Autor Tópico: Primeira DSLR e uma p... dor de cabeça!  (Lida 2313 vezes)

Benza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 08 de Janeiro de 2017, 17:01:24
E ai galera, beleza? Eu decidi me aventurar no mundo da fotografia porque estou criando um site para cobertura de eventos (www.tonafarra.net), e também tenho um canal no youtube (e futuramente criarei outro dedicado as coberturas do site), inclusive já fechei alguns contratos (E NEM COMPREI A CAMERA AINDA, por isso a urgência) já tenho um bom conhecimento sobre edição e etc, mas sei muito pouco sobre cameras... Depois de pesquisar MUITO e ler bastante, fiquei com as opções: Canon T5i (devido as funcionalidades para vídeos), a Nikon D5300 (achei interessante a filmagem fullhd 60fps, dá pra fazer uns efeitos legais em slow motion) e a Canon 60D (bateria pro meu uso seria uma boa). Os "eventos" seriam em sua maior parte festas universitárias, eu já produzo alguns eventos e tenho contato com todos os produtores da minha cidade, e como não existe nenhum site/empresa do ramo ainda, decidi cair de cabeça e ver onde dá... Então em sua maioria seriam festas que ocorrem entre 16:00 e 22:00
Eu tenho um certo "problema" ao comprar algo porque pesquiso MUITO e gosto de comprar o MELHOR que está ao meu alcance, meu orçamento gira em torno dos R$ 2.500 para a camera.
Minhas opções são:
Canon T5i NOVA (R$ 2.400) com lente 18-55, cartão SD 32 gb, bolsa + tripe
Nikon D5300 NOVA (R$ 2.600) com lente 18-55, cartão SD 128 18-55+bolsa+tripe+kit Limpeza
Canon 60D USADA (R$ 2.000) com lente 18-135, cartão SD 32 gb + case

Teria alguma opção melhor para meu uso? Tô um pouco perdido ainda! haha


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 08 de Janeiro de 2017, 23:17:21
Amigo, desculpe trazer notícias inquietantes, mas acho que você deu um passo meio grande demais. Você tem experiência em edição, mas a filmagem é uma outra coisa. Outro aprendizado, assim como a fotografia é diferente da filmagem. Pela sua pergunta, me parece que você não está pronto, mas vamos lá:

0. Uma câmera só não vai ser uma boa, não. Se ela der qualquer problema, você vai ficar na mão. O ideal seria ter pelo menos duas câmeras, uma principal e uma reserva.
1. Em eventos, você não vai usar tripé. Simples assim.
2. Em eventos à noite, você vai precisar de iluminação. Pra fotografia, um flash. Pra filmagem, um refletor. Nenhum dos dois está no seu orçamento.
3. Nenhuma destas lentes é lá grande coisa pro que você quer. Dá pra começar, mas logo você vai precisar de lentes mais claras.
4. Se tiver filmagem, você vai precisar de mais cartões. Aliás, filmar com DSLR é difícil (por causa da falta de firmeza) e cansativo (por ter que ficar em posição incômoda por muito tempo). Ideal seria ter um rigging próprio pra isso.

Como você viu, falta bastante coisa. Das opções que você deu, eu iria de T5i. A 60D, só cogitaria se for de boa procedência.


Benza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #2 Online: 09 de Janeiro de 2017, 01:54:19
Eu sei que foi um passo um pouco ousado Felipe, mas com um pouco de dedicação creio que consigo... As filmagens não são de longas durações, são destinadas ao Youtube (coisa que já faço com o celular, gravo nas festas em média 20 minutos no máximo em pequenos cortes de 2 - 5 minutos). A 60D eu vi pelo OLX e ainda não fui olhar pessoalmente, sobre o cartão e etc eu sei que vou ter que investir mais ao decorrer, pretendo investir, mas preciso da camera até o final do mes para ter 1 mes de aprendizado antes de cobrir o primeiro evento que acontece em março. A galera que tira foto nos eventos la usa cameras bem simples (la não tem nada profissional, por isso que é uma boa área pra arriscar), e são estudantes da faculdade que tem na cidade (inclusive são apenas 3 e 2 formaram, logo o campo ficou bem aberto)... T5i por essa faixa de preço seria uma boa? Eu uso um cartão de 32gb no meu celular pra gravar os "vlogs" nas festas com um mic de lapela, nunca ocupo mais do que 3 - 5 gb
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2017, 01:59:20 por Benza »


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2017, 04:15:22
Primeiro,  parabéns pela  coragem, o mundo precisa de pessoas assim, mas que honrem os compromissos, não seja mais um Eike Fuhrken Batista da Silva, portanto pros primeiros  compromissos e até aprender bem o básico do que pretende, contrate profissionais do  ramo, cobrando somente os  custo, sem lucros.
Segundo, um mês acho difícil alguém aprender a mexer na  câmera, aprender o  básico da fotografia,  iluminação e filmagem, aprender na teoria é possível na prática é outra história.
Das câmeras citados,  iria de T5i, sem as 18-55 do kit, como vai aprender e fotografar em "ambiente mais difícil",  já tem conhecimento de edição, nas Nikons dificilmente vai perder fotos por subexposição,  em RAW, um fator a levar em  consideração, outro a autonomia das baterias nas Nikons é maior que os das Canons.
Boa sorte na escolha e sucesso no empreendimento.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2017, 04:19:21 por Marcio WH »


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #4 Online: 09 de Janeiro de 2017, 09:41:41
Festas entre as 16:00 a 22:00 e não vi flashes externos ai nesses kits... :aua:


Benza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #5 Online: 09 de Janeiro de 2017, 11:18:46
Valeu galera, sobre flashs, refletores e etc eu vou comprar em breve, mas preciso decidir o modelo primeiro... Vou fazer uma proposta na 60D de R$ 1.700 e ver se o rapaz aceita, dependendo do estado de conservação vou compra-la, se não, vou pegar a T5i mesmo pelos ajustes manuais nos vídeos (R$ 2.300)


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #6 Online: 09 de Janeiro de 2017, 11:53:45
Valeu galera, sobre flashs, refletores e etc eu vou comprar em breve, mas preciso decidir o modelo primeiro... Vou fazer uma proposta na 60D de R$ 1.700 e ver se o rapaz aceita, dependendo do estado de conservação vou compra-la, se não, vou pegar a T5i mesmo pelos ajustes manuais nos vídeos (R$ 2.300)

só lembrando que se pretendes filmar, a 60D NÃO tem foco contínuo. Coisa que a t5i tem (e o teu celular também tem).


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 09 de Janeiro de 2017, 14:00:26
Dizem que foco manual é quase regra em vídeo.
Foco automático é bom pra quem vai se filmar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #8 Online: 09 de Janeiro de 2017, 15:24:32
Dizem que foco manual é quase regra em vídeo.
Foco automático é bom pra quem vai se filmar.

Filmar com foco manual requer um bom treinamento, pelo menos pra mim sempre achei difícil. Você ajusta o foco mas qualquer vacilo entre girar pra esquerda ou direita e já era.. lá vem aquele borrão.
Talvez quem use em panorâmicas ou distâncias que não haja necessidade de tanto ajuste seja mais fácil. Mas uma situação de festas por exemplo, onde uma hora a pessoa está a 1 metro e no instante seguinte está a 5 metros e as coisas acontecem rapidamente, precisa ser bom na bagaça.


Benza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #9 Online: 09 de Janeiro de 2017, 22:38:55
Show! Creio que vou de T5i mesmo, a melhor marca que tem é a "NOVA" hahaha. Sobre os flashes e etc, poderiam me dar dicas de bons modelos com um custo benefício legal para o que estou querendo? Não queria gastar muito, mesmo que eu tenha economizado por eu mesmo ter feito o site (sou téc em informática), as despesas estão até agora:
Site: R$ 0
Hospedagem do site: R$ 25/mês
Domínio: R$ 27/ano
Câmera: R$ 2300 (com cartão classe 10 64 gb, bolsa e etc)
Cartões de visita: R$ 100 (1000 unidades)

E assim, sou estudante universitário, não tenho uma renda fixa e tal, então não dá pra arriscar d+ no começo haha


Benza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #10 Online: 10 de Janeiro de 2017, 11:41:39
Ah, e uma canon T5 daria para começar? Porque tem uma com menos de dois meses de uso por R$ 1.300, ai daria para comprar flash e etc...


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #11 Online: 10 de Janeiro de 2017, 12:50:15
cara, essa t5 mal entrou no mercado e já tá saindo. EU optaria pela t5i


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 10 de Janeiro de 2017, 15:48:43
A T5 não tem AF contínuo automático enquanto grava, tem que ficar segurando o botão do disparador meio estágio pra ficar focando. É uma boa câmera.
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 10 de Janeiro de 2017, 20:20:42
Ah, e uma canon T5 daria para começar? Porque tem uma com menos de dois meses de uso por R$ 1.300, ai daria para comprar flash e etc...

dá demais.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 11 de Janeiro de 2017, 08:14:06
Show! Creio que vou de T5i mesmo, a melhor marca que tem é a "NOVA" hahaha. Sobre os flashes e etc, poderiam me dar dicas de bons modelos com um custo benefício legal para o que estou querendo? Não queria gastar muito, mesmo que eu tenha economizado por eu mesmo ter feito o site (sou téc em informática), as despesas estão até agora:
Site: R$ 0
Hospedagem do site: R$ 25/mês
Domínio: R$ 27/ano
Câmera: R$ 2300 (com cartão classe 10 64 gb, bolsa e etc)
Cartões de visita: R$ 100 (1000 unidades)

E assim, sou estudante universitário, não tenho uma renda fixa e tal, então não dá pra arriscar d+ no começo haha


Flash externo, vai de youngnuo, barato e bom... pelo que se paga por ele... se puder gastar uns 450,00 pega um com TTL.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.