Autor Tópico: Problema de foco nas fotos, 80D  (Lida 11034 vezes)

Sampaio1

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Online: 31 de Dezembro de 2016, 21:08:12
Galera, comprei recentemente a 80D e desde então tenho sofrido quando o assunto é foco nas fotografias!
Nos vídeos está tudo bem, mas na fotografia o foco não fica 100% igual minha velha guerreira 40D...

Alguém já ouviu falar algo à respeito sobre isso, alguém pode me dar uma luz?


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Dezembro de 2016, 22:25:49
Por  favor,  poderia  explicar  com  mais  detalhes  o que  não está bom  no  foco e  em que  situação ocorre com  mais  frequência?
Sem  saber exatamente o  que  ocorre,  evite  fotografar  em  Al Servo,  assuntos parados, foque onde  onde você queira  que fique  focado, ou seja não use  os  45 pontos  de  focos  juntos, se  usar  a  câmera foca automaticamente o assunto  mais  próximo (o chão,  uma árvore ou  parte de  uma, etc ), evite  fotografar  andando e  em  baixas  velocidades em  ambientes  mal  iluminados…


Luiz Franco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Janeiro de 2017, 14:28:10
Se for possível, poste as fotos para podermos te ajudar... Qual a lente usada? Qual a abertura? Qual a velocidade?
Luiz Franco

Canon 5D - Canon 80D - Canon T2i - Canon G16 - Canon EOS 3 - Canon Elan 7n


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2017, 09:11:25
Pois é, sem dar mais detalhes e acima de tudo, sem mostrar exemplos, fica difícil opinar.
Tem que ver também se não é "back focus" ou "front focus".
Enfim, detalhe mais a questão, e se possível, traga fotos exemplificando o problema.
Em tempo, também tenho apanhado HORRORES com a 6D. Mas tudo porque nunca usei FF na vida, é a primeira vez e ainda estou me acostumando não só com a profundidade de campo (uso sistema micro 4/3 que tem mais profundidade de campo) como também com a diferença no tipo, velocidade e pontos de foco.


victorneves

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 255
  • Sexo: Masculino
  • Seja a mudança que você quer ver no mundo - Ghandi
Resposta #4 Online: 02 de Janeiro de 2017, 12:17:34
Lembro que quando peguei a 6D também sofri com o foco, agora no teu caso é bom testar com várias lentes e no modo de focagem "One shot" e com aberturas maiores como f/4 por exemplo, se possível posta umas fotos. Detalhe que ouvi relatos que a 70D tbm existia esse problema ai de focagem.
Canon EOS 6D | Canon EOS 5D MarkII | EF 24-70mm f/2.8 L II | EF 70-200mm f/2.8 |
EF 50mm STM f/ 1.8 | EF 100mm f/2.0 |


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 02 de Janeiro de 2017, 12:57:36
Lembro que quando peguei a 6D também sofri com o foco, agora no teu caso é bom testar com várias lentes e no modo de focagem "One shot" e com aberturas maiores como f/4 por exemplo, se possível posta umas fotos. Detalhe que ouvi relatos que a 70D tbm existia esse problema ai de focagem.

No meu caso é falta de treino mesmo, hehe.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 02 de Janeiro de 2017, 13:07:55
Realmente sem exemplos de fotos com EXIF e lente utilizada fica difícil avaliarmos.

Pode ser a lente, pode ser configuração, pode ser necessidade de micro ajuste de foco ou pode ser até a câmera (acho muito improvável essa última alternativa).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #7 Online: 02 de Janeiro de 2017, 20:29:06
Sampaio1, tem links do Flickr com dados EXIF das imagens do qual o foco não está lhe agradando? Está usando ponto de foco automático? Escolhendo manualmente? One Shot? Ai Servo? Lentes L?
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Sampaio1

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #8 Online: 03 de Janeiro de 2017, 01:21:25
Galera, vou postar algumas fotos mais tarde, andei sem tempo nesta virada de ano.
Já agradeço antecipadamente à todos que estão dispostos a ajudar.


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 03 de Janeiro de 2017, 10:16:21
 Além que pode ser um simples erro de microajuste nas lentes utilizadas, o sensor aps-c de 24mp possui densidade de pixels muita alta e grande ampliação em 100%, com isso fica muito evidente os "erros" e "defeitos".

Sensor muito denso, exige velocidades mais altas do obturador do que de costume, quando comparado com sensores de baixo megapixel e menos denso.

A diferença de uma 40D para 80D é gigante na densidade e ampliação, talvez até a 40D exigia microajuste de lentes, porém como era "apenas" 10mp, a ampliação não lhe mostrava o erro, que agora é possivel ver.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2017, 10:17:48 por Douglas Fernando »
Fotógrafo e birdwatching


Luiz Franco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Janeiro de 2017, 10:44:58
Além que pode ser um simples erro de microajuste nas lentes utilizadas, o sensor aps-c de 24mp possui densidade de pixels muita alta e grande ampliação em 100%, com isso fica muito evidente os "erros" e "defeitos".

Sensor muito denso, exige velocidades mais altas do obturador do que de costume, quando comparado com sensores de baixo megapixel e menos denso.

A diferença de uma 40D para 80D é gigante na densidade e ampliação, talvez até a 40D exigia microajuste de lentes, porém como era "apenas" 10mp, a ampliação não lhe mostrava o erro, que agora é possivel ver.

Perfeito, Douglas!  :clap:
Luiz Franco

Canon 5D - Canon 80D - Canon T2i - Canon G16 - Canon EOS 3 - Canon Elan 7n


victorneves

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 255
  • Sexo: Masculino
  • Seja a mudança que você quer ver no mundo - Ghandi
Resposta #11 Online: 03 de Janeiro de 2017, 12:02:41
No meu caso é falta de treino mesmo, hehe.

O meu também foi, hoje pra mim ela é a melhor <3 consigo bons resultados com a 6D na questão foco
Canon EOS 6D | Canon EOS 5D MarkII | EF 24-70mm f/2.8 L II | EF 70-200mm f/2.8 |
EF 50mm STM f/ 1.8 | EF 100mm f/2.0 |


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 03 de Janeiro de 2017, 12:25:57
Além que pode ser um simples erro de microajuste nas lentes utilizadas, o sensor aps-c de 24mp possui densidade de pixels muita alta e grande ampliação em 100%, com isso fica muito evidente os "erros" e "defeitos".

Sensor muito denso, exige velocidades mais altas do obturador do que de costume, quando comparado com sensores de baixo megapixel e menos denso.

A diferença de uma 40D para 80D é gigante na densidade e ampliação, talvez até a 40D exigia microajuste de lentes, porém como era "apenas" 10mp, a ampliação não lhe mostrava o erro, que agora é possivel ver.

Até faz sentido para foto tremida.
Mas erro de foco por causa de densidade do sensor nunca tinha ouvido falar antes.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Luiz Franco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 03 de Janeiro de 2017, 12:51:49
Entendi como erros em fotos tremidas, tanto que ele cita a questão da velocidade do obturador...
Luiz Franco

Canon 5D - Canon 80D - Canon T2i - Canon G16 - Canon EOS 3 - Canon Elan 7n


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 03 de Janeiro de 2017, 15:37:54
Até faz sentido para foto tremida.
Mas erro de foco por causa de densidade do sensor nunca tinha ouvido falar antes.

Mas não é errar por causa da densidade. A maior densidade evidencia, torna mais visíveis mesmo os pequenos erros de foco.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!