Autor Tópico: Cedo demais para se decepcionar com a D750?  (Lida 7818 vezes)

Zavan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
Resposta #45 Online: 31 de Dezembro de 2016, 11:05:20
Minhas Sony não eram Mirror. Eram Superzoom.
Então, hoje peguei a câmera e fiz uns testes com uma miniatura de carro na escala 1:18. Fiz à tarde, no meu quarto com luz acesa e um pouco de luz de janela. Teve um colega do tópico que disse que talvez eu estivesse usando a câmera como eu usava a Superzoom. Fiz esse teste, coloquei no Live View e aí a câmera funciona perfeitamente quanto à fotometria, vc consegue ver a exposição tanto no monitor quanto na escala (movendo da superexposição até o 0) e a foto sai ok.
Mas quando faço o mesmo procedimento pela ocular, zero o fotômetro e a foto que teoricamente deveria ficar da mesma forma, sai super exposta.
Como disse, já li e reli essa parte do manual e as demais partes e não estou entendendo o motivo.
Amigo, não sou arrogante não, muito  pelo contrário. O seu comentário me ofendeu, exatamente por eu ser um cara que batalha muito, que corre atrás mesmo, que lê muito e que se Deus quiser deixará os cursos online e fará um dos cursos mais longos de fotografia do país aqui em BH. Claro que sei que o fato de ser um dos mais longos, não quer dizer que seja um dos melhores. Mas pesquisei e pelo que vi a escola é muito boa.
Ao amigo que disse que comprei uma câmera para usar em muito mais do que preciso, é porque vc não sabe os planos que tenho. O meu raciocínio foi: gastar em uma DSLR de entrada para depois comprar uma DSLR "profissional", no final das contas me faria gastar ainda mais. Realmente, poderia ter comprado uma moto, mas me privei durante anos de várias coisas para juntar o dinheiro e preferi comprar essa câmera porque amo fotografia e depois de várias pesquisas. Mesmo sabendo que a tendência, segundo o que foi visto na Photokina, a  tendência agora são as Mirrors.
E esse amor pela fotografia começou da seguinte forma: não conheci meus avós maternos e nem meus avós paternos. Aos 24 anos, um parente trouxe um xerox de uma foto antiga  de nossa família. E naquele pedaço de papel, pude ver meus avós paternos, meus tios e meu pai com mais ou menos 5 anos. Ali pude sentir toda a importância da fotografia. Imaginem a cena: vc já tem um pai idoso, e de repente, em um papel ele está lá, criança. E os tios e tias, todos crianças? E os avós?
Ao colega que falou que eu deveria me preocupar mais com lente do que com o corpo, eu sei que no caso da nitidez, o que manda muito é a lente. E a 24-70mm e a 85mm 1.8 são meus objetivos. Um Flash também. Mas até lá, se vão mais alguns anos...Mas estamos no Brasil, né? Então temos que batalhar e muito.
Me desculpe pelas palavras então, minha intenção é ajudar.
Vou tentar reposturar minhas palavras.

Acho q o que pode estar te confundindo tb é o modo de medição e o liveview dá Nikon q não simula a abertura no monitor.

Experimenta o botão AF Lock pra travar a exposição em um ponto q vc quer o cinza médio (fotometro no 0).


Respeito sua história meu amigo, só consegui me lançar na fotografia depois de perder meu pai, eu deveria ter registrado mais momentos com ele.


O que precisar eu te ajudo.

Abraços

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk



DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 31 de Dezembro de 2016, 13:09:12
Acho q o que pode estar te confundindo tb é o modo de medição e o liveview dá Nikon q não simula a abertura no monitor.

Pessoal, vamos ter cuidado para não distribuir desinformação.

O liveview da D750 simula a exposição, desde que esta função esteja habilitada. Só não sei se este é o padrão de fábrica.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


malccsi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #47 Online: 31 de Dezembro de 2016, 19:31:12
Zavan, sem problemas. Fiz esse post evidentemente em busca de ajuda mesmo pelo seguinte: como não estava conseguindo resolver a questão e adquiri a câmera agora, fiquei em dúvida se era barbeiragem minha ou se havia algum macete para usar a câmera nesse caso específico, ou se era um problema do equipamento.
Resetei a câmera para o padrão de fábrica e usei modo P (que no caso não foi interessante porque ele estava fechando muito o diafragma), A e M. E apesar do fotômetro mostrar que a foto ficaria bem  subexposta, eu não regulei para o 0. Usei modo de medição pontual e modo matricial e não houve problema de super exposição em nenhum deles.
Vc me orientou apertar o botão AEL, mas eu regulei a câmera para travar a exposição ao apertar o botão de liberação do obturador, já que não me adaptei a apertar os dois botões ao mesmo tempo.
Amanhã farei mais testes.
Obrigado a  todos.
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2016, 19:35:16 por malccsi »


malccsi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #48 Online: 31 de Dezembro de 2016, 19:34:29
E realmente, como eu havia dito, o live view simula a exposição sim e  vem assim de fábrica, pois resetei a câmera, testei e simulou de forma bem eficiente.
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2016, 19:37:17 por malccsi »


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 31 de Dezembro de 2016, 20:13:44
Vc me orientou apertar o botão AEL, mas eu regulei a câmera para travar a exposição ao apertar o botão de liberação do obturador, já que não me adaptei a apertar os dois botões ao mesmo tempo.
Amanhã farei mais testes.
Obrigado a  todos.

Pelo menos na Canon o AEL trava a exposição por alguns segundos... não é necessário apertar ao mesmo tempo. A Canon mostra o símbolo * no viewfinder informando que a exposição está bloqueada.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Daniel

Instagram: @danacqua


malccsi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #50 Online: 31 de Dezembro de 2016, 20:53:20
Na D750, vc pode configurar para travar só a exposição, ou a exposição e o foco, só o foco e etc.
E tem essa opção que vc falou de apenas apertar o botão e destravar a exposição ao pressioná-lo pela segunda vez.


Zavan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
Resposta #51 Online: 31 de Dezembro de 2016, 21:26:12
Pessoal, vamos ter cuidado para não distribuir desinformação.

O liveview da D750 simula a exposição, desde que esta função esteja habilitada. Só não sei se este é o padrão de fábrica.
Ops, foi mal, achei q todas nikons eram sem simulação.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk



malccsi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #52 Online: 31 de Dezembro de 2016, 23:46:24
Deus do céu!!!!! Fotografei agora à noite a miniatura em escala 1:18 dentro do quarto e apenas com a luz acesa. Tirei a câmera do tripé e tentei fazer a foto com  a mão, com ISO 12800!!!! Parecia não ter muito ruído, mas quando dei o zoom no lightroom, evidentemente que o ruído lá estava. Porém, usei a redução de ruído do software e dei um pouco de nitidez nele e depois no Photoshop. A foto ficou show de bola!!!!!! Com ISO 12800!!!!!!
Usei o modo A, em 8.0 e medição matricial.
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2016, 23:47:17 por malccsi »


Zavan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
Resposta #53 Online: 02 de Janeiro de 2017, 00:17:31
Deus do céu!!!!! Fotografei agora à noite a miniatura em escala 1:18 dentro do quarto e apenas com a luz acesa. Tirei a câmera do tripé e tentei fazer a foto com  a mão, com ISO 12800!!!! Parecia não ter muito ruído, mas quando dei o zoom no lightroom, evidentemente que o ruído lá estava. Porém, usei a redução de ruído do software e dei um pouco de nitidez nele e depois no Photoshop. A foto ficou show de bola!!!!!! Com ISO 12800!!!!!!
Usei o modo A, em 8.0 e medição matricial.
- Que satisfação aspira!

Acredito que nesses modelos de câmera avançado A questão não seja ter ou não ter ruído mas sim a qualidade dá imagem após o tratamento de redução ou mesmo sem tratamento.



Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #54 Online: 02 de Janeiro de 2017, 02:38:19
Zavan, sem problemas. Fiz esse post evidentemente em busca de ajuda mesmo pelo seguinte: como não estava conseguindo resolver a questão e adquiri a câmera agora, fiquei em dúvida se era barbeiragem minha ou se havia algum macete para usar a câmera nesse caso específico, ou se era um problema do equipamento.
Resetei a câmera para o padrão de fábrica e usei modo P (que no caso não foi interessante porque ele estava fechando muito o diafragma), A e M. E apesar do fotômetro mostrar que a foto ficaria bem  subexposta, eu não regulei para o 0. Usei modo de medição pontual e modo matricial e não houve problema de super exposição em nenhum deles.
Vc me orientou apertar o botão AEL, mas eu regulei a câmera para travar a exposição ao apertar o botão de liberação do obturador, já que não me adaptei a apertar os dois botões ao mesmo tempo.
Amanhã farei mais testes.
Obrigado a  todos.


Tem como vc olhar os dados de abertura e exposição da foto boa e da superexposta? Algum motivo pra diferença há de haver.

Não que seja seu caso, mas quando se faz a fotometria pelo visor ótico sem ter o olho no visor, podem haver erros na fotometria, pois a luz que entra pelo visor também interfere. A imagem fica justamente superexposta.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 02 de Janeiro de 2017, 16:35:51
Deus do céu!!!!! Fotografei agora à noite a miniatura em escala 1:18 dentro do quarto e apenas com a luz acesa. Tirei a câmera do tripé e tentei fazer a foto com  a mão, com ISO 12800!!!! Parecia não ter muito ruído, mas quando dei o zoom no lightroom, evidentemente que o ruído lá estava. Porém, usei a redução de ruído do software e dei um pouco de nitidez nele e depois no Photoshop. A foto ficou show de bola!!!!!! Com ISO 12800!!!!!!
Usei o modo A, em 8.0 e medição matricial.

Viu só que era cedo pra se decepcionar. Se virar pixel peeper paranóico, realmente nenhuma câmera do mundo vai satisfazer. Mas a D750 tem um sensor maravilhoso em ISO alto, sobretudo se vc for avaliar o resultado final da foto como um todo (textura, cores, contraste) e não apenas ruido em 1:1.


malccsi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #56 Online: 08 de Janeiro de 2017, 00:21:27
Felipemendes, eu deletei todas as fotos que ficaram estouradas. Mas tem  uma que ficou superexposta e a configuração foi a seguinte: 1/60 ISO 1000 em f/16. Mas não ficou tão superexposta como as demais que eu deletei.
A foto da estátua da Annita Garibaldi em que o fundo ficou absurdamente estourado e a estátua também foi com f 1.8, ISO 100 e velocidade 1/200.
Na que ela ficou subexposta, e nas mesmas condições de luz, a configuração era ISO 100, F 1.8 e velocidade 1/4000.
Lembrando que essa foi a primeira vez em que sai para testar a máquina ao ar livre e usei fotometria pontual.
E realmente, ao amigo que disse que a câmera da mais resultado na pós, eu vivenciei isso e achei fantástico.
Aproveitando, pergunto para quem tem a Nikon D750: para fazer retratos, qual o melhor modo a ser usado entre o AF A, AF C ou AF S?
O manual diz que o AF S é indicado para motivos parados, portanto a resposta óbvia seria essa, mas gostaria de saber de alguém com mais experiência, se posso usar sem receio ou se o AF A me daria resultado melhor.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 08 de Janeiro de 2017, 01:10:41
Aproveitando, pergunto para quem tem a Nikon D750: para fazer retratos, qual o melhor modo a ser usado entre o AF A, AF C ou AF S?
O manual diz que o AF S é indicado para motivos parados, portanto a resposta óbvia seria essa, mas gostaria de saber de alguém com mais experiência, se posso usar sem receio ou se o AF A me daria resultado melhor.

Não tenho a D750, mas vou me meter na discussão e voltar a bater na mesma tecla: você sabe para que servem esses modos de foco automático? Não custa muito entender para o que servem cada um deles ao invés de procurar uma resposta automática e ficar copiando o que te disserem sem nem saber porque está fazendo o que faz. Da próxima vez que você tiver um problema você não saberá resolver porque copiou cegamente o que te recomendaram ao invés de entender o que está fazendo.


malccsi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #58 Online: 23 de Março de 2017, 22:35:45
Pessoal, acredito estar fazendo fotos muito boas com a Nikon D750. A decepção já se foi há muito tempo. Quem quiser ver o resultado da evolução pode acessar o  meu site: www.cyber-foto.com