Autor Tópico: Sigma Foveon a caminho  (Lida 7432 vezes)

Ernesto

• Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #30 Online: 10 de Dezembro de 2016, 12:29:17

O Foveon tem uns problemas e o principal é que para bons resultados tem que usar iso baixo, de preferencia o mais baixo. O ideal é ficar na faixa 100-200 nas pré Merrill e até 400 em emergência nas Merrill. Quanto mais alto o ISO, menor a saturação de cores e o ruido aumenta muuuito.

O sensor não gosta de exposições longas, de mais de 30s. Na verdade algumas câmeras limitam até o B na marra. Se usar longa exposição gera um ruido em bandas muito estranho.

Não há problema com pouca luz, desde que use iso baixo e exposição ate uns 15-30s

O sensor adora luz e te retribui com imagens fantasticas se acertar a expsoição. Pense que está usando um filme positivo tipo um Kodachrome 100 ou um Velvia 50-100.

É uma câmera muito, muito técnica e tem que saber exatamente o que está fazendo.
Não dá para imaginar em usa-las somente em jpeg, e se vocês acham o raw da Fuji complicado é porque nunca viram um X3F...
Tem gente aqui no fórum que teria um chilique se usasse uma Sigma.

Só, que se usada da maneira correta e nas situações que a favoreçam , a qualidade de imagem é insuperável.
Agora, não tente fazer fotografia esportiva nem eventos a noite com ela.

Aí já me anima...ou seja, ela não é ruim em "low light". Ela pede ISO 100. Só isso.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Muito bom !  :ok: Valeu.
O google não é tão confiável quanto eu mas, às vezes, linka os meus textos...

#Fotógrafo de Médio Formato Digital

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #31 Online: 10 de Dezembro de 2016, 12:47:09
Negligenciar a pós-produção em fotografia digital é como negligenciar a revelação e a ampliação na fotografia analógica.

JPEG = Polaroid. Pode até ficar bom mas se perde grande parte do potencial da foto.

Puxa, é uma pena mas, penso diferente.

Eu photoshopo desde 1993 (nem tinha JPG/RAW e dava certo).

E várias Nikon fazem JPG perfeito, assim como a Canon 1D X Mk 1 e 2.

Bem, seguindo o tópico, essa Sigma me atrai como um desafio/um lazer (mas não pode virar dor-de-cabeça  :ok:)

Só sussegarei quando tiver uma !  :ok:
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2016, 13:10:08 por Ernesto »

AFShalders

• Trade Count: (27)
  • Referência
  • "Bela câmera, mas mostre as fotos..."
    • Old Good Light
Resposta #32 Online: 10 de Dezembro de 2016, 16:49:14
Aí já me anima...ou seja, ela não é ruim em "low light". Ela pede ISO 100. Só isso.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Muito bom !  :ok: Valeu.

Dá para trabalhar perfeitamente em low light.
Reiterando que para a maioria é uma câmera insuportável. Eu simplesmente adoro todas as Sigmas.

Aqui tem alguns exemplos em baixa luminosidade ou condições com muitas sombras:

« Última modificação: 10 de Dezembro de 2016, 16:54:28 por AFShalders »
Ética não é negociável.

Viciado em Fotografia desde 1980
www.oldgoodlight.blogspot.com
www.flickr.com/groorj

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #33 Online: 10 de Dezembro de 2016, 22:02:35
Alguém podia pedir aos moderadores para abrir um link para cameras Sigma.. assim como exitem para outras cameras...
É complicado ficar usando o search e já teve vários tópicos sobre elas

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #34 Online: 10 de Dezembro de 2016, 22:19:48
Eu percebo um traço típico nas fotos daqui e da net onde, as que tem verde e amarelo (que são muito lindas) quase não tem azul.
e
as que tem azul, tem magenta.

parece um traço típico desse sensor, certo ?
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2016, 22:20:48 por Ernesto »

AFShalders

• Referência
    • Old Good Light
Resposta #35 Online: 10 de Dezembro de 2016, 22:25:30
Não tem nada a ver onde ter verde e amarelo não ter azul. Vou ver se acho algum exemplo no meu acervo.

Ética não é negociável.

www.flickr.com/groorj

AFShalders

• Referência
    • Old Good Light
Resposta #37 Online: 11 de Dezembro de 2016, 00:30:56
Azul + amarelo + verde

Ambas com a DP2 Merrill que é identica internamente à SD1 Merrill
As imagens não foram trabalhadas. É o RAW convertido direto para jpg com todos os controles zerados.

O unico problema com cores nessas câmeras é um BAITA estouro no canal vermelho se a exposição estiver errada para mais de +0.5-1.0 ponto.

« Última modificação: 11 de Dezembro de 2016, 00:36:43 por AFShalders »
Ética não é negociável.

www.flickr.com/groorj

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #38 Online: 11 de Dezembro de 2016, 14:16:02
Esta questão da exposição ser exigente favoreceria a SD Quattro em relação a SD1 Merrill ?

Pq no EVF vc vê na hora o problema, certo ?
E a SD1 Merrill, tem um metering "padrão" de 77 segmentos. (digo "padrão" pq ele é complexo para cenas de alto DR. De qq forma, a intenção não é discutir opiniões sobre ele ser bom ou ruim. Apenas confirmar se o Quattro seria superior, não pelo fotometro ML mas pelo fato da Quattro ter EVF, onde nossos olhos "fotometrariam".)

E isso ?
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2016, 14:24:36 por Ernesto »

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #39 Online: 11 de Dezembro de 2016, 14:27:25
...

As imagens não foram trabalhadas. É o RAW convertido direto para jpg com todos os controles zerados.

...

Isso seria o mesmo que fotografar direto em JPG nela ? Ou o conversor do SPP está muito superior ao do Firmware ?
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2016, 14:29:04 por Ernesto »

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2016, 15:04:33 por Ernesto »

AFShalders

• Referência
    • Old Good Light
Resposta #41 Online: 11 de Dezembro de 2016, 15:19:29
Ernesto,

O lance da Quattro é mais no tocante a ruido, a Sigma diz que ganha de um a dois pontos nisso nos isos mais altos. Algo do tipo o Ruido da Quattro em 800 ser similar ao da Merrill em 400. Não faz sentido em falar de ruido no iso base (100), porque ele é inexistente na prática.

Pelo que conversei com a Sigma America , as Quattro são um pouco mais tolerantes quanto a superexposição do que as Merrill. Nunca estive com uma Quattro em mãos, mas conheço bem as anteriores pois tenho algumas gerações de sensores Foveon aqui comigo e as Merrill são as mais chatas nesse sentido.

Aliás tem umas coisas interessantes. Por exemplo, não é problema algum nas pré Merrill usar objetivas "não Sigma SA", funcionam que é uma beleza. Nas Merrill as mesmas objetivas dão uns desvios de cor esquisitissimos, variáveis de acordo com a lente e com a exposição. No caso mais extremo, o centro da foto fica puxado para o magenta e as bordas para o verde. Nesse caso extremo, a correção é beeeeem chata, pois tem que fazer um perfil ótico para cada abertura e aplicar um gradiente de cor inversa. Dá para fazer no PictureWindow Pro, mas é coisa para iniciados...

A Sigma Japão me explicou o motivo:

"The color cast issue with SD1 camera caused because the camera couldn't read lens information properly.
The SD1 and SD1 Merrill read lens information and process images.
We started to incorporate it with SD1 and SD1 Merrill camera in order to achieve further improvement of image quality.
Former Sigma cameras didn't have this specification, therefore it doesn't occur this issue.
For your information, it is possible to minimize the color cast If you shoot images with RAW file.

Hope this information helps."

Ou seja, reforça o que eu disse. A maioria aqui surtaria com essas câmeras...

Quanto ao EVF da Quattro resolver ou não o problema, sinceramente não tenho idéia.

Uma coisa boa da Sigma é que eles são muito acessíveis e fazem de tudo que estiver no alcance deles para ajudar.

Ética não é negociável.

www.flickr.com/groorj

AFShalders

• Referência
    • Old Good Light
Resposta #42 Online: 11 de Dezembro de 2016, 15:30:11
da pra ver legal a problemática dos tons de pele.

É só fazer um balanço de branco manual e usar o modo neutro.
Dá uma olhada nas fotos do Carl Rytterfalk. São perfeitas.

em paisagem:

Em moda, do meu velho conhecido Jeff...

Low light, tambem do Jeff:

Ou seja, quem sabe fazer, simplesmente faz. Quem não sabe, faz reviews.
Ética não é negociável.

www.flickr.com/groorj

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #43 Online: 11 de Dezembro de 2016, 15:47:00
Ernesto,

O lance da Quattro é mais no tocante a ruido, a Sigma diz que ganha de um a dois pontos nisso nos isos mais altos. Algo do tipo o Ruido da Quattro em 800 ser similar ao da Merrill em 400. Não faz sentido em falar de ruido no iso base (100), porque ele é inexistente na prática.

Pelo que conversei com a Sigma America , as Quattro são um pouco mais tolerantes quanto a superexposição do que as Merrill. Nunca estive com uma Quattro em mãos, mas conheço bem as anteriores pois tenho algumas gerações de sensores Foveon aqui comigo e as Merrill são as mais chatas nesse sentido.

Aliás tem umas coisas interessantes. Por exemplo, não é problema algum nas pré Merrill usar objetivas "não Sigma SA", funcionam que é uma beleza. Nas Merrill as mesmas objetivas dão uns desvios de cor esquisitissimos, variáveis de acordo com a lente e com a exposição. No caso mais extremo, o centro da foto fica puxado para o magenta e as bordas para o verde. Nesse caso extremo, a correção é beeeeem chata, pois tem que fazer um perfil ótico para cada abertura e aplicar um gradiente de cor inversa. Dá para fazer no PictureWindow Pro, mas é coisa para iniciados...

A Sigma Japão me explicou o motivo:

"The color cast issue with SD1 camera caused because the camera couldn't read lens information properly.
The SD1 and SD1 Merrill read lens information and process images.
We started to incorporate it with SD1 and SD1 Merrill camera in order to achieve further improvement of image quality.
Former Sigma cameras didn't have this specification, therefore it doesn't occur this issue.
For your information, it is possible to minimize the color cast If you shoot images with RAW file.

Hope this information helps."

Ou seja, reforça o que eu disse. A maioria aqui surtaria com essas câmeras...

Quanto ao EVF da Quattro resolver ou não o problema, sinceramente não tenho idéia.

Uma coisa boa da Sigma é que eles são muito acessíveis e fazem de tudo que estiver no alcance deles para ajudar.

Cara, muito bom ! Fiquei curioso até de ir atrás de uma SD 15.

Precisa mesmo ter um link no forum de cameras sigma (igual tem de Nikon/Canon/Pentax)... Essas informações ficar "perdidas" no forum geral.

Será que é dificil fazer esse link ? Alguém conhece algum moderador pra pedir pra fazer ?

AFShalders

• Referência
    • Old Good Light
Resposta #44 Online: 11 de Dezembro de 2016, 15:55:40
Cara, muito bom ! Fiquei curioso até de ir atrás de uma SD 15.

Precisa mesmo ter um link no forum de cameras sigma (igual tem de Nikon/Canon/Pentax)... Essas informações ficar "perdidas" no forum geral.

Será que é dificil fazer esse link ? Alguém conhece algum moderador pra pedir pra fazer ?

Não sei se valeria a pena. Que eu saiba só o Bucephalus e eu temos Sigmas.
Ética não é negociável.

www.flickr.com/groorj