cogito em substitui-la por nenhuma outra 85mm de qualquer marca nos próximos 10 anos. Já é suficiente pra mim.
Tenho uma Sigma Art 35mm e estou 100% satisfeito (nem a EF-35mm f/1.4L II me deixaria assim). Custo-benefício extraordinário, mas já estou com um kit tão perfeito pras minhas necessidades, que não preciso mexer mais nada.

Só a Sigma Art 20mm f/1.4 que é um que poderia comprar caso surgisse num preço bom. 


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #5 Online: 05 de Dezembro de 2016, 09:19:21
Tens razão, a 85L II já uma baita lente, não precisando de ser trocada pelos próximos anos. Outra excelente que está aí no mercado a muitos anos e ainda não foi atualizada: 135L. "Perfeita", pois isso não existe, mas cobre todas as minhas expectativas.


Fabiosantos25

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 05 de Dezembro de 2016, 10:45:45
Tanto a 85/1.2ii e a 135/2 são projetos antigos que poderiam se beneficiar dos vários avanços feitos nos últimos anos tanto em design quanto materiais, coating etc. Por exemplo a aberração cromática na 85/1.2ii as vezes é muito evidente. É verdade que parte da graça é aprender a usar os pontos fortes dela, mas nem sempre é possível controlar todos os aspectos principalmente se não for uma sessão de retratos. Bem no Canon rumors existe relatos de prováveis atualizações dessas duas objetivas. Mas a essa altura a única coisa que se pode ter certeza é que não serão nada baratas.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk

5D IV e alguns vidros


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #7 Online: 05 de Dezembro de 2016, 11:19:20
Tanto a 85/1.2ii e a 135/2 são projetos antigos que poderiam se beneficiar dos vários avanços feitos nos últimos anos tanto em design quanto materiais, coating etc. Por exemplo a aberração cromática na 85/1.2ii as vezes é muito evidente. É verdade que parte da graça é aprender a usar os pontos fortes dela, mas nem sempre é possível controlar todos os aspectos principalmente se não for uma sessão de retratos. Bem no Canon rumors existe relatos de prováveis atualizações dessas duas objetivas. Mas a essa altura a única coisa que se pode ter certeza é que não serão nada baratas.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk

Sim, assim como nada na fotografia. Mas, se for atualizada por agora, é algo que demora muito tempo para  uma outra atualização. Bem diferente dessa coisa louca que é a atualização dos corpos. E as lentes conseguem se manter um bom preço no mercado de usadas, desde que conservadas.


amano

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #8 Online: 05 de Dezembro de 2016, 13:39:28
Olá galera.

Tenho a 35L e a 85L versão I e não tenho do que reclamar, para o meu uso não penso tão cedo atualizar pelas respectivas versões mais novas e muito menos pelas sigma, como nosso colega comentou acima, nitidez é apenas um dos pontos positivos a se considerar numa boa objetiva.
5DII | 5D | 35L | 85L | 135L | 24-70L | 80-200L


Fabiosantos25

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 13 de Dezembro de 2016, 12:04:45
Link para mais um review muito favorável...

http://www.ronmartblog.com/2016/12/review-sigma-85mm-f14-dg-hsm-art-yeah.html?m=1


Sent from my SM-N910C using Tapatalk

5D IV e alguns vidros


Janutbr

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
  • Sexo: Masculino
    • Site Profissional
Resposta #10 Online: 18 de Janeiro de 2017, 19:38:46
Eu gostaria de ter essa lente no meu kit, ainda mais depois dessa avaliação.  :D :D :D

5D Mark IV | 50 1.4 | 85 1.4 Sigma]Art[/b] | 35mm 1.4L II | 70D
Instagram: Januth
facebook.com/studios3j


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Janeiro de 2017, 21:57:29
sera que ja tem a venda no BR?
Ricardo Ghion


Fabiosantos25

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 18 de Janeiro de 2017, 22:09:30
Tenho olhado em todo canto. Não apareceu ninguém vendendo por aqui ainda.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk

5D IV e alguns vidros


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #13 Online: 18 de Janeiro de 2017, 23:05:21
Acabei de ver um Review dela, como de se esperar veio com o pedigree Art: bem construída, grande, pesada e nítida. Só não entendi direito se o AF está no mesmo padrão das outras e se o bokeh está no nível da Nikkor ou Canon.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Fabiosantos25

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 18 de Janeiro de 2017, 23:17:08
Bem, qualquer lente que não seja de foco manual é mais rápida que a Canon 85 1.2 :)  mas falando sério os reviews falam que o motor de foco é mais rápido que a versão anterior da sigma (30% mais torque segundo o fabricante) que o bokeh é excelente e que o foco é preciso e consistente. Mas ainda precisa cair na mão de mais gente para se ter uma ideia real no dia a dia. Agora uma objetiva criada de ponta a ponta para ser ultra nítida não deve bater o bokeh da 85mm 1.2 da Canon que foi desenhada para isso. Porém se o foco se mostrar preciso e consistente vai dar um trabalhão  para a Canon e Nikon.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk

5D IV e alguns vidros