Autor Tópico: Até que ponto o cliente pode mandar em suas fotos?  (Lida 9822 vezes)

romuloalves2015

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
Online: 22 de Dezembro de 2016, 11:05:22
Olá caros amigos, estou em uma situação um pouco chata. Em 3 anos que estou fotografando, ontem surgiu a primeira pessoa que disse que não gostou das minhas edições.

Vamos lá...

Primeiramente fui contratado para fazer uma crisma. Assinaram os contratos e tudo mais. Me pagaram uma parte antecipadamente e ficaram de pagar o restante quando fosse entregue as fotos, pois elas iam querer reveladas. Depois de feita as fotos, eu coloquei a minha logomarca em todas as fotos, e pedi para que elas escolhessem as fotos que elas queriam. Deixei só as melhores, e apaguei as outras. Inclusive do cartão mesmo, pois elas não iam querer o restante das fotos, aquelas fora de foco e tudo mais.

Depois que eu pedi para elas escolherem as fotos, ontem uma das 3 meninas que me contrataram veio com uma conversa que não gostou das fotos, não gostou da edição das fotos, e que esperava uma outra coisa das fotos, que a crisma era um momento muito especial pra ela, e que não viu sentimento nas fotos. Reclamou da edição principalmente, e que as fotos ficaram muito claras. (estou no trabalho com isso engasgado, e queria compartilhar isso com vocês, ao chegar em casa a noite coloco aqui o link das fotos pra vocês verem e me falarem se ela tem razão em algo).

Disse que ia pagar só por elas digitais e que não queria mais revelar, isso acabou que as outras duas meninas também disseram que não ia mais querer revelar, e só ia querer digitais. Disseram que ia mandar outra pessoa editar as fotos. Veja bem, uma outra amiga dela, pagou a outro fotógrafo para fazer as fotos dela, e ela me passou uma foto do cara, dizendo que queria que ficasse daquele jeito. Eu não sei como editar para que a foto ficasse daquele jeito, pois pelo o que eu pude perceber o cara aumentou a velocidade, fazendo com que a foto saisse escura, e na edição puxou um pouco do tom amarelo.

Eu não queria que o cliente saisse insatisfeito, é a pior coisa que existe. Mas eu quero saber de vocês, e das experiências de vocês, até que ponto o cliente ele pode querer mandar na edição de uma foto? até porque se ele contratou a gente, é porque ele gosta do nosso olhar e da nossa edição.

Caso queira conhecer meus trabalhos e ter uma noção da minha edição, segue meu instagram:

@romulomelquiades
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2016, 11:09:01 por romuloalves2015 »


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2016, 11:18:35
Só pra esclarecer antes de tudo. O crisma normalmente acontece na adolescência, essas meninas são menores de idade? Foram elas que assinaram o contrato? Se foi, provavelmente o que você tem assinado não vale muita coisa.

Passada essa questão, o artista é você. Fotografia é uma forma de expressão intelectual, é algo que o resultado sai de sua cabeça, suas experiências e carrega pra sempre você como o autor da obra. Portanto, a interferência do cliente do resultado é algo que tem que ser bem combinado previamente. Se o fotógrafo não se sentir a vontade com o que se espera, pode perfeitamente recusar o trabalho. Mas não existe essa de o cliente vir impor o que quer depois do trabalho feito, principalmente considerando que o cliente já conhecia seu trabalho, seu portfólio, enfim, seu estilo.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Fred Bittencourt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2016, 11:18:46
Isto tudo é uma questão de lei de direitos autorais e o contrato que foi estabelecido entre as partes.
No seu contrato há alguma cláusula informando que o contratante pode alterar as fotos sem consentimento do contratado?
Tudo deve ser claro e objetivo no contrato.

Posta uma foto aqui pra gente ter uma ideia da reclamação.
Canon T5 | 18-55mm | 50mm 1.8 STM | YN-568EX II | Gopro Hero 4


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2016, 11:26:10
Isto tudo é uma questão de lei de direitos autorais e o contrato que foi estabelecido entre as partes.
No seu contrato há alguma cláusula informando que o contratante pode alterar as fotos sem consentimento do contratado?
Tudo deve ser claro e objetivo no contrato.

Posta uma foto aqui pra gente ter uma ideia da reclamação.

Bem lembrado, a propósito. É direito do fotógrafo "o de assegurar a integridade da obra, opondo-se a quaisquer modificações" (art. 24, IV, Lei 9.610/98). Se não foi pactuado em contrato de forma diversa, não se pode alterar a obra intelectual.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 22 de Dezembro de 2016, 11:27:02
Amigo, fui tentar ver suas fotos no Facebook (Não tenho instagram), mas elas não são publicas ao que parece. Você é profissional da fotografia correto? Não acha que deveria deixar seu trabalho ao publico em uma ferramenta de marketing como o Facebook? Possíveis clientes que não estão na sua lista de amigos não podem ver seu trabalho.

Referente ao seu problema, precisava ver o que você entregou e o que tem em seu portfólio, se puder também posta uma foto desse outro fotógrafo que elas estão usando de referencia. E principalmente o que consta no contrato.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #5 Online: 22 de Dezembro de 2016, 11:28:33
Amigo, fui tentar ver suas fotos no Facebook (Não tenho instagram), mas elas não são publicas ao que parece. Você é profissional da fotografia correto? Não acha que deveria deixar seu trabalho ao publico em uma ferramenta de marketing como o Facebook? Possíveis clientes que não estão na sua lista de amigos não podem ver seu trabalho.

Referente ao seu problema, precisava ver o que você entregou e o que tem em seu portfólio, se puder também posta uma foto desse outro fotógrafo que elas estão usando de referencia. E principalmente o que consta no contrato.

O instragram tá público, Dellano: https://www.instagram.com/romulomelquiades/
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367




Zavan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
Resposta #7 Online: 22 de Dezembro de 2016, 11:42:44
Fiz um trabalho fds, eu apresentei um mini portfólio somente com fotos que eu tirei e sem edição, somente tratamento básico de cor e nitidez e recorte.
 
Eu também não sei como proceder nesses casos.

Mas eu evitaria isso entregando
Fotos "cruas" sem oq os clientes entendem como efeito.

Mas se no contrato vc colocou a venda das fotos impressas é só cobrar, senão não entrega nada.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk



Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Dezembro de 2016, 12:47:59
Passei por isso ano passado! É uma situação muito ruim.
Mas como foi um ensaio, eu fiz outro depois. A pessoa estava reclamando por coisas pequenas, mas para ficar bem entre ambas as partes eu decidi fazer outro. Foi bom para a minha aprendizagem. O segundo ensaio ela gostou. E durante o segundo ensaio, ela sem querer disse que as fotos do primeiro tinha ficado "lindas".


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Dezembro de 2016, 13:23:26
Veja bem, uma outra amiga dela, pagou a outro fotógrafo para fazer as fotos dela, e ela me passou uma foto do cara, dizendo que queria que ficasse daquele jeito. Eu não sei como editar para que a foto ficasse daquele jeito, pois pelo o que eu pude perceber o cara aumentou a velocidade, fazendo com que a foto saisse escura, e na edição puxou um pouco do tom amarelo.

O erro está aqui. A lógica foi invertida. Não é o cliente que deve dizer como vc deve fotografar e editar as fotos, é vc que deve dizer como fotografa e edita e convencer o cliente a querer seu resultado. Se ela queria que as fotos saissem como o outro fotógrafo faz, que contratasse o outro. Suas fotos são suas. Vc aceitou entrar em uma furada. O que vc tinha que fazer era mostrar seu portifolio e dizer que o resultado que vc entregaria era aquele.


Wesley Rodrigues

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Dezembro de 2016, 13:23:57
Cara, se você apresentou seu portfólio e conseguiu fechar contrato, significa que elas já estavam cientes e aprovaram seu estilo fotográfico.

Seu trabalho você fez, então não se preocupe tanto com essa questão de "cliente insatisfeito" ainda mais se as fotos em questão seguirem o mesmo padrão das apresentadas no seu instagram, pois estão muito boas sim.

Pelo seu relato, talvez elas tenham se deixado levar pelas fotos do outro fotógrafo.
- Espaço destinado à listagem do meu equipamento, a fim de melhorar meu ego fotográfico -


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Dezembro de 2016, 13:31:32
O erro está aqui. A lógica foi invertida. Não é o cliente que deve dizer como vc deve fotografar e editar as fotos, é vc que deve dizer como fotografa e edita e convencer o cliente a querer seu resultado. Se ela queria que as fotos saissem como o outro fotógrafo faz, que contratasse o outro. Suas fotos são suas. Vc aceitou entrar em uma furada. O que vc tinha que fazer era mostrar seu portifolio e dizer que o resultado que vc entregaria era aquele.

Pior né?

Ah mas acho que o negócio é vc ter calma e conversar com a pessoa. Derrepente vc´s chegam num acordo, sei la...


Jux Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 22 de Dezembro de 2016, 14:52:56
Fiquei curioso para ver essas fotos desse Crisma.. Dei uma olhada no seu Instagram, achando que ia encontrar tratamentos bisonhos e HDR  :hysterical:... Pelo contrário, luz light, agradável e tratamento na medida.. Parabéns!  :clap:
Esquece essas meninas aí, aposto que elas saíram feias na foto, por isso criticaram...  :hysterical:
||Canon EOS 5D Mark II & Canon BG-E6 || Canon EF 35mm f/2 IS USM || Canon Speedlite 580 EX II || RT YN-622c & 622c TX || Lightsphere Gary Fong || Kingston FCR-HS4

https://www.instagram.com/juxmendez/


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 22 de Dezembro de 2016, 15:28:22
Fiquei curioso para ver essas fotos desse Crisma.. Dei uma olhada no seu Instagram, achando que ia encontrar tratamentos bisonhos e HDR  :hysterical:... Pelo contrário, luz light, agradável e tratamento na medida.. Parabéns!  :clap:
Esquece essas meninas aí, aposto que elas saíram feias na foto, por isso criticaram...  :hysterical:

As vezes é até o outro fotógrafo que tem tratamentos bizonhos e cor seletiva. Acredite, tem clientes que querem justamente isso.

A questão é vc fotografar e entregar o resultado de outro fotógrafo. Isso não existe.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 22 de Dezembro de 2016, 15:41:57
Se são aquelas fotos daquelas meninas la as fotos em questão...realmente não tem porque reclamar...