Autor Tópico: Até que ponto o cliente pode mandar em suas fotos?  (Lida 9825 vezes)

kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #45 Online: 29 de Dezembro de 2016, 18:09:59
Sobre alterar depois... O direito de uso, que é o cliente compra efetivamente, dá margem pra que ele faça o que quiser da imagem.. corte / edição / etc. A não ser que fique BEM ESCRITO NO CONTRATO que ele não tem esse direito. :ok:

Pelo contrário. A regra é vedar quaisquer alterações, salvo se previsto em contrato de outra forma.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 29 de Dezembro de 2016, 21:47:24
quando pede alguma coisinha ou outra e eu até faço... Mas "copia isso" que eu quero.. Ahh.. na boa.. Vai se danar!

Hahahaha  :hysterical:
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2016, 21:48:47 por Danilo_cs »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #47 Online: 30 de Dezembro de 2016, 12:54:34
Pelo contrário. A regra é vedar quaisquer alterações, salvo se previsto em contrato de outra forma.
:ponder:
Se não ficar explicito no contrato para QUAL uso se está adquirindo a imagem, fica subentendido que é pra QUALQUER uso, de forma IRRESTRITA. Até por que a lei, pelo CDC, sempre fará com que a empresa / prestador de serviço tenha o ônus da prova. Então ele terá que provar que não permite que o cliente faça o que quiser com sua foto. A única garantia que ele tem é que o cliente não pode dizer que FEZ a foto.. Esse direito é dele - direito autoral.
Ou se o cliente postar a foto alterada de forma que cause algum prejuízo pra ele.. Mas aí, meu amigo.. Vai provar!?!


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #48 Online: 30 de Dezembro de 2016, 15:03:21
:ponder:
Se não ficar explicito no contrato para QUAL uso se está adquirindo a imagem, fica subentendido que é pra QUALQUER uso, de forma IRRESTRITA. Até por que a lei, pelo CDC, sempre fará com que a empresa / prestador de serviço tenha o ônus da prova. Então ele terá que provar que não permite que o cliente faça o que quiser com sua foto. A única garantia que ele tem é que o cliente não pode dizer que FEZ a foto.. Esse direito é dele - direito autoral.
Ou se o cliente postar a foto alterada de forma que cause algum prejuízo pra ele.. Mas aí, meu amigo.. Vai provar!?!

Onde vc aprende uma coisa dessa?


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #49 Online: 30 de Dezembro de 2016, 16:01:21
:ponder:
Se não ficar explicito no contrato para QUAL uso se está adquirindo a imagem, fica subentendido que é pra QUALQUER uso, de forma IRRESTRITA. Até por que a lei, pelo CDC, sempre fará com que a empresa / prestador de serviço tenha o ônus da prova. Então ele terá que provar que não permite que o cliente faça o que quiser com sua foto. A única garantia que ele tem é que o cliente não pode dizer que FEZ a foto.. Esse direito é dele - direito autoral.
Ou se o cliente postar a foto alterada de forma que cause algum prejuízo pra ele.. Mas aí, meu amigo.. Vai provar!?!

Lei de direito autoral:
Art. 24. São direitos morais do autor:
...
IV - o de assegurar a integridade da obra, opondo-se a quaisquer modificações ou à prática de atos que, de qualquer forma, possam prejudicá-la ou atingi-lo, como autor, em sua reputação ou honra;
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #50 Online: 30 de Dezembro de 2016, 16:16:16
Onde vc aprende uma coisa dessa?
Não sei de onde o pessoal tira tanta coisa sem noção.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pamplona

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
Resposta #51 Online: 02 de Janeiro de 2017, 09:57:00
Vale o que está no contrato inclusive em caso de rescisão
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2017, 10:04:20 por pamplona »
nikon d7100, lentes fixas afs 35mm 1.8 dx,afs- 85mm 1.8g, af180mm 2,8d, zoom 18-140mm, 55-200mmvr,flash sb 700


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #52 Online: 02 de Janeiro de 2017, 10:42:52
Olha gente.. Além de consultar uma empresa especializada em Registro de Marcas sobre o assunto, também li em diversos sites sobre o assunto..
A confusão entre direito autoral e direito de uso é uma constante, pelo que li..
DIREITO AUTORAL é irrenunciável e ilanienável.. Ou seja, é seu e ninguém pode comprá-lo. Devendo ainda citar o autor em cada representação da obra.
Quando o cliente adquire o direito de uso daquela foto, ele pode sim usar total ou parcialmente em QUALQUER MEIO, de QUALQUER FORMA, salvo se o uso estiver limitado NO CONTRATO.
Não sou eu que estou dizendo isso.. É só o que li.

http://camaraobscura.fot.br/direitos-autorais-e-direito-a-imagem/
tem outros sites, mas não tô podendo ir atrás agora..

Pensem bem. Pela lógica de vocês, uma pessoa que comprou um quadro e trocou a moldura ou pirou e rasgou a tela poderá ser processada pelo pintor.
:ponder:
A propósito, tenham todos um Feliz 2017. Principalmente que seja um ano de mais paz e tolerância entre as pessoas. Saúde, e sucesso pra todos!


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #53 Online: 02 de Janeiro de 2017, 12:49:25
Olha gente.. Além de consultar uma empresa especializada em Registro de Marcas sobre o assunto, também li em diversos sites sobre o assunto..
A confusão entre direito autoral e direito de uso é uma constante, pelo que li..
DIREITO AUTORAL é irrenunciável e ilanienável.. Ou seja, é seu e ninguém pode comprá-lo. Devendo ainda citar o autor em cada representação da obra.
Quando o cliente adquire o direito de uso daquela foto, ele pode sim usar total ou parcialmente em QUALQUER MEIO, de QUALQUER FORMA, salvo se o uso estiver limitado NO CONTRATO.
Não sou eu que estou dizendo isso.. É só o que li.

http://camaraobscura.fot.br/direitos-autorais-e-direito-a-imagem/
tem outros sites, mas não tô podendo ir atrás agora..

Pensem bem. Pela lógica de vocês, uma pessoa que comprou um quadro e trocou a moldura ou pirou e rasgou a tela poderá ser processada pelo pintor.
:ponder:
A propósito, tenham todos um Feliz 2017. Principalmente que seja um ano de mais paz e tolerância entre as pessoas. Saúde, e sucesso pra todos!

Direito patrimonial nao te da o direito de fazer o que quizer com o trabalho do fotografo que vc contratou. Caso contrario publicacoes nao exhigiriam documento em que o fotografo de o direito do contratante para usar a imagem comercialmente, ja que publicacoes e qualquer pessoa pode ser processada, e perdera o processo, se usar o trabalho de um fotografo sem permissao por escrito.

A nao ser que a criacao nao seja do fotografo mas sim do contratante (como em trabalhos publicitarios). Nesse caso o fotografo atua parecido como um ghost writer, em que o contratante dita sobre a historia que gostaria de obter, e o escritor cria o texto em que o contratante publica em seu nome, e nao no nome do escritor, podendo alterar e fazer o que quiser com o texto. Pq ele pagou para isso.

Por isso que trabalhos autorais pagam menos, como conceitual de moda ou editorial jornalistico, pq no caso vc esta pagando para o autor aplicar a visao e linguagem dele, e para vc usar a visao e linguagem dele, e nao a sua visao e linguagem ja que a auteracao da obra eh restrita. E os creditos vao para o fotografo ja que eh a visao e linguagem dele que esta sendo mostrada.

Se vc contratar um fotografo dizendo que fara uso comercial da imagem, ou que fara alteracoes nas imagens originais publicando depois, vc sera cobrado por isso. E se fizer tais usos tem dizer ao fotografo e sem obter um documento do acordo do uso da umagem, vc pode ser processado e certamente perdera a sua causa.

Mas obviamente. Se vc compra uma obra, limpa a bunda com ela e guarda dentro de casa onde ninguem mais ira ver. Nao fara diferenca alguma e vc obviamente pode. So nao de o credito da merda ao fotografo.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #54 Online: 02 de Janeiro de 2017, 12:58:45
No caso das minhas fotos nao feitas para contratantes, praticamente todas elas eu dou Attribution-NoComercial-ShareAlike 4.0

O que significa que qualquer um pode pegar minhas fotos e usar de qualquer forma que nao seja comercialmente (ou seja, para vender servicos e produtos), e pode fazer qualquer alteracao que deseje na imagem original. Tudo isso desde que os creditos da obra original seja dados a mim. E desde que o uso e alteracoes que alguem fizer com a obra, tambem permita que qualquer outra pessoa possa usar a obra da mesma maneira.


Essa galera que fica de "mimimi roubaram minha foto para usar na capa do Facebook, agora quero processar" eh de uma tamanha misquinhes e frescura do k-ra...


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #55 Online: 02 de Janeiro de 2017, 14:08:51
Não entendi muito a tua primeira colocação, Faustino. Mas no geral, coloca-se para QUAL USO está sendo destinado aquele trabalho fotográfico no contrato e FIM DE PAPO. Acredito que quem faça fotos de moda deva ficar bem esperto nesse caso. No caso de arte fotográfica então.. Lógico que não se deve MODIFICAR a obra... Mas não é esse o caso do colega, né? Ele está fazendo um registro pessoal, um evento que só interessa ao contratado, praticamente.. E como eu disse.. acho que aqui acontece um conflito entre o direito autoral, direito de uso e direito do consumidor.. Não vejo como um juiz pode considerar algo contra o consumidor, sem que esteja explícito no contrato que "não é permitida nenhum tipo de modificação na obra". Mais uma vez fica clara a necessidade de NÃO TRABALHAR SEM CONTRATO FIRMADO.
Concordo contigo que é frescura ficar chiando depois de colocar uma imagem na internet.. Eu trabalho como fotógrafo de dança e qualquer artista retratado por mim pode usar a imagem para divulgação do seu trabalho (desde que não altere a imagem).. Mas imagino que a galera que vende fotos em sites específicos pra isso deve sofrer um bocado... Pois a galera pega a imagem na maior cara de pau e nem se dá o trabalho de tirar o "deposit photo" da frente.. 
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2017, 14:10:16 por nandoespinosa »


pamplona

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
Resposta #56 Online: 02 de Janeiro de 2017, 16:38:31
Cadê o cara q abriu o tópico
Cadê as fotos da discórdia :assobi:

nikon d7100, lentes fixas afs 35mm 1.8 dx,afs- 85mm 1.8g, af180mm 2,8d, zoom 18-140mm, 55-200mmvr,flash sb 700


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #57 Online: 02 de Janeiro de 2017, 17:53:40
Cadê o cara q abriu o tópico
Cadê as fotos da discórdia :assobi:

Pagina 4

 :assobi: :assobi:


pamplona

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
Resposta #58 Online: 02 de Janeiro de 2017, 19:16:40
Boas fotos, como disse antes tem que amarrar tudo em contrato, até multa por arrependimento
A pior coisa é cliente no final do trabalho dizer, eu não queria assim

nikon d7100, lentes fixas afs 35mm 1.8 dx,afs- 85mm 1.8g, af180mm 2,8d, zoom 18-140mm, 55-200mmvr,flash sb 700


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 02 de Janeiro de 2017, 20:52:42
Boas fotos, como disse antes tem que amarrar tudo em contrato, até multa por arrependimento
A pior coisa é cliente no final do trabalho dizer, eu não queria assim

Pior! Dói bastante