Autor Tópico: Melhor NITIDEZ nas fotos  (Lida 2032 vezes)

DIEGOOLIVER

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 06 de Dezembro de 2016, 09:51:10
Galera, essa é a minha primeira pergunta aqui no Mundo Fotográfico!
Estou na fotografia tem pouco tempo e ainda sinto muita dificuldade em algumas questão!

Mas esse tópico aqui, seria em questão de NITIDEZ das fotos!
Vejo milhares de fotos todos os dias, e fico me perguntando, será que eu vou chegar la?

Fotometro tudo certinho, edito isso e aquilo, mas quando vou comparar minha foto com alguem, nossa, a minha foto fica la em baixo kk

A questão que eu mais peco é o seguinte:
Tenho uma 18-105m, uma Sigma 17-50 2.8 e uma 35mm 1.8!
Pergunto:
Em qual abertura, essas lentes dão melhor qualidade de imagem?
Se puderem me ajudar... ficarei mt grato.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 06 de Dezembro de 2016, 10:33:08
Olá, se vc fizer uma busca aqui no Fórum com certeza terá zilhões de tópicos à respeito desse assunto, mas via de regra a qualidade melhor nas lentes tende a ser em aberturas medianas ( + ou - f5.6-f8 ), conforme inclusive mostrado em avaliações e comparativos feitos por profissionais em sites e revistas.

Só que não da pra ficar preso a esses detalhes, é uma grande bobagem ficar evitando usar aberturas maiores ou menores, ou ISO altos, etc.

O que vale é o conteúdo, e faça o melhor possível em relação a aparência.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 06 de Dezembro de 2016, 11:49:48
http://www.imaging-resource.com/lenses/reviews/

escolha a lente e olhe o gráfico pra saber a melhor abertura.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Luiz Franco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Dezembro de 2016, 12:22:43
Além de aproveitar a melhor abertura das lentes, veja se não está fotografando com velocidades baixas demais e se não está tremendo a câmera.  :ok:
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2016, 12:25:29 por Luiztw »
Luiz Franco

Canon 5D - Canon 80D - Canon T2i - Canon G16 - Canon EOS 3 - Canon Elan 7n


S.SILVA

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Dezembro de 2016, 17:08:20
Não há dúvidas de que determinadas lentes, até mesmo pela qualidade ótica superior, realmente possuem maior nitidez que outras. Mas acho que não deve se preocupar demasiadamente com esse detalhe, afinal, mesmo com as lentes mais baratas é possível obter uma qualidade aceitável, desde que tome certos cuidados, como os que o Luiztw mencionou acima. O problema da falta de nitidez, a depender do grau de exigência de cada um, pode ser superado, em parte, com configuração na própria câmera, se fotografar em JPEG, ou com qualquer programa de tratamento de imagens. Acho que a preocupação maior deve estar sempre voltada para a qualidade estética e artística da foto, como bem lembrou o Raphael Sombrio.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2016, 17:14:41 por S.SILVA »


Zavan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
Resposta #5 Online: 06 de Dezembro de 2016, 19:35:20
Cara, Vou ser bem sincero com você, eu realmente fui acreditar que a lente fazia tanta diferença Quando comprei a minha 35mm 1.8 as fotos saem com uma nitidez Absurda cores e detalhes que a minha câmera nunca antes havia capturado com a lente do Kit ,
E olha que a minha câmera é uma Nikon D3100 bem básica.

Com essa lente você consegue pôr em prática vários conceitos de nitidez que antes pareciam não fazer diferença por exemplo em 3.5 a nitidez e as cores são extremamente altas e fidedignas sem contar que o bokêh, mesmo em 3.5, é muito mais bonito do que a lente do Kit.

Não que a do kit seja ruim, mas pela qualidade que eu queria entregar a 35mm 1.8 se tornou necessária

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2016, 19:37:38 por Zavan »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 06 de Dezembro de 2016, 21:57:21
Se eu fosse gravar esse vídeo novamente talvez eu mudasse algumas coisas mas o básico é o mesmo.

Assista e tire suas dúvidas.
https://youtu.be/2rY1vJTWMTc

Hoje eu consigo ótimas fotos com lente do kit pois domino melhor as técnicas.


Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 07 de Dezembro de 2016, 11:54:12
Aqui também te um bom material sobre nitidez.



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 08 de Dezembro de 2016, 14:48:13
Eu já recomendaria reservar um tempinho e fazer o teste você mesmo.

Capriche no foco, depois faça fotos com todas as aberturas, depois compare as diferenças no computador. Não se preocupe muito com a lente, pois na mesma abertura, o ganho de nitidez de uma lente "boa" sobre a lente do kit será mediano. Mas se você não conseguir dominar a lente do kit, não vai dominar nenhuma.

Caso esteja com dificuldade de focalizar certinho, use arbustos ou grama, de forma que alguma coisa fique em foco.