Autor Tópico: Até que ponto o cliente pode mandar em suas fotos?  (Lida 9966 vezes)

erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #30 Online: 24 de Dezembro de 2016, 20:26:55
é realmente meio sem vida e chapado. Principalmente pela textura (ausência), tom e luz&sombra da pele

Primeiro, concordo com o Lee, está estranho... Eu não sou fã de certas edições, prefiro deixar o mais natural possível, mas para isso, eu encontro com o cliente, mostro álbuns, explico que ficará mais ou menos daquele jeito... O cliente contratando você depois de analisar o seu trabalho não pode esperar coisa diferente, se o que mostrou foi diferente do que entregou aí já tem problema.
Precisamos das fotos para podermos dar uma opinião melhor.... :ok:


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 24 de Dezembro de 2016, 20:58:30
Se alguem contrata uma banda de rock e depois reclama que queria que tocassem pagode, o problema nao eh da banda que foi contratada.

O problema é que a cliente mostrou a foto do outro fotógrafo, falou pra ele "Quero igual" e ele aceitou.

Se alguém chega pra banda de rock e perguntar "Vcs podem tocar pagode?" e a banda aceitar, tem que tocar pagode.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #32 Online: 25 de Dezembro de 2016, 13:08:25
O problema é que a cliente mostrou a foto do outro fotógrafo, falou pra ele "Quero igual" e ele aceitou.

Se alguém chega pra banda de rock e perguntar "Vcs podem tocar pagode?" e a banda aceitar, tem que tocar pagode.

Ok... Eu nao cheguei a ler ate essa parte.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 25 de Dezembro de 2016, 14:11:04
O problema é que a cliente mostrou a foto do outro fotógrafo, falou pra ele "Quero igual" e ele aceitou.

Pelo que entendi, isso ocorreu depois do serviço feito.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 25 de Dezembro de 2016, 19:13:49
Veja bem, uma outra amiga dela, pagou a outro fotógrafo para fazer as fotos dela, e ela me passou uma foto do cara, dizendo que queria que ficasse daquele jeito.

Bom, a impressão que eu tive, pelo que ele escreveu, é que a cliente falou antes pra ele. Mas posso estar enganado.

Se tiver, me desculpem.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 26 de Dezembro de 2016, 00:54:57
Bom, a impressão que eu tive, pelo que ele escreveu, é que a cliente falou antes pra ele. Mas posso estar enganado.

Se tiver, me desculpem.

Se o bicho voltar algum dia para esclarecer...  :hysterical:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #36 Online: 26 de Dezembro de 2016, 09:27:52
Se o bicho voltar algum dia para esclarecer...  :hysterical:

Pois é... sumiu!
Agora tô curiosa pra ver essas fotos.


paulo.lopes

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.276
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #37 Online: 26 de Dezembro de 2016, 11:44:08
Bom.. queria aproveitar a deixa e colocar uma questão p/ enriquecer a discussão..

Imaginemos que o cliente tivesse pedido ao fotógrafo seguir o estilo do fotógrafo 2..

O que fazer ? Recusar o trabalho por conta da incompatibilidade de estilos ? Tentar convencer o cliente que seu estilo é melhor ? Fazer do seu jeito e fim de papo ?
Como vcs se comportariam ?
CANON 1Dx + 7D MK II + 24-105mm L f/4 + 16-35mm L f/2.8 III + 100-400mm L f/4-5.6 II + Canon EF 50mm L f/1.2 + Tamrom 90mm SP DI Macro f/2.8 + Sigma 15mm f/2.8 Fisheye + Flash Godox V860c + Canon Speedlight 550 EX
www.facebook.com/BWpressfoto


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #38 Online: 26 de Dezembro de 2016, 11:49:22
Bom.. queria aproveitar a deixa e colocar uma questão p/ enriquecer a discussão..

Imaginemos que o cliente tivesse pedido ao fotógrafo seguir o estilo do fotógrafo 2..

O que fazer ? Recusar o trabalho por conta da incompatibilidade de estilos ? Tentar convencer o cliente que seu estilo é melhor ? Fazer do seu jeito e fim de papo ?
Como vcs se comportariam ?
Dizer não é a melhor opção. Vai reduzir a frustração de ambos posteriormente.

Se realmente for preciso por questões financeiras, só pegue se tiver certeza que consegue fazer igual.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #39 Online: 26 de Dezembro de 2016, 12:17:10
Dizer não é a melhor opção. Vai reduzir a frustração de ambos posteriormente.

Se realmente for preciso por questões financeiras, só pegue se tiver certeza que consegue fazer igual.

Exatamente.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #40 Online: 26 de Dezembro de 2016, 13:29:47
[X] Recusar o trabalho por conta da incompatibilidade de estilos ?
[X] Tentar convencer o cliente que seu estilo é melhor ?
[] Fazer do seu jeito e fim de papo ?

A segunda questao depende muito de cada um e do servico. Tentar convencer que seu estilo "eh melhor" eh para quem busca iludir cliente para conquista-lo, ja que melhor ou pior eh subjetivo em muitos aspectos.

Mas tentar convencer o cliente das vantagens do seu estilo, instruir da linguagem visual em que vc trabalha, falar das suas influencias que lhe levou a tal estilo, ai sim eh algo obvio a se fazer.

E se vc nao esta apto ou nao interessado em fotografar em tal estilo, obviamente recusar, se eh o que o cliente quer.

Tem que tomar cuidado para nao criar ecesso de espectativas ao cliente, falando que eh bonsao e melhor que o concorrente, e o cliente entao acaba esperando algo alem do que foi entregue no final.

Mas eu nao sou a melhor pessoa para falar de marketing e auto venda. Se o cliente pedir para mostrar pq ele deveria me contratar no lugar do concorrente, eu respondo que ele deve decidir por ele mesmo, apos ja conhecer meus resultados e principios.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2016, 13:38:38 por C R O I X »


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 26 de Dezembro de 2016, 13:42:01
Eu acho que se fosse com eu...eu tentaria identificar o que pessoa quer que fica igual ao do fotografo 2 - A foto em sí ou a edição.

Daí eu diria em seguida que daria até pra fazer parecido, mas visto que a visão, o estilo, a técnica, métodos, equipamento e etc é diferente do fotografo 2, igual, igual, não tem como ficar. Dá para fazer o tão bonito quanto, mas igual não tem jeito.

Eu diria mais ou menos isso......


pedrortega

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
Resposta #42 Online: 28 de Dezembro de 2016, 11:44:59
Meu palpite..o cara foi engolido pelas clientes. Tem momentos que você deve ser firme, defender seu trabalho, mostrar porque você fotografou de tal forma e não de outra. Ainda não entendi quem pagou a coisa, fotografar é tb ser político, marqueteiro, e isso não quer dizer dar uma volta no cliente, mas simplesmente se impor "esse é meu estilo, vc sabia disso ao ver meu portfólio". Se a cliente mesmo assim bater pé, senta, conversa, evita o pior e reedita algumas fotos. Ele simplesmente deixou uma bola de neve se formar e ir crescendo até a coisa toda sair de controle.


romuloalves2015

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
Resposta #43 Online: 29 de Dezembro de 2016, 15:53:04
Primeiramente me desculpem por ter dado uma sumida daqui, graças a deus surgiu vários eventos durante a semana e triste uma infelicidade de da uma queda em minha camera, e estou tendo dor de cabeça por causa dela. Não quer pegar o motor de foco, só tira foto no manual, não quer fazer foto em AF. Aproveitando o tópico vocês sabem me dizer o que fazer?

kleberpicui

- São menores de idade, quem assinou foi os pais. Amigo você disse tudo, não tenho nem o que questionar nada, foi exatamente isso que aconteceu. Depois do trabalho pronto, ela queria que eu fizesse algo que eu não fiz, e que foi obra de outro cara. Se ela tivesse dito antes que queria de uma determinada forma, é claro que eu teria feito pois era tudo configuração da máquina. Postei 3 fotos aqui no meu flickr pra você ver, essas que ela está de cabeça baixa foi a que ela mais reclamou, porque a da amiga estava mais escura, puxando pra um tom mais amarelado, diferente da dela que ficou clara demais. Enfim, já foi pago as fotos, e ela aceitou dessa forma. Porém eu sei que ela vai pedir pra outra pessoa editar, eu sugeri deu ir na casa dela com o pc e editar na frente dela do jeito que ela queria, mas ela não quis.

https://www.flickr.com/photos/142619069@N02/

Fred Bittencourt

- Realmente no meu contrato não tem nada alegando que o cilente não pode alterar a foto, mas para não ter confusão e já que ela comprou a foto, eu deixei ela fazer o que bem entendesse, sabe?

Zavan

- No contrato tem que as fotos seriam impressas, mas já que ela não quer mais, e decidiu só querer digitais, pra depois mandar alguém editar, pra que ela mesmo revelasse, eu deixei sabe? pra não ter mais confusão.

Danilo_cs

- Eu vi o seu caso danilo, rendeu muito pano pra manga, mas achei que ela foi esperta, principalmente porque depois ela disse que gostou do primeiro ensaio, é como se ela quisesse fazer dois ensaios pra escolher as melhores fotos dos dois ensaios.

Rafa_Meira

- Amigo, o cliente já conhecia meu trabalho, ao me contratar mostrei algumas fotos que eu fiz de uma outra crisma que por sinal era inferior as fotos dela, e ela aceitou. Depois que viu as fotos da amiga que foi feita por um outro fotógrafo ela veio com uma conversa de que queria igual.  Aquela velha história de remorso de compra. Eu sempre faço o que você disse, o máximo é alguem vim com alguma foto antes de me contratar e querer uma parecida porque gostou muito da ideia. Justamente rafael, jamais iria fotografar e entregar o resultado de outro fotografo, quando me contratam a primeira coisa que eu mostro é meu instagram, e elas sabem que o resultado que irão receber vai ser aquele. Você não entendeu, elas só pediram pra ser igual a do outro fotografo depois que foi feitas e editadas as fotos. Ela queria a edição igual a do outro fotografo a edição.

Wesley Rodrigues

- Justamente amigo, as que eu mostrei pra elas, antes delas fecharem contrato comigo era inferior as que eu mostrei pra elas e mesmo assim aceitaram, as delas ficaram bem melhores.

felipemendes
 
- Elas queriam o que eu mostrei para elas antes de fazer as fotos, e todas gostaram e aceitaram. Mas depois que viu as fotos de uma outra amiga, feita por um outro fotógrafo elas gostaram da edição que foi feita, no caso ele deixou a cor mais escura e puxou pra o amarelo um pouco o tom e deu uma sensação mais quente na foto, e eu não, deixei ela mais clara. Segue embaixo 3 fotos da crisma que ela nao gostou ddque esvava de cabeça baixa. A outra segue como estava as outras. Voce falou tudo, estao desvalorizando pra conseguir algo que nao foi combinado antes, querem impor uma edição que sabiam que nao iam encontrar.

BIG_DOG

- Obrigado. Vou acrescentar isso em meu contrato!

lee.

- Foto feita com uma d3200 e flash direto o mesmo que vem na maquina de uma conhecida minha, ela não tem nada haver com meu porfifolio.

Roberto Dellano

- Só tiro foto com o flash, em casos caros de quando vou fazer fotos em shows em céu aberto, ai não rola fazer com flash, eu uso direto. As fotos são todas em RAW.

C R O I X

- Gostei da colocação, é bem isso!


Bom, segue o site com 3 fotos do que foi entregue para elas, a menina na foto foi a que mais reclamou dizendo que não tinha sentimento nas fotos e que queria igual a do outro fotógrafo. Expliquei que não tinha como, e que era pra ter dito antes deu fazer as fotos, e que não adiantava querer que eu fizesse algo depois de ter entregue as fotos. Até sugeri da gente se encontrar pra eu tentar editar igual a do outro fotografo (o outro fotografo fez uma foto mais escura, e puchou o tom do amarelo, fazendo com que a foto ficasse mais quente). Mas elas não quiseram, passei as fotos do jeito que estava, enviei pra elas, já foram pagas e segue o site com 3 fotos que eu fiz da menina que reclamou. Essas que ela está de cabeça baixa foi a que ela queria mais escura e igual a da amiga, e essa que ela está em pé com a amiga, foi a base pra voces terem uma ideia de como ficaram as outras.

https://www.flickr.com/photos/142619069@N02/

Abraço, valeu galera, e já deu tudo certo!  :clap: :ok: :D


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #44 Online: 29 de Dezembro de 2016, 16:20:06
Gente.. eu não li tudo do post..
Mas isso é resolvido NO CONTRATO.
Eu tenho uma cláusula no contrato que deixa bem claro que EU SOU O ÚNICO RESPONSÁVEL pela edição das fotos.. Claaaarooo que o cliente vez em quando pede alguma coisinha ou outra e eu até faço... Mas "copia isso" que eu quero.. Ahh.. na boa.. Vai se danar!
Se queria o trabalho do outro por que não contratou ele?
Brother.. desencana.. Faz o teu trabalho da maneira que achar melhor, conforme teu contrato. Eu aprendi com o tempo que "cliente mala" é mala sempre.. Vai reclamar de ti assim como vai reclamar do outro.
Sobre alterar depois... O direito de uso, que é o cliente compra efetivamente, dá margem pra que ele faça o que quiser da imagem.. corte / edição / etc. A não ser que fique BEM ESCRITO NO CONTRATO que ele não tem esse direito. :ok: