Autor Tópico: Olympus E-PM1 e lentes Olympus  (Lida 2306 vezes)

beatrizd.borges

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 07 de Janeiro de 2017, 21:45:25
Olá,sou iniciante em fotografia..Estou bem perdida..Gostaria da opinião de vocês sobre a Olympus E-PM1 que consegui a um preço mt bom,na caixa. E principalmente,estou completamente perdida quanto as lentes para Olympus...os mm são completamente diferentes..As lentes da marca Zuiko são compatíveis com todos os modelos? tem adaptadores que funciona em canon e vice versa?


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Janeiro de 2017, 23:30:54
Olá,sou iniciante em fotografia..Estou bem perdida..Gostaria da opinião de vocês sobre a Olympus E-PM1 que consegui a um preço mt bom,na caixa. E principalmente,estou completamente perdida quanto as lentes para Olympus...os mm são completamente diferentes..As lentes da marca Zuiko são compatíveis com todos os modelos? tem adaptadores que funciona em canon e vice versa?

A E-PM1 é uma boa camera, melhor mesmo seria a E-PM2 q é ótima, mas se o preço  for de fato bem convidativo, vale a pena..
O sistema MFT (micro four thirds) tem uma baioneta de encaixe própria, sendo os principais fabricantes a Olympus (lentes  M.Zuiko)  e Panasonic (Lumix, Leica Summilux) entre vários outros independentes como Sigma, Tokina, Voigtländer,  Samyang, etc.. Tem um tópico fixo  nesta área do forum com sites que listam praticamente todas as lentes disponíveis para o sistema.
Os "mm", isto é, a distancia focal e sua relaçao com formato padrão de filme 35mm/Full Frame, conhecido como fator crop, é simples: basta multiplicar por 2. Uma  m.zuiko 25mm equivale a uma 50mm padrão em termos de campo visual.
Lentes Zuiko antigas são, em geral, baioneta OM das cameras de filme. Elas, e a maioria das lentes manuais antigas de outros fabricantes (de preferencia com controle de abertura na lente),  podem ser utilizadas nas Olympus mediante adaptadores mecânicos baratos, sem maiores problemas. Até existe adaptador para objetivas eletrônicas Canon, mas são bem caros e nao compensam por varios outros motivos,principalmente por  descaracterizar as  principais vantagens dos sistema MFT que são portabilidade, tamanho e peso.
Por fim, as lentes MFT só podem ser utilizadas em cameras do sistema, nao tem como utilizar em cameras com baioneta Canon, Nikon etc.. devido ao tamanho do flange menor dessas mirrorless.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2017, 23:35:47 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


beatrizd.borges

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2017, 02:09:27
Poxa,brigadão pela resposta me ajudou muito   :worship: :worship:

Só tirando uma outra dúvida, pra esclarecer...se eu comprar qualquer lente para o sistema de M4/3 ela será compatível com a minha câmera ou precisarei de adaptadores? Por exemplo, eu adquirir uma lumix ou uma sigma..elas serão compatíveis com a minha câmera?


daluco

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 415
  • Sexo: Masculino
    • DaLuCo
Resposta #3 Online: 10 de Janeiro de 2017, 02:14:53
Só tirando uma outra dúvida, pra esclarecer...se eu comprar qualquer lente para o sistema de M4/3 ela será compatível com a minha câmera ou precisarei de adaptadores? Por exemplo, eu adquirir uma lumix ou uma sigma..elas serão compatíveis com a minha câmera?

Todas as lentes  Micro Four Thirds cabem na sua E-PM1 sem adaptador.  :ok:
OM-D E-M5, E-PL1, VF-3, FL-36R, kit 14-42mm, Oly 9mm f8, lumix 20mm 1.7, M.Zuiko 45mm 1.8, M.Zuiko 40-150mm, M.Zuiko 12-50mm, Zuiko 70-300mm + adaptador.
www.flickr.com/