Autor Tópico: Termos e condições - National Geographic  (Lida 3410 vezes)

Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Online: 05 de Janeiro de 2017, 09:32:45
Bom dia, galera!! :)
Vocês costumam postar ou já postaram fotos para o "Sua Foto" da página da Nat Geo Brasil? Já leram os termos e condições??

"Todos os direitos autorais patrimoniais sobre o material submetido por você continuam sendo de sua propriedade, e seu nome será citado sempre que o material for utilizado pela National Geographic ou por qualquer terceiro que venha a ter direito sobre o material enviado, exceto se o espaço ou suporte físico em que for figurar não possibilitar essa citação. A National Geographic não está obrigada a utilizar os materiais enviados por você e está autorizada a editá-los, caso seja necessário."

"Ao enviar qualquer dado, comentário ou contribuição para o site (incluindo, mas não se limitando a textos, fotografias, ilustrações, vídeos, arquivos de áudio e outros materiais), você declara e concorda que a National Geographic não reserva qualquer direito de propriedade (incluindo direitos autorias) em relação à sua contribuição. Ao postar ou transmitir qualquer conteúdo em, através ou em conexão com o Sua Foto, você outorga os direitos (incluindo qualquer direito moral) e licença global, perpétua, irrevogável, não exclusiva, quitada, sem pagamento pelo direito de exploração, transferível (em todo ou em parte) e que pode ser livremente sublicenciado para a National Geographic e nossas afiliadas, licenciadas, cessionárias e usuários autorizadas, que permite usar, modificar, extrair trechos, adaptar, publicar, traduzir, usar para criar trabalhos e compilações e obra derivadas executar publicamente, exibir em público, reproduzir, sublicenciar, transmitir ou distribuir o conteúdo, incluindo seu nome, voz, imagem e outras informações pessoais identificáveis incluídas no conteúdo, em qualquer lugar, em qualquer formato e em ou através de todos os meios existentes, presentes e futuros, para toda e qualquer finalidade, incluindo, sem se limitar a, finalidades de promoção, marketing, negociação, comerciais e não comerciais. A National Geographic também poderá usar quaisquer ideias, conceitos, know-how ou técnicas incluídas no conteúdo para qualquer finalidade, incluindo, mas sem se limitar ao desenvolvimento, fabricação, marketing e fornecimento de produtos e serviços comerciais, inclusive os serviços da National Geographic. O uso desse conteúdo pela National Geographic ou qualquer afiliada ou cessionária não requer qualquer aviso adicional ou atribuição a você e seu uso não requer a sua permissão e nenhum pagamento será devido a você ou qualquer outra pessoa ou entidade. Neste ato, você nomeia a National Geographic seu agente com plenos poderes para executar qualquer documento ou realizar qualquer ação que a National Geographic considere apropriada para confirmar os direitos outorgados por você para a National Geographic neste termo.

"Você indenizará a National Geographic por quaisquer prejuízos que ela venha a sofrer em razão de quaisquer termos ou direitos de terceiros violados por você."

 :shock:

http://www.nationalgeographicbrasil.com/revista/#yourphoto

O que pensam sobre isso?


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 05 de Janeiro de 2017, 09:40:06
Sim, eu já vi os termos e por isso parei de mandar fotos pra lá! :ok:

Inclusive antes de entrar em qualquer concurso ou enviar a foto para esse tipo de site eu tenho lido os termos antes para verificar esse ponto. Muitos fazem o mesmo que a NatGeo, praticamente tirando os direitos do fotógrafo sobre a foto!

Já deixei de entrar em muito concurso por causa disso, mesmo ganhando algo em troca é um absurdo "dar" a foto e perder todos os direitos sobre ela, pra sempre!


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 05 de Janeiro de 2017, 09:42:42
Sim, eu já vi os termos e por isso parei de mandar fotos pra lá! :ok:

Inclusive antes de entrar em qualquer concurso ou enviar a foto para esse tipo de site eu tenho lido os termos antes para verificar esse ponto. Muitos fazem o mesmo que a NatGeo, praticamente tirando os direitos do fotógrafo sobre a foto!

Já deixei de entrar em muito concurso por causa disso, mesmo ganhando algo em troca é um absurdo "dar" a foto e perder todos os direitos sobre ela, pra sempre!

Entrei ho je na página deles com a intenção de enviar alguma foto, mas fiquei chocada com os termos...


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #3 Online: 05 de Janeiro de 2017, 12:44:15
Eles fazem isso por que a maioria das pessoas não lê os termos de serviços... É que nem aqueles "concursos" fotográficos que obtém totais direitos sobre TODAS as fotos enviadas, mesmo as não selecionadas..
Se todos deixarem de mandar, eles mudam.. Mas acho difícil de isso acontecer.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Janeiro de 2017, 12:47:54
Eu tbm cheguei a enviar uma ou duas fotos, mas depois que li os termos nunca mais enviei... E não é só a Nat Geo, tem vários outras empresas, sites e concursos que fazem o mesmo.
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 05 de Janeiro de 2017, 13:14:20
Estranho, minha resposta anterior sumiu.

Entrei no site o olhei os termos. Pra ser honesto, achei um tanto confuso em partes:

"[...]você declara e concorda que a National Geographic não reserva qualquer direito de propriedade (incluindo direitos autorias) em relação à sua contribuição. Ao postar ou transmitir qualquer conteúdo em, através ou em conexão com o Sua Foto, você outorga os direitos (incluindo qualquer direito moral) [...] que pode ser livremente sublicenciado para a National Geographic e nossas afiliadas, licenciadas, cessionárias e usuários autorizadas"

De qualquer forma, o que entendi foi: se você compartilha uma imagem com eles, mesmo a imagem sendo sua (e eles te permitem editar e usar em qualquer lugar não vinvulado a eles), porém no site deles e de afiliados, eles podem usar da maneira que quiserem. É indigesto, mas não achei tão horrível assim.

Acho que são coisas diferentes:
1. Eles precisam de uma foto da Antártida. Mandam um fotógrafo lá, a um custo de 60 mil reais, o fotógrafo faz a foto e ganha, por seu trabalho, 10 mil reais.
2. Você vai até a Antártida, faz uma foto que atende à mesma demanda acima, compartilha com eles e espera receber 10 mil reais por sua foto.

Acho que o 2 não vai acontecer pelos canais tradicionais de envio de fotos pra eles. Então, realmente, quem tem algo que considera único (existem muitas fotos da Antártida), ou conversa com a acessoria de imagens diretamente, ou não publica.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 05 de Janeiro de 2017, 13:30:07
Não entendi o problema, achei os termos ótimos....

Eles NAO vão tirar o diretor autoral e patrimonial.

Sobre as alterações é para fazer capas e matérias, geralmente precisa cortar a foto ou fazer alguma sobreposição.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 05 de Janeiro de 2017, 14:42:17
Não entendi o problema, achei os termos ótimos....

Eles NAO vão tirar o diretor autoral e patrimonial.

Sobre as alterações é para fazer capas e matérias, geralmente precisa cortar a foto ou fazer alguma sobreposição.

E, pelo que entendi, eles só se reservam usar a imagem enviada. O que quer dizer que, se eles só têm um JPG em média resolução (p.ex. 1200 no lado maior), nem há muito o que se possa fazer com a foto.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Janeiro de 2017, 16:46:54
E, pelo que entendi, eles só se reservam usar a imagem enviada. O que quer dizer que, se eles só têm um JPG em média resolução (p.ex. 1200 no lado maior), nem há muito o que se possa fazer com a foto.

Ai liga uma atendente e pede gentilmente.,... não tem como você me enviar em alta resolução... kkkkkkk opa... toma uma em 1800 x 1200... kkkkk
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #9 Online: 05 de Janeiro de 2017, 16:57:11
Eu achei foda..
"O uso desse conteúdo pela National Geographic ou qualquer afiliada ou cessionária não requer qualquer aviso adicional ou atribuição a você e seu uso não requer a sua permissão e nenhum pagamento será devido a você ou qualquer outra pessoa ou entidade."
Basicamente eles estão dizendo que você envia a foto pra lá e esquece... Eles podem fazer o que quiser e bem entender (inclusive ceder ou vender a foto para terceiros) e não precisam nem te avisar, nem te citar..

Pra mim, que nem vivo de fotografia, não serve.  :assobi:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 05 de Janeiro de 2017, 22:38:21
Eu achei foda..
"O uso desse conteúdo pela National Geographic ou qualquer afiliada ou cessionária não requer qualquer aviso adicional ou atribuição a você e seu uso não requer a sua permissão e nenhum pagamento será devido a você ou qualquer outra pessoa ou entidade."
Basicamente eles estão dizendo que você envia a foto pra lá e esquece... Eles podem fazer o que quiser e bem entender (inclusive ceder ou vender a foto para terceiros) e não precisam nem te avisar, nem te citar..

Pra mim, que nem vivo de fotografia, não serve.  :assobi:

Não pode pode vender coisa nenhuma, ta na primeira linha: "Todos os direitos autorais patrimoniais sobre o material submetido por você continuam sendo de sua propriedade,"
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #11 Online: 06 de Janeiro de 2017, 09:21:44
Não pode pode vender coisa nenhuma, ta na primeira linha: "Todos os direitos autorais patrimoniais sobre o material submetido por você continuam sendo de sua propriedade,"

Sim, eles não podem vender, mas podem usar como quiserem, não só a NatGeo, mas todos os parceiros. Sabe quem é dono deles? O Grupo Rupert Murdoch. Sua foto pode parar em qualquer lugar do mundo, sem nenhum crédito, sem nenhuma compensação. Isso é absurdo e ponto!


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #12 Online: 06 de Janeiro de 2017, 10:07:07
Não pode pode vender coisa nenhuma, ta na primeira linha: "Todos os direitos autorais patrimoniais sobre o material submetido por você continuam sendo de sua propriedade,"
Então eles se contradizem:
"Ao postar ou transmitir qualquer conteúdo em, através ou em conexão com o Sua Foto, você outorga os direitos (incluindo qualquer direito moral) e licença global, perpétua, irrevogável, não exclusiva, quitada, sem pagamento pelo direito de exploração, transferível (em todo ou em parte) e que pode ser livremente sublicenciado para a National Geographic e nossas afiliadas, licenciadas, cessionárias e usuários autorizadas, que permite usar, modificar, extrair trechos, adaptar, publicar, traduzir, usar para criar trabalhos e compilações e obra derivadas executar publicamente, exibir em público, reproduzir, sublicenciar, transmitir ou distribuir o conteúdo, incluindo seu nome, voz, imagem e outras informações pessoais identificáveis incluídas no conteúdo, em qualquer lugar, em qualquer formato e em ou através de todos os meios existentes, presentes e futuros, para toda e qualquer finalidade, incluindo, sem se limitar a, finalidades de promoção, marketing, negociação, comerciais e não comerciais."
Ou vc não leu tudinho..  :D

Isso é absurdo e ponto!
Pois é, Lucas.. E basicamente a parte que fala em direitos autorais é pra tirar o deles da reta, caso alguém os processe por uso de imagem, difamação ou algo semelhante.. Aí quem responde é o autor! Mas no resto, não precisam nem te identificar como autor.  :ponder:
Não dá pra defender um troço desses. :doh:
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2017, 10:10:50 por nandoespinosa »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 06 de Janeiro de 2017, 11:18:17
Eu continuo achando esta uma preocupação menor. Se eu tiver uma foto boa o suficiente, não vai ser o NatGeo o canal que eu vou escolher pra divulgar.

Só pra lembrar, fotos no Flickr compartilhadas pela Creative Commons podem ter o mesmo destino:
http://petapixel.com/2015/08/24/photographer-loses-copyright-suit-over-cc-licensed-photo-on-flickr/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 07 de Janeiro de 2017, 00:50:25
Eu continuo achando esta uma preocupação menor. Se eu tiver uma foto boa o suficiente, não vai ser o NatGeo o canal que eu vou escolher pra divulgar.

Só pra lembrar, fotos no Flickr compartilhadas pela Creative Commons podem ter o mesmo destino:
http://petapixel.com/2015/08/24/photographer-loses-copyright-suit-over-cc-licensed-photo-on-flickr/
Vacilao o cara né, compartilhar com uma CC que libera uso comercial e depois reclama.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs