Autor Tópico: Cedo demais para se decepcionar com a D750?  (Lida 7759 vezes)

Zavan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
Resposta #15 Online: 28 de Dezembro de 2016, 10:06:12
Não é preciso olhar suas fotos para saber que você não sabe fotometrar corretamente, basta ler o que você mesmo escreveu:

Se você usar um modo de fotometria adequado para o caso (spot ou center-weighted, expondo para o assunto) ou compensar alguns pontos pra cima em um dos modos semi-automáticos, você teria a foto do jeito que quer.

Não se sinta ofendido pelo que dizem. Você não está sabendo usar a câmera, precisa assumir o fato e aprender o que fazer. E isso não é porque a câmera é nova e um modelo que você nunca usou, essas são noções universais que independem do modelo ou marca.
É o mesmo que falar: "sou nadador profissional, veja meus troféus... Mas, como que eu faço pra não afundar?"

O manual dá minha d3100 já explica 90% das dúvidas q vc apresentou.

Outra coisa, está fotografando em RAW e trabalhando o processamento do arquivo na pós?

N se sinta ofendido, leve tudo como crítica construtiva.
Estilo Rock Balboa

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk



Zavan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
Resposta #16 Online: 28 de Dezembro de 2016, 10:08:10
E outra.. como seu site tem "Review" e analise de DSLR enquanto vc manja bem pouco delas?

Cuidado com a desinformação

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk



ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 28 de Dezembro de 2016, 10:47:24
Caro colega, primeiramente parabéns está com uma excelente câmera e também pela sua disciplina para atingir esta meta.
O que me chamou a atenção e muito no seu comentário - foi o trecho abaixo:

" regulo a câmera e pela ocular vejo que a foto ficará ótima"

Entendo que quando cita "ocular", deve estar se referindo ao visor - OVF... o visor das DSRL não simula exposição, ele vê a cena, como você veria. Nas DSRL podemos - através do OVF - inferir como ficará a exposição - utilizando o fotômetro e escolhendo compensações e modos de medicão - de acordo com o nosso desejo.
Simulação de exposição em visor, ocorreria nos EVF das mirrorless.

Este trecho, dentre outros no seu texto... revela que ainda resta a você conhecer e aprender conceitos básicos em fotografia...aproveite a oportunidade e comece do zero, novamente...

Usar o modo manual, estudar fotometria, sistema de zonas, medição pontual, etc... irá agregar conhecimento e auxiliar no seu dia a dia...mesmo que não utilize estes modos sempre...

Momento de humildade, abraços e um 2017 de muitas fotos para você!!
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Zavan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
Resposta #18 Online: 28 de Dezembro de 2016, 11:25:45
Caro colega, primeiramente parabéns está com uma excelente câmera e também pela sua disciplina para atingir esta meta.
O que me chamou a atenção e muito no seu comentário - foi o trecho abaixo:

" regulo a câmera e pela ocular vejo que a foto ficará ótima"

Entendo que quando cita "ocular", deve estar se referindo ao visor - OVF... o visor das DSRL não simula exposição, ele vê a cena, como você veria. Nas DSRL podemos - através do OVF - inferir como ficará a exposição - utilizando o fotômetro e escolhendo compensações e modos de medicão - de acordo com o nosso desejo.
Simulação de exposição em visor, ocorreria nos EVF das mirrorless.

Este trecho, dentre outros no seu texto... revela que ainda resta a você conhecer e aprender conceitos básicos em fotografia...aproveite a oportunidade e comece do zero, novamente...

Usar o modo manual, estudar fotometria, sistema de zonas, medição pontual, etc... irá agregar conhecimento e auxiliar no seu dia a dia...mesmo que não utilize estes modos sempre...

Momento de humildade, abraços e um 2017 de muitas fotos para você!!
Parabéns, ótima didático.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk



d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 29 de Dezembro de 2016, 11:38:43
Há um tempo atrás alguns amigos que gostavam de fotografia mas não tinham conhecimento de nenhuma técnica, ou seja, fotografavam 100% automático, me pediram um encontro para passar umas dicas. Uma das primeiras coisas que eu disse foi para não comprarem câmeras caras, tidas como profissionais se não pretendiam estudar a fundo a fotografia. Esse é um erro clássico das pessoas leigas. Acham que a foto boa acontece por causa do equipamento. Sinceramente eu acho que para fotografar 100% no automático, uma câmera compacta de boa qualidade, como as que vc tinha, podem dar um resultado superior à uma profissional top de linha.
Parabéns pela compra e mãos à obra, vc tem muito que estudar agora! Kkkk



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Daniel

Instagram: @danacqua


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #20 Online: 29 de Dezembro de 2016, 13:28:27
Sinceramente eu acho que para fotografar 100% no automático, uma câmera compacta de boa qualidade, como as que vc tinha, podem dar um resultado superior à uma profissional top de linha.

Isso. Sempre digo também que, ao usar qualquer câmera no automático, só se tem resultados automáticos.

Quando me perguntam que câmera comprar, sugiro qualquer uma que:
1. permita troca de lente
2. tenha abertura e exposição controláveis.

Quanto ao nosso amigo que iniciou o tópico, ele continua aparecendo, mas como não tem escrito nada, pode estar lendo todos os tópicos sobre exposição, o que é uma ótima coisa.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #21 Online: 29 de Dezembro de 2016, 14:09:48
Isso. Sempre digo também que, ao usar qualquer câmera no automático, só se tem resultados automáticos.

Quando me perguntam que câmera comprar, sugiro qualquer uma que:
1. permita troca de lente
2. tenha abertura e exposição controláveis.

Quanto ao nosso amigo que iniciou o tópico, ele continua aparecendo, mas como não tem escrito nada, pode estar lendo todos os tópicos sobre exposição, o que é uma ótima coisa.
Hoje uma T6i, D5500 são as máquinas ideias para esse público pois mesmo no automático farão ótimas fotos e permite no futuro ter outras lentes e se aventurar no automático.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 29 de Dezembro de 2016, 15:07:48
Há um tempo atrás alguns amigos que gostavam de fotografia mas não tinham conhecimento de nenhuma técnica, ou seja, fotografavam 100% automático, me pediram um encontro para passar umas dicas. Uma das primeiras coisas que eu disse foi para não comprarem câmeras caras, tidas como profissionais se não pretendiam estudar a fundo a fotografia. Esse é um erro clássico das pessoas leigas. Acham que a foto boa acontece por causa do equipamento. Sinceramente eu acho que para fotografar 100% no automático, uma câmera compacta de boa qualidade, como as que vc tinha, podem dar um resultado superior à uma profissional top de linha.
Parabéns pela compra e mãos à obra, vc tem muito que estudar agora! Kkkk



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Só li verdades.



Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 29 de Dezembro de 2016, 15:16:48
Há um tempo atrás alguns amigos que gostavam de fotografia mas não tinham conhecimento de nenhuma técnica, ou seja, fotografavam 100% automático, me pediram um encontro para passar umas dicas. Uma das primeiras coisas que eu disse foi para não comprarem câmeras caras, tidas como profissionais se não pretendiam estudar a fundo a fotografia. Esse é um erro clássico das pessoas leigas. Acham que a foto boa acontece por causa do equipamento. Sinceramente eu acho que para fotografar 100% no automático, uma câmera compacta de boa qualidade, como as que vc tinha, podem dar um resultado superior à uma profissional top de linha.
Parabéns pela compra e mãos à obra, vc tem muito que estudar agora! Kkkk



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Até Iphone entrega fotos excelentes no automático.


malccsi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #24 Online: 29 de Dezembro de 2016, 21:05:20
Gente, mas quem disse que eu fotografo no automático? Alguns frequentadores deduzem algo e postam como se isso fosse uma verdade, como o colega que disse que "provavelmente ele nem leu o manual". Fotografo nos modos Manual, algumas vezes em A e poucas vezes em P. Ou seja, faço quase 90% das fotos no modo manual. Prefiro tentar controlar todas as variáveis a fotografar no automático. Se fosse para isso, usaria o meu celular.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2016, 21:08:58 por malccsi »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 29 de Dezembro de 2016, 21:13:58
Acho que todo mundo está muito mal informado a respeito do modo automático, e por consequência usando umas lógicas equivocadas.

Eu ouvi dizer que a maioria dos fotojornalistas atuais usa modo P, ou algum modo semi-automático, e com Auto ISO. Isso não quer dizer que eles não saibam usar o equipamento, ou que eles deveriam estar usando um iPhone.

O problema não é usar modo manual ou automático. Aliás, reduzir a situação ao nível de "somente iniciantes/desinformados usam automático" é simplista demais. Por sinal, em nenhum momento o autor do tópico disse usar modo automático, vocês é que pularam pra essa conclusão errônea.

O grande erro é não saber o que a câmera está fazendo. Me ficou bem claro que ele não entende por completo medição de luz. Me pergunto se não existem outros problemas sobre o entendimento de profundidade de campo, raw/jpeg e outras nuances. E isso independe do uso de automático e manual.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2016, 21:17:46 por Bucephalus »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #26 Online: 29 de Dezembro de 2016, 22:10:17
Acho que todo mundo está muito mal informado a respeito do modo automático, e por consequência usando umas lógicas equivocadas.

Eu ouvi dizer que a maioria dos fotojornalistas atuais usa modo P, ou algum modo semi-automático, e com Auto ISO. Isso não quer dizer que eles não saibam usar o equipamento, ou que eles deveriam estar usando um iPhone.

O problema não é usar modo manual ou automático. Aliás, reduzir a situação ao nível de "somente iniciantes/desinformados usam automático" é simplista demais. Por sinal, em nenhum momento o autor do tópico disse usar modo automático, vocês é que pularam pra essa conclusão errônea.

O grande erro é não saber o que a câmera está fazendo. Me ficou bem claro que ele não entende por completo medição de luz. Me pergunto se não existem outros problemas sobre o entendimento de profundidade de campo, raw/jpeg e outras nuances. E isso independe do uso de automático e manual.
Mandou bem

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 29 de Dezembro de 2016, 22:30:53
Bom, em muitas situações eu trabalho na boa no modo "P" automático e tbm com ISO automático, principalmente em evento onde as condições de luz são bem adversas, onde preciso de agilidade e que não me importa muito essa questão de velocidade e nem de abertura. Já faz uns 2 ou 3 anos que aderi ao modo "P", confesso que no passado eu já torci o nariz para ele, mas depois que descobri que é basicamente a mesma coisa, e que eu poderia virar a rodinha pra cá ou para lá que chegaria no mesmo objetivo, fiquei mais a vontade com o modo "P".

Para trabalhar no modo "P" tenho que aliar e raciocinar diferente em algumas coisas, principalmente no modo de medição da câmera e usar mais a compensação de exposição. Mas obviamente que não abandonei os outros modos (Tv, Av & M), afinal quando preciso de velocidade ou quando quero cravar a abertura, num tem jeito.

Todos modos são imprescindíveis, e sempre uso aquele que for mais seguro e prático para cada situação, uso todos eles ou qualquer um deles a meu favor e sem preconceitos. Talvez o ISO automático tenha sido o mais importante avanço dos últimos anos da fotografia digital.


Pra quem torce o nariz para o modo "P" recomendo experimentar, estou certo que não será o modo P que fará sua fotografia piorar, muito pelo contrário, ele vem para ajudar!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #28 Online: 29 de Dezembro de 2016, 22:43:26
Pouco importa o modo, portanto que você entenda que em nenhum deles vai conseguir expor corretamente o por do sol e uma pessoa no contra, ao mesmo tempo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #29 Online: 29 de Dezembro de 2016, 22:53:59
A câmera foi comprada em camelô não? Foi no site da Nikon? Sim! Por quê?

Porque você não tinha noção de nada e achou que comprando umas das melhores DSLR do momento no site oficial lhe ajudaria a fazer fotos melhores. Mas não. Você gastou 10 paus em corpo/kit + 50mm. Um corpo fantástico e apenas lentes medianas? Fez errado. Devia ser o oposto se está reclamando qualidade.

Sou rico? De maneira alguma!!!! Muito pelo contrário. Foram anos e mais anos traçando metas até chegar ao objetivo de comprar uma excelente câmera.

Anos e mais anos perdidos, em que você poderia estar estudando com uma Nikon D5200 da vida ao invés de se privar da experiência de usar uma dslr para no fim compra uma câmera com muito mais recursos do que você precisava. Esse foi o primeiro e principal erro.

Para o amigo que disse que não sei nem fotometrar direito, visite meu site e tire suas próprias conclusões: http://www.cyber-foto.com/

Todas essas fotos que você disponibiliza no seu site em 800px de largura poderiam ter sido feitas com um bom smartphone e ninguém perceberia a diferença.

Quanto ao colega que disse que "provavelmente nem leu o manual", seu comentário é impertinente pois estou lendo e relendo o manual.
Não sei se vc sabe, mas há uma grande diferença entre os equipamentos, e saltar de uma superzoom para uma full-frame, e de marcas ainda por cima diferentes, gera uma grande mudança. Ou eu seria obrigado a já dominar um equipamento novo que acabei de comprar?

Metade das respostas a tópicos de novatos aqui se resumem a indicar em que página do manual se encontra a resposta para a dúvida da pessoa, pois nem pra isso se dão ao trabalho. Então é normal, até porque você fez os questionamentos mais absurdos que eu já vi em toda minha vida fotográfica na internet.
Imagino alguém indo na concessionária da Lamborghini, fazendo um test drive de uma quadra ao meio dia no transito de SP, voltando do test drive e falando ao vendedor: - "Prefiro meu Uno, ao menos faz 12km/litro na cidade, o dobro desse importadão aí". Parece absurdo, mas é mais ou menos isso que você fez. Você tá com uma D750 nas mãos, tem muito profissional que não tem necessidade de uma câmera dessas.

E toda câmera tem suas limitações, ela é apenas uma ferramenta, cabe ao fotógrafo saber como contornar essas limitações. Existem técnicas variadas pra aprimorar tudo quanto é tipo de foto que você queira fazer.

Não sei se vc sabe, mas há uma grande diferença entre os equipamentos, e saltar de uma superzoom para uma full-frame, e de marcas ainda por cima diferentes, gera uma grande mudança. Ou eu seria obrigado a já dominar um equipamento novo que acabei de comprar?
Bom, eu aprendi a fotometrar nos primeiros dias sem nunca ter tido uma câmera antes.

Coloque a câmera em modo M e a exposição em Spot (pontual) que você vai aprender a fotometrar na marra, e vai entender como a coisa funciona.