Autor Tópico: Foco impreciso na Rebel T5  (Lida 7417 vezes)

Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 06 de Janeiro de 2017, 22:47:15
Por favor dê uma olhada nesses links e ve se é o tipo de fotografia que tem interesse…

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=73780.0

http://blog.emania.com.br/o-que-compoe-uma-boa-fotografia-macro/

http://www.forumfotografia.net/topic/56477-macro-iii-colecção-outono-inverno-2016/?fromsearch=1



« Última modificação: 06 de Janeiro de 2017, 22:52:07 por Marcio WH »


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 06 de Janeiro de 2017, 22:57:50
Farei isso amanhã e coloco aqui o resultado. Obrigado pela disposição em ajudar!

Opa! O fórum é pra isso sempre que for do meu conhecimento responderei com o maior prazer, caso não saiba sobre assunto, com certeza outros colegas responderão.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 06 de Janeiro de 2017, 23:10:24
Front focus, o prego está claramente mais desfocado pelo visor ótico.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ASCarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #18 Online: 07 de Janeiro de 2017, 12:41:47
Front focus, o prego está claramente mais desfocado pelo visor ótico.

Pensei a mesma coisa quando fiz o teste. Mas, depois de fazer a foto em iso 800, f/5.6 e foco no prego, percebi um resultado diferente. O foco parece estar mais cravado. Suspeito que seja o que Marcio falou, de a lente não ser própria para macro. Além disso, o FlexiZoneAF do live view utiliza um pequeno retângulo para focar, em vez de um único ponto. Imagino que isso deva causar diferença no foco.

A última foto está a seguir, para vocês analisarem:
http://imageshack.com/a/img921/5308/BtqaBn.jpg

Vi os posts, Marcio. Obrigado por indicar. Macro é um dos tipos de fotografia que me interessam, mas acho que minha próxima lente será uma EF 50mm 1.8 STM para retratos, principalmente em locais pouco iluminados. As lentes que tenho são adequadas apenas para ambientes com abundância de luz. Depois da 50mm, a lente macro (ou tubo de extensão) será a próxima aquisição.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2017, 12:42:36 por ASCarvalho »


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 07 de Janeiro de 2017, 12:52:57
Pensei a mesma coisa quando fiz o teste. Mas, depois de fazer a foto em iso 800, f/5.6 e foco no prego, percebi um resultado diferente. O foco parece estar mais cravado. Suspeito que seja o que Marcio falou, de a lente não ser própria para macro. Além disso, o FlexiZoneAF do live view utiliza um pequeno retângulo para focar, em vez de um único ponto. Imagino que isso deva causar diferença no foco.

A última foto está a seguir, para vocês analisarem:
http://imageshack.com/a/img921/5308/BtqaBn.jpg

Vi os posts, Marcio. Obrigado por indicar. Macro é um dos tipos de fotografia que me interessam, mas acho que minha próxima lente será uma EF 50mm 1.8 STM para retratos, principalmente em locais pouco iluminados. As lentes que tenho são adequadas apenas para ambientes com abundância de luz. Depois da 50mm, a lente macro (ou tubo de extensão) será a próxima aquisição.

Você tem a lente do kit 18-55 ?
Pergunto, pois, caso a tenha, existe a possibilidade de você usar a mesma em modo invertido para fazer macros.
É necessário, salvo engano meu, que você compre um anel adaptador para poder usar a lente da forma supracitada.
Creio que exista algum tópico aqui no fórum sobre o tema. Dá uma pesquisada.
Nunca fiz isto, mas dizem que os resultados são bons, considerando-se ser uma lente de kit.
Os foristas mais experientes poderão comentar sobre o assunto com mais propriedade.
De qualquer forma, espero ter ajudado.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2017, 12:53:26 por maxcarvalho »
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


ASCarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #20 Online: 07 de Janeiro de 2017, 13:18:48
Tenho sim, Max. Vou pesquisar sobre o assunto. Obrigado!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 07 de Janeiro de 2017, 13:33:28
Não vamos confundir profundidade de campo, foco e macro.
São 3 coisas distintas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ASCarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #22 Online: 07 de Janeiro de 2017, 13:59:30
Não vamos confundir profundidade de campo, foco e macro.
São 3 coisas distintas.
O manual da câmera traz algumas coisas que podem dificultar seu foco automático, tais como:

*Riscas e outros padrões com contraste apenas na horizontal.
*Motivos com padrões repetidos (as janelas de um arranha-céus,
teclados de computadores, etc.).
*Linhas finas e contornos pouco definidos dos motivos.
*Motivos extremamente pequenos.

Por isso acredito que tenha conseguido focar no prego e na linha da corda não.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 08 de Janeiro de 2017, 13:58:37
O foco ficou  na parte da corda  na  frente  do  prego,   não vejo nenhum problema  com o  foco, recomendo que depois da compra da 50 1.8 só investir em equipamentos  fotógraficos depois que estiver usando o modo manual com confiança.
  Ia separar algumas fotos  feito com algumas  lentes,  queria  pegar  uma  foto  por  pasta, mas olhei acho que 4 pasta e  já tinha separado 77 fotos, então vou postar essas fotos…
Algumas  resalvas:

Todas as fotos coma 55-250.

Poucas fotos com foco  cravado se  ampliar.

Muitas fotos parecido,  mas  aberturas diferentes.

Demonstrar o macro que eu acho aceitável.

A profundidade de campo nos 250mm em F5.6, nas fotos das formigas, fica  bem  claro uns 3~4 mm, motivo da maioria das fotos terem parte  desfocado.

Boa qualidade mesmo com o assunto em movimento (postarei mais pra  frente aves grandes em voo).

Todas as fotos tirado em One Shot e sem tripé, nas flores e insetos parado,  ponto  central.

Nas fotos das mangavas voando, variei  bastante  a  abertura, nota que saiu todos meio escuro, devido a  velocidade  usado 1/2500, limitado pelo equipamento já que o novo já foi a 1/6500 e não prejudicou as cores.

Aberto a sugestões e críticas.

https://goo.gl/photos/5QcWSPdYxvRjf357A



ASCarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #24 Online: 08 de Janeiro de 2017, 14:37:29
Boas fotos, obrigado por compartilhar. Hoje fiz algumas em outros lugares e gostei do resultado. Segue uma para comparação com a do prego:
https://flic.kr/p/QYXJo3


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 08 de Janeiro de 2017, 14:49:44
Já está profissional kkk
Recomendo trabalhar mais com ISO e abertura, tipo a foto do  beija  flor, em F8, provavelmente teria pego todo em foco, ISO 100, somente em boa luz, sua  câmera trabalha até ISO 1600 sem problema, só evita que s velocidade passe de 1/2000, mesmo com boa luz algumas fotos vão sair escuro, a lente pode fechar  até F11, pra assuntos mais distantes.


ASCarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #26 Online: 08 de Janeiro de 2017, 14:59:20
Já está profissional kkk
Recomendo trabalhar mais com ISO e abertura, tipo a foto do  beija  flor, em F8, provavelmente teria pego todo em foco, ISO 100, somente em boa luz, sua  câmera trabalha até ISO 1600 sem problema, só evita que s velocidade passe de 1/2000, mesmo com boa luz algumas fotos vão sair escuro, a lente pode fechar  até F11, pra assuntos mais distantes.
Vou aumentar o ISO e fazer fotos em aberturas maiores. Eu realmente gosto muito de isolar o assunto (adoro retratos). Isso me faz abrir muito a lente e às vezes me dou mal. Obrigado pela dica é pelo elogio!


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 08 de Janeiro de 2017, 15:07:56
Antes de ver o link, quero deixar um conselho, não mude seu  jeito de fotografar pra antender os  sites, exceto se ti pagarem pela foto, fotos de animais  selvagens e paisagens, você pode mandar pros sites e tentar ganhar alguns trocados.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=116915.0



ASCarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #28 Online: 08 de Janeiro de 2017, 19:17:41
Fiz a minha conta! Obrigado!


ASCarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #29 Online: 12 de Janeiro de 2017, 20:57:30
Antes de ver o link, quero deixar um conselho, não mude seu  jeito de fotografar pra antender os  sites, exceto se ti pagarem pela foto, fotos de animais  selvagens e paisagens, você pode mandar pros sites e tentar ganhar alguns trocados.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=116915.0
Vendi minha primeira foto no SS. Obrigado pela dica!