Autor Tópico: Conversão de câmera em infravermelho?  (Lida 1448 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Online: 07 de Julho de 2022, 11:10:10
To com uma Canon T3 aqui parada.

Alguém recomenda um lugar para fazer esse serviço? É caro?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 07 de Julho de 2022, 11:40:15
Não sei, não. Tô aqui só pra acompanhar e perguntar: Infravermelho somente ou infravermelho também? Perguntando de outra forma, vai substituir o filtro IR/UV por um vidro comum (espectro inteiro) ou vai mudar as frequências de corte pra capturar somente IR?

Pergunta 2, vale a pena colocar o vidro comum e um filtro clip-in IR por cima?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 07 de Julho de 2022, 12:07:54
Pelo o que pesquisei vi 03 opções:

Espectro visível + infra vermelho.

Apenas infra a cima de 720nm, dizia ser o mais recomendável para paisagem, minha provável opção.

Apena infra a cima de 830nm, efeito mais dramático ainda.

Citar
Pergunta 2, vale a pena colocar o vidro comum e um filtro clip-in IR por cima?

Não tenho ideia do que seria isso rsrsr
É outro jeito de fazer a conversão?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #3 Online: 07 de Julho de 2022, 12:23:18
Clip in filter:

« Última modificação: 07 de Julho de 2022, 12:23:59 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #4 Online: 07 de Julho de 2022, 12:34:43
Aqui tem um tutorial:
https://www.lifepixel.com/tutorials/infrared-diy-tutorials/canon-drebel-t3-ir

A muuuuuito tempo atrás resolvi fazer uma experiência com uma Nikon D70: comprei o filtro IR com o pessoal da Lifepixel e segui o tutorial deles de conversão.

Testei algumas lentes e descobri que a minha AF-S 24-70mm apresentava hot spot em várias situações/aberturas.

Exemplo do que é o hot spot com IR, observe a mancha no centro da imagem:


De qualquer maneira acabei desanimando com todo o processo de captura e edição com IR que vendi a câmera.

Uma opção seria comprar o filtro IR para trocar direto no sensor e verificar se alguma assistência técnica faz o serviço para você.

Outra coisa que tem de ver é que o autofoco erra. Algumas lentes mais antigas da Nikon tem uma marcação para foto com IR. E fazer o foco com a D70 dava um pouco de trabalho porque não tem Liveview. Tive de começar a criar algumas referências, o que me dava mais trabalho e me desanimava. Um amigo fez um conversão similar e a câmera dele tinha liveview, logo, o processo de conferir o foco era mais fácil. Mas tudo com foco manual.

Como a Canon T3 tem liveview é uma opção interessante para conversão.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 07 de Julho de 2022, 12:35:28
No caso é tirar o filtro original que barra o IR, colocar um vidro que deixa passar o espectro todo, e limitar com esse clip in?

Rpz, o que for mais barato.
Não preciso ter opção da luz visível nessa câmera.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 07 de Julho de 2022, 12:42:24
Pelo o que pesquisei vi 03 opções:

Espectro visível + infra vermelho.

Apenas infra a cima de 720nm, dizia ser o mais recomendável para paisagem, minha provável opção.

Apena infra a cima de 830nm, efeito mais dramático ainda.

Há várias opções. Esse fabricante, por exemplo, tem várias opções:



Citar
Não tenho ideia do que seria isso rsrsr
É outro jeito de fazer a conversão?

Como o André mostrou, é converter a câmera em espectro inteiro e aplicar filtros clip-in por cima do sensor. Com isso, a faixa que vc quiser, a câmera vai fotografar, inclusive o espectro visível se colocar um filtro IR/UV comum. É um pouco mais caro, e vc tem que procurar o filtro pro seu caso. Por exemplo:

https://usa.stcoptics.com/collections/infrared/products/irpass?variant=40267095081113





felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 07 de Julho de 2022, 12:47:18
Outra coisa que tem de ver é que o autofoco erra. Algumas lentes mais antigas da Nikon tem uma marcação para foto com IR. E fazer o foco com a D70 dava um pouco de trabalho porque não tem Liveview. Tive de começar a criar algumas referências, o que me dava mais trabalho e me desanimava. Um amigo fez um conversão similar e a câmera dele tinha liveview, logo, o processo de conferir o foco era mais fácil. Mas tudo com foco manual.

Lembro de termos conversado em outro tópico sobre o sensor de fase só ser preciso com luz visível.

Sobre onde converter, encontrei este tópico antigo, com conclusão:

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,101843.msg1047031.html#msg1047031


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.709
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 07 de Julho de 2022, 15:08:45

Para mim - é a opção que uso - simplesmente retirar o filtro IR (alguns chamam de ir-cut, hot mirror, etc.) que fica na frente do sensor, é a melhor opção. Com isso o sensor passa a capturar todos as frequências.

Para fotografias em todo espectro a camera já tá pronta.

Se quer fotografar somente as frequências acima do vermelho, atarracha um filtro IR circular na frente da lente com o valor para o efeito desejado, na faixa dos 600, 700, 800nm, e pronto.  Nao conheco a T3, mas se nao tem liveview nao vai conseguir ver nada no visor ótico, neste modo.

Se quiser fotografar novamente somente a frequência da luz visível, aí usa um filtro do tipo IR Cut na frente lente.

Venho usando desta forma em uma câmera que adaptei e me parece a melhor forma, pelo menos para mim.

---
ps.
Já usei estes tutoriais da lifepixel e são bem precisos.  Se não tiver segurança para fazer e passar para alguém com, nao deve dar erro não.

O link abaixo é um catálogo de lentes x IR hotspot
https://kolarivision.com/articles/lens-hotspot-list/

Este site da kolarivision.com é uma excelente fonte de informações sobre filtros diversos para uso em câmeras full spectrum.
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 07 de Julho de 2022, 15:16:10
Não tenho conhecimento para fazer esse procedimento, a ideia é a realmente pagar pelo serviço.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 07 de Julho de 2022, 15:18:30
Citar
O link abaixo é um catálogo de lentes x IR hotspot
https://kolarivision.com/articles/lens-hotspot-list/

Show de bola esse link, estava pesquisando isso que o André falou de hotspot.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs