Autor Tópico: Dicas de lente - Aniversário.  (Lida 2854 vezes)

Sample

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Online: 06 de Dezembro de 2016, 08:38:29
Bom dia!

Gostaria de uma lente boa e clara para fotografar aniversários, porém com um bom custo benefício. Estava olhando na internet e encontrei a Lente Sigma 18-35mm F1.8 Dc Hsm queria usar na minha Nikon D7100 alguém conhece e recomenda essa lente?


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Dezembro de 2016, 09:01:59
Essa lente que você citou é muito boa, também tem uma opção por 1/3 do valor (e do peso tbm) com ótima qualidade de imagem é a Tamron 17-50 2.8, eu usei ela por um ano e meio direto em aniversários e nunca me decepcionou. Eu só me desfiz dela pq parti pro mundo Full Frame, mas vendi chorando de dó.

Naquela época se eu tivesse grana iria na 18-35 1.8 fazendo kit com 50mm. Como não tinha (e nem tenho) acabei de Tamron e fui muito feliz com ela. Ah eu uso Canon, mas isso tanto faz.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Sample

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #2 Online: 06 de Dezembro de 2016, 13:34:10
Essa lente que você citou é muito boa, também tem uma opção por 1/3 do valor (e do peso tbm) com ótima qualidade de imagem é a Tamron 17-50 2.8, eu usei ela por um ano e meio direto em aniversários e nunca me decepcionou. Eu só me desfiz dela pq parti pro mundo Full Frame, mas vendi chorando de dó.

Naquela época se eu tivesse grana iria na 18-35 1.8 fazendo kit com 50mm. Como não tinha (e nem tenho) acabei de Tamron e fui muito feliz com ela. Ah eu uso Canon, mas isso tanto faz.


Obrigado Pablo pelas explicações.


Luiz Franco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Dezembro de 2016, 13:42:26
A Sigma eu não conheço, mas com relação a Tamron citada pelo Pablo, também recomendo fortemente. A lente é excepcional pelo que custa!
Luiz Franco

Canon 5D - Canon 80D - Canon T2i - Canon G16 - Canon EOS 3 - Canon Elan 7n


GutoOliveira

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
Resposta #4 Online: 07 de Dezembro de 2016, 12:47:29
Quando fotografo aniversário vou ou com uma d610 com 50mm 1.8d e de backup uso uma d3100 com 35mm 1.8g,  assim se der pau na 610, o range nas fotos fica bem parecido pra continuar...
E se precisar de foto mais aberta pego a 35mm da backup...


Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk



Sample

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #5 Online: 08 de Dezembro de 2016, 09:37:20
Quando fotografo aniversário vou ou com uma d610 com 50mm 1.8d e de backup uso uma d3100 com 35mm 1.8g,  assim se der pau na 610, o range nas fotos fica bem parecido pra continuar...
E se precisar de foto mais aberta pego a 35mm da backup...


Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk

Guto, bom dia!

Se eu optar por uma lente fixa, qual a melhor indicada para aniversário e estúdio usada em uma D7100?


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Dezembro de 2016, 09:50:55
No APS-C e se tratando de Nikon tem a 35 1.8 G, muito boa. Mas também tem a Sigma 30mm 1.4 Art, outra lente de fundamento pra ter como "faz tudo", o ideal seria uma 24mm, a Canon tem uma para APS-C, já a Nikon só modelo DX que custa uma boa grana...

Enfim, fixas vai de 35 1.8 ou 30 1.4 Art. combina com uma 50mm no futuro e já tens um bom set. Só manteria uma 18-55 lá no fundo da mochila, pois nunca se sabe quando vai ter um grupão de gente pra entrar na foto. :D
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


GutoOliveira

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
Resposta #7 Online: 08 de Dezembro de 2016, 10:29:48
Guto, bom dia!

Se eu optar por uma lente fixa, qual a melhor indicada para aniversário e estúdio usada em uma D7100?
Eu particularmente iria de 35mm,  porque no sensor crop da 7100 o ângulo de visão fica próximo ao da 50tinha em FF,  vai ter um pouquinho de distorção, mas facilmente corrigido com o perfil da lente no lightroom, é muito pouca mesmo, e basta vc se aproximar um bocado pra fazer retrato, agora se o uso for mais frequente em estúdio eu acho que vc deveria ter a 50mm mesmo, por ter distorção quase nula e um campo de visão mais fechado no assunto do retrato se comparado com a 35.
O ideal seria vc testar com qual distancia focal vc gosta mais, porque a diferença maior é bem mais relativa ao seu gosto (foto aberta / foto fechada) e seu processo criativo do que a diferença entre os range de 35 e 50...
Minha primeira lente fixa foi a 35mm, sou apaixonado por ela e minha d3100...

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk



Sample

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #8 Online: 08 de Dezembro de 2016, 13:21:57
Eu particularmente iria de 35mm,  porque no sensor crop da 7100 o ângulo de visão fica próximo ao da 50tinha em FF,  vai ter um pouquinho de distorção, mas facilmente corrigido com o perfil da lente no lightroom, é muito pouca mesmo, e basta vc se aproximar um bocado pra fazer retrato, agora se o uso for mais frequente em estúdio eu acho que vc deveria ter a 50mm mesmo, por ter distorção quase nula e um campo de visão mais fechado no assunto do retrato se comparado com a 35.
O ideal seria vc testar com qual distancia focal vc gosta mais, porque a diferença maior é bem mais relativa ao seu gosto (foto aberta / foto fechada) e seu processo criativo do que a diferença entre os range de 35 e 50...
Minha primeira lente fixa foi a 35mm, sou apaixonado por ela e minha d3100...

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk

Fala Guto, obrigado mais uma vez pelos seus esclarecimentos, realmente tenho que ver essa questão da foto aberta/foto fechada. Sua postagem enriqueceu meu processo de escolha.

Eu quero uma lente em que me dê boa nitidez.


Sample

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #9 Online: 08 de Dezembro de 2016, 13:26:09
No APS-C e se tratando de Nikon tem a 35 1.8 G, muito boa. Mas também tem a Sigma 30mm 1.4 Art, outra lente de fundamento pra ter como "faz tudo", o ideal seria uma 24mm, a Canon tem uma para APS-C, já a Nikon só modelo DX que custa uma boa grana...

Enfim, fixas vai de 35 1.8 ou 30 1.4 Art. combina com uma 50mm no futuro e já tens um bom set. Só manteria uma 18-55 lá no fundo da mochila, pois nunca se sabe quando vai ter um grupão de gente pra entrar na foto. :D

Pablo, obrigado por responder, vejo que as repostas de vocês são praticamente parecidas e as diferenças ficam mesmo por conta do gosto e objetivo, muito obrigado.


Sample

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #10 Online: 08 de Dezembro de 2016, 13:28:55
A Sigma eu não conheço, mas com relação a Tamron citada pelo Pablo, também recomendo fortemente. A lente é excepcional pelo que custa!

Não conheço esta Tamron, mas depois do post de vocês fiquei com vontade de adquirir uma, ela é mesmo uma lente clara e de boa nitidez?


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Dezembro de 2016, 13:53:50
A Tamron 17-50 2.8 é considerada por muitos aqui do fórum (eu tbm) como o melhor custo benefício para fotografar com APS-C. Ela tem uma nitidez boa já em 2.8, abertura constante já é uma mão na roda. Tem um Review dela aqui no fórum.

Nenhuma outra lente vai te entregar abertura constante, boa nitidez e versatilidade por menos de R$1500 (usadas).
Pra ter uma ideia, as fotos de estúdio foram feitas com a Tamron em 35mm, f/5.6 e uma XTi. As externas do álbum já são com a 5D e 50mm.
https://www.facebook.com/ebanifotografia/photos/?tab=album&album_id=524614144386470

Desse ensaio pra trás é praticamente tudo com a Tamron e a XTi.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


GutoOliveira

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
Resposta #12 Online: 08 de Dezembro de 2016, 14:13:27
Fala Guto, obrigado mais uma vez pelos seus esclarecimentos, realmente tenho que ver essa questão da foto aberta/foto fechada. Sua postagem enriqueceu meu processo de escolha.

Eu quero uma lente em que me dê boa nitidez.
Eu tenho 3 lentes fixas, todas 1.8,  a 35mm dx, 50mm D e uma 85mm G
Todas elas já me deram fotos que eu olhei e pensei "cara***, que foto muito loca, nitidez absurda" assim como fotos ruins ou sem graca...

Depende muito mais da sua desenvoltura e manuseio da câmera e manipulação da luz do que a lente em si, não tirando mérito de lentes como a sigma art ou linha L da Canon e algumas jóias da Nikon, mas se olhar meu set tem uma lente que é só pra cropada (dx) mas uso na FF também, uma que o projeto é antigo e sem motor de foco (50mm D) e uma que é mais nova e é para FF e tem motor de foco e tal...
Com qualquer uma delas, mesmo com a d3100, tendo luz adequada é possível conseguir esses níveis de nitidez de tirar o fôlego :) mas vai precisar de um flashinho dependendo da ocasião...
Mesmo com a 18-55 do kit também se consegue, mas é uma lente mais escura, dependendo do ambiente vai dar trabalho...

Isto posto, qualquer uma delas que vc compre te dará possibilidade de fotos bokeh bacanas, fotos com nitidez que salta aos olhos, caberá a você ver com qual distancia focal gosta mais de fotografar...
Se for pra dar dica de custo benefício, como sua 7100 tem motor de foco, vai com uma 50mm 1.8d, você a encontra na faixa dos 500 reais nova, não é tão bonita como as G mas não perde quase nada em qualidade de imagem... E se não gostar(o que eu duvido) o valor foi baixo comparado as outras e vc pode vender tbm...
 

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk



Sample

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #13 Online: 08 de Dezembro de 2016, 14:41:54
Pessoal, agradeço a todos pela ajuda.

Eu adquiri a 1 mês a Lente Nikon Af Zoom-nikkor 24-85mm F/2.8-4d If dei mais de R$ 3.000 nela e me arrependi da compra, não fiquei satisfeito, ela não está ficando nítida em abertura máxima 2.8 e quando vou fotografar em ambientes fechados a noite, mesmo usando flash tenho que aumentar bastante o ISO e tem muita granulação. As fotos durante o dia e externas ficam melhores, mas quando vou usar a abertura máxima do diafragma a foto não fica nítida. Alguém conhece essa lente?
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2016, 14:51:37 por Sample »