Autor Tópico: Cedo demais para se decepcionar com a D750?  (Lida 7758 vezes)

malccsi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Online: 27 de Dezembro de 2016, 00:04:14
Como amador, na era digital comecei com uma Sony W-5, depois passei para uma Superzoom HX1 da Sony e logo depois outra Superzoom HX300 da mesma marca.
Depois de muita batalha, comprei uma Nikon D750 com uma lente 50mm 1.8G, esperando muito mais nitidez, fundo mais desfocado e poder abusar do ISO em condições de pouca luz.
Ainda estou estudando o equipamento, lendo o manual e praticando. Mas a diferença que vi e que mais me chamou a atenção foi o desfoque apenas.
A nitidez vejo em algumas fotos, em outras,não fica tão nítida assim e o ruído causado em pouca luz, com ISO entre 2.000 e 3.200 é irritante. E a Fotografe Melhor citou que o ISO dela é aceitável até 6400!!!!
Outro detalhe: às vezes quando tento fotografar um busto em um parque que esteja na contraluz, ou uma pessoa que esteja em uma varanda, ou seja à sombra, regulo a câmera e pela ocular vejo que a foto ficará ótima. Porém, o que acontece é que o motivo fica bastante escuro, bem diferente do que estou vendo pela lente. O que pode ser?
Ou seja, a sensação que tenho é que comprei uma super câmera mas que me dá o mesmo problema em condições de baixa luminosidade.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 27 de Dezembro de 2016, 00:24:15
Meu amigo, comprar uma D750 com uma HX300 é como comparar uma Ferrari com uma bicicleta.

Pelas duvidas que você descreve, o que falta é conhecimento, recomendo estudar. você tem uma das melhores câmeras da atualidade.

Eu ensino algumas coisas sobre fotografia no meu canal no YT. Recomendo minha aula básica, vou deixar o link aqui pra você:

Att

https://www.youtube.com/watch?v=lz4UbfEIaGo&t=383s


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 27 de Dezembro de 2016, 00:27:51
Ah essa aula aqui também é legal, falo justamente sobre a nitidez.

https://www.youtube.com/watch?v=exslzCCCH78&t=1166s


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Dezembro de 2016, 00:29:22
Posta fotos que vc acha nítida e que vc acha que não ficou. Geralmente essa diferença de nitidez é questão de FOCO.

O ISO eu acho que vc está pegando bem pesado com ela. Eu tenho a D610 e fotos até ISO 3200, eu trato com quantidade boa de nitidez e 0 de luminância (redução de ruído) e para mim fica ótimo. Imagina a D750 que é melhor que ela.

Agora se vc é pixel peeper, não vai ter câmera no mundo que não entregue ruido em ISO alto. Vc faz grandes ampliações publicitárias com suas fotos ou publica apenas na web e faz pequenas revelações? Pode ter certeza que o ruido só fará diferença no primeiro caso. No segundo caso, pode postar foto em ISO 100 e 2000 que a diferença é imperceptível.

A questão de fotografar em contraluz e na sombra é questão de fotometria. Vc aponta a câmera para o assunto e o sol está logo atrás estourando luz, qualquer câmera do mundo vai diminuir a exposição nesse caso. O problema ai é no operador da câmera, que tem que saber que contraluz é uma cena complicada e tem saber fotometrar certo a cena. Nesse caso, cabe a vc botar a câmera no manual e ajustar a exposição sozinho.

A câmera não vai fotografar sozinho por vc.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2016, 08:54:05
Tive que logar pra comentar…
Me perdoe por falta de acentos e cedilha.
Agora vem a parte mais dificil, estudar e fotografar muito, pra tirar proveito da excelente maquina que tem em maos, acoselho a pegar uma lente 24-120, vai ter mais versatilidade, quanto as fotos na contra luz, se o objeto a ser fotografado nao estiver longe use o flash, Quantoao ISO, se estudar e praticar bastante, daqui uns 2 meses vera que e sim aceitavel ateh 6400 ou mais, apesar de achar as Nikons fracos em ISOs altos, logo logo comecara notar as diferencas nas fotos.

Bom estudo e muitas fotos pra dominar o mais rapido possivel a excelente maquina que tem em maos,
 


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Dezembro de 2016, 08:56:20
Ah! Pra nao errar nas fotos de fim de ano, todos no automatico, somente nas fotos importantes no comeco, evite usar o modo automatico, pra dominar o mais rapido possivel a maquina…

Feliz 2017 a todos do forum.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2016, 08:57:54 por Marcio WH »


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #6 Online: 27 de Dezembro de 2016, 09:11:22
é assim mesmo meu amigo. Você se acostumou com um tipo de câmera e agora vai ter que aprender a domar essa fera ai... Não é fácil partir de um sistema diferente para outro.

Quando passei da D90 para D610 também fiquei achando que o problema era a câmera. Não era! era apenas falta de prática com o sistema de foco e botões.

Daqui uns dias, você vai voltar aqui e pensar: "Porque eu abri esse tópico"   :D

Continue treinando, brincando e postando. Aqui no fórum você aprenderá muita coisa.

Conte conosco sempre!
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 27 de Dezembro de 2016, 11:07:05
É questão de aprendizado e adaptação. Pelo que entendi essa é a primeira DSLR e já foi direto pra uma top top.

Além de buscar acertar a exposição correta, se concentre em explorar os modos de foco.

Vou dar uma receita de bolo que talvez funcione. Configure pra Auto ISO, velocidades com o dobro da DF e coloque no AF-C 3D tracking.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


ROGÉRIO-RJ

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Dezembro de 2016, 13:38:33
"Outro detalhe: às vezes quando tento fotografar um busto em um parque que esteja na contraluz, ou uma pessoa que esteja em uma varanda, ou seja à sombra, regulo a câmera e pela ocular vejo que a foto ficará ótima. Porém, o que acontece é que o motivo fica bastante escuro, bem diferente do que estou vendo pela lente. O que pode ser?
Ou seja, a sensação que tenho é que comprei uma super câmera mas que me dá o mesmo problema em condições de baixa luminosidade."

Uma coisa é o que o seu olho vê e outra o que a câmera vê. Nosso cérebro tem a capacidade de ajustar a imagem de uma forma muito mais elaborada do que a câmera, fazendo as compensações necessárias para que vc veja o motivo, mesmo em contraluz, de uma forma melhor. A câmera tem dificuldade para fazer isso sozinha. Nos casos de se fotografar um motivo em contraluz, dependendo da diferença de iluminação entre o motivo e o fundo, vc deve, primeiro, decidir se quer que esse fundo saia ou não na foto. Caso vc queira que o fundo também apareça, deve fotometrar a câmera para a luz mais forte (a do fundo, nesse caso) e usar um flash para iluminar o motivo, de acordo com a suas necessidades.

Amador / Entusiasta
Canon 5DC e 5D MKII - Canon 24-85 f3.5-4.5 - Canon 100L f/2.8 macro - Sigma Art 50mm f/1.4 - Manual Zuiko 50mm f/1.4 - Manual Fujinon EBC 50mm f/1.4 - yashinon 28mm f/2.8 - helios 58mm f/2 -Yashinon 28mm DS-M f/2.8 - Meyer Optik Görlitz 200mm f/4

https://www.flickr.com/photos/rogerio_rj/


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #9 Online: 27 de Dezembro de 2016, 16:27:54
Vá estudar e honrar a câmera que você tem em mãos, uma das melhores da atualidade. Milhares de pessoas com extremo potencial fotográfico  não tem condições de comprar algo tão avançado, então faça por merecer ao invés de ficar de mimimi em forum. Aposto que nem o manual leu.

"Deus dá nozes a quem não tem dentes"


Zavan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
Resposta #10 Online: 27 de Dezembro de 2016, 21:31:46
Vá estudar e honrar a câmera que você tem em mãos, uma das melhores da atualidade. Milhares de pessoas com extremo potencial fotográfico  não tem condições de comprar algo tão avançado, então faça por merecer ao invés de ficar de mimimi em forum. Aposto que nem o manual leu.

"Deus dá nozes a quem não tem dentes"
Kkk

Obrigado, não conseguiria me expressar melhor.

O cara não entende sequer de fotometria e está reclamando de uma das melhores câmeras que eu sequer pude testar.



Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk



malccsi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #11 Online: 27 de Dezembro de 2016, 23:19:22
Aos amigos que responderam educadamente, eu agradeço os comentários. Serão muito importantes nessa minha nova fase. A câmera foi comprada em camelô não? Foi no site da Nikon? Sim! Por quê? Por várias pesquisas, inclusive nesse fórum. Na mão de vendedores e de lojas "não oficiais" a garantia era de 3 meses enquanto na Nikon a garantia era de 3 e 5 anos, respectivamente para câmera e lente e teria a certeza da procedência do produto. Sou rico? De maneira alguma!!!! Muito pelo contrário. Foram anos e mais anos traçando metas até chegar ao objetivo de comprar uma excelente câmera.
Quanto ao colega que disse que "provavelmente nem leu o manual", seu comentário é impertinente pois estou lendo e relendo o manual.
Para o amigo que disse que não sei nem fotometrar direito, visite meu site e tire suas próprias conclusões: http://www.cyber-foto.com/
Não sei se vc sabe, mas há uma grande diferença entre os equipamentos, e saltar de uma superzoom para uma full-frame, e de marcas ainda por cima diferentes, gera uma grande mudança. Ou eu seria obrigado a já dominar um equipamento novo que acabei de comprar?
Quanto a estudar, deixo aqui uma lista de alguns livros que já li: O Novo Manual de Fotografia (John Hedgecoe), A Arte da Fotografia Boudoir (Christa Meola), Fotografia Digital na Prática 1 (Scott Kelby), Fotografia Digital na Prática 2 (Scott Kelby),  Curso de Fotografia Composição (Michael Freeman), Exposição Perfeita (Michael Freeman), Fotografia de Nu Artístico (Guilherme Lechat), 1000 Poses Para Mulheres (Eliot Siegel). Sem falar nas leituras da Revistas Fotografe Melhor, cursos na EduK, vídeos do Youtube e horas e mais horas de pesquisas na internet e etc (aliás, coisas que todo mundo no fórum com certeza faz, pois quem curte fotografia gosta de estudar).
Feliz Ano novo a todos os colegas!
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2016, 23:29:36 por malccsi »


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 28 de Dezembro de 2016, 02:40:53
Cara, exposição é uma assunto EXTREMAMENTE complexo, e dificilmente teremos alguém que seja perito nisso. Apresentar portifólio seu, por mais que tenham boas fotos, não garantem primor em conhecimento técnico. Alguns acham que exposição boa é apenas zerar o fotômetro. Ansel Adams escreveu um livro inteiro sobre exposição, criou o sistema de zonas e não esgotou o assunto. Fotografia em contraluz é um tanto difícil msm e merece bastante assunto. Sinto dizer isso, mas vc não pode culpar a câmera por sua foto em contraluz ter saido escura.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 28 de Dezembro de 2016, 02:59:54
Para o amigo que disse que não sei nem fotometrar direito, visite meu site e tire suas próprias conclusões: http://www.cyber-foto.com/

Não é preciso olhar suas fotos para saber que você não sabe fotometrar corretamente, basta ler o que você mesmo escreveu:

Outro detalhe: às vezes quando tento fotografar um busto em um parque que esteja na contraluz, ou uma pessoa que esteja em uma varanda, ou seja à sombra, regulo a câmera e pela ocular vejo que a foto ficará ótima. Porém, o que acontece é que o motivo fica bastante escuro, bem diferente do que estou vendo pela lente. O que pode ser?

Se você usar um modo de fotometria adequado para o caso (spot ou center-weighted, expondo para o assunto) ou compensar alguns pontos pra cima em um dos modos semi-automáticos, você teria a foto do jeito que quer.

Não se sinta ofendido pelo que dizem. Você não está sabendo usar a câmera, precisa assumir o fato e aprender o que fazer. E isso não é porque a câmera é nova e um modelo que você nunca usou, essas são noções universais que independem do modelo ou marca.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 28 de Dezembro de 2016, 03:04:56
Fui olhar o seu site para não comentar no vazio, e sabe o que me saltou aos olhos de imediato? A esmagadora maioria das fotos está exposta para o cinza médio, o famoso "fotômetro zerado" que o Rafa comentou aí em cima.  Isso geralmente deixa a foto subexposta, e foi essa a impressão que tive em quase todas.

Posso estar enganado, mas tudo indica que você está usando a DSLR da mesma maneira que usava a superzoom, e isso claramente não trará os resultados desejados, já que o problema não está na câmera, mas na maneira com as fotos estão sendo feitas.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2016, 03:08:38 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!