Autor Tópico: Sigma Foveon a caminho  (Lida 28579 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #75 Online: 20 de Março de 2017, 00:15:37
Agora eu também tenho as DP Merrill. Também gostaria de ver um link aqui para as Sigma Foveon, são poucos os usuários, mas ficaria mais visível no forum.
 :ok:


Quantos somos no total ?


Luiz Curcino

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 814
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #76 Online: 20 de Março de 2017, 11:19:38
Agora somos três?  :D
Mas, deve ter mais gente que, embora não tenham as câmeras Sigma Foveon, se interessam pelo assunto... e criem coragem para pegar uma pra ver se gostará ou se vai odiar!

Aproveitando o espaço, estou bastante admirado com os detalhes que o sensor Foveon entrega, mas de vez em quando acontece algo estranho nos
arquivos X3F que não tenho como explicar... por exemplo, suaves riscos na vertical no céu azul surgiram em uma imagem apenas, a maioria das imagens absolutamente normais... outros três arquivos X3F apresentaram uma estranha imagem toda esverdeada, verde limão kkk, cobrindo a foto assim que o SPP abre o arquivo e aplica as suas configurações para o X3F. O arquivo JPeg direto da câmera está normal.

Elenco esverdeado que muita gente reclama, observei muito pouco em uma ou duas imagens que corrigi manualmente o WB. Interessante é o comportamento do botão Sharpness. Nunca deverá estar acima de zero! Às vezes é preciso deixar em -1 ou -2... As fotos apresentam nitidez natural sem necessidade de afiar. Creio ser característica do sensor Foven que nem precisa do filtro AA. Se tentar dar uma afiada na imagem, ficará estranho.

Muita gente reclama também do SPP por não ter grandes recursos, ser lento, etc... Muitos costumam editar o básico no SPP e exportar em TIFF para outro editor. Mas não tenho percebido essa dificuldade e tenho editado sempre no SPP.

Segue um link para o arquivo X3F que aqui no SPP 6.4 e 6.5 apresentam esse problema que não consegui resolver:
https://ceosemeador.files.wordpress.com/2017/03/dp2m0089.pdf
O arquivo foi renomeado para PDF para que o wordpress aceite, favor renomeá-lo para X3F, caso interessem em baixá-lo e abrí-lo.

No momento estou adorando brincar com as DP Merrill. As outras câmeras minhas devem estar com ciúmes, guardadas no armário...  :assobi:

JPeg direto da DP2 Merrill está normal:


JPeg extraldo do SPP ficou assim:


« Última modificação: 20 de Março de 2017, 11:23:40 por Luiz Curcino »
Sony A7SII, A6000, RX10M4 • Sigma SD10 • Contax G: Biogon T* 28/2.8, Planar T* 45/2, Sonnar T* 90/2.8 •  Voigtlander: Heliar 15/4.5 II, 35/2.5, Nokton 35/1.2 e 50/1.5 • Rokinon 85/1.4 e-mount • Pentacon 50/1.8 • Trioplan 50mm 2.9 V Red M42 12 lâminas • Domiplan 50mm F2.8 • SMC Macro Takumar 50mm F/4 • S-M-C Takumar 50mm F/1.4


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #77 Online: 20 de Março de 2017, 11:32:16
Luis,

Tem alguma coisa muito errada na sua imagem, isso não é normal. Sempre acontece isso com o raw ?
Nunca vi nada parecido antes. Sua câmera pode estar com defeito. No Iridient tambem deu pau.

O SPP não é ruim, mas ele não tem uma coisa que acho fundamental que é ajuste de curvas, só pelos sliders, o que dá menos controle. Mas no geral o programa funciona muito bem.
« Última modificação: 20 de Março de 2017, 11:37:46 por AFShalders »


Luiz Curcino

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 814
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #78 Online: 20 de Março de 2017, 13:26:59
Luis,

Tem alguma coisa muito errada na sua imagem, isso não é normal. Sempre acontece isso com o raw ?
Nunca vi nada parecido antes. Sua câmera pode estar com defeito. No Iridient tambem deu pau.

O SPP não é ruim, mas ele não tem uma coisa que acho fundamental que é ajuste de curvas, só pelos sliders, o que dá menos controle. Mas no geral o programa funciona muito bem.

Isso aconteceu em 3 arquivos X3F das mais de 100 fotos que já tirei. Nos demais estão normais. Obrigado por ter experimentado o RAW aí, assim não podemos descartar que o problema pode ser na câmera...

Realmente para edição mais elaborada o SPP fica a dever. Se houver alguma foto que exige mais edição o jeito é exportar em TIFF após uma edição básica. Mas mesmo assim não gostei muito de editar o TIFF pois não apresenta muita tolerância para editar como o RAW. Por enquanto estou gostando de editar direto no SPP.
 :ok:
Sony A7SII, A6000, RX10M4 • Sigma SD10 • Contax G: Biogon T* 28/2.8, Planar T* 45/2, Sonnar T* 90/2.8 •  Voigtlander: Heliar 15/4.5 II, 35/2.5, Nokton 35/1.2 e 50/1.5 • Rokinon 85/1.4 e-mount • Pentacon 50/1.8 • Trioplan 50mm 2.9 V Red M42 12 lâminas • Domiplan 50mm F2.8 • SMC Macro Takumar 50mm F/4 • S-M-C Takumar 50mm F/1.4


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.708
  • Sexo: Masculino
Resposta #79 Online: 20 de Março de 2017, 14:04:17
Agora somos três?  :D
Mas, deve ter mais gente que, embora não tenham as câmeras Sigma Foveon, se interessam pelo assunto... e criem coragem para pegar uma pra ver se gostará ou se vai odiar!

Aproveitando o espaço, estou bastante admirado com os detalhes que o sensor Foveon entrega, mas de vez em quando acontece algo estranho nos
arquivos X3F que não tenho como explicar... por exemplo, suaves riscos na vertical no céu azul surgiram em uma imagem apenas, a maioria das imagens absolutamente normais... outros três arquivos X3F apresentaram uma estranha imagem toda esverdeada, verde limão kkk, cobrindo a foto assim que o SPP abre o arquivo e aplica as suas configurações para o X3F. O arquivo JPeg direto da câmera está normal.

Elenco esverdeado que muita gente reclama, observei muito pouco em uma ou duas imagens que corrigi manualmente o WB. Interessante é o comportamento do botão Sharpness. Nunca deverá estar acima de zero! Às vezes é preciso deixar em -1 ou -2... As fotos apresentam nitidez natural sem necessidade de afiar. Creio ser característica do sensor Foven que nem precisa do filtro AA. Se tentar dar uma afiada na imagem, ficará estranho.

Muita gente reclama também do SPP por não ter grandes recursos, ser lento, etc... Muitos costumam editar o básico no SPP e exportar em TIFF para outro editor. Mas não tenho percebido essa dificuldade e tenho editado sempre no SPP.

Segue um link para o arquivo X3F que aqui no SPP 6.4 e 6.5 apresentam esse problema que não consegui resolver:
https://ceosemeador.files.wordpress.com/2017/03/dp2m0089.pdf
O arquivo foi renomeado para PDF para que o wordpress aceite, favor renomeá-lo para X3F, caso interessem em baixá-lo e abrí-lo.

No momento estou adorando brincar com as DP Merrill. As outras câmeras minhas devem estar com ciúmes, guardadas no armário...  :assobi:

JPeg direto da DP2 Merrill está normal:
<...>

JPeg extraldo do SPP ficou assim:
<...>

Luiz,

Testei seu arquivo aqui no meu SPP 5 e aconteceu a mesma mesma coisa em jpg.

Já no Rawtherapee 5, consegui abrir o .x3f (tela abaixo) ...





... e salvei como .jpg (imagem abaixo) ...


... também consegui converter para .jpg usando o programa x2f_extract.exe (imagem abaixo)...



Para minha surpresa, embora o SPP tivesse capotado, nem o Rawtherapee nem o X2f_extract tiveram problemas em entender o RAW .x3f que você passou. Inclusive este último fazendo um belo trabalho na conversão.  infelizmente não tenho nenhuma pista sobre a razão que levou o SPP enxergar aquele .jpg no raw.

ps. as imagens que anexei aqui foram redudizidas (800px) para não ter problemas na publicação aqui no forum. Se desejar os .jpg originalmente gerados avise que dou um jeito de te disponibilizar.

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Luiz Curcino

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 814
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #80 Online: 20 de Março de 2017, 17:26:26
Luiz,

Testei seu arquivo aqui no meu SPP 5 e aconteceu a mesma mesma coisa em jpg.

Já no Rawtherapee 5, consegui abrir o .x3f (tela abaixo) ...


... e salvei como .jpg (imagem abaixo) ...

... também consegui converter para .jpg usando o programa x2f_extract.exe (imagem abaixo)...


Para minha surpresa, embora o SPP tivesse capotado, nem o Rawtherapee nem o X2f_extract tiveram problemas em entender o RAW .x3f que você passou. Inclusive este último fazendo um belo trabalho na conversão.  infelizmente não tenho nenhuma pista sobre a razão que levou o SPP enxergar aquele .jpg no raw.

ps. as imagens que anexei aqui foram redudizidas (800px) para não ter problemas na publicação aqui no forum. Se desejar os .jpg originalmente gerados avise que dou um jeito de te disponibilizar.

Vai entender o que aconteceu nesse arquivo X3F... Se abriu legal no Rawtherapee e no X2f_extract é alguma encrenca entre o arquivo e o SPP...
Esse X2f_extract faz um bom trabalho na conversão! Não conheço ele. Só conversão sem edição?

Obrigado por testar o arquivo RAW. Assim a gente vai tentando cercar  problema.
Sony A7SII, A6000, RX10M4 • Sigma SD10 • Contax G: Biogon T* 28/2.8, Planar T* 45/2, Sonnar T* 90/2.8 •  Voigtlander: Heliar 15/4.5 II, 35/2.5, Nokton 35/1.2 e 50/1.5 • Rokinon 85/1.4 e-mount • Pentacon 50/1.8 • Trioplan 50mm 2.9 V Red M42 12 lâminas • Domiplan 50mm F2.8 • SMC Macro Takumar 50mm F/4 • S-M-C Takumar 50mm F/1.4


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.708
  • Sexo: Masculino
Resposta #81 Online: 20 de Março de 2017, 22:40:46
<...>
Esse X2f_extract faz um bom trabalho na conversão! Não conheço ele. Só conversão sem edição?
<...>

Isso, não faz edição. Somente conversão de RAW .x3f para dng, tiff ou jpg. É um arquivo executável Mac, Linux ou Windows, iniciado a partir de uma janela de comandos, digitados. Não tem interface gráfica.

Procure por http://www.proxel.se/x3f.html ou https://github.com/kalpanika/x3f/releases para detalhes e download.
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.708
  • Sexo: Masculino
Resposta #82 Online: 20 de Março de 2017, 22:47:03
Só agora percebi... o nome do executável é x3f_extract.exe e não x2f_extract.exe como digitei lá em cima.
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Luiz Curcino

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 814
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #83 Online: 22 de Março de 2017, 09:57:10
Isso, não faz edição. Somente conversão de RAW .x3f para dng, tiff ou jpg. É um arquivo executável Mac, Linux ou Windows, iniciado a partir de uma janela de comandos, digitados. Não tem interface gráfica.

Procure por http://www.proxel.se/x3f.html ou https://github.com/kalpanika/x3f/releases para detalhes e download.

Entendi. Agora que me lembrei de encontrar vários comentários sobre o Kalpanika em forums sobre o Foveon. Então é o conversor de RAW .x3f para dng, tiff ou jpg. É mais uma opção que vou testar aqui.
Obrigado
Sony A7SII, A6000, RX10M4 • Sigma SD10 • Contax G: Biogon T* 28/2.8, Planar T* 45/2, Sonnar T* 90/2.8 •  Voigtlander: Heliar 15/4.5 II, 35/2.5, Nokton 35/1.2 e 50/1.5 • Rokinon 85/1.4 e-mount • Pentacon 50/1.8 • Trioplan 50mm 2.9 V Red M42 12 lâminas • Domiplan 50mm F2.8 • SMC Macro Takumar 50mm F/4 • S-M-C Takumar 50mm F/1.4


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #84 Online: 04 de Setembro de 2017, 16:03:25
Estou com coceira pra comprar uma SD1 Qattro H haha...


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.708
  • Sexo: Masculino
Resposta #85 Online: 03 de Março de 2018, 11:28:26
Ao que tudo indica uma nova versão, a 6.6, do SPP chegando.

https://www.dpreview.com/forums/thread/4260691#forum-post-60844272
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #86 Online: 03 de Março de 2018, 15:44:28
Uhuuuu !

Sigma Photo Pro 6.6
- Add tone curve function
- Add a window to compare the image before the composer.
- Add the ratings and color labels.

Enchi tanto o saco do departamento de R&D sobre as curvas e a comparação antes e depois !

"Sigma is doing a wonderful job with SPP. This program evolved a lot since the first version.
If you permit, I'd also like to suggest two simple features that I miss: curve adjustment and some way to compare images after-and-before adjusting. - A.F. Shalders"

"Also, thank you for your comments on the improvement of the software, SIGMA Photo Pro.
We will share your suggestion with our engineering team shortly. - H. Nishioka"

 :wub:

Taí uma empresa que eu respeito profundamente.
« Última modificação: 03 de Março de 2018, 15:45:12 por AFShalders »


Luiz Curcino

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 814
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #87 Online: 13 de Março de 2018, 10:15:42
Uhuuuu !

Sigma Photo Pro 6.6
- Add tone curve function
- Add a window to compare the image before the composer.
- Add the ratings and color labels.

Enchi tanto o saco do departamento de R&D sobre as curvas e a comparação antes e depois !

"Sigma is doing a wonderful job with SPP. This program evolved a lot since the first version.
If you permit, I'd also like to suggest two simple features that I miss: curve adjustment and some way to compare images after-and-before adjusting. - A.F. Shalders"

"Also, thank you for your comments on the improvement of the software, SIGMA Photo Pro.
We will share your suggestion with our engineering team shortly. - H. Nishioka"

 :wub:

Taí uma empresa que eu respeito profundamente.
Opa, novidades no SPP 6.6!
Valeu a "briga" AFShalders! Vou baixar a nova versão e testar.
Sony A7SII, A6000, RX10M4 • Sigma SD10 • Contax G: Biogon T* 28/2.8, Planar T* 45/2, Sonnar T* 90/2.8 •  Voigtlander: Heliar 15/4.5 II, 35/2.5, Nokton 35/1.2 e 50/1.5 • Rokinon 85/1.4 e-mount • Pentacon 50/1.8 • Trioplan 50mm 2.9 V Red M42 12 lâminas • Domiplan 50mm F2.8 • SMC Macro Takumar 50mm F/4 • S-M-C Takumar 50mm F/1.4


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #88 Online: 13 de Março de 2018, 11:25:59
Não saiu ainda :(


Luiz Curcino

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 814
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #89 Online: 14 de Março de 2018, 14:53:47
Não saiu ainda :(

Eu percebi  :(
Fui no site da Sigma e nada...
Só encontrei essa notícia no site da DPreview:
Sigma Photo Pro 6.6 is coming
https://www.dpreview.com/forums/thread/4260691
Sony A7SII, A6000, RX10M4 • Sigma SD10 • Contax G: Biogon T* 28/2.8, Planar T* 45/2, Sonnar T* 90/2.8 •  Voigtlander: Heliar 15/4.5 II, 35/2.5, Nokton 35/1.2 e 50/1.5 • Rokinon 85/1.4 e-mount • Pentacon 50/1.8 • Trioplan 50mm 2.9 V Red M42 12 lâminas • Domiplan 50mm F2.8 • SMC Macro Takumar 50mm F/4 • S-M-C Takumar 50mm F/1.4