Autor Tópico: Sigma Foveon a caminho  (Lida 28591 vezes)

AFShalders

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Resposta #30 Online: 11 de Dezembro de 2016, 15:30:11
da pra ver legal a problemática dos tons de pele.

É só fazer um balanço de branco manual e usar o modo neutro.
Dá uma olhada nas fotos do Carl Rytterfalk. São perfeitas.





em paisagem:



Em moda, do meu velho conhecido Jeff...



Low light, tambem do Jeff:



Ou seja, quem sabe fazer, simplesmente faz. Quem não sabe, faz reviews.


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Resposta #31 Online: 11 de Dezembro de 2016, 15:55:40
Cara, muito bom ! Fiquei curioso até de ir atrás de uma SD 15.

Precisa mesmo ter um link no forum de cameras sigma (igual tem de Nikon/Canon/Pentax)... Essas informações ficar "perdidas" no forum geral.

Será que é dificil fazer esse link ? Alguém conhece algum moderador pra pedir pra fazer ?


Não sei se valeria a pena. Que eu saiba só o Bucephalus e eu temos Sigmas.


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Resposta #32 Online: 11 de Dezembro de 2016, 15:56:47
Isso seria o mesmo que fotografar direto em JPG nela ? Ou o conversor do SPP está muito superior ao do Firmware ?

Não. O SPP é mil vezes melhor (e mais lento)


AFShalders

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Resposta #33 Online: 11 de Dezembro de 2016, 18:01:00
Isso é muito curioso..
Na sua experiência, isso não parece algo criado de propósito para vender lentes SA ? É estranho demais pra ser 'deslize' de engenheiro.

De qq forma, hoje, eu só usaria lentes Art nela.

Não acho que tenha sido proposital, mesmo porque é contornável. O firmware das Merrill aplica um monte de correções óticas como as Fujis fazem com o Lens Modulation Optimizer. Não sei se as Quattro fazem assim.

É curioso como algumas lentes da Sigma tidas como mais ou menos ( vide a 18-250 da série "não global vision")  ficam boas nas Merrill. Certamente tem a ver com essas correções. O Próprio Sigma Photo Professional melhorou muito, mas tomara que o puxão de orelhas que eu dei neles funcione e na próxima versão tenhamos uma boa surpresa.

Uma coisa que me intrigou em um contato foi essa resposta:

"Thank you for your special interest in Sigma cameras and for your support.
We are continuously working to improve the quality of the FOVEON sensor and the software. Please be patient and soon we will have good news for you"

São raríssimas as empresas que mantém esse nível de conversa com usuários comuns.


Aqui tem umas coisas interessantes para ler:

http://www.amateurphotographer.co.uk/latest/photo-news/exclusive-interview-80154
http://www.imaging-resource.com/news/2014/04/02/sigma-qa-part-i-ceo-kazuto-yamaki-explains-why-so-few-pentax-mount-lenses
http://www.imaging-resource.com/news/2014/04/08/sigma-qa-part-ii-does-foveons-quattro-sensor-really-outresolve-conventional
http://www.imaging-resource.com/news/2014/11/26/sigma-qa-kazuto-yamaki-micro-four-thirds-lenses-full-frame-foveon-feasible

O melhor aqui:
http://hikari-and-kage.blogspot.com.br/2014/04/introduction-to-quattro-sensor-lecture.html





Pictus

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Resposta #34 Online: 11 de Dezembro de 2016, 19:00:05
O melhor...  :D
http://www.digitalrev.com/article/threat-of-zombie-attack-forces-sigma-to-keep-making-cameras
"My father founded this company and his dream was to become a camera manufacturer," Yamaki responded.
"As a son, we have to continue otherwise he’ll come back to me as a zombie and may try to kill me.”


cxpostal

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Resposta #35 Online: 13 de Dezembro de 2016, 11:55:05
Ufa! Li muita coisa e ainda muita coisa por ler.  Ainda bem!


Dando um pequeno 'break' na leitura, resolvi postar aqui uma dúvida. Seguinte:

No sensor Quattro a proporção de densidade nas camadas passou a ser de 1:1:4 e não 1:1:1 como o original X3. Isto, ao contrário do que pensava inicialmente, tornaram as coisas mais leves, ou seja, 5:5:20 Vs. 20:20:20, sem prejuízos.

A camada de maior densidade é a primeira, por conta do menor ruído.  A dúvida que surgiu é: porque camada (B)lue foi a escolhida? Simplesmente por ser a primeira? Se a primeira fosse a (G)reen ou a (R)ed poderiam ser elas a de maior densidade?  Porque não a (G), favorecida na tecnologia Bayer por questões de percepção de luminância?

Entendi alguma coisa errada? Perdi algo durante a leitura?


Em tempo:

Agradeço aos que postaram os links de referência. Muito técnicos os artigos, mas alguns com amenidades antológicas: impagável descobrir que o sufixo '...ON' de FOVEON é uma alusão ao mesmo sufixo de NIKON e CANON, e que levou a troca do nome original.

Admirava a Sigma pela sua iniciativa e perseverança em construir e manter uma outra tecnologia de sensores. Depois de ler os artigos e em particular as entrevistas/apresentações do seu CEO, passei admirar a empresa pelo seu *conjunto da obra*.  Fiquei com a impressão, ou certeza mesmo, que iniciativas de engenharia disputam lado a lado com direcionadores de planejamento e marketing.  As posturas do Kazuto Yamaki em suas respostas são sempre muito técnicas e de valorização da sua área de engenharia.  Não é sempre que vejo este comportamento em outros CEO. Aliás, nem vejo os outros CEO externando suas impressões cara a cara em uma entrevista.

Os frutos estão sendo colhidos: crescimento de 25-30% em um mercado disputado com gigantes e o reconhecimento de suas lentes ART como referência técnica.

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
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Resposta #36 Online: 13 de Dezembro de 2016, 12:09:04
Foi escolhida a camada azul porque é a primeira. Quanto mais profunda a camada, maior o caminho percorrido pelo fóton e por causa disso maior o ruido. A camada azul tem pouquissimo ruido e a vermelha, é a que tem mais.

Já fiz imagens PB em ISO 3200 na Merril, usando a camada azul, praticamente sem ruido. Se selecionar a camada vermelha, ai lascou... Uma ruideira medonha.

Note uma coisa importante: As camadas do foveon não registram exclusivamente a "cor delas". Todas as camadas registram todo o espectro, porém o pico de sensibilidade é na "cor dela". Na leitura traduzida ele explica isso.

O Foveon não tem nada a ver com os sensores baseados em mosaico de cor como o Bayer e o Xtrans.


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Resposta #37 Online: 13 de Dezembro de 2016, 12:11:20
kkkk show ! Isso explicaria porque a camera é tão "espartana" (sem lcd em cima, lcd atras ultrapassado, lenta, sem video...)
O cara só faz o minimo pra afastar o zumbi !  :doh:  :hysterical:


Ela é sem vídeo por outro motivo, a quantidade imensa de informação para processar. Nas Merrill, cada quadro gera 48 MB de dados.


cxpostal

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Resposta #38 Online: 13 de Dezembro de 2016, 12:12:06

<..>
Note uma coisa importante: As camadas do foveon não registram exclusivamente a "cor delas". Todas as camadas registram todo o espectro, porém o pico de sensibilidade é na "cor dela". Na leitura traduzida ele explica isso.
<...>

Pois é ficou claríssimo depois que vi o gráfico de sensibilidade às frequencias R, G e B mostrada em um dos artigos. 
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Resposta #39 Online: 13 de Dezembro de 2016, 12:16:46
Cara, olha que legal esse comparativo da Quattro x Foveon (olha a foto preto e branca, o lado da moça hindú)  :ok:
Os tons de pele ficam ruins (dahindu e do afro decendente) mas, a definição na foto P&B é loka !
https://www.dpreview.com/reviews/image-comparison/fullscreen?attr18=daylight&attr13_0=sigma_dp2q&attr13_1=sigma_dp1m&attr13_2=pentax_k3ii&attr13_3=nikon_d7200&attr15_0=jpeg&attr15_1=jpeg&attr15_2=jpeg&attr15_3=jpeg&attr16_0=100&attr16_1=100&attr16_2=100&attr16_3=100&attr126_2=highres&normalization=full&widget=1&x=-0.2317644517967133&y=-0.7371141615914121

Os padrões gráficos (de resolução) no canto inferior esquerdo também valem a visita.
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Resposta #40 Online: 13 de Dezembro de 2016, 13:46:04
<...>
Já fiz imagens PB em ISO 3200 na Merril, usando a camada azul, praticamente sem ruido. Se selecionar a camada vermelha, ai lascou... Uma ruideira medonha.
<...>

A câmera oferece este recurso de selecionar uma camada!? Ou foi com filtro ótico mesmo? Ou ainda na pós, por software?

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Resposta #41 Online: 13 de Dezembro de 2016, 14:29:29
A câmera oferece este recurso de selecionar uma camada!? Ou foi com filtro ótico mesmo? Ou ainda na pós, por software?

Na pós. No Sigma Photo Pro, ao selecionar o modo monocromatico é só colocar o controle RGB 100% no azul.

De controle direto de sensor, pode-se modificar o tamanho do pixel, por agrupamento direto. Na resolução nativa cada pixel individual é usado, mas pode-se agrupar em 2x2 e 3x3 por hardware, para obter menor resolução e melhor relação sinal/ruido. Isso é uma característica do Foveon chamada VPS. (http://www.foveon.com/article.php?a=71) A idéia inicial era para video e fazer a resolução nativa do video direto por hardware.

Nos outros tipos de sensores, a imagem é sempre capturada na resolução nativa do sensor e então convertida para uma resolução menor por software.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2016, 14:31:18 por AFShalders »


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Resposta #42 Online: 13 de Dezembro de 2016, 15:29:02
<...>
De controle direto de sensor, pode-se modificar o tamanho do pixel, por agrupamento direto. Na resolução nativa cada pixel individual é usado, mas pode-se agrupar em 2x2 e 3x3 por hardware, para obter menor resolução e melhor relação sinal/ruido. Isso é uma característica do Foveon chamada VPS. (http://www.foveon.com/article.php?a=71) A idéia inicial era para video e fazer a resolução nativa do video direto por hardware.
<...>

Cara, como saem coelhos desta cartola. Mais uma novidade, VPS.

Este pessoal da Foveon/Sigma é diferenciado mesmo.
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Resposta #43 Online: 13 de Dezembro de 2016, 15:46:31
Cara, como saem coelhos desta cartola. Mais uma novidade, VPS.

Este pessoal da Foveon/Sigma é diferenciado mesmo.

O próprio Kazuto em uma entrevista disse que o foco deles são as objetivas e que é isso que dá lucro para a Sigma. Ele disse com todas as letras que as câmeras dão prejuizo mas que eles não irão parar por vários motivos, entre eles, porque eles gostam de fazer, porque tem várias pessoas que gostam e dão apoio, porque a turma da engenharia deles adora essas coisas, e principalmente porque o Kazuto tem medo de zumbis...


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Resposta #44 Online: 13 de Dezembro de 2016, 16:19:36
O próprio Kazuto em uma entrevista disse que o foco deles são as objetivas e que é isso que dá lucro para a Sigma. Ele disse com todas as letras que as câmeras dão prejuizo mas que eles não irão parar por vários motivos, entre eles, porque eles gostam de fazer, porque tem várias pessoas que gostam e dão apoio, porque a turma da engenharia deles adora essas coisas, e principalmente porque o Kazuto tem medo de zumbis...

bem interessante essa fala dele sobre continuarem a fazer câmeras porque gostam, não porque dão lucro.
talvez por isso se sintam tão a vontade quanto ao design e a certas configurações. não precisam responder a um mercado que acaba impondo certos padrões que afetam a todos os outros fabricantes.
Adriano Ferreira
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"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot