Autor Tópico: Cedo demais para se decepcionar com a D750?  (Lida 7830 vezes)

d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 30 de Dezembro de 2016, 10:01:25
Gente, mas quem disse que eu fotografo no automático? Alguns frequentadores deduzem algo e postam como se isso fosse uma verdade, como o colega que disse que "provavelmente ele nem leu o manual". Fotografo nos modos Manual, algumas vezes em A e poucas vezes em P. Ou seja, faço quase 90% das fotos no modo manual. Prefiro tentar controlar todas as variáveis a fotografar no automático. Se fosse para isso, usaria o meu celular.

É verdade, fui lendo o tópico e entrei num assunto que vc não começou mesmo. Foi mals! Mas então voltando ao seu problema.... vc fala da diferença do ocular para a realidade da foto feita. Aquelas Sonys que vc usava eram mirrorless? Pq uma DSLR não mostra mesmo o resultado final da foto. Ele te mostra a cena tal como ela é. Vai de vc saber fazer os ajustes necessários para que ela saia da forma desejada. Falando sobre ISO, tenho duas afirmações que julgo relevantes. Lembre-se que as revistas também vivem às custas da publicidade dos fabricantes, então não dá pra confiar em 100%. A segunda, mais importante que a primeira, é que vc tem que fotografar em RAW se deseja ter resultados satisfatórios em baixa luz, além de fazer um trabalhinhos de edição. Vc usa qual formato, RAW ou JPEG? Lembre-se que qualquer opção automatizada que escolher na sua câmera, é   algo que está deixando pra ela decidir sozinha.
Por último, se me permitir, deixo a dica de interagir mais no tópico que criou. Vai dando um norte aí pra galera se os comentários estão de acordo a tua necessidade. Dá pra aprender muito aqui no fórum.
Abs.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Daniel

Instagram: @danacqua


Zavan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
Resposta #31 Online: 30 de Dezembro de 2016, 11:00:04
Sinceramente, me desculpe se te ofendi ao dizer que provavelmente não leu o manual.
É que o manual dá minha antiga d3100 já explica exposição e contra luz e outras coisas.

Talvez seja difícil partir de um sistema pra outro, mas eu não li metade dos livros que vc leu e acho suas indagações amadoras e respostas arrogantes, talvez eu tenha interpretado mal, todos aqui buscam se ajudar e aprender.

Acredita que o pessoal disse que você fotografa no automático ao olhar suas fotos no site, quads todas expostas em cinza médio, igual com o fotômetro no 0 igual o modo automático mede.

Abraços

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk



malccsi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #32 Online: 30 de Dezembro de 2016, 19:48:56
Minhas Sony não eram Mirror. Eram Superzoom.
Então, hoje peguei a câmera e fiz uns testes com uma miniatura de carro na escala 1:18. Fiz à tarde, no meu quarto com luz acesa e um pouco de luz de janela. Teve um colega do tópico que disse que talvez eu estivesse usando a câmera como eu usava a Superzoom. Fiz esse teste, coloquei no Live View e aí a câmera funciona perfeitamente quanto à fotometria, vc consegue ver a exposição tanto no monitor quanto na escala (movendo da superexposição até o 0) e a foto sai ok.
Mas quando faço o mesmo procedimento pela ocular, zero o fotômetro e a foto que teoricamente deveria ficar da mesma forma, sai super exposta.
Como disse, já li e reli essa parte do manual e as demais partes e não estou entendendo o motivo.
Amigo, não sou arrogante não, muito  pelo contrário. O seu comentário me ofendeu, exatamente por eu ser um cara que batalha muito, que corre atrás mesmo, que lê muito e que se Deus quiser deixará os cursos online e fará um dos cursos mais longos de fotografia do país aqui em BH. Claro que sei que o fato de ser um dos mais longos, não quer dizer que seja um dos melhores. Mas pesquisei e pelo que vi a escola é muito boa.
Ao amigo que disse que comprei uma câmera para usar em muito mais do que preciso, é porque vc não sabe os planos que tenho. O meu raciocínio foi: gastar em uma DSLR de entrada para depois comprar uma DSLR "profissional", no final das contas me faria gastar ainda mais. Realmente, poderia ter comprado uma moto, mas me privei durante anos de várias coisas para juntar o dinheiro e preferi comprar essa câmera porque amo fotografia e depois de várias pesquisas. Mesmo sabendo que a tendência, segundo o que foi visto na Photokina, a  tendência agora são as Mirrors.
E esse amor pela fotografia começou da seguinte forma: não conheci meus avós maternos e nem meus avós paternos. Aos 24 anos, um parente trouxe um xerox de uma foto antiga  de nossa família. E naquele pedaço de papel, pude ver meus avós paternos, meus tios e meu pai com mais ou menos 5 anos. Ali pude sentir toda a importância da fotografia. Imaginem a cena: vc já tem um pai idoso, e de repente, em um papel ele está lá, criança. E os tios e tias, todos crianças? E os avós?
Ao colega que falou que eu deveria me preocupar mais com lente do que com o corpo, eu sei que no caso da nitidez, o que manda muito é a lente. E a 24-70mm e a 85mm 1.8 são meus objetivos. Um Flash também. Mas até lá, se vão mais alguns anos...Mas estamos no Brasil, né? Então temos que batalhar e muito.


malccsi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #33 Online: 30 de Dezembro de 2016, 19:58:21
Sobre o modo P, se não me engano, o Scott Kelby em um de seus livros cita que de vez em quando ele usa esse modo. Ele o usa principalmente  em situações onde  precisa fotografar rapidamente e não tem tempo de ficar mudando as variáveis. Já usei muito o modo P. Vou fazer mais testes com ele.
Logo que comprei a câmera e fui  testá-la, achei muito incômodo o fato de ter que ficar variando o ISO a todo momento. Estava no jardim e a luz mudava o tempo todo. Como havia lido no manual sobre o modo ISO automático, eu achei bem prático, porém, achei que em muitas fotos, o sistema abusava do ISO sem muita necessidade. Por isso prefiro, por enquanto, eu mesmo regular o ISO.
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2016, 20:06:13 por malccsi »


malccsi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #34 Online: 30 de Dezembro de 2016, 20:17:22
Fotografo em Raw. Edito no Lightroom e no Photoshop. Ou às vezes só em um deles.
As fotos que fiz da miniatura fiz com o modo de fotometria pontual e não estava em contraluz. Na maioria das vezes uso ele. Mas também uso o modo matricial e vou ver se consigo fotografar uma amiga usando o modo de ponderação central, que segundo o Manual é o modo de fotometria clássico para retratos. Mas primeiro preciso resolver essa questão da exposição. Vou "resetar" a câmera para o modo de fábrica, para ver se posso ter salvado alguma configuração que esteja interferindo. Em tempo, não é em toda foto que ocorre o problema de super exposição, mas em algumas.
E realmente, minhas fotos são feitas quase que em 100% com fotômetro no modo de cinza médio.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 30 de Dezembro de 2016, 20:19:01
Fiz esse teste, coloquei no Live View e aí a câmera funciona perfeitamente quanto à fotometria, vc consegue ver a exposição tanto no monitor quanto na escala (movendo da superexposição até o 0) e a foto sai ok.
Mas quando faço o mesmo procedimento pela ocular, zero o fotômetro e a foto que teoricamente deveria ficar da mesma forma, sai super exposta.

Você entende como os modos de fotometria funcionam? O spot, center-weighted, matrix/evaluative e possíveis outros?

Usando o live view (seja em uma superzoom ou DSLR) você só precisa mudar abertura e exposição até a imagem ficar do jeito que você quer, independente do modo de fotometria sendo usado. Você não precisa entender nada de medição de luz. Olhando pelo viewfinder ótico você tem que entender os modos de fotometria, como cada um lê a imagem através da lente, escolher a ideal e talvez até mesmo compensar pra cima ou para baixo ao invés de centrar no 0.

Repito: aprenda a fotometrar. Sua atitude está completamente errada ao dizer "coloquei no Live View e aí a câmera funciona perfeitamente". A câmera está funcionando corretamente em ambos os casos, você é que não está sabendo fazer foto usando o fotômetro e através do visor ótico.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #36 Online: 30 de Dezembro de 2016, 20:22:49
Será que está usando medição spot? É o modo que daria mais diferença pra o Live view.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


malccsi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #37 Online: 30 de Dezembro de 2016, 20:39:48
Sim. Estou usando o modo Spot.
E sim, entendo os modos de fotometria e para o quê servem.
Resetei a câmera e amanhã farei mais testes. Quando olho pelo viewfinder ótico  e faço as regulagens, acho que a foto vai ficar boa, mas não acontece. Depois de mais testes vou ver o que consigo.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 30 de Dezembro de 2016, 20:47:52

E sim, entendo os modos de fotometria e para o quê servem.


isso tem q ser revisto  :hysterical:

procure uns videos sobre fotometria, vc não esta entendendo oq leu, talvez com um video seja mais facil
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2016, 20:50:27 por Rafael.l »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 30 de Dezembro de 2016, 20:57:40
Você não está entendendo fotometria, acredite.

E o modo spot fotometra somente uma pequena parte da imagem. Nas DSLR Full Frame top esse modo é realmente spot (nas câmeras mais baratas o spot tá mais pra um "average"). O spot na D750 deve ler entre 1% e 5% do centro da imagem. Se você mover a câmera 1mm pro lado e pegar um pouquinho mais ou menos luz, você vai estar fazendo uma leitura completamente diferente. Se você pegar um pedacinho da imagem que tem sobras intensas ou luzes super altas, o spot vai dar uma leitura completamente aberrante do quadro inteiro.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 30 de Dezembro de 2016, 21:00:22
Sim. Estou usando o modo Spot.
E sim, entendo os modos de fotometria e para o quê servem.
Resetei a câmera e amanhã farei mais testes. Quando olho pelo viewfinder ótico  e faço as regulagens, acho que a foto vai ficar boa, mas não acontece. Depois de mais testes vou ver o que consigo.

Caro colega, farei alguns comentários... não se ofenda...o objetivo é te ajudar em algum ponto:

1- Se colocar a câmera em modo M, definindo manualmente abertura, tempo e ISO - e mantendo estes parâmetros fixos a foto sairá exatamente da mesma forma, com a mesma exposição (correta ou não - dependendo de como configurou) - não importa se olhando pelo Live View ou pelo OVF.

2- Caso utilize algum recurso semiautomático - Av, Tv, ou mesmo modo M com auto ISO e principalmente com o modo de fotometria em pontual/spot - aí a coisa complica - a câmera irá alterar os parâmetros para atingir a exposição que você indicou, especificamente para o ponto onde a medição pontual está apontada. Não sei como é na sua Nikon 750, na minha antiga 6D a medição pontual era no centro do Frame, na atual fuji ela é ligaa ao ponto de foco ativo... não importa, se por exemplo a medição for central e você indicar que quer o fotômetro zerado (Cinza Médio), ela irá calcular e expor a cena para o ponto de medição (Spot). Se o ponto de medição estiver no cabelo escuro de uma modelo... ele irá trazer este ponto para cinza médio - conforme determinado por você - e a cena ficará superexposta.... se o Spot estiver medindo sobre o vestido branco da modelo - e você não compensar a cena deixando o fotômetro no meio (Cinza médio) ele irá calcular a exposição para trazer este vestido para o cinza médio e a cena ao final ficará subexposta.

3- Utilizar medição pontual e modos semiautomáticos é complexo e ao meu ver só funciona se medir o ponto que deseja, compensar a exposição para que este ponto aparece como você imagina que é - escuro - cinza médio ou claro (branco) - travar a exposição - * - e então fotografar.

Abraços e boas fotos
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 30 de Dezembro de 2016, 22:28:28
Se no modo automático as fotos saem bom, infelizmente sua câmera  está com problema  a D600 teve esse mesmo problema citado e hoje não fotometra mais, nem mesmo no modo automático, exceto em uma luz perfeito e que não tenha cor cinza ou marrom e só de  vez  em  quando.
Como a sua está na garantia leve na assistência técnica  da  Nikon,  ou procura pelo problema  na  net  que você vai achar, peço desculpa por  não ir  atrás dos links pra  você e  torço pra  que  eu esteja  errado, bons  estudos
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2016, 22:30:15 por Marcio WH »


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 30 de Dezembro de 2016, 23:27:38
Mas quando faço o mesmo procedimento pela ocular, zero o fotômetro e a foto que teoricamente deveria ficar da mesma forma, sai super exposta.

Aqui está o erro do qual já estamos falando há algumas páginas.

Fotometria correta não tem nada, absolutamente nada a ver com fotômetro zerado.

O fotômetro é apenas uma referência que indica quanta luz está chegando ao ponto fotometrado, em relação ao cinza médio. Considerando a medição spot que você disse estar usando (particularmente prefiro a média central ponderada, mas não sei qual é o modo equivalente na Nikon), se você apontar o ponto de fotometria para uma superfície branca e "zerar" o fotômetro, tal área sairá cinza na foto, e o restante do quadro sairá subexposto, pois a câmera interpreta que você quer isso, já que zerou o fotômetro. Da mesma forma, se você apontar o ponto de fotometria para uma superfície preta, e novamente zerar o fotômetro, essa superfície sairá, adivinhe, no mesmo tom de cinza da foto anterior, e o restante do quadro ficará superexposto.

Quando você usa o LCD para fazer a foto, a exposição é simulada, e muito provavelmente a barrinha que aparece na tela é um indicador de compensação de exposição, e não fotômetro, e por isso fica sempre no centro se não houver compensação configurada. É um pouco confuso, e varia de câmera para câmera, mas tenho certeza absoluta de que o manual explica o funcionamento correto no seu modelo.

Recomendo que pesquise sobre o Sistema de Zonas, e você aprenderá a entender e dominar o fotômetro.
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2016, 23:43:13 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 30 de Dezembro de 2016, 23:47:45
Se no modo automático as fotos saem bom, infelizmente sua câmera  está com problema

Oi?  :shock:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 31 de Dezembro de 2016, 00:56:22
Oi?  :shock:

Então a D600,  no  modo  manual,  no fotometro  zerado  estourava  as  fotos,  tentendo  corrigir  no  fotometro  subspondo,  ficava  escuro, não tinha  meio  termo,  ou seja não tinha como tirar fotos boas  no  modo manual, as  fotos saia escuro ou  estourado,  mas  no  modo  auto  as  fotos  ficavam normal, mas logo já não focava nem  no modo auto  nem  no  manual,  aliás  foca de  vez em  quando em  luz  perfeito, sem  as  cores  cinza  ou  marrom, se  tiver essas  cores não foca.
Resumindo,  defeito  na câmera.
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2016, 01:01:58 por Marcio WH »