Autor Tópico: Fotos PB ou sepia usando recursos da camera.  (Lida 2027 vezes)

talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Online: 13 de Abril de 2005, 13:38:06
Pessoal, gostaria de saber qual opção gera melhores resultados:
tenho uma Sony V3 (acho que a informação pode ser importante no caso de pos-processamento), que já inclui a opção de tirar fotos em Sepia/PB.

Considerando que a foto foi tirada em RAW, o que gera uim resltado melhor? Tirar a foto colorida e converter para PB/Sepia na mão com o Photoshop (no meu caso, Gimp) ou tirar a foto já usando esse recurso da camera e só fazer o ajuste fino depois?

Ainda não sei fazer essas conversões usando ferramentas de edição, então: é simples fazer essas conversões nesses programas?
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Guto Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 242
    • http://www.studioone.com.br
Resposta #1 Online: 13 de Abril de 2005, 13:42:29
Talesp, eu prefiro tirar coloridas e depois converte-las.
Por N fatores.
1º pq uma vez colorida ou sépia batida na camera, vc jamais faz ela voltar ser colorida, e depois que tem N maneiras de vc mudar esses tons no PS e etc. N é dificil.
Mas é questão de gosto.
Eu só usaria se eu n podesse utilizar de um computador e ter que revelar diretamente da máquina.
Gustavo A. Ferreira - Curitiba PR
--------------------
Canon EOS 40-D. Canon EOS 20-D. Canon Rebbel XT. Lentes: EF 28-135 f/3.5-5.6 IS USM e a 18 - 55. Flash:  02 Speedlite 580EX e 01 Speedlite 430EX
--------------------
Orkut


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 13 de Abril de 2005, 13:57:40
Sugiro não usar a conversão na câmera.
Exite um tópico em manipulações digitais aqui no fórum mesmo que trata de covnersão de P&B d Duotone, que mostra diversos motivos para não usar os recursos da câmera além de desenvolver métodos muito interessantes de conversão no PS, de uma procurada que vai te ajudar bastante.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #3 Online: 13 de Abril de 2005, 16:39:49
Eu também prefiro fazer a conversão via software... pois aí você poderá simular filtros de cores para a conversão para P&B... já o sépia, o Photoshop tem milhares de tons duotônicos que você poderá utilzar... e não somente aquele laranja da máquina... existem alguns azuis e roxos bem interessantes!!!

Mas nada como a utilização de filtros coloridos na lente da câmera para não perder informações das cores!!!