Autor Tópico: Sigma Foveon a caminho  (Lida 28578 vezes)

Nataniel

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 565
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 08 de Dezembro de 2016, 20:53:27
A B&H vende a versão APS-C por 800 dólares, então esse valor de 1.000 que vocês estão mencionando parece meio inflado:
https://www.bhphotovideo.com/c/product/1234171-REG/sigma_sd_quattro_mirrorless_digital.html
Acho esse um valor bem honesto quando o corpo de uma Canon T6s custa 50 dólares a mais. A versão APS-H deve vir com um preço bom também. O único "problema" do sensor Foveon e das câmeras da Sigma é que elas são limitadas a velocidades e sensibilidades baixas.

$ 800 pelo que entendi, só o corpo, no final da página, aparece com a lente 30 mm a $ 1000,
O salário mínimo nos EUA, dá uma média de $ 1300/mês,
Dadas as proporções, se vivêssemos a mesma realidade, pagaríamos em torno de R$ 700 com a lente aqui (nem em sonho)
Saudades eternas de nosso Snow. Felicidades diárias com nossa Alanis


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 08 de Dezembro de 2016, 21:21:48
Um outo ponto que emperra o conjunto é o 'mount' nada democrático do corpo Sigma.


Isso eu já resolvi ha muito tempo, dá para usar objetivas de rosca e existem conversores de baioneta (não é adaptador) para converter Leica-R em baioneta SA. Sempre usei isso com as SD e funciona muito bem.

Por enquanto estou bem servido de Sigmas =)


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.708
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 08 de Dezembro de 2016, 21:59:04

Isso eu já resolvi ha muito tempo, dá para usar objetivas de rosca e existem conversores de baioneta (não é adaptador) para converter Leica-R em baioneta SA. Sempre usei isso com as SD e funciona muito bem.

Por enquanto estou bem servido de Sigmas =)

Pronto.  mordeu mordeu a isca AFshalders.  :-)

Senti sua falta no tópico.

Uso uma Leicaflex e esta conversão L-R para SA dependeria de ferramenta caso tivesse uma Sigma e quisesse usar estas lentes nela. Precisaria converte-las de volta para coloca-las na Leica novamente, o que seria meio chato.

Mas não sabia que adaptadores M42 - SA davam para focar no infinito.  Boa!  Valeu.






« Última modificação: 08 de Dezembro de 2016, 22:06:24 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Nataniel

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 565
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 08 de Dezembro de 2016, 22:12:15
Pronto.  mordeu mordeu a isca AFshalders.  :-)

Achei muito legal isso  :hysterical:
Saudades eternas de nosso Snow. Felicidades diárias com nossa Alanis


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 08 de Dezembro de 2016, 22:15:45
Pronto.  mordeu mordeu a isca AFshalders.  :-)

Senti sua falta no tópico.

Uso uma Leicaflex e esta conversão L-R para SA dependeria de ferramenta caso tivesse uma Sigma e quisesse usar estas lentes nela. Precisaria converte-las de volta para coloca-las na Leica novamente, o que seria meio chato.

Mas não sabia que adaptadores M42 - SA davam para focar no infinito.  Boa!  Valeu.


Grrrrrr....

Se você precisar eu converto para você. É bem fácil de reverter depois, em menos de 10 min.
Eu uso esse, conheço pessoalmente quem faz. É de uma qualidade absurda.

http://www.leitax.com/leica-lens-for-sigma-cameras.html


« Última modificação: 08 de Dezembro de 2016, 22:17:42 por AFShalders »


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.708
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 08 de Dezembro de 2016, 22:30:08

Grrrrrr....

Se você precisar eu converto para você. É bem fácil de reverter depois, em menos de 10 min.
Eu uso esse, conheço pessoalmente quem faz. É de uma qualidade absurda.

http://www.leitax.com/leica-lens-for-sigma-cameras.html

Verdade! conhece o cara!? Já fucei muito o site dele.  Empreendedor, joalheiro, artesão, físico e engenheiro numa única cabeça.

ps.  Aceito o convite de converter para mim, mas achava que fosse mais tempo. O suficiente para bebermos uns 4 ou 5 chopes, pelo menos.  Menos que isso não vale a pena.

Abraço.

« Última modificação: 08 de Dezembro de 2016, 22:35:49 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 08 de Dezembro de 2016, 22:41:37
Verdade! conhece o cara!? Já fucei muito o site dele.  Empreendedor, joalheiro, artesão, físico e engenheiro numa única cabeça.

ps.  Aceito o convite de converter para mim, mas achava que fosse mais tempo. O suficiente para bebermos uns 4 ou 5 chopes, pelo menos.  Menos que isso não vale a pena.

Abraço.

o David é uma pessoa muito legal, conheci-o em Barcelona, ele entregou pessoalmente uma encomenda que fiz a ele uns anos atrás. Só não o chame de espanhol, senão ele mete porrada. O cara é catalão até a última célula.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 09 de Dezembro de 2016, 21:16:16
Eu gostaria muito de saber como estão os JPGs desta poque os da SD1 parece que não são legais.

Eu prefiro cameras que dependam pouco de RAW.

Ih então esqueça. Tem que usar raw e acertar muito bem a exposição. A SD1 não perdoa erro, e nas Quattro a coisa ficou so um pouco melhor.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 10 de Dezembro de 2016, 07:47:44
magoei  :( sério mesmo ?

A fotometria eu acerto fácil. Tanto que vivo de APS-C na boa....

Mas, viver na dependência química (RAW+PC) não dá....  que pena..vou continuar "no arroz com feijão" do Bayer e continuar babando nesse caviar...de longe...


Negligenciar a pós-produção em fotografia digital é como negligenciar a revelação e a ampliação na fotografia analógica.

JPEG = Polaroid. Pode até ficar bom mas se perde grande parte do potencial da foto.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #24 Online: 10 de Dezembro de 2016, 09:10:01
Uma dúvida: falam por aí que ela é ruim em "low light"....

O que é ser ruim em low light ?
É pedir sempre ISO 100
 ou
é não fazer coisas boas nas sombras, nem mesmo pondo ISO 100 ?

Por ex, eu que tb vim do filme, faço qq coisa em ISO 100 na boa. Até mesmo à noite, nas ruas da cidade de SP (que são bem iluminadas), eu abro em 1.4 e faço 1/15 com ISO 100 fácil. Até com 1/30 faz.Tudo 100% JPG sem truques de Photoshops.

Como uma Sigma SD 1 Merrill faria isso ? Como uma Quattro faria ?


O Foveon tem uns problemas e o principal é que para bons resultados tem que usar iso baixo, de preferencia o mais baixo. O ideal é ficar na faixa 100-200 nas pré Merrill e até 400 em emergência nas Merrill. Quanto mais alto o ISO, menor a saturação de cores e o ruido aumenta muuuito.

O sensor não gosta de exposições longas, de mais de 30s. Na verdade algumas câmeras limitam até o B na marra. Se usar longa exposição gera um ruido em bandas muito estranho.

Não há problema com pouca luz, desde que use iso baixo e exposição ate uns 15-30s

O sensor adora luz e te retribui com imagens fantasticas se acertar a expsoição. Pense que está usando um filme positivo tipo um Kodachrome 100 ou um Velvia 50-100.

É uma câmera muito, muito técnica e tem que saber exatamente o que está fazendo.
Não dá para imaginar em usa-las somente em jpeg, e se vocês acham o raw da Fuji complicado é porque nunca viram um X3F...
Tem gente aqui no fórum que teria um chilique se usasse uma Sigma.

Só, que se usada da maneira correta e nas situações que a favoreçam , a qualidade de imagem é insuperável.
Agora, não tente fazer fotografia esportiva nem eventos a noite com ela.

« Última modificação: 10 de Dezembro de 2016, 09:18:04 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #25 Online: 10 de Dezembro de 2016, 16:49:14
Aí já me anima...ou seja, ela não é ruim em "low light". Ela pede ISO 100. Só isso.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Muito bom !  :ok: Valeu.


Dá para trabalhar perfeitamente em low light.
Reiterando que para a maioria é uma câmera insuportável. Eu simplesmente adoro todas as Sigmas.



Aqui tem alguns exemplos em baixa luminosidade ou condições com muitas sombras:
















« Última modificação: 10 de Dezembro de 2016, 16:54:28 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 10 de Dezembro de 2016, 22:25:30
Não tem nada a ver onde ter verde e amarelo não ter azul. Vou ver se acho algum exemplo no meu acervo.





AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #28 Online: 11 de Dezembro de 2016, 00:30:56
Azul + amarelo + verde

Ambas com a DP2 Merrill que é identica internamente à SD1 Merrill
As imagens não foram trabalhadas. É o RAW convertido direto para jpg com todos os controles zerados.

O unico problema com cores nessas câmeras é um BAITA estouro no canal vermelho se a exposição estiver errada para mais de +0.5-1.0 ponto.





« Última modificação: 11 de Dezembro de 2016, 00:36:43 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 11 de Dezembro de 2016, 15:19:29
Ernesto,

O lance da Quattro é mais no tocante a ruido, a Sigma diz que ganha de um a dois pontos nisso nos isos mais altos. Algo do tipo o Ruido da Quattro em 800 ser similar ao da Merrill em 400. Não faz sentido em falar de ruido no iso base (100), porque ele é inexistente na prática.

Pelo que conversei com a Sigma America , as Quattro são um pouco mais tolerantes quanto a superexposição do que as Merrill. Nunca estive com uma Quattro em mãos, mas conheço bem as anteriores pois tenho algumas gerações de sensores Foveon aqui comigo e as Merrill são as mais chatas nesse sentido.

Aliás tem umas coisas interessantes. Por exemplo, não é problema algum nas pré Merrill usar objetivas "não Sigma SA", funcionam que é uma beleza. Nas Merrill as mesmas objetivas dão uns desvios de cor esquisitissimos, variáveis de acordo com a lente e com a exposição. No caso mais extremo, o centro da foto fica puxado para o magenta e as bordas para o verde. Nesse caso extremo, a correção é beeeeem chata, pois tem que fazer um perfil ótico para cada abertura e aplicar um gradiente de cor inversa. Dá para fazer no PictureWindow Pro, mas é coisa para iniciados...

A Sigma Japão me explicou o motivo:

"The color cast issue with SD1 camera caused because the camera couldn't read lens information properly.
The SD1 and SD1 Merrill read lens information and process images.
We started to incorporate it with SD1 and SD1 Merrill camera in order to achieve further improvement of image quality.
Former Sigma cameras didn't have this specification, therefore it doesn't occur this issue.
For your information, it is possible to minimize the color cast If you shoot images with RAW file.

Hope this information helps."

Ou seja, reforça o que eu disse. A maioria aqui surtaria com essas câmeras...


Quanto ao EVF da Quattro resolver ou não o problema, sinceramente não tenho idéia.

Uma coisa boa da Sigma é que eles são muito acessíveis e fazem de tudo que estiver no alcance deles para ajudar.