Autor Tópico: Até que ponto o cliente pode mandar em suas fotos?  (Lida 9976 vezes)

Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #15 Online: 22 de Dezembro de 2016, 16:01:05
Não me lembro se foi aqui, no Face ou divulgado em algum jornal, mas li sobre uma situação parecida.

A cliente reclamou que as fotos do casamento não estava do jeito que queria. O fotógrafo não aceitou devolver o dinheiro e isso foi parar na justiça.
O juiz analisou as fotos e deu ganho de causa para o fotógrafo. Segundo seu entendimento, as fotos estavam perfeitas (sem nada tremido, desfocado, sub ou superexposto ou com tratamento pesado na pós), e estava de acordo com as fotos do portfólio.






felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 22 de Dezembro de 2016, 17:12:06
Pela quantidade de argumentos subjetivos, "que a crisma era um momento muito especial pra ela, e que não viu sentimento nas fotos", tá parecendo que elas queriam uma coisa, e depois passaram a querer outra. O que obviamente não é culpa sua. Ou estão desvalorizando seu trabalho pra conseguir algo que não havia sido combinado antes.

Ao que você pode responder que, se elas queriam que ficasse "do outro jeito", deveriam ter dito antes. Assumo que seu portfolio esteja no Instagram antes de elas terem contratado o serviço, então elas teriam tido a oportunidade de ver e saber se iriam gostar. Pelo que vi, suas fotos têm bom gosto.

Não vi como foi essa edição que elas gostaram; pode ser algo simples. Depois poste pra gente ver.

Caso não tenha solução, entregue as fotos digitais (eu colocaria tudo em jpg comprimido  >:D), e bola pra frente.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 22 de Dezembro de 2016, 17:31:43
Não me lembro se foi aqui, no Face ou divulgado em algum jornal, mas li sobre uma situação parecida.

A cliente reclamou que as fotos do casamento não estava do jeito que queria. O fotógrafo não aceitou devolver o dinheiro e isso foi parar na justiça.
O juiz analisou as fotos e deu ganho de causa para o fotógrafo. Segundo seu entendimento, as fotos estavam perfeitas (sem nada tremido, desfocado, sub ou superexposto ou com tratamento pesado na pós), e estava de acordo com as fotos do portfólio.

Eu acho que foi aqui...
se bobear foi até no tópico que eu abri ano passado....


BIG_DOG

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
Resposta #18 Online: 22 de Dezembro de 2016, 18:10:03
Quando rolou uma discussão parecida aqui ia postar isto.

Lembrei de um vídeo do Joe Buissink que vi, mas não encontrei na época e acho que não posso postar aqui, em uma parte que ele comenta o contrato dele para casamentos, ele lê uma clausula sobre o estilo artístico das fotos. Essa clausula foi o próprio Spielberg que sugeriu pra ele acrescentar no contrato.

Não tenho o vídeo mas tenho o texto, acho que pode ser interessante pra alguns:

Artistic style clause - On his own behalf and on behalf of the subject client acknowledges that he is familiar with the photographers portfolio and is requesting services with knowledge of the photographers style. That photographers work is constantly evolving, that photographers services are of unique and artistic nature, that the photos may be different from photographs taken in the past, and that in creating the photos, the photographer shall use his personal artistic judgement to create photos consistent with his personal vision of the event. Which vision may be different from the clients, and or the subjects vision of the event. Accordingly, client acknowledges that the photos shall not be subject to rejection on the basis of taste or aesthetic criteria.

Traduzindo acho que ficaria assim:

Cláusula de estilo artístico -
Em seu próprio nome e em nome do assunto, o cliente reconhece que está familiarizado com o portifólio do fotógrafo e está solicitando serviços com conhecimento do estilo do fotógrafo. Que o trabalho do fotógrafo esteja em constante evolução, que os serviços do fotógrafo são de natureza única e artística, que as fotos podem ser diferentes das fotografias tiradas no passado, e que ao criar as fotos, o fotógrafo usará seu juízo artístico para criar fotos consistentes com sua visão pessoal do evento. Visão esta que pode ser diferente da visão dos clientes e/ou dos assuntos do evento. Consequentemente, o cliente reconhece que as fotografias não devem ser sujeitas a rejeição com base em critérios de gosto ou de estética.


O que acham?
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2016, 18:30:21 por BIG_DOG »
Canon 5D, a clássica! + 50mm 1.8 + 85mm 1.8
https://www.instagram.com/marco_alima/


BIG_DOG

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2016, 18:16:28 por BIG_DOG »
Canon 5D, a clássica! + 50mm 1.8 + 85mm 1.8
https://www.instagram.com/marco_alima/


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #20 Online: 22 de Dezembro de 2016, 21:38:32

Cláusula de estilo artístico -
Em seu próprio nome e em nome do assunto, o cliente reconhece que está familiarizado com o portifólio do fotógrafo e está solicitando serviços com conhecimento do estilo do fotógrafo. Que o trabalho do fotógrafo esteja em constante evolução, que os serviços do fotógrafo são de natureza única e artística, que as fotos podem ser diferentes das fotografias tiradas no passado, e que ao criar as fotos, o fotógrafo usará seu juízo artístico para criar fotos consistentes com sua visão pessoal do evento. Visão esta que pode ser diferente da visão dos clientes e/ou dos assuntos do evento. Consequentemente, o cliente reconhece que as fotografias não devem ser sujeitas a rejeição com base em critérios de gosto ou de estética.


O que acham?

Gostei disso, vou por isso de complemento no meu contrato, já tenho essa cláusula, mas é bem mais simples.

Obrigado amigo.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 22 de Dezembro de 2016, 22:08:09
Muito show...  :clap:

Será que vale para ensaios tambem? É que na época me falaram qe não precisava de contrato  :)


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #22 Online: 22 de Dezembro de 2016, 22:18:04
Muito show...  :clap:

Será que vale para ensaios tambem? É que na época me falaram qe não precisava de contrato  :)

É que ensaio é uma coisa mais light né Danilo, eu mesmo não faço contrato para ensaios não. Só casamento mesmo.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 22 de Dezembro de 2016, 22:25:45
É que ensaio é uma coisa mais light né Danilo, eu mesmo não faço contrato para ensaios não. Só casamento mesmo.

Ahh mas vai que a pessoa se invoque com as fotos depois de tudo pronto também....hehe


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #24 Online: 23 de Dezembro de 2016, 14:11:51
não sei o que vc fez nas fotos das meninas mas essa foto

https://www.instagram.com/p/BMVNQCeBdaQ/

e outras bem similares a essa tem algo de estranho mesmo  :ponder: A diferença com elas é que eu teria procurado outro fotógrafo antes de contratar os serviços

é realmente meio sem vida e chapado. Principalmente pela textura (ausência), tom e luz&sombra da pele só q isso não vem ao caso. O errado é o cliente aí. Sabia o que tava comprando e não adianta chorar se vc fez o que faz sempre  :)
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #25 Online: 23 de Dezembro de 2016, 18:30:02
É que ensaio é uma coisa mais light né Danilo, eu mesmo não faço contrato para ensaios não. Só casamento mesmo.
Eu faço. E já me safei de dor de cabeça por causa do contrato.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #26 Online: 23 de Dezembro de 2016, 19:14:24
não sei o que vc fez nas fotos das meninas mas essa foto

https://www.instagram.com/p/BMVNQCeBdaQ/

e outras bem similares a essa tem algo de estranho mesmo  :ponder: A diferença com elas é que eu teria procurado outro fotógrafo antes de contratar os serviços

é realmente meio sem vida e chapado. Principalmente pela textura (ausência), tom e luz&sombra da pele só q isso não vem ao caso. O errado é o cliente aí. Sabia o que tava comprando e não adianta chorar se vc fez o que faz sempre  :)

Bem, eu não queria comentar, até por que estão todos elogiando, e o problema poderia ser o meu olhar, mas eu concordo com o Lee, achei as fotos chapadas e sem texturas, da impressão que você usa o flash direto e tenta corrigir o brilho da luz direta na pós, e ai a textura vai pro ralo.

Você está em uma sinuca de bico amigo, posta algumas fotos pra gente tentar te ajudar.

Não sei se já perguntaram, mas você fotografou em RAW ou JPG?


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 23 de Dezembro de 2016, 19:21:19
Eu faço. E já me safei de dor de cabeça por causa do contrato.

Pelo menos uns termoszinhos simples de 4 ou 5 itens acho que não faria mal hehe. Mas algo mais informal sem aquelas clausulas e caputs de contrato que nem o fotógrafo entende hehehe

Bem, eu não queria comentar, até por que estão todos elogiando, e o problema poderia ser o meu olhar, mas eu concordo com o Lee, achei as fotos chapadas e sem texturas, da impressão que você usa o flash direto e tenta corrigir o brilho da luz direta na pós, e ai a textura vai pro ralo.

Você está em uma sinuca de bico amigo, posta algumas fotos pra gente tentar te ajudar.

Não sei se já perguntaram, mas você fotografou em RAW ou JPG?

È....analisando essa foto ai, a cor está meio esquisita mesmo  :ponder:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #28 Online: 24 de Dezembro de 2016, 15:40:17
Olá caros amigos, estou em uma situação um pouco chata. Em 3 anos que estou fotografando, ontem surgiu a primeira pessoa que disse que não gostou das minhas edições.

Vamos lá...

Primeiramente fui contratado para fazer uma crisma. Assinaram os contratos e tudo mais. Me pagaram uma parte antecipadamente e ficaram de pagar o restante quando fosse entregue as fotos, pois elas iam querer reveladas. Depois de feita as fotos, eu coloquei a minha logomarca em todas as fotos, e pedi para que elas escolhessem as fotos que elas queriam. Deixei só as melhores, e apaguei as outras. Inclusive do cartão mesmo, pois elas não iam querer o restante das fotos, aquelas fora de foco e tudo mais.

Depois que eu pedi para elas escolherem as fotos, ontem uma das 3 meninas que me contrataram veio com uma conversa que não gostou das fotos, não gostou da edição das fotos, e que esperava uma outra coisa das fotos, que a crisma era um momento muito especial pra ela, e que não viu sentimento nas fotos. Reclamou da edição principalmente, e que as fotos ficaram muito claras. (estou no trabalho com isso engasgado, e queria compartilhar isso com vocês, ao chegar em casa a noite coloco aqui o link das fotos pra vocês verem e me falarem se ela tem razão em algo).

Disse que ia pagar só por elas digitais e que não queria mais revelar, isso acabou que as outras duas meninas também disseram que não ia mais querer revelar, e só ia querer digitais. Disseram que ia mandar outra pessoa editar as fotos. Veja bem, uma outra amiga dela, pagou a outro fotógrafo para fazer as fotos dela, e ela me passou uma foto do cara, dizendo que queria que ficasse daquele jeito. Eu não sei como editar para que a foto ficasse daquele jeito, pois pelo o que eu pude perceber o cara aumentou a velocidade, fazendo com que a foto saisse escura, e na edição puxou um pouco do tom amarelo.

Eu não queria que o cliente saisse insatisfeito, é a pior coisa que existe. Mas eu quero saber de vocês, e das experiências de vocês, até que ponto o cliente ele pode querer mandar na edição de uma foto? até porque se ele contratou a gente, é porque ele gosta do nosso olhar e da nossa edição.

Caso queira conhecer meus trabalhos e ter uma noção da minha edição, segue meu instagram:

@romulomelquiades

Se alguem contrata uma banda de rock e depois reclama que queria que tocassem pagode, o problema nao eh da banda que foi contratada.
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2016, 15:46:35 por C R O I X »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #29 Online: 24 de Dezembro de 2016, 17:45:27
Se alguem contrata uma banda de rock e depois reclama que queria que tocassem pagode, o problema nao eh da banda que foi contratada.

 :clap: :clap: :clap: :ok: :hysterical: