Autor Tópico: Distância do flash remoto TTL - em relação a câmera.  (Lida 3675 vezes)

Luiz de Gonzaga

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 22 de Dezembro de 2016, 14:01:21
Tenho uma dúvida sobre o flash TTL remotamente acionado.
Levando em consideração que a leitura será feita atraves da lente, sendo enviado esta informação, em sinal de rádio ou infra vermelho para flash, que estará em uma distância x, maior ou menor que o enquadramento da câmera.
Assim sendo o flash em modo automático TTL, imitará um destelho errado, sobrespondo ou subespondo a cena.
Conclusão minha, não vale a pena, investir em rádios flash TTL, pois essa funcionalidade não pode ser usada de modo eficiente em eventos externos.  Custo alto e benefício nulo.
Gostaria da opinião ou esclarecimento da comunidade de fotógrafos.
Muito obrigado.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2016, 14:37:17
Então, de forma extremamente resumida e objetiva, o TTL dá um pré-disparo, a câmera faz a fotometria do que entrou através da lente, avisa o flash qual a carga que ele tem que mandar pra que a fotometria da cena dê no cinza médio (não cheguei a fazer testes diferentes pra saber se os pontos de medição influenciam isso ou se ele lê a cena inteira).

Eu uso no manual pq meus rádios não são TTL, mas um dia tenho interesse em testar qualé durante um casamento.
Tenho um colega que usa sistema Nikon e usa os flashes dele naquele outro esquema que eu não sei o nome, onde o flash calcula o tempo que a luz vai e volta pro próprio flash, pra calcular a potencia certa a mandar...
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2016, 14:39:19 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2016, 14:45:44
Tenho uma dúvida sobre o flash TTL remotamente acionado.
Levando em consideração que a leitura será feita atraves da lente, sendo enviado esta informação, em sinal de rádio ou infra vermelho para flash, que estará em uma distância x, maior ou menor que o enquadramento da câmera.
Assim sendo o flash em modo automático TTL, imitará um destelho errado, sobrespondo ou subespondo a cena.

Nada a ver. Flash em TTL, é sempre flash em TTL. Funciona do mesmo jeito, e a leitura não é atrapalhada pela distância e/ou angulo do flash em relação à câmera.
Já usei o flash direto, acionado via rádio, em TTL. Ficou bom, normal.

Conclusão minha, não vale a pena, investir em rádios flash TTL, pois essa funcionalidade não pode ser usada de modo eficiente em eventos externos.  Custo alto e benefício nulo.
Gostaria da opinião ou esclarecimento da comunidade de fotógrafos.
Muito obrigado.


Outra coisa nada a ver. Rádios TTL não são apenas pra usar em TTL. O rádio TTL cria uma ponte segura e confiável entre flash e câmera, mantendo todas as funcionalidades dos dois. Eu costumo usar em modo manual, faço regulagens e ajustes no flash através do menu da câmera. Tanto de carga, zoom da lampada, etc. E no meu caso, ainda tenho luz de auto-foco no transmissor, já que não uso flash na câmera.


Luiz de Gonzaga

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2016, 16:09:38
Sendo TTL (Through-the-lens), a medição terá como parâmetro a intensidade de luz que chega ao sensor, segundo a distância focal.
O flash estando na sapata, tem a informação precisa.
Porem o flash estando em uma distância diferente do ponto de transmissão (master). Até onde sei, os flash (TOP) não recalcula a distância em que está, compensando antes de disparar.
Como poderá emitir a quantidade correta de luz?
Exemplo, o fotografo está 2m do motivo, e o flash está á 10m. o que acontece?


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Dezembro de 2016, 16:24:34
Velho, a intensidade da luz do pré-flash vai chegar mais forte ou mais fraco no assunto caso ele esteja ele se aproxime ou se afaste do msm, conforme a lei do inverso do quadrado.

Se o flash se afasta do assunto, a luz chega mais fraca nele, logo o TTL compensa pra mais forte.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #5 Online: 22 de Dezembro de 2016, 16:59:58
Chega a ser engraçado um novato negar com tanto absolutismo, e ainda achar que te certo, décadas de história e tecnologia! 😂😂

Enviado de meu SM-G935FD usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #6 Online: 22 de Dezembro de 2016, 17:45:18
Exemplo, o fotografo está 2m do motivo, e o flash está á 10m. o que acontece?

Estando em modo TTL, o flash faz um pré-disparo que ilumina o assunto, ao mesmo tempo a câmera fará a leitura da fotometria desse pré-flash e interpretar qual deve ser a potencia correta que o flash precisa disparar pra que ilumine o assunto de forma a fotometria estar "correta". E aí então o flash dá o disparo na carga correta.
É por isso que o pessoal diz que o flash TTL "Erra". Não é que ele erra, mas ele faz uma leitura e dependendo de como estiver a sua cena ele pode estourar ou subexpor a sua foto, cabe ao fotógrafo também interpretar isso e aprender a usar a compensação de exposição pra contornar isso.

Tudo isso acontece numa fração de segundos, mas se vc parar pra notar a cada disparo em TTL dá pra ver o flash piscando duas vezes.

« Última modificação: 22 de Dezembro de 2016, 17:48:30 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Dezembro de 2016, 18:02:49
Só pra constar. TTL nenhum faz leitura de distância entre flash e assunto. TTL faz leitura apenas da potência da luz.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #8 Online: 22 de Dezembro de 2016, 19:03:16
Só pra constar. TTL nenhum faz leitura de distância entre flash e assunto. TTL faz leitura apenas da potência da luz.

Exato  :ok:

A confusão se dá porque, com algumas lentes, a câmera consegue fazer a medição da distância entre o objeto focado e o plano de foco e esta medida entra como uma ajuda para o algoritmo do TTL, desde que,  obviamente, a cabeça do flash esteja em posição "normal". Caso o flash esteja rebatido ou fora da sapata, a informação da distância é ignorada.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 23 de Dezembro de 2016, 09:22:04
Legal, ótimas informações!
Aproveitando o tópico e conhecimento dos colegas:
A câmera faz uma fotometria da luz presente na cena (spot, matricial, ponderada, etc...), e o TTL - calcula a potência a ser disparada com base na luz refletida do pré flash através da lente - correto?
Seriam aí duas exposições, a da câmera podemos definir os parâmetros e tipos de medição.
A do flash em TTL - há alguma configuração desta medição? Tipo matricial, ponderada... específica do flash? Muda alguma coisa na prática?
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #10 Online: 23 de Dezembro de 2016, 10:13:16
Só pra constar. TTL nenhum faz leitura de distância entre flash e assunto. TTL faz leitura apenas da potência da luz.

TTL não, mas nos flashes da Nikon tem um outro Modo que consegue, não é? Não me recordo o nome  :(
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Dezembro de 2016, 11:45:42
TTL não, mas nos flashes da Nikon tem um outro Modo que consegue, não é? Não me recordo o nome  :(

Sim, o SB-910 tem o modo Automático,, que eu não entendo direito. Mas calcula a exposição com base no ISO, abertura e distância do assunto.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #12 Online: 23 de Dezembro de 2016, 12:15:52
TTL não, mas nos flashes da Nikon tem um outro Modo que consegue, não é? Não me recordo o nome  :(

No TTL Canon tem dois modos de medição, "evaluative" e "average".

A grosso modo, o modo "average" é melhor quando a luz do flash é a luz principal. O modo "evaluative" é melhor quando a luz do flash age como luz de preenchimento, complementando a luz ambiente. Eu particularmente uso sempre em "evaluative".

Além disso, alguns flash's Canon também tem o modo "automatico", que faz uso de um sensor existente ao pé do flash ao invés de um algoritmo TTL.

http://www.learn.usa.canon.com/resources/articles/2011/speedlite580exii_article.shtml

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 23 de Dezembro de 2016, 12:39:10
No TTL Canon tem dois modos de medição, "evaluative" e "average".

A grosso modo, o modo "average" é melhor quando a luz do flash é a luz principal. O modo "evaluative" é melhor quando a luz do flash age como luz de preenchimento, complementando a luz ambiente. Eu particularmente uso sempre em "evaluative".

Além disso, alguns flash's Canon também tem o modo "automatico", que faz uso de um sensor existente ao pé do flash ao invés de um algoritmo TTL.

http://www.learn.usa.canon.com/resources/articles/2011/speedlite580exii_article.shtml

Show!!  Valeu  :clap: :clap:
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Luiz de Gonzaga

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #14 Online: 23 de Dezembro de 2016, 14:15:25
O rádio imite o sinal para o flash TTL, emitir o predestelho, quando o luz rebate na cena e chega ao sensor, nisso será enviado a informação de quanto será a potência para iluminar "corretamente" a cena.
Caso o flash esteja distante, a luz será mais intensa, chegando em uma qualidade difusa, iluminando muito mais que precisa.
Temos um resultado satisfatório.
Estou me convencendo em comprar um rádio TTL.