Ernesto,
O lance da Quattro é mais no tocante a ruido, a Sigma diz que ganha de um a dois pontos nisso nos isos mais altos. Algo do tipo o Ruido da Quattro em 800 ser similar ao da Merrill em 400. Não faz sentido em falar de ruido no iso base (100), porque ele é inexistente na prática.
Pelo que conversei com a Sigma America , as Quattro são um pouco mais tolerantes quanto a superexposição do que as Merrill. Nunca estive com uma Quattro em mãos, mas conheço bem as anteriores pois tenho algumas gerações de sensores Foveon aqui comigo e as Merrill são as mais chatas nesse sentido.
Aliás tem umas coisas interessantes. Por exemplo, não é problema algum nas pré Merrill usar objetivas "não Sigma SA", funcionam que é uma beleza. Nas Merrill as mesmas objetivas dão uns desvios de cor esquisitissimos, variáveis de acordo com a lente e com a exposição. No caso mais extremo, o centro da foto fica puxado para o magenta e as bordas para o verde. Nesse caso extremo, a correção é beeeeem chata, pois tem que fazer um perfil ótico para cada abertura e aplicar um gradiente de cor inversa. Dá para fazer no PictureWindow Pro, mas é coisa para iniciados...
A Sigma Japão me explicou o motivo:
"The color cast issue with SD1 camera caused because the camera couldn't read lens information properly.
The SD1 and SD1 Merrill read lens information and process images.
We started to incorporate it with SD1 and SD1 Merrill camera in order to achieve further improvement of image quality.
Former Sigma cameras didn't have this specification, therefore it doesn't occur this issue.
For your information, it is possible to minimize the color cast If you shoot images with RAW file.
Hope this information helps."
Ou seja, reforça o que eu disse. A maioria aqui surtaria com essas câmeras...
Quanto ao EVF da Quattro resolver ou não o problema, sinceramente não tenho idéia.
Uma coisa boa da Sigma é que eles são muito acessíveis e fazem de tudo que estiver no alcance deles para ajudar.