Autor Tópico: 5D Mark 3 desligando como se a bateria estivesse vazia  (Lida 5793 vezes)

adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Online: 06 de Janeiro de 2017, 11:27:35
Fala galera, não é sempre, mas já tô com esse problema acontecendo há mais ou menos um mês. A câmera liga e em seguida, depois de alguns segundos, desliga como se a bateria estivesse vazia (mesmo estando com carga total).

Também notei que acontece quando utilizo a 85mm 1.2

Por ser uma lente pesada cheguei a desconfiar que ao segurar muito a câmera na mão,naquela parte do punho, possa ter causado uma folga (mínima, já que até agora é apenas com essa lente que acontece).

Mas nunca tive problemas com essa câmera, portanto não sei se pode ser parte elétrica, se pode ser o encaixe da lente, se pode ser firmware (que nunca atualizei) ou mesmo a lente.

Lembrando que o problema é esporádico, sendo que ela funciona normalmente com outras lentes (inclusive fiz evento no natal, com outras lentes, e ela funcionou normalmente). Até agora só apresentou isso com a 85mm L


Alguém já teve esse problema? Desde já gradeço muito a atenção dos colegas.

Abs

 
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2017, 17:01:08 por DMZamora »
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2017, 12:55:58
1D ou 5D? Especifique a câmera. Mark (X) são variações de modelos de câmeras.

Eu mandaria a 85 pra assistência, e para uma boa assistência, essa lente não da pra deixar na mão de qualquer um não. E pelo que você descreveu a probabilidade de ser ela é muito grande.

« Última modificação: 06 de Janeiro de 2017, 12:58:30 por Roberto Dellano »


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2017, 16:37:29
Fale, Dellano!

Fiquei tão preocupado pelo problema ter voltado a aparecer hoje que até esqueci de especificar. É uma 5D. Apesar de ter sido comprada em 2014 ela tem pouco uso. Faz mais ou menos um ano que comecei a usa-la.

Será que pode ser a lente? Eita, vou fazer todos os testes possíveis nos próximos dias.

Ah, ela não fica com ninguém além de mim (pow, aprece até que falei de uma namorada kkkkkk). Eu tenho o máximo de cuidado. Certeza que nunca caiu, levou tombo ou movimentos bruscos na mala. Nem água, nada. Comprei da loja.

Não mencionei mas na verdade eu tenho a impressão de que a câmera trava. Digo isso porque quando acontece o problema ela, além de "apagar", fica com o botão de clique travado, igual como quando está naquele modo de foco automático e só faz o clique quando está em foco, sabe?

Meu coração (e bolso) já começam a chorar.






16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 06 de Janeiro de 2017, 16:42:33
Se apresenta o problema só com a 85, então as chances de ser ela é muito grande, Não consegue um outro corpo para testar?


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #4 Online: 06 de Janeiro de 2017, 17:43:35
Puxa, de imediato não consigo outro corpo porque tô em Niterói. Sou de Belém e vim morar aqui. Só volto em março, quando conseguiria com amigos. Não conheço ninguém aqui ainda, mas vou tentar arrumar outro corpo.

Mas oh, acabei de fazer 35 minutos de testes com ela e não apresentou o problema. Cliquei bastante, procurei foco, usei pontos de foco diferentes, utilizei também o live view pra ver se não tinha algo haver com aquecimento (aqui tá um calor dos infernos) e nada, se comportou normalmente. A única coisa que fiz de diferente foi segurar na mão a lente junto com o corpo (dividir o peso). 

Daqui a pouco vou sair e levo pra tentar fazer testes, mas com a cinquentinha de plástico (pelo risco e pelo peso de 1 quilo da 85). E também por querer descartar a hipótese de ser a câmera.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #5 Online: 08 de Janeiro de 2017, 16:23:16
Fale Dellano (me referindo a você pois foi quem respondeu até agora).

Então, a câmera acabou de apresentar de novo o mesmo problema, agora com outra lente. A diferença foi que pude notar uma coisa: quando ela "desliga" e eu tento clicar aparece, no visor superior, o sinal de que a bateria está vazia. Daí desligo, tiro a bateria e ligo novamente.

Será que pode ser a bateria? Não é original, Possuo apenas duas originais. Minhas outras duas são dessas xing ling do Mercado Livre mesmo. Pode ser isso? Costuma acontecer com baterias assim? Quando ligo novamente a bateria funciona e o visor indica carga até a metade.

Obs: não consigo editar o título do tópico para informar que o problema é em uma Mark 3 (para ajudar quem precisar futuramente)
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Janeiro de 2017, 17:02:32
Título editado.

Extremamente óbvio de se dizer, mas você precisa fazer outra sessão de testes com uma bateria original, para ver se o problema reaparece.

Você está com um sintoma de problema de bateria, e usa uma xing-ling para fazer testes? Isso elimina qualquer chance de um diagnóstico válido  :ok:
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2017, 17:06:33 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #7 Online: 08 de Janeiro de 2017, 17:28:31
Obrigado pela edição do título DMZamora!

Verdade. Farei longas sessões com a bateria original pra ver como se comporta. De qualquer maneira prepararei o bolso para, no mínimo, comprar mais duas originais em substituição as duas xing ling.

Agora me intriga a câmera acusar "bateria vazia" e, ao retira-la e depois recoloca-la, ela fazer a leitura correta (fornecimento de energia) e continuar normalmente. Não sei porque mas achava que possíveis problemas com essas baterias genéricas se resumiam á: vida útil menor em relação as originais. Mas vai saber, não dá pra confiar em um produto que não é original.

Vou abrir meu coração: eu só quero mesmo é descartar que seja problema com a câmera. Que sejam essas baterias e eu compro outras na semana que vem mesmo. Agora problema nessa câmera é foda. Só de entrar no site da Namba eu já vejo o Negão do Whatsapp recepcionando as pessoas. 


 
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 08 de Janeiro de 2017, 22:44:52
Cara, baterias com problema costumam fazer indicações malucas, é como celular, indica carga total e desliga do nada.

Como disse o Zamora, ´quase certeza ser bateria.


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Janeiro de 2017, 13:57:52
Xing ling pode queimar a placa da sua MKIII, não faça mais isso menino!!
Ricardo Ghion


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #10 Online: 09 de Janeiro de 2017, 14:22:04
Comprei duas baterias xing ling para a minha 5D, do mesmo fabricante e ao mesmo tempo.

Uma dura bastante (não tanto quanto a original). A outra simplesmente não aguenta 10 disparos... :doh:




matehus

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #11 Online: 09 de Janeiro de 2017, 14:25:18
Já tive problemas também com uma bateria na 60D, que o vendedor me garantiu ser original e não era. Os sintomas são totalmente inconsistentes, o melhor a fazer é descartar mesmo além de ter muito cuidado na compra, pra não acabar gerando problemas no corpo.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 09 de Janeiro de 2017, 14:30:48
A única form de ter certeza é adquirindo diretamente da Canon.

Sim, fica mais caro, mas a compra pode ser parcelada sem juros, tem garantia e frete grátis.

E a tranquilidade de utilizar um equipamento que não irá te deixar na mão não tem preço.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #13 Online: 09 de Janeiro de 2017, 15:35:42

Agora tenho quase certeza também que é bateria. Ao vasculhar vídeos e infos encontrei pessoas relatando o mesmo problema.


A única form de ter certeza é adquirindo diretamente da Canon.

Sim, fica mais caro, mas a compra pode ser parcelada sem juros, tem garantia e frete grátis.

E a tranquilidade de utilizar um equipamento que não irá te deixar na mão não tem preço.

É verdade. Mas olha, por conta da crise e do preço nacional (uma nova custa 400 pratas!!!) queria aproveitar também pra perguntar se vocês não conhecem outra forma de comprar baterias originais (de fora, de repente) por um preço menor? Já ouvi falar que até no ebay essas baterias genéricas são vendidas como originais. Imagino que só as lojas da Canon deem essa segurança, mas queria chamar atenção para o post que farei de um vídeo e uma descoberta que fiz sobre baterias originais.


Comprei duas baterias xing ling para a minha 5D, do mesmo fabricante e ao mesmo tempo.

Uma dura bastante (não tanto quanto a original). A outra simplesmente não aguenta 10 disparos... :doh:

Pois é, vou postar um vídeo que assisti sobre como identificar originais e fakes. Fiz o teste nas minhas. Duas delas, como eu esperava, sào mesmo xing ling das brabas. Agora me impressionou que a que veio com a câmera e a outra que comprei usada (sem uso, mas original) não se encaixa nos padrões que ele diz ser originais.

16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 09 de Janeiro de 2017, 15:39:30
A solução mais barata ainda é comprar na B&H e pedir para algum parente/amigo que esteja viajando trazer para você.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!